A pedido de várias famílias, o post não está elaborado mas permite a discussão saudável. Mais tarde edito a publicação com o que achei do jogo... anda lá Chakra, descarrega praí as folhas a4 ;)
---------------------
Mais uma má exibição com muitos erros individuais e com o colectivo a não conseguir resolver.
Não consigo destacar ninguém em termos individuais pela positiva. Pela negativa seria fácil encontrar duas mãos cheias de jogadores com má prestação individual.
Uma das coisas que ressalta à vista é a rapidez, duelos físicos/individuais de outro patamar competitivo...
Nesta alturas é fácil tentar cavalgar a onda de encontrar culpados.
Uns vão optar por LFV, outros por Bruno Lage, outros por Tomás Tavares e outros ainda por Rui Costa, o Scouting ou mesmo a filha de DSO ou o Paulo Gonçalves... é sempre assim... tentamos sempre encontrar culpados no insucesso.
Não descartando nenhuma quota parte de responsabilidade em alguns deles, acham que bastava rolar a cabeça de um, para que tivéssemos ganho ao Lyon e passássemos de grupo?
Acho que todos ganharíamos em ter um pensamento mais abrangente de modo a pensar em exigir corrigir erros passados para sair mais fortes no futuro.
Porque é que não nos temos mostrado competitivos nas nossas últimas participações na Champions?
Na minha óptica, vários são os motivos, tais como;
-Falta de competitividade nas nossas competições internas;
-Calendários nacionais que agravam essa ausência de competitividade;
-Miúdos nos 11´s com pouca experiência profissional;
-Falta de liderança na equipa;
-Falta de jogadores com experiência no plantel que equilibre e proporcione crescimento mental e maturidade competitiva ao nosso miúdos.
Defendo há muito que colmatar todas as saídas do plantel com miúdos formados vindos da equipa B é um erro. Só deverão subir os muitos bons, se forem 10 que subam, se não for nenhum nessa época, então que não suba nenhum.
Defendo também a política de contratações que mescle experiência e qualidade a um plantel globalmente jovem de preferência que sejam internacionais.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
joão carlos · há 282 semanas
mais uma vez sofremos três golos fora, alias sofremos golos em todos os jogos, e ninguém na defesa fica isento de culpas, embora uns mais do que outros.
para esta competição faltam jogadores com mais maturidade, qualidade e experiência.
vinicius ainda não é jogador para estes jogos, pelo menos fora, talvez o melhor ponta de lança para isso fosse o rdt mas com a teimosia de o colocar a segundo avançado esta neste momento sem confiança.
Nuno_Martins 105p · há 282 semanas
E aos 3m já estávamos a correr atrás do resultado. (Apetece ir buscar o famoso post e colar a descrição que está lá... Fácil fácil... Euromilhões)
Um jogo em que tínhamos de enervar o Lyon... Que um empate mantinha tudo como estava (vantagem no confronto direto) e ganhavamos 1pt ao Zenit.
Anda para aí um palerma que diz que não perder é importante... Digam lhe que está errado!
Francisco · há 282 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 282 semanas
Lage disse que meteu o Gedson para dar mais largura ao ataque? Será que ouvi bem? E o Tavares para dar mais velocidade? Tavares aquele passador? Tavares não é jogador para o Benfica.
No final a imagem do CEO dos casamentos e batizados todo sorridente diz tudo, talvez tenha convencido os responsáveis do Lyon a comprar o Rúben Dias, afinal o principal objectivo deste Benfica na Champions, as vendas e negociatas.
Mas o que eu fico mesmo f@did@ é de já não ficar f@did@ com estas derrotas na Champions de tão previsíveis que elas são.
F_Edu68 73p · há 282 semanas
O nosso Benfica atual é para consumo interno e... se não houverem invenções ou poupanças excessivas!
Não serve de nada tentar encontrar culpados (certo caro Chakra?) porque o resultado é este e não há volta a dar-lhe; mas é inevitável comentar as opções! Então com a experiência internacional de AA, coloca-se um jovem com pouca rodagem e logo frente a jogadores de topo da seleção Francesa? Isto não é queimar o "miudo"? Num jogo onde é preciso musculo no meio campo, alguém que segure bem a bola e saiba construir, coloca-se o Florentino? Onde estava Samaris? No sofá! Gedson? Mais uma exibição... ao nivel das outras! Vinicius? Como foi possivel não ver que ele estava num dia não?
Atenção que não estou a dizer que são ou começaram a ser maus jogadores; Não! simplesmente ainda não têm pedalada para estas andanças; O proprio Lage já admitiu na CI que é preciso olhar para o mercado!
Quem paga? o Benfica, que vê a sua história internacional, cada vez mais ser contada de uma forma triste, cinzenta e deprimente. Até porque, o que fica para a historia e para as estatisticas, são os resultados e esses... OMG!!!!!
DrGhozePablito 50p · há 282 semanas
Não tenho por hábito criticar jogadores do Benfica mas Gedson é o único que não tem lugar no plantel.
Mais uma vez, Pizzi a mostrar porque é um dos melhores...
Dr. Foca 82p · há 282 semanas
Voltei a não ver grande diferença de qualidade individual entre ambas as equipas, mas depois cometem-se erros individuais que nos colocam sempre a correr atrás do prejuízo.
Nota-se alguma falta de experiência, mas não concordo que seja por falta de opções, pois no banco tinhas o Taraabt, André Almeida e Raúl de Tomás e ainda deixas-te em casa o Fejsa e o Samaris ...
Em relação a
"Defendo há muito que colmatar todas as saídas do plantel com miúdos formados vindos da equipa B é um erro. Só deverão subir os muitos bons, se forem 10 que subam, se não for nenhum nessa época, então que não suba nenhum."
Estou de acordo, mas creio que isso não se verifica esta época pois os jogadores têm efectivamente qualidade.
Acho que esse erro foi cometido na época em que tivemos o Diogo Gonçalves e o João Carvalho, que realmente não tinham qualidade para integrarem o plantel.
Nuno Figo · há 282 semanas
A atual mescla putos + jogadores experientes funciona internamente. A qualidade do coletivo chega para sermos melhores que a concorrência.
Nao funciona quando o nível competitivo sobe.
Tavares, Florentino, Ferro, Chiquinho... são jogadores de inegável talento e com um futuro risonho. Mas não são jogadores do presente. Não duvido que serão, dentro de alguns anos, jogadores de topo. Se - grande SE - o Benfica os conseguir manter, teremos equipa para disputar a Champions com ambição.
Imaginemos que já tínhamos as condições financeiras que temos hoje (em particular, a recuperação do capital próprio e o controlo da dívida bancária), há 5 anos atrás.
O Benfica poderia ser Ewerton, Nelson Semedo, Lindeloff, Ruben, Cancelo, Florentino, Gabriel, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Félix, Jimenez. Por exemplo (pouco importa o detalhe).
Sendo realista, um, dois ou três destes não seriam possíveis manter. Cláusulas de rescisão batidas, salários insuportáveis. Tudo bem, entrariam outros com o encaixe gerado (Rafa, Chiquinho, seja quem for).
É uma equipa muito competitiva! E possível.
É isso que conto que aconteça agora. Mas leva tempo. Porque a experiência adquire-se... com tempo.
Caso não queiramos esperar, a única alternativa é comprar talento + experiência. O que sai caro. E fere o projeto Seixal.
Eu detesto ver o Benfica a perder, mas entendo as restrições. O projeto leva tempo. E será sempre difícil de colocar em prática em todo o seu esplendor - um Bernardo Silva a evoluir em Inglaterra resulta num Bernardo Silva diferente daquele que evoluiria em Portugal.
troza · há 282 semanas
Curiosamente deixámos de fazer boas figuras na europa quando o Eliseu saiu para o banco pelo Grimaldo...
BenfiquistaPrimário · há 282 semanas
Estou fartíssimo deste Benfiquinha só para consumo interno - finalmente percebo como se sentem os lagartos nos jogos nacionais, começamos a ser na Champions o que o Sporting é em Portugal.
Às vezes o pessoal esquece-se que vamos na sexta época consecutiva sempre a desinvestir na qualidade do plantel...começou na última época de JJ (14/15) e ainda não parou até hoje...não há milagres, o que se tem visto mais nos jogos é uma diferença enorme de qualidade individual...
Parece-me evidente que à Direcção resta uma de duas: ou inverte o ciclo de desinvestimento na qualidade do plantel ou deixa de ENGANAR os sócios com a conversa do projecto europeu e tal!
Se eu conseguir, nem vejo os dois últimos jogos de mais esta humilhação europeia...
PAULO A. SANTOS · há 282 semanas
Vamos ter um pouco mais de orgulho e brio no clube que representam...mas todos, não só os atletas.
Abraço Benfiquista.
Edson A. Nascimento · há 282 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 282 semanas
Estás quase a dizer o que muitos já pensam, somos um clube de futebol cujo principal objectivo é o lucro e não os resultados desportivos.
Antonio Martins · há 282 semanas
Um abraco
Antonio Martins
Chakraindigo · há 282 semanas
Não tenho folhas suficientes A4 para descarregar.
É que em relação à exibição, ao 11 escolhido, às opções do nosso treinador, à capacidade física e táctica dos jogadores, à garra, Raça e ambição, essas folhas estão todas em branco.
Eu não gosto muito de vir para aqui dizer que sou sócio há 40 anos, que vi isto e aquilo, o Benfica faz parte de mim, ninguém tem nada a ver com isso, mas eu vivo o Benfica com uma elevada expectativa, porque dos nossos,
dos meus, eu espero sempre o melhor.
Uns chamarão de irrealismo, fantasia, outros dirão que é ambição, vontade de superação, quem sabe mística.
Será que estamos a fazer o nosso melhor?
Quem de direito que assuma as responsabilidades, não deste jogo, isso é ver uma andorinha, mas daquilo que se pretende do clube, se é um clube vencedor em Portugal e que tenta algo na Champions, por falta de capacidade para mais,pois que se assuma, a direcção foi legitimamente escolhida pelos sócios para dirigir o clube, e faz aquilo que acha melhor, e depois será avaliado em eleições.
Chega uma altura, e isso é muito perigoso para qualquer clube com futuro, que tudo parece aceitável, qualquer que seja o rumo ele está sempre bem, tudo envolto num bonito embrulho que nos é "vendido" como algo brilhante.
O que eu posso dizer da minha experiência de benfiquista, e até de uma simples analise imparcial, é que em Portugal, desde os anos 60, o Benfica sempre foi melhor que a concorrência, excepto nos anos em nos deixamos bater em simultâneo pela corrupção e pela incúria criminosa de Damásio e Vale e Azevedo.
Um clube com a dimensão do nosso, com quase 50% dos adeptos em Portugal, com a capacidade e pujança financeira que as direcções de Vieira conseguiram trazer, com uma concorrência de rastos, não consegue ter um golpe de asa, um upgrade competitivo, uma maturidade e uma ambição europeias diferente?
Fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes, é o que podemos considerar o corolário do projecto desportivo europeu do nosso clube.
O Benfica é uma coisa muito séria na minha vida, por isso é que estou a ser meigo, prefiro ver o copo meio cheio do que meio vazio, afinal quando se ama é aquilo que se faz.
E eu amo o Benfica, tomara muitos que nos dirigem poder dizer o mesmo.
Viva o Benfica.
Propaganda · há 282 semanas
Sinceramente ontem teria apostado neste 11 robusto:
4-1-2-2-1 (todos jogadores robustos e acima de 1.80m com exceção de Grimaldo)
Vlachodimos
André Almeida
Rúben Dias
Jardel
Nuno Tavares
Fejsa
Samaris
Gabriel
Grimaldo
Pizzi
Vinicius
Rui Dias 101p · há 282 semanas
A minha visão, e sem ler qualquer comentário, do jogo é simples. O Benfica de Bruno Lage é um Benfica que desde o primeiro dia não ambiciona ir muito além na Europa. É a única conclusão que se pode tirar. Por mais filosofias, justificações ou desculpas que se coloquem em cima da mesa. O Benfica na Liga dos Campeões não pode entrar no onze com 5 jogadores que na época passada chegaram a estar na equipa B ou Juniores. Percebo a ideia de refrescar a equipa e não sobrecarregar jogadores. Mas há duas opções, colocar Samaris, André Almeida, Pizzi ou Jardel na Champions e os jovens no campeonato, ou o contrário. E o Bruno Lage prefere colocar os jovens na Champions. Logo, não está a dar a colocar os ovos todos no cesto. A experiência e a matreirice nestes jovens são essenciais e isso viu-se neste jogo. O Tomás Tavares estava a jogar nos juniores na época passada, muitas vezes existe uma grande dificuldade em passar de junior para sénior e por isso há a equipa B, este Tomás passa de Junior para Liga dos Campeões. Eu não entendo isto. Mais vale dar minutos ao miúdo contra Portimonenses e Tondelas do que contra equipas da Liga dos Campeões. Resguardar o André ou Pizzi ou mesmo Jardel no campeonato e dar-lhe minutos na Champions. Acho que se percebeu na segunda parte a diferença assim que o Pizzi entrou em campo.
Seja como for, não há que fazer disto um drama. Em termos de qualificação é simples, se vencermos os dois jogos a probabilidade de passar é muito superior à de não passar. O grande problema é que a jogar assim muito dificilmente venceremos em Leipzig. Ganhando ao Zenit em casa iremos para a Liga Europa, que se continuarmos a jogar com 8 ou 9 jogadores abaixo dos 24 anos, dificilmente seguiremos muito longe. É a realidade que temos.
Não sei até que ponto as afirmações do Lage sobre necessitar de ir ao mercado foram exactamente assim, ou em que contexto. Mas o Benfica não precisa de ir ao mercado. Precisa é que o treinador coloque em campo os melhores jogadores. Se houver uma lesão ou se houver desgaste depois, logo se pensa numa alternativa. Andar a fazer poupanças de jogadores quando estamos em finais de Setembro/Outubro e com as pausas todas que houve das selecções... Temos um plantel recheado. RDT que foi a contratação mais cara do mercado nem calça. Jogou 3/4 jogos fora da posição dele e contra equipas do campeonato português continuamos a preferir colocar o Seferovic a colocar o RDT. Acho que já chega.
Compreendo a ideia. Campeonato é a prioridade. Mas a mensagem passada não é essa. E se é para apostar em fazer uma Liga dos Campeões condizente com a qualidade da equipa... esta não está a ser. Há 2 anos houve muita coisa que correu mal mas a equipa que jogava era a melhor que tínhamos. Muitas circunstâncias de jogo levaram a 6 derrotas. O ano passado houve uma tremenda falta de sorte com o Ajax mas foram jogos competitivos e de excelente qualidade. Este ano andamos a brincar. E isso é difícil de engolir.