Siga-nos no Facebook

domingo, 21 de julho de 2019

Curtas do Benfica vs. Chivas

Começaram os jogos com adversários mais complicados e embora este Chivas tenha jogado sem muitos jogadores do que será a equipa titular tinha um factor importante a favor... O factor físico!!

O que notei na equipa do Benfica foi que estavam "presos", ou seja, fisicamente ainda não estão "no ponto", como é normal, e isso reflecte-se em alguns posicionamentos menos correctos, na chegada tarde a determinadas zonas e a alguns passes errados.

O importante foi ver que o RDT pode jogar nas costa de outro avançado, seja Seferovic ou Vinicius. Temos depois de verificar se combina bem com as características de Seferovic mas teremos mais jogos para vermos isso... Gostei de ver o RDT a jogar entre linhas, nas costas de Seferovic mas também é verdade que se viu pouco Seferovic, isto porque a equipa também construiu muito pouco na primeira parte.

Eu continuo com um feeling de que Jota poderia jogar na posição que foi de Félix... este seria o ano de aprendizagem e de ir entrando com mais frequência.

Gostei de ver Taarabt!! Dá coisas diferentes ao meio campo e há jogos que podem pedir um médio diferente de Gabriel, um médio com mais passe vertical e com outra visão de jogo.

O Gabriel está muito longe da melhor forma e o meio campo ressentiu-se.

O Tavares só dá na esquerda.

Penso que está na hora de Lage definir quais as funções que os jogadores irão desempenhar e, para mim, Chiquinho deveria ser trabalhado para fazer as funções de Pizzi.

Penso que este ano, se mais ninguém sair, teremos um plantel equilibrado e com soluções diferentes. Do meio campo para a frente é um luxo!!

Neste momento só há dúvidas na lateral direita. Eu continuo a achar que precisamos de um guarda-redes com outra voz de comando, que jogue mais subido de forma a evitar as bolas nas costas.

Veremos como se comporta a equipa com a Fiorentina, um adversário de peso...



Comentários (9)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Bom dia,

Eu no meu caso fiquei algo apreensivo com a primeira parte, nomeadamente com o impacto de jogar com dois avançados. Vi o Benfica a usar muitos cruzamentos e bolas linhas em profundidade para alimentar os dois avançados. Vi que sem um segundo avançado a ajudar a construção das nossas jogadas exigia que grande parte da construção aconteceu através da dupla Caio-Grimaldo e que no centro do terreno exigia-se muito mais construção da parte de um Gabriel ainda em baixa de forma e desamparado por Florentino pois é curto quando se exige construção de jogadas. Vi também um Pizzi sem jogadores com quem tabelar e triangular.

Dessa primeira parte não fiquei preocupado com a exibição, fico preocupado com a consequência de ter Seferovic, RDT, Vinícius e Cádiz no plantel quase que nos exige de jogar com 2 deles só mesmo tempo... O que a meu ver exige jogar com dois médios centrais capazes de construir, o que não dá espaço para um 6, para um Florentino.

No intervalo tive o cuidado de olhar algumas estatísticas no sofascore e vi algo como, 11 cruzamentos com 0% de eficácia (o do golo do RDT não deve ter contado como cruzamento)

A segunda parte com adaptações a segundo avançado foi muito melhor. Já se viu um estilo de jogo de construção entre linhas, com triangulações, com muito mais creatividade.

Foi um teste interessante, contra uma equipa que começa o campeonato dois dias depois do nosso jogo, também por isso deve ter jogado com a sua equipa secundária.

Primeiro comentário, obrigado pelo convite,
Benfiquista Antagonista
1 resposta · activo há 297 semanas
Algo que é engraçado é que o Chivas começa o campeonato no meio do torneio. Jogam hoje para o campeonato. Nem dois dias são de descanso. Imagem esse tipo de pré-epoca em Portugal, o que não diriam da organização do clube.
Não vi o jogo todo... do que vi Taarabt deu mais que Gabriel porque o Gabriel está muito longe da melhor forma física.

De resto... jogo normal de pre-epoca.. podíamos ter sofrido com uns remates de fora da área.... gosto da equipa que temos... veremos os próximos jogos que são mais exigentes..
Acho que foi um bom jogo treino,

Acima de tudo fico preocupado com a lateral direito, Ebouhi mostrou que tão depressa não conta para o totobola.
João Ferreira se não jogou, é porque deve estar mesmo a caminho da Juventus.
Nuno Tavares, não pode ser a alternativa a AA.
Francamente espero que LVF/RC e BL arranjem um boa alternativa ao AA.

Observações individuais:

Depois da entrevista do BL, fiquei com a certeza que para ele os nossos avançados são
Severovic, RDT, Jota e Vinicius.

Chiquinho é a alternativa a Pizzi. embora possa também jogar na posição de segundo avançado.

Caio é alternativa a Rafa.

Taarabat, tem mexido sempre bem no jogo na posição 8
que o rdt poderia jogar a segundo avançado já se sabia, mas penso que ao recuar deixamos de o ter onde pode ser excelente para ser apenas bom.
mas pior do que isso é que pareceu evidente que seferovic precisa de outro tipo de avançado que não o rdt.

continuamos a precisar de um guarda redes já e não em janeiro e de um defesa direito.
a questão do ebuehi era evidente um jogador que passou um ano inteiro sem jogar nem treinar precisa de tempo e espaço para poder jogar para adquirir ritmo e confiança coisa que nós não temos.
e o argumento de que para as taças serve não cola nem pode colar porque se o andre se lesiona, como é o caso, ele não tem condições sequer para o substituir.
Parece-me que o Lage aproveitou a primeira parte do jogo para testar uma forma de jogar diferente usando mais as laterais para alimentar o ataque, aliás, ele próprio já afirmou que o Benfica vai jogar de forma diferente devido às características dos jogadores. Já tinha dito num outro blog que gostava de ver o jota trabalhado para a posição do Felix e parece-me que é o que o Lage está a fazer e com bons resultados, foi dele a assistência para o golo do Rafa.
Há um jogador que ainda não me convenceu... Caio Lucas, apesar da boa técnica parece-me muito trapalhão e pouco eficaz, apesar da assistência para o primeiro golo, e não me parece ser uma alternativa ao Rafa. Muito da força da ala esquerda passa pela disponibilidade do Rafa quer a atacar quer a defender (ele é importantíssimo nesta função) algo que o Caio ainda não parece ter.
RDT confirma ser um jogador de área mas que sabe jogar um pouco mais recuado com boa capacidade para segurar a bola e visão de jogo para a colocar em espaços vazios.
Ebuehi tem muito que trabalhar quer física quer ao nível da concentração, neste jogo foi comido com facilidade numa bola que julgou que sairia pela linha de fundo.
Taarabt continua a mostrar que se redimiu e está pronto para trabalhar por um lugar no onze.
Se o João Ferreira não sair, o que espero, parece-me ser uma boa alternativa ao AA, jogando em jogos mais acessíveis e dando assim descanso ao André que fez, na época passada, quase todos os jogos, gostei do que fez contra a Académica, mostrou-se certinho a defender e com disponibilidade para subir no terreno.
Quanto ao Guarda Redes... Gosto do Vlachodimos, acho que no ano passado nos safou muitos pontos apesar de alguns erros à mistura, aquele jogo do Belenenses foi o pior exemplo, e para ir buscar um GR preferia que se fosse buscar alguém mais velho, com mais experiência e que pudesse passar essa mesma experiência ao Vlacho, Perin, por exemplo, não é para mim, fora as lesões, uma boa opção, preferia o Trapp, por ex, que já tem 29 anos e muita experiência quer de clubes quer de seleção.
1 resposta · activo há 297 semanas
Obrigado pelo comentário SLB_ROD.

O Jota na equipa B com Lage jogou sempre como segundo avançado atrás de Saponjic. Não é novidade que o Jota com Lage jogará sempre ali. Assim como Taarabt é alternativa a Gabriel e não a alguém das alas.

Quanto ao GR, estou como tu. Sinceramente gostei da época do Vlachodimos. Falhou um ou outro lance? Claro. Até os melhores falham. Mas deu-nos pontos. E é isso que se exige dum GR dum clube grande. Trapp é carissimo do ponto de vista de salário.
Sim, Trapp é sem duvida caro ao nível de salários, seria um investimento algo avultado mas também não há mts GRs de qualidade e com experiência baratos e sinceramente não acho que o Benfica deva ir buscar um concorrente direto para o Vlacho. Ao nível de Grs sempre acreditei que deveria haver um GR titular, um segundo que desse garantias caso o 1º se lesione e um miúdo para evoluir com os outros dois. Pelo que vou assistindo, 2 GRs a lutar pela titularidade não dá bons resultados.

Em relação ao Jota concordo, quem assistiu a alguns jogos dele na B percebe que a posição dele é ali e não encostado à lateral.
1 resposta · activo há 297 semanas
Concordo em absoluto. Também vejo as coisas assim em termos de GR. E como sempre defendi aqui... Eu gosto do Odysseas.

Jota tem mais talento que Félix. Pode parecer uma heresia mas é o que acho. Já achava isto quando ainda andavam os dois esquecidos pelos juniores e pela Youth League. A diferença é que o Félix é muito mais inteligente a jogar entre linhas. O Jota tem um remate potente. Acho sinceramente que se ele tiver cabecinha e souber evoluir pode ser um tremendo jogador. A ideia que dá é que o Lage ainda não acredita totalmente nele para lhe dar a titularidade e por isso o Benfica contratou dois avançados.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi