Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Chiquinho... Vem Vai e Volta

Contratado pelo Benfica por 600 mil euros em 2018... Transferido para o Moreirense a custo zero... Contratado pelo Benfica por 4,5 milhões de euros em 2019!



E pronto, de um momento para o outro… vendas com clausulas de recompra saltaram para o meio das criticas!

Barcelona, Real, Juventus… tudo clubes que utilizam clausulas de recompra em jogadores que vendem a outras equipas. Mas como é no Benfica… 

Aqui colocam-se algumas questões:
Houve erros neste processo? Não houve erro?

Para mim há um erro na gestão deste processo… na venda. Se há 6 lugares para empréstimo… Chiquinho deveria caber nesses 6! Mas Chiquinho foi para o Moreirense porque o treinador do Benfica queria o Alfa Semedo e este foi o negócio que o Moreirense aceitou.

Erro da direção? Erro do treinador?
Porque foi contratado inicialmente? Foi contratado porque era um jogador que se estava a destacar em divisões inferiores… assim o Benfica jogou na antecipação garantiu um jogador promissor… garantindo que não ia para um Braga ou Guimarães… Correndo bem... Grande aposta. Se não... Perdeu-se 600m. Se tivesse sido contratado por outro clube qualquer… o Benfica se o quisesse contratar este ano teria de desembolsar 9M, no mínimo. Fica difícil concluir que houve erro diretivo neste processo de contratação do jogador.
Agora é muito fácil bater em RV... Mas alguém acha que o Chiquinho vindo da 2ª liga iria ser titular no Benfica? O jogador no Benfica não ia jogar... Este ano, estaria sem espaço no plantel e ia "rodar" e nunca mais teria hipótese de jogar. Assim… antecipou-se esse cenário e foi para uma boa equipa da liga... Jogou na 1ª liga (lembro que tinha 0 jogos na liga), evoluiu e demonstrou valor num escalão superior ao que jogava anteriormente... Foi recuperado dentro do respeito pelo clube que o valorizou. Desculpem… mas também não consigo bater em RV!

Na minha opinião foi apenas um processo normal de evolução e adaptação de um jogador a um nível competitivo superior.

Sobre a recompra…
A recompra foi uma opção do Benfica! O Benfica foi colocado perante uma proposta de 9M do Krasnodar… recuperar por 4,5M ou se o Benfica não estivesse interessado em comprar novamente tinha ganho 3,9M!

Aqui tem de se salientar o ótimo trabalho do Moreirense em valorizar o jogador coisa que no seria feito no Benfica porque não jogaria.




No total… o melhor jogador da liga extra-grandes por 5,1M. É bom… é mau? Rafa foi quanto mesmo? Nakajima a vir para o porto será por quanto? Aquele Eduardo do belenenses foi quanto?

Se calhar nestas vendas o melhor era não acautelar os 50% e fazer como o Man United com o Pogba, ou o Chelsea com o De Bruyne?

Sobre estas compras, vendas, recompras e revendas… o que diriam os benfiquistas se o Benfica emprestasse um jogador da formação e posteriormente o vendesse… comprasse por 8x o valor… e finalmente o vendesse novamente por menos 5M. Gestão danosa? Pois… gestão alemã…




Um off-topic sobre comissões…







Malta que é contra comissões… isto com vocês não acontecia, pois não? Onde já se viu… pagar comissões.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi