Siga-nos no Facebook

sábado, 27 de julho de 2019

Benfica x Fiorentina - Svillar

O Gr do Benfica tem sido um dos debates do verão.


A minha opinião é conhecida... É preciso um upgrade relativamente a Vlachodimos. 
Por mim...1) Investia tudo em Navas... 2) Perin é uma melhoria mas curta... 3) Vlachodimos é muito curto, especialmente fora da baliza... 4) Svillar é um excelente Gr para o Benfica e precisa de jogar.


Ora esta opinião sobre Svillar é extremamente impopular... Após o jogo com a Fiorentina li críticas ao seu desempenho... E não só daqueles para quem está sempre tudo errado.


Decidi entreter-me a rever o jogo e a avaliar TODAS as acções de Svillar no jogo...

Com os pés... entregou sempre limpo quando tinha colegas livres e longo no corredor quando os dc estavam marcados! Nem vale a pena por imagens.

Logo no inicio da 2ª parte, o lance mais perigoso da Fiorentina... Passe nas costas da defesa e remate isolado ao poste! 

O lance considerado "Svillada". 2x2 na área... Svillar sai ao cruzamento na frente do avançado, por isso ia ganhar a bola... RD corta! (Unica coisa estranha que eu vejo... um Gr a sair ao cruzamento... claro que quem está habituado a Vlachodimos pode parecer estranho)

Novo passe nas costas da defesa... Fecha o espaço para remate.

Vale sair aos cruzamentos nos cantos?

Novo passe nas costas da defesa... intercepta!

Remate em ângulo difícil... defende com os pés! (ups, agarrou... e assim parece mais fácil)

Sem querer criticar Vlachodimos, que foi uma melhoria enorme relativamente a Varela... o lance definidor (porque normal e exemplificativo) do grego enquanto gr é este...

Como querem ter um meio campo pressionante e que não deixe espaço entrelinhas se a defesa está sempre aflita porque têm de ir "buscar" os avançados dentro da baliza!

Quer isto dizer que com Svillar não precisamos de ninguém? Não.
Quer isto dizer que Svillar deveria ser titular? Não.
Apenas que o miúdo tem coisas muito boas que Vlachodimos nunca terá... e que não deverá ser desvalorizado só porque não caiu em graça apesar de ser engraçado.

André Ventura deve ser nosso seguidor no Twitter... 


Ontem no combate contra o baboso Otávio Lopes questionou se a referência "até se bebe uma cerveja" que FJM teve sobre o jantar da confusão não seria uma indicação que já estavam todos alcoolizados... O Chico... Anda totalmente desorientado.


Comentários (20)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Como sabes não concordo nada com esta análise. O Svilar jogou oficialmente duas mãos cheias de jogos se tanto e deve ter cometido o dobro dos erros que nos custaram pontos e vitorias que o Vlachodimos. Essa ideia de que o Vlachodimos não sai aos lances nas costas deve ser outro mito. São inumeras as defesas o ano passado de jogadores isolados. Não por culpa do GR mas por culpa de mau posicionamento da defesa que dp o Vlachodimos fecha bem e salva. Aliás, esse exemplo que dás vê-se os dois centrais a ver navios e a aparecer o jogador isolado. Qual seria a logica do Vlachodimos sair quando havia defesas à entrada da área? Ele saiu ao lance assim que viu que os defesas foram comidos.

O Svilar pode até ter apontamentos interessantes mas neste momento não é GR de equipa grande. Um GR que seja chamado a intervir poucas vezes no jogo mantendo a concentração.

Tirando o lance do Belenenses não vejo erros clamorosos por parte do Vlachodimos e vejo muitas defesas que valeram pontos.
2 respostas · activo há 297 semanas
Essa descrição do lance de vlachodimos é a explicação do porquê Svilar ter cometido o dobro dos erros... Critérios de comparação completamente diferentes! Pelos critérios utilizados para Svilar... Desde Chaves a Frankfurt... Haveria muitos exemplos.

O golo do Portimonense (e não me dou ao trabalho de ver mais porque não me parece interessante bater num jogador do Benfica) é ridiculo. Um passe a 32m (2 áreas, pelo corte da relva)... Ele está 3 passos da linha da pequena área... Bola dividida 2 passos á frente da pequena área... E o adversário chega antes? Claro que assim vai fazer muitas defesas 1v1. Não é sair a todas as bolas que passem o meio campo... Aliás há aí um exemplo do Svilar que apenas fecha o ângulo de remate... Mas um passe de 20m não pode ser finalizado na pequena área. E não estão os 2dc a ver navios... O DC do lado esquerdo saiu ao PL porque a bola entrou nele. Lá está... Se queremos pressionar... Os DC têm de sair aos apoios frontais dos PL... Se o gr está dentro da baliza.

Tu próprio na argumentação confirmas que ele não sai... Ele defende depois... Quando defende! E lá conta mais uma defesa salvadora... Se tivesse antecipado... Não era defesa salvadora. Tens ai um lance que o Svilar saiu... Não dá defesa. E outro que não dava para sair... Fez uma defesa. Eu prefiro o 1o.

As defesas que valem pontos... Como nesse jogo com o Portimonense são iguais a de Svilar dessas fotos... Mas foi com os pés... Parece mais difícil.
De qualquer forma... O objetivo não é um Svillar vs Vlachodimos... Apenas mostrar que as análises dos jogos dele são muito mais fruto de não ter caído em graça do que do que realmente aconteceu.
Estou completamente de acordo com o post. Vejam os golos que sofremos dentro da pequena área inclusive no jogo aéreo. O forte dele ( Vlako) é a mancha no 1x1.
3 respostas · activo há 297 semanas
Mas a nossa opinião é minoritária... E respeito quem tenha opiniões diferentes.
Este post não é um Svillar vs Vlachodimos... Apenas não concordo com as críticas ao moço.
Sinceramente acho que há muito mais critica ao Vlachodimos do que ao Svilar. E estamos a falar se um aspecto do jogo de GR. As saídas. O Vlachodimos entre os postes é fortíssimo. Outra faceta de GR. Acho que não se deve apontar um ou outro erro e assumir que por fazer esse erro é sempre mau nisso. Eu não o vejo assim tão mau na saída e controlo dos espaços.
Não é mesmo o meu interesse mesmo debater um vlachodimos vs Svilar... Até porque acho que vlachodimos é titular com mérito!
Mas... Eu li elogios a vlachodimos por evitar um canto direto... Se há jogador que tem apoio da maioria dos benfiquistas é o grego... Até pela comparação com o gr anterior.
Modo sarcástico... se não joga fora da baliza... Só lhe resta ser bom na defesa da baliza (fortíssimo é o oblak!).
Percebo e concordo que não se deve generalizar por um lance... Mas aqui a lógica é a inversa. A questão é que eu não aponto erro... Aquilo é ele... Pode é nem sempre dar golo... Porque os defesas chegam a tempo e não ficam na memória ou porque depois ele defende e parece uma grande defesa.

Mas... Não quero mesmo criticar o vlachodimos... É uma melhoria tremenda relativamente a Varela (já que RV não teve coragem de assumir Svilar).
Eu diria que Vlachodimos actualmente é melhor e dá mais estabilidade à equipa. Svilar tem características e potencial para ser melhor que Vlachodimos... mas ainda não é.

Svilar precisa de ser emprestado, ter mais minutos e estar em acção permamente numa equipa "menor"... os jogos dar-lhe-ão experiência, ratice, ajustes que são feitos de posicionamento e correção.

Actualmente no Benfica fez pouquíssimos jogos como sénior e antes de vir para o Benfica só tinha jogado nos sub 19 do Anderlecht. Uma ou duas épocas emprestado a bom nível e teremos guarda redes com capacidade de nos dar a estabilidade desejável... antes disso, sinto que é prematuro e um erro, pois acho que não está preparado.
1 resposta · activo há 297 semanas
Concordo.
Vlachodimos dá mais estabilidade... Por um motivo que é uma limitação mas sim.

Svillar precisa de jogar para moderar os exageros que comete... Tenta sair nas bolas todas... É mais fácil aprender que algo não se faz do que ganhar coragem para o fazer.
Concordo com o que é dito no post!
O Svilar não caiu em graça, mas precisa é de jogar, pois tem potencial para ser top!
1 resposta · activo há 297 semanas
Os jogos que Svilar tem de falta deviam ter sido dados á 2 anos por RV ou na época passada na equipa b... Este ano devia ser emprestado a uma equipa que garantisse que ele joga...
Concordo em parte com o post.
Svilar é obvio fica logo marcado pelo 1º jogo que fez pelo Benfica pela derrota que ele provocou. A partir daí dificilmente não seria olhado de lado pelos adeptos. Ainda mais depois de nos ultimos 4 anos termos tido na baliza Oblak, Julio Cesar e Edersson.
Por outro lado foi um jogador de fora visto como a nova bomba para a baliza. Se viesse da formação seria acarinhado como foi Moreira apesar de nunca ter sido um GR de eleição para mim até bem banal mas que sempre foi visto por todos como o tal. Aliás em 2005 se Qum não tem ido para a baliza não seriamos campeões. Não estou a falar de defesas em jogos mas para mim o mais importante num GR é presença, força mental, comandar uma defesa isso são os grandes GR, Moreira nunca seria como não foi um grande GR.
Svillar tem todas as caracteristicas de poder vir a ser um grande GR, um GR de eleição mas mais do que tudo precisa de jogar, jogar, jogar, dar frangos, fazer defesas impossiveis, decidir jogos, ser responsavel por derrotas, precisa de jogo muito jogo. Perdeu 2 anos da sua carreira e isso pode ter sido fatal. É lembrar Oblak e Edersson.
Imaginem que chegavam ao Benfica e sem jogos ao alto nivel iam logo para a baliza. imaginam não é. Pois tiveram 2 anos a levar goleadas, a dar frangos (lembro de 3 ou 4 do Edersson no Rio Ave alguns até contra nós, e alguns do Oblak principalmente no Leiria) e assim cresceram para quando regressaram estavam mais que preparados á primeira oportunidade agarrar a baliza. Isso é o que deve ser feito com Svillar e com Zlobin que para mim também tem um potencial enorme.
A questão da baliza acho neste momento não prioritária. Vlachodimos é um bom GR, com a tal carateristica dos GR de qualidade, força mental, presença. Não é um GR de eleição mas um bom GR que dá segurança á equipa.
Essa história de não ser um GR para um projecto europeu é ridiculo então como se explica que o Ajax estivesse a 30 segundos da final da Champions eliminando o Real e a Juve com um GR como o Onana. Tem alguma lógica.
É tudo tretas pois se tiveres boa equipa mesmo com um GR banal podes ir longe. Assim como podes ter o melhor do Mundo e apanhares humilhações lembram-se do nosso S. Michel. fomos longe não fomos mesmo tendo o melhor do Mundo.
Repito Vlachodimos é um bom GR serve perfeitamente para ganhar tudo em Portugal e ter boa participação na Champions. Se poder vir um melhor tipo Navas muito bem, optimo, se não estamos bem servidos.
5 respostas · activo há 297 semanas
Concordo com tudo o que disse sobre Svillar e sobre o paralelo que fez com oblak e Ederson...

Não acho que boa dê segurança... Acho que dá estabilidade... Os defesas sabem com o que contam!

Com Michel Preudhomme não se coloca a questão de não termos ido longe... Coloca-se a questão do quão fundo tínhamos batido... Temos feito alguns posts com informação histórica de resultados (não sei se já viu)... Não tinha pensado nisso... Mas será que o vietnam não teria sido irrecuperável se não fosse mph? Terá sido Michel Preudhomme a contratação mais importante do Benfica desde Eusébio?
Quando falei do Preud´homme foi para dizer que mesmo tempo o melhor GR do mundo na altura não evitou o inicio do vietnam. Podes ter o melhor na baliza mas se a equipa for ridicula pouco te serve. Como podes ter um GR normal até banal mas se a equipa for boa, muito boa podes ganhar.
Sim Preud´homme evitou um descalabro maior, dava pena ter o melhor do mundo e á frente dele o Paredão, o Jorge Soares, o Bermudez, o Tahar, o Ronaldo, o Paulo Madeira era penoso até para ele. Tempos que muitos acham que não existiu pois só vêm futebol há 10 anos,
Não a maior contratação do Benfica depois de Eusébio foi Luis Filipe Vieira ao Alverca. Hoje somos novamente BENFICA GLORIOSO muito graças a ele e á sua equipa.
P.S - Se o mundo fosse perfeito Preud´homme tinha vindo 12 meses antes. Seriamos campeões como fomos nesse ano mas tenho quase a certeza tinhamos também uma taça das taças no Cosme Damião.
Mas há o reverso da medalha não haveria os 4-4 de Leverkussen (ganhariamos uns 4-1), nem os 6-3 (era 6-1)
Amanhã coloco essa questão em formato post.

Não! Eu que sou insuspeito de criticar Lfv... Mas MPH foi o milagre que evitou que o Benfica deixasse de ser Benfica!

Mas passe amanhã...
Amigo, o Benfica nunca deixa de ser Benfica até quando fomos 6º e 2 anos fora da Europa.
Benfica é maior que tudo e qualquer jogador por muito importante que ele fosse e Michel foi um Deus que aqui esteve 5 anos
Não estou a afirmar... Deveria ter acrescentado um "pode" na frase.
É uma dúvida que me surgiu com o seu excelente comentário...
Obrigado.
É verdade que Svilar tem bons atributos técnicos, sente-se bem fora da baliza e joga bem com os pés. Características fundamentais para o gr do Benfica é saber jogar adiantado, controlando a profundidade, jogar bem com os pés. A ideia da equipa é jogar adiantada, em bloco, com pressão permanente.
Mas Svilar não tem os níveis de concentração necessários para ser um alteta profissional. E a esta altura já devia ter mostrado uma evolução nesse ponto, que é fundamental. Por muita técnica que um jogador tenha, se a cabeça não acompanhar, não vale a pena.
Gostava que Svilar resultasse, mas acho difícil. Pelo menos aqui. Emprestem-no. Pode ser que evolua e tenha retorno, à imagem de Jovic.
1 resposta · activo há 297 semanas
Não considero que seja "concentração"... Acho que decide demasiado por opções de risco, de querer intervir, de querer ajudar a defesa... Uma época numa equipa pequena... A levar com cruzamentos e cruzamentos, remates de longe e de perto, bolas sempre perto da sua área... Moderação lhe esses comportamentos.
svilar tem características e potencial para ser melhor do que qualquer um dos guarda redes que temos.
mas falta experiência que por isso ainda comete muitos erros que num clube como o nosso tem graves consequências e só pode ganhar essa experiência jogando e aprendendo com os erros e isso não pode ser feito num clube como o nosso e estar no banco só treinando em nada o faz evoluir.
como sempre disse ele devia de ter sido imediatamente emprestado para jogar e crescer, e por isso já vai tarde dois anos.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi