Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Estádio da Luz - Lotação

No texto sobre as vendas recorde de Red Pass, foi lançado o debate sobre a lotação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica... O porquê de não ter sido construído com outra capacidade e a sua ampliação.
As vendas dos Red Pass também despoletaram este debate saudável noutros fóruns... no Twitter... este tema foi alvo de debate.


A decisão de construção do novo Estádio da Luz foi aprovada na Assembleia Geral de 28 de Setembro de 2001 e esteve relacionada com a realização do Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004) em Portugal. 
A opção pela demolição do antigo estádio foi uma decisão que dividiu benfiquistas... mas o texto não será sobre essa decisão.


Simão Sabrosa marcou o último golo do antigo Estádio da Luz, contra o Santa Clara, em 2003.
O novo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003, actualmente com capacidade para 64 642 espectadores.


Nos últimos 30 e alguns anos, a evolução das lotações do Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi a seguinte:

(Dados do site: http://www.european-football-statistics.co.uk/attn.htm, Tabela abaixo)

Entre 1984-85 e 2002-2003, o Benfica foi o clube com maior média de lotação em 9 épocas, o porto em 9 épocas e o sporting em apenas 1 época!
Actualmente o Benfica é o líder em assistência média à 10 (!!!) épocas consecutivas!

Segundo foi escrito nos comentários, LFV já tinha dito que a ampliação seria uma opção para o futuro... 


Existindo uma solução intermédia já em uso em estádios recentes... um "peão" moderno.


Da minha parte, com os dados existentes á data julgo que a decisão foi correta e com a evolução visível no gráfico acima, sou favorável a essa ampliação... 

E vocês... acham que a lotação do Estádio foi a adequada? É uma reminiscência do vietnam ou mante-lo seria um legado negativo da situação em que o Benfica se encontrava (financeira e desportivamente)? Concordam com uma ampliação? Uma solução intermédia ou obras profundas?



E-goi