Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Bruno Lage falhou!

Antes de mais… o 11 inicial transmitia uma intenção que não foi a que foi interpretada no terreno… em vez de um 442 com Chiquinho e Vinicius na frente á Lyon… entramos num 451 com Chiquinho a interior direito e Taarabt a interior esquerdo… e Vinícius sozinho na frente… a intenção de jogar com Gabriel como médio centro era jogar longo (o ponto forte do brasileiro) tal como revelado por BL na conferência de imprensa e pelo heatmap abaixo a confirmar a operacionalização desta intenção.

Não será de mais recordar que… não concordei com o 11… concordei totalmente com a abordagem estratégica! Como já tinha escrito na antevisão: “A minha equipa passaria pela equipa que jogou em Lyon com o AA e não o TT... E com o Chiquinho como médio e não como avançado! Ou como alguém colocou aí com o Taarabt e o Jota... Em 433!” Não contava que não jogasse FL, mas como já escrevi muitas vezes para mim é mais importante a abordagem do que os jogadores.
O jogo foi decorrendo dentro daquilo que eu preconizo como “jogar para dois resultados”… apesar de algumas perdas de bola parvas do Gabriel (mas que fazer?! É o que é) e falta de ocupação do espaço á frente da defesa em algumas situações:
 


Mais vezes tivéssemos jogado assim e estaríamos perfeitamente na luta pelo apuramento, mas o não! O Benfica tem de ir ganhar sempre! Classificação abaixo… imaginem um empate na Rússia ou em França, mesmo após a derrota com o Leipzig? Pois…

O jogo? Acho interessante que no jogo mais defensivo da época na LC exista quem ache que neste jogo é que “Lage meteu em campo uma equipa para ganhar”!
 
 

Sabem quando é que tivemos tão pouca posse de bola? Nunca! Sabem quando é que rematamos menos? Na única vitória! (atenção que isto não é nem nunca será uma defesa de “não jogar”!)

Quanto á intenção da equipa não cometer erros parece-me bem evidente no heatmap… repare-se como predomina claramente o jogo exterior (onde as perdas não são tão perigosas para quem perde) e naquele espaço á frente da área ninguém jogou! Saliento ainda a estatística de erros.


 
(desfecho deste lance com Seferovic? Remate com a parte de dentro do pé esquerda e bola a bater no pé direito do Gr… Para quem não vale nem 2M não está mal)
Entramos agora no tema das substituições. É inegável que BL faz substituições já relativamente tarde no jogo… o motivo será obviamente que se vê o plano a funcionar não quer mexer por mexer. Cada um tem a sua “leitura de jogo” e eu, pessoalmente, critico quem avalia o treinador por fazer ou não o que cada um acha que deve ser feito (“o treinador é bom se fizer o que eu penso”… “eu metia X e se ele mete Y não percebe nada”, etc…).
Mas no jogo de ontem foi inegável que BL prejudicou claramente os jogadores em campo! Inegável e irrefutável… o próprio admitiu por meias palavras no final.

Com a equipa desgastada fisicamente e taticamente a confrontar-se com um problema para o qual não estava a ter solução… o que fez BL? NADA!
Fisicamente, veja-se… aos 90m… o Leipzig tinha 2 jogadores de campo (felizmente houve a lesão do Gr que queimou uma substituição deles) com menos de 35m de jogo, Mukiele para fazer o corredor direito e um PL para criar superioridade na nossa zona defensiva… enquanto o Benfica tinha feito uma única substituição… substituição essa que ajudou a equipa de forma evidente a subir no terreno. Então o que estavam as substituições a fazer guardadas? Se já sabemos que eles têm um ritmo superior… ainda ficamos a jogar 90m com os mesmos? Logica: zero!


Depois temos a parte táctica… Todos vimos que o Leipzig não entrava nos espaços interiores do Benfica, certo? Todos vimos que entrou Schick que se foi colocar no espaço entre AA e RD e que o Leipzig começou a fazer jogo direto a partir do DC da direita para duelos na zona de AA onde criaram superioridade numérica. 
 
Duelos aéreos: Apenas 3 do lado esquerdo do campo e maioria na entrada da área.


Tentativas de desarme: Igual… maioria no nosso sector defensivo á direita!


Schick isolado… 5 jogadores do Leipzig… 4 no espaço do corredor central á direita e direito interior…


Nesta altura o Leipzig construía em 3+1 com os laterais em largura e profundidade e os extremos em apoio por dentro… o Benfica defendia com Vinicius a sair ao MC, Chiquinho e Taarabt a sair aos DC de cada lado, Gabriel devia proteger a entrada da área e marcar o médio ofensivo… a confusão era criada por indefinição de como marcar no corredor lateral… se AA defendia a profundidade dava espaço por dentro a Werner, se fechava dentro obrigava Pizzi a baixar muito… mas a intenção de BL era fechar a 5 com o extremo a a defender por fora… acontece que como a variação de corredor era em passe longo Pizzi não chegava a tempo e AA ficava com 2.
Antes dos golos já tinha acontecido um lance “igual”, com Forsberg a aparecer sozinho nas costas do 2º DC.



Penalti… A bola é metida de frente na área… e nota-se claramente a superioridade numérica dos jogadores do Leipzig em zonas de criação… Laterais, Extremos, PL, Médios… Benfica sem proteção á frente dos DC (se tivesse nunca a bola chegaria ao PL), Cervi a controlar lateral mas Pizzi já batido caso a bola tivesse sido passada para a zona de AA e sobrasse para o corredor lateral… Claro que depois é fácil dizer que a culpa é do RD… normalmente os bombeiros aparecem sempre nos incêndios não significa que a tenham sido os incendiários!

 
 

2º golo… Passe longo para o duelo com AA… é aqui que existem semelhanças com o “famoso” golo de Kelvin! 95m, a ganhar, fora… e os médios andam a pressionar e a permitir 5 gajos entre eles e a linha defensiva? WTF! 
 


RD tem de sair ao corredor para tentar não deixar enquadrar, mas jogador do Leipzig tem 2 opções (individual e passe)… 1x1 na zona de finalização…

Gabriel em vez de ocupar o centro da baliza, já que o 1º poste já estava protegido(ou numa visão “individual”… marcar o jogador) vai para o espaço de Ferro e Forsberg aparece ao meio da baliza, sozinho, a cabecear… penalti de cabeça!
Aqui já vi algumas criticas a RD no contexto total do lance… que me parecem desajustadas… RD tentou conter o portador da bola de costas para a baliza… Se RD não sai ao jogador com bola este recebe e enquadra para 5x3(!)… foi batido devido á qualidade individual do jogador e á superioridade numérica do Leipzig.


Para mim haveria 3 soluções para contrariar esta dificuldade, que até se poderiam combinar entre si: 1) Meter um dc (saindo Pizzi ou Chiquinho… Podendo ficar AA preocupado com a largura e garantindo que mesmo com saída de um DC ao corredor lateral teríamos sempre 3 jogadores a fechar a zona de finalização; 2) Meter FL (saindo Pizzi ou Chiquinho) e dando apoio a AA na zona do duelo; 3) Trocar Chiquinho e Taarabt… pois Chiquinho estava a sair melhor a pressionar e Taarabt seria melhor para disputar o duelo junto a AA.
Bruno Lage não ajudou minimamente neste jogo. Acho que é uma conclusão extremamente justa. Ele próprio reconheceu na conferência de imprensa que irá utilizar este jogo para continuar a aprender… e se há coisa que nós não pretendemos é dar lições de nada a ninguém.
Nada disso significa que, como disse o Rui Dias… Bruno Lage continua com TODOS os seus méritos intactos… até porque em ultimo caso foi o 1º treinador do Benfica a pontuar na Alemanha!

E vocês? Culpam Bruno Lage?

PS. para quem quiser dizer que não, que não houve mudança de atitude e estrutural e que foi por jogar o A e não o B... mostrem pf uma imagem como esta aos 5m de algum outro jogo. (a imagem não é "minha" porque não consegui rever o jogo para tirar prints e os prints que coloquei são de resumos do YT)



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi