Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

RB Leipzig 2 x 2 SL Benfica - Rescaldo


Lembram-se de eu na antevisão do jogo ter falado que para o Benfica passar aos oitavos era preciso estar tudo alinhado? Durante 90 minutos esse foi o caso. O Zenit venceu o Lyon e o Benfica vencia por 0 - 2 na Alemanha. País onde nunca tínhamos vencido para a Liga dos Campeões, contra um clube que nos últimos quatro jogos tinha marcado 22 golos, equipa que está na segunda posição do campeonato alemão com os mesmos pontos do Bayern. Mas a equipa mostrava-se tremendamente organizada, competente, concentrada e competitiva. Vimos um jogo perfeito do ponto de vista táctico, poderia vir aqui dizer que tinha razão quando falava que o Benfica teria de jogar sempre com jogadores experientes, mas depois teria de engolir o sapo de ter o Taarabt e o Gabriel no meio campo sozinhos, poderia dizer que tinha razão quando o RDT mostrou que é jogador de futebol ao quase marcar o golo de trás do meio campo, mas depois teria de engolir aquilo que referi sobre o Chiquinho estar a jogar pior nos últimos jogos. 

Objectivamente não gosto de ver o Benfica jogar assim. Jogo de equipa pequena. Objectivamente foi um jogo tremendo por parte dos nossos homens em campo. A capacidade de sacrifício, a capacidade de entrega, a capacidade de entre-ajuda, a forma como sempre se mantiveram unidos, como sempre se mantiveram fantasticamente concentrados em todos os momentos do jogo foi extraordinária. Tiveram erros, claro, mas muito por culpa da enorme qualidade do adversário. Mas esses erros foram largamente suplantados pela incrível qualidade dos nossos jogadores no momento de cerrar os dentes e controlar o jogo do Leipzig. Foi dos melhores jogos que vi o Benfica fazer esta época em termos de intensidade de jogo e de controlo de todos os momentos do jogo. Curiosamente já tinha referido que o melhor jogo da época tinha sido na derrota com o Leipzig em casa.

Depois disto, só me resta dizer, e peço desculpa a expressão mas eu costumo esperar uns dias depois duma derrota para comentar, sendo eu a fazer o rescaldo vai ter de ser antes: VAI-TE FODER OH LAGE!

Okay. Não melhorou. VAI À MERDA OH LAGE!

Como tinha dito no rescaldo sempre fui muito critico das escolhas do nosso treinador para as competições europeias, e a verdade é que ele me surpreendeu pela positiva com o onze escolhido. Um onze experiente, que mostrou querer assumir o jogo e aproveitar a qualidade técnica dos nossos jogadores. Assumiu que neste jogo perder era totalmente irrelevante e mais valia surpreender. Conseguiu. Durante 90 minutos o Benfica controlou o jogo mas se é verdade que o treinador surpreendeu e montou um sistema de jogo de 4-5-1 muito interessante para vencer a partida, não deixa de ser verdade que o Bruno Lage custou a primeira vitória do Benfica em solo alemão e custou a permanência do clube na Liga dos Campeões e possivelmente na Europa. Não faço ideia como é decidido o desempate a 3 equipas mas só uma vitória sobre o Zenit e uma vitória do Leipzig sobre o Lyon pode ainda dar alguma esperança. Se for mini-campeonato entre os 3 então o Benfica ficaria na Liga Europa caso vencesse o Zenit e o Lyon perdesse com o Leipzig. Quaisquer outros resultados e é o adeus à Europa, o que significa também que a Liga dos Campeões já era.

Para mim o treinador do Benfica durante últimos os 15 minutos de jogo roçou o amadorismo. É absolutamente inaceitável aquilo que se sucedeu e deve ser muito bem reflectido dentro do clube e acima de tudo deve ser feita uma análise profunda por parte da equipa técnica daquilo que se passou. Ninguém precisa ter o curso de treinador para perceber o ridículo de estarmos a defender com 10 jogadores há 75 minutos e vendo a intensidade do jogo do Leipzig com bolas bombeadas, com bolas nas costas dos laterais ou com a colocação de 6 jogadores na linha da frente com quatro deles dentro da área para perceber que mais cedo ou mais tarde uma bola daquelas ia acabar por entrar num espaço de um deles. E isso aconteceu nos dois golos. Podemos sempre falar em erros individuais nos golos. Sempre. Neste como noutro jogo qualquer. O primeiro lance o Rúben esteve mal. No segundo golo também não fechou, ou o Gabriel não acompanhou. Mas os jogos nunca devem ser analisados pelo individual e sim pelo colectivo, assim como pelo que o jogo está a proporcionar. Nos últimos 10 minutos mais descontos tínhamos o Grimaldo a fechar sempre dentro, porque haviam 4 na área do Leipzig e o Cervi a jogar a lateral. O André Almeida tentava fazer o mesmo mas não havia ninguém como o Cervi do outro lado. Isto aconteceu sistematicamente durante mais de 20 minutos se contarmos com os descontos. Será que o treinador não achava necessário refrescar o meio campo? Vinicius sair e RDT era óbvio. Substituição feita no momento certo, talvez um pouco tardia mas tudo bem. Eu teria dado menos 5 minutos aos Vinicius e teria feito a primeira aos 75 minutos. E depois teria sempre de ser feita a 2ª e 3ª substituição ANTES dos 90 minutos para ajudar a equipa que se percebia estar muito desgastada e já agora, alguém avisou o Lage que não tinha colocado nenhum médio defensivo em jogo e que a ganhar 2-0 na Alemanha aos 80 minutos podia tentar defender? Jogamos com duas linhas de 5 à entrada da área e o Lage não acha por bem meter um médio defensivo em campo? Com a entrada do Schick o Leipzig ganhou músculo e começou a ganhar muitas bolas aéreas, alguém avisou o Lage que para colmatar a incapacidade no jogo aéreo do Grimaldo, Gabriel ou Taarabt (já para não falar do Pizzi ou Chiquinho) deveria colocar um central possante? Será que tínhamos algum no banco?

Com o golo do Leipzig aos 90 minutos percebeu-se que o jogo abria. O Leipzig desesperava por achar que estava num daqueles dias de a bola não entrar... ela entrou. O que faz o Lage? Aos 92 minutos? Tira o Pizzi e mete o Jardel para segurar! Ah não espera. Meteu o Tino para refrescar o meio campo e fazer descair o Chiquinho em definitivo para a direita onde passou a maior parte do tempo. Certo? Não. Meteu o Caio. Um gajo que tacticamente é forte e guarda as costas do André. Não espera. O Caio Lucas. Aquele gajo que tenta driblar todas as vezes que toca na bola. Ah esse. De facto, o Caio não teve culpa directa no lance do golo. A culpa está em não ser colocado o Jardel ou Tino. Mas isso foi aos 92 minutos! Certamente que o Lage usou a 3ª e ultima alteração para passar tempo e cortar o ritmo. Aos 94 é que meteu o Jardel para o lugar do Chiquinho, que já mal corria. Certo? Não, nem por isso. Sofreu um golo aos 95 minutos na Alemanha num jogo de tremendo desgaste e com constante utilização de 6 jogadores na zona ofensiva sem sequer ter gasto as 3 alterações que podíamos fazer. Estes últimos 15 minutos de jogo foram uma espécie de auto-golo do Lage. Só acontece a quem lá está mas não deixa de ser um auto-golo. Colocar o RDT aos 75 minutos para refrescar o ataque, retirar o Chiquinho e colocar o Florentino para refrescar o meio campo e dar choque e antecipação a uma zona do terreno que não tinha ninguém com características defensivas aos 80 minutos e substituir aos 85 minutos o Pizzi pelo Jardel para aguentar o chuveirinho e centros para a área nos últimos minutos e descontos era fácil demais. Não é preciso termos o curso de treinador para ver este jogo e perceber o que era necessário fazer. Normalmente não complicar é o melhor caminho. Os jogadores não mereciam este triste final. O Bruno Lage merecia. Não há justificação para a inércia e péssima tomada de decisão deste jogo por parte do treinador do Benfica. Sinceramente ainda não acredito como é que aos 88 minutos de jogo com o Leipzig a bombear bolas para junto da área e o Rúben e o Ferro sem mãos a medir, com o Grimaldo com o seu metro e meio de altura a fazer de terceiro central e o Lage não acha que seria imperativo colocar o Jardel em campo. Uma vitória verdadeiramente épica na Alemanha com um jogo perfeito por parte dos jogadores. E aos 88 minutos tinhas Pizzi, Chiquinho, Gabriel, Cervi e Taarabt todos à entrada da área a correr dum lado para o outro sem haver um refrescar do jogo. Ainda estou a tentar perceber como é que o cérebro do Lage e de toda a equipa técnica não percebeu o óbvio. 

Arrisco a dizer, e isso é sempre fácil de o fazer depois, com Florentino e Jardel a entrarem nos últimos 5-10 minutos de jogo o Benfica não tinha sofrido nenhum golo quanto mais perder.

Bruno, continuas a ser o meu treinador. Continuas a ser o treinador que mais rapidamente chegou às 25 vitórias no campeonato português e aquele que nos deu o 37. Mas Bruno é bom que aprendas com os erros e percebas que há erros que não se admitem. Este foi um deles. Se fosses um jogador no próximo jogo estavas na banco.... ou melhor, na bancada.

Parabéns aos jogadores. Foram enormes. Espero que o Bruno Lage peça desculpa assim que entrar no balneário.


Agora é mudar o chip. Sábado temos campeonato e é fundamental vencer. Jogos sempre muito complicados depois de competições europeias e esta "derrota".... certamente deixou mossa.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (78)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
"Foi dos melhores jogos que vi o Benfica fazer esta época em termos de intensidade de jogo e de controlo de todos os momentos do jogo. Curiosamente já tinha referido que o melhor jogo da época tinha sido na derrota com o Leipzig em casa."
É isso tudo. Gostei do jogo e da equipa. Atitude, raça, concentração, intensidade a que não estão habituados cá dentro, táctica perfeita. Superaram-se.
Atendendo ao contexto, o resultado foi o que menos me interessou. Que venha a Liga Europa!

O resto do post não comento porque é próprio de alguém que começou a pensar com os pés e perdeu a toda a racionalidade. Disgusting!!!
4 respostas · activo há 279 semanas
O Bruno Lage cometeu erros de principiante, como já tinha cometido na mesmissima Alemanha na época passada, com o Eintracht.

Faltavam 20 minutos e eu e toda a gente à minha volta estavamos a pedir Jardel.

Quando entrou o Caio Lucas ia dando-me uma sincope.

Se o treinador tem mérito no que aconteceu de positivo, o demérito da derrota é quase todo dele (e da asneira do Ruben).

Nunca pensei que sofreriamos sequer um golo, mas na Europa não se brinca, nem a por miudos sem experiencia a jogar, nem no desleixo em pormenores, que decidem jogos.

Lembra-me a celebre forma como acabou o jogo do golo de Kelvin, com o mestre da tactica a defender junto à area do FCP, e a colocar o veloz Roderick, que basicamente tinha passado a época a aquecer o banco.

De um amadorismo confrangedor.

Agora, temos de ganhar ao Zenite por 2-0, se sofremos 1 golo, temos de ganhar por 4-1 !!!

Caso o Lyon perca, "basta" a vitória.

Hoje jogamos num 8 1 1, ou 4 5 1, com menos de 40% de posse, mas tivemos sempre o jogo controlado.
Fiquei frustrado, mas o resultado é justo, e tivemos até uma arbitragem amiga.

Viva o Benfica
5 respostas · activo há 279 semanas
Para mim a atitude competitiva tem de ser esta... Superação, concentração, jogar no erro dos outros e não cometer erros não forçados, fazer por merecer a sorte do jogo... Se os adversários tiverem de ter o controlo do jogo? Tudo bem.

Houve uma fase na 2a parte em que surgiu uma estatística que mostra o Benfica com 35%(?) de posse de bola... Em algum outro jogo tivemos essa posse de bola? Não! Mas estávamos a ganhar porque estivemos sempre preparados para aproveitar os erros adversários... Que também os cometem.

Honestamente pensei que o jogo estivesse ganho em 2 momentos... Quando marcamos o 2o e matamos a reação emocional devido á lesão do Gr... E nos momentos seguintes ao remate do RDT. Para mim foi evidente a melhoria após a substituição do Vinícius pelo refrescar da equipa e esperava aquilo que todos esperávamos... Refrescar o meio campo e/ou a entrada de um DC.

Subscrevo tudo o que dizes em relação ao BL... Derrota 100% dele... Os jogadores não mereciam. Ponto.
Alguém imagina o jogo de uma equipa de Mourinho nesta situação? Pois.. não havia jogo! Era só ver jogadores a cair um por um... Era levar bolas para o canto... Era cartões amarelos a cada fora, a cada pontapé de baliza. Ganhar fora 2-0? Não há mais jogo para ninguém! Os adeptos do Leipzig se quisessem ver futebol que vissem os resumos!
Nada disso altera as virtudes de BL! Aliás este "defeito" já tinha sido constatado muitas vezes... Esperemos que BL vá aprendendo. Continua a ser o melhor treinador para o Benfica! Ponto.

Pena chegar á 5a jornada e não termos mais 2 empates fora não é?
4 respostas · activo há 279 semanas
Não tem nada aver, mas conseguimos o apuramento para a fase de grupos da Champions, em Voley, passamos em 1º para a fase seguinte da FIBA Cup em basquetebol, e passamos para a fase a eliminar da Champions da YL.

Também é Benfica, e tira 1% da frustração por este empate.

Viva o Benfica.
4 respostas · activo há 279 semanas
Gostei da atitude da equipa.
Espero que se mantenha.
Que equipa jogarâ no sábado?
1 resposta · activo há 279 semanas
o mérito que ele teve na estratégia e até no onze, que achei demasiado arriscado mas que se mostrou certo, perdeu tudo a partir dos 75 minutos.
o vinicius, o pizzi e o chiquinho a partir desse momento desapareceram o que é natural devido ao esforço despendido no jogo, mas pelo vistos até simples adeptos como nós vimos todos só o lage é que não.

quanto ao que dizes das substituições tenho precisamente a mesma opinião mas ele até as podia ter feito e as coisas, por um motivo ou outro, não terem corrido bem mas pelo menos tinha feito tudo o que devia.

mas o pior é que isto das substituições nem sequer foi uma coisa deste jogo é recorrente no lage.
1 resposta · activo há 279 semanas
Tudo dito Rui Dias, tudo dito.
Só espero que o Lage aprenda com os erros e evolua para um outro patamar.
As palavras nuas e cruas que ficam é que perdemos por culpa do Lage.
5 respostas · activo há 279 semanas
Concordo que poderia refrescar o meio campo, concordo que poderia tirar o Chiquinho pelo Jardel, já não concordo que seria para o lugar do Pizzi porque era precisamente do lado direito que eles criaram perigo quase o jogo todo. Também não concordo com a crítica a Bruno Lage como se bastasse as substituições para ter ganho o jogo... jamais se saberá. Vamos imaginar que Bruno Lage fazia tudo exactamente como tu desejavas e perdia... será que teríamos unicamente crítica construtiva? Ou como adeptos que somos todos, iríamos pegar noutra substituição que deveria ter sido feita ou outra qualquer opção táctica que deveria ter sido aplicada? Já vi muitos jogos controlados ( como era até então) e a ser perdidos com colocação de jogadores vindos do banco, e quando isso acontece o que nós adeptos dizemos é... " se a equipa estava a controlar o jogo, porque é que vai mexer" ou " se a equipa estava a controlar o jogo porque é que coloca um defesa e envia uma mensagem à equipa para recuar... pois é, recuamos e mamamos dois..."
Fácil, fácil é eu estar aqui sentado a escrever e a opinar, difícil é tomar decisões. Se quem as toma é pago para isso, tem responsabilidades acrescidas não sendo nunca imune à critica, mas como o futebol não é uma ciência exacta se quisermos criticar sempre, argumentos nunca nos faltarão.
14 respostas · activo há 279 semanas
B. Lage é bom treinador mas nao é nenhum Mourinho/Guardiola... Tem outra visao/personalidade.
Ele está nisso à pouco tempo. Tem Muito ainda para aprender felizmente pra ele (infelizmente para nós).
É um jovem treinador, e só agora é que está a experienciar esse tipo de pressão/responsabilidade a solo.
E só (apenas só) com a idade/experiencia é que os treinadores melhoram.
Dá confiança e liberdade aos jogadores mas nao tem matreirice (com ele só com a idade/experiencia podemos esperar isso).
2 respostas · activo há 279 semanas
Que chapadão na cara levámos com aqueles dois golos depois dos 89 minutos! Até ali estava a ser um grande jogo nosso, com a dupla de médios centro que eu já tinha defendido (Gabriel-Taarabt) e com o Chiquinho muito bem naquele 4x5x1 que o Bruno Lage tão bem montou.

Não me lembro da última vez que me tinha custado tanto não ganhar um jogo. Quem ganha 2-0 aos 89 minutos tem que acabar com o jogo e trazer os três pontos.

Também concordo que o Bruno Lave tardou a mexer na equipa (algo recorrente nele) e que podia/devia ter metido o Tino e/ou o Jardel! O jogo estava a pedir essas substituições, para controlar aquela gente toda na nossa área. Mas como o GG muito bem observou, essa decisão é sempre uma faca de dois gumes - seguramente ia ser criticado por ter enviado a mensagem de recuar à equipa...basta lembrarmo-nos de quanto JJ foi criticado (inclusive por mim) por meter o Roderick no final daquele malfadado clássico do Kelvin...

O jogo de ontem também provou que outras críticas ao Lage estavam certas: ontem com um onze de homens em vez de putos imberbes, foi logo outra música. Ainda estou para perceber porque não colocou sempre os melhores e mais experientes - as lesões só explicam parte do mistério - na Champions! Perdemos 4 jornadas e nesta altura talvez estivéssemos a disputar o primeiro lugar com o Leipzig...assim até a Liga Europa será muito difícil...
7 respostas · activo há 279 semanas
Passadas as emoções de enervamento e frustração, e agora a frio, reitero tudo o que disse no final do jogo de ontem!
Disse na antevisão que, finalmente, estava de acordo com a equipa inicial; provou-se no campo que foi uma boa aposta. Dos melhores, senão o melhor, jogo desta época. Depois... bom, depois Lage estragou tudo. Como foi possivel ele não ver a equipa a definhar fisicamente e a ser empurrada para trás? e que raio de substituições foram aquelas do Caio e Jota? Então o Jardel ou/e o Tino não estavam no banco? A equipa não merecia este resultado! nós não mereciamos este resultado! Bom jogo do Benfica com más escolhas nas substituições.
3 respostas · activo há 279 semanas
É o que eu critico no Lage. Tarda sempre nas substituições e quando as faz faz mal.
Continua, no entanto, a ser o meu treinador. Espero é que aprenda com os erros.
Agora é apostar tudo no jogo contra o Zenit. Precisamos ganhar pontos no ranking europeu e a Liga Europa é a ideal para isso. Para relembrar que os milhões da Liga dos Campeões são proporcionais a essa classificação no ranking.
Liga nacional e Liga Europa...temos equipa para isso. Mas em Janeiro um ou dois reforços que fizessem a diferença seriam bem vindos. E um deles já cá está...Rafa.
1 resposta · activo há 279 semanas
Se antes do jogo nos dessem este resultado, acho que assinávamos todos por baixo.
Afinal não foi preciso perder por falta de comparência ...
Acho que o jogo de ontem deu razão ao que o Nuno Martins e o Rui Dias têm vindo a defender, ou seja por um lado temos de encarar estes jogos com algum cinismo e, por outro, têm de jogar os melhores.
Fomos compactos a defender e estivemos bem no controle da posse de bola ao mesmo tempo mantendo a defesa do Leizig em defender. A partir do 2-0, porém, perdemos a capacidade de ter bola e permitimos que o Leipzig nos bombardeasse, pelo que se adivinhava o golo deles.
Em relação ás substituições, não sou capaz de culpar BL. Poderia ter metido o Florentino ou Jardel, mas isso não significa que não sofrêssemos à mesma. E a verdade é que a ideia era segurar a bola longe da baliza o maior tempo possível.
Acho é que o RDT e sobretudo o Caio, não interpretaram bem isso, perdendo a bola com demasiada facilidade.
Em qualquer caso, a maior crítica que faço a Bruno Lage, refere-se aos jogos anteriores, em que, claramente, não apresentou a melhor equipa possível nesta competição.
Aliás, ontem ficou provado que temos equipa para ter feito muito melhor nesta prova.
Em conclusão acho que o Lage falhou na abordagem que fez a esta prova e espero que tenha aprendido a lição.
Também temos de compreender que está a orientar uma equipa da dimensão do Benfica pela primeira vez, sendo que no geral os resultado têm sido extremamente positivos.
1 resposta · activo há 279 semanas
Muita gente dizia que vínhamos de lá de saco cheio. Não aconteceu. O Bruno Lage falhou? Provavelmente. Mas eu confio que ele melhorará. É um treinador novo em formação.
6 respostas · activo há 279 semanas
Apesar de tudo o problema não foi o jogo de ontem que até foi o melhor jogo que fizemos este ano na Champions. O problema foi quando se passou 4 jogos da Liga dos campeões a brincar aos campeonatos de sub23, Como isto de ter alguns tipos de barba mais rija e com alguma veterania ajuda sempre, espero que no futuro a estratégia de aquisições seja repensada. Ao Lage falta tarimba nestas andanças. Espero que isto ainda dê para ir á Liga Europa, mas...
1 resposta · activo há 279 semanas
Melhor jogo na Champions a nível de concentração e de atitude. Muito bem o Pizzi a nível defensivo talvez dos melhores jogos nesse capítulo e isso notou se com a entrada do Caio que tornou o lado direito numa avenida..
Não me vou alongar mais porque ainda estou de cabeça quente (e vai ficar assim até ganharmos ao marítimo) mas tenho de dizer uma coisa o lage está aprender a jogar a este nível , está a evoluir e também ele vai estar mais forte cada jogo que jogar.
Resultado justo mas frustrante depois de quase termos entrado na luta pelo apuramento...mas equipa e treinador ainda não têm andamento para estas andanças, passe a redundância. Enquanto tivemos força mental e física para aguentar o jogo do Alemães tudo bem, mas depois o cansaço e a falta de elementos frescos no meio campo e defesa deitou tudo a perder. Resta-nos pensar, e iludir, que com o Rafa e o Seferovic poderia ser diferente. Não vale a pena bater mais em quem deveria tomar as rédeas do jogo desde o banco, tenho a certeza de que ninguém mais do que ele quereria ganhar...mas a inexperiência destas andanças paga-se cara. Ele vai aprender com os erros, assim não pense que sabe tudo e que tem a verdade absoluta, como o outro. Nunca se viu neste mundo, nem como jogador nem como treinador, mesmo adjunto não passou por experiências destas...ás vezes isto faz toda a diferença. Até o Mourinho teve o Sir Robson com professor...Há que aprender com os erros, principalmente assumi-los nem que seja internamente e olhar em frente, ainda não acabou e sábado há mais.

Abraço.
1 resposta · activo há 279 semanas
Resultado justo mas frustrante depois de quase termos entrado na luta pelo apuramento...mas equipa e treinador ainda não têm andamento para estas andanças, passe a redundância. Enquanto tivemos força mental e física para aguentar o jogo do Alemães tudo bem, mas depois o cansaço e a falta de elementos frescos no meio campo e defesa deitou tudo a perder. Resta-nos pensar, e iludir, que com o Rafa e o Seferovic poderia ser diferente. Não vale a pena bater mais em quem deveria tomar as rédeas do jogo desde o banco, tenho a certeza de que ninguém mais do que ele quereria ganhar...mas a inexperiência destas andanças paga-se cara. Ele vai aprender com os erros, assim não pense que sabe tudo e que tem a verdade absoluta, como o outro. Nunca se viu neste mundo, nem como jogador nem como treinador, mesmo adjunto não passou por experiências destas...ás vezes isto faz toda a diferença. Até o Mourinho teve o Sir Robson com professor...Há que aprender com os erros, principalmente assumi-los nem que seja internamente e olhar em frente, ainda não acabou e sábado há mais.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi