Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Curtas


Sorteio da Liga 2019-2020

Ao contrário da maioria não vejo problema nenhum em haver condicionantes num sorteio duma competição. Há que haver coerência. Não nos podemos queixar que o Benfica é prejudicado por isto ou aquilo e depois exigir sorteio livre. Num sorteio livre pode haver quem saia prejudicado pelo calendário. Este ano o Porto joga com o Benfica no meio dos play-offs da Champions. Acho que deveria ser evitado esse cenário. Assim como é perfeitamente lógico que exista condicionante sobre jogar em jornadas consecutivas com equipas a jogar na Europa. Imaginemos o caso de jogar-se com o Braga, na Liga Europa que joga à quinta, e depois ter de jogar com o Benfica, que jogaria numa terça. Nem Braga nem Benfica poderiam antecipar ou adiar o jogo. Ajudaria a equipa que está nas competições europeias? Nem por isso. E devíamos tentar proteger essas equipas e não só olhar para o nosso umbigo. Por fim, detesto a possibilidade do campeonato acabar com os 4 melhores a jogar na última jornada. 

Onze da Liga 2018-2019

Será que foi um onze feito por algum benfiquista aziado? Deixaram de fora o André Almeida e o Pizzi? Pelo que sei é um onze votado pelos treinadores e capitães de equipa, mas a pergunta que faço é, vota-se como? Por GR, D, M e A? Ou por posições mais específicas? Colocam o Alex Teles e Grimaldo? Herrera, Bruno Fernandes, Marega, Rafa, Seferovic e João Félix? Ui esta equipa sofria quantos golos por jogo? Ainda por cima sem lateral direito e com o Marega a extremo direito? Ahah Meteram o João Félix como médio? What?


Para mim era simples demais.
Casillas, André Almeida, Felipe, Ruben Dias, Alex Telles, Herrera, Bruno Fernandes, Pizzi, Rafa, João Félix e Seferovic.

Benfica sendo o campeão faz sentido ter maioria, não? 6 jogadores, 4 do Porto e 1 do Sporting.



Jorge Mendes e os críticos

Saponjic foi vendido ao Atl. Madrid por 1 milhão de euros e o Benfica fica com 50% de uma futura transferência. Yuri Ribeiro e Alfa Semedo, o primeiro em definitivo com o Benfica a ficar com 50% duma futura venda, o Alfa Semedo por empréstimo. Afinal não era o Benfica que ainda tinha de pagar a vinda de uma data de jogadores? Afinal a parceria com a Gestifute continua a ajudar o Benfica a colocar jogadores e quiçá fazer dinheiro na sua venda a montante? Vinha ai um contentor de jogares para compensar a 4ª transferência mais cara da história do futebol e afinal as noticias são estas? Mais uma demonstração de que a parceria será sempre benéfica para os dois lados. Não tenho problemas nenhuns com estes negócios desde que dentro da lei. Mesmo que moralmente se continue a andar em cima duma linha muito ténue.

Futuros investimentos

Espero por novos investimentos por parte do Benfica. O Colégio para mim tem de ser uma realidade. O alargamento do Seixal também. Para um clube como o Benfica não podemos parar com a dimensão que neste momento o Seixal tem. Que o dinheiro de João Félix sirva para dotar o Benfica de instalações que tragam outros "João Félix" ao clube. O Centro de Alto Rendimento para as Modalidades para mim seria outro Projecto que gostaria que fosse uma realidade. Está na hora de apoiar as modalidades da mesma forma que se faz com o futebol, não no nível de investimento mas no nível de infraestruturas. 

Contas e Passivo

Confesso que não sei quando é normal a apresentação das contas finais de cada época. Mas tendo em conta os valores semestrais que foram mencionados nos três grandes é espectável que todos apresentem contas positivas no final do ano. Sendo que o Sporting só o fará porque conseguiu 15M€ pelo Gelson (não sei se chegará). Curiosidade muito grande para ver qual será o passivo do Benfica e quanto irá baixar este ano, será o primeiro ano em que se fará sentir o pagamento bancário da dívida referente à antecipação do contrato da NOS, deverá ter sido um grande ano a todos os níveis. Vitória no campeonato e demonstração clara de quem é a única marca digna de registo em Portugal no Futebol.

Eusébio Cup

Continua por explicar, pelo menos eu ainda não vi ou ouvi, o porquê de ter perdido espaço na pré-época do Benfica. Sei que o calendário é exigente, mas temos uma apresentação com o Anderlecht que podia muito bem ter em disputa esse troféu. Quando não paramos em Portugal e a pré-época é toda no estrangeiro ainda entendo. Ou entenderia. Agora assim, não percebo. 



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (20)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Na generalidade concordo com as opiniões formuladas no post!
Acho bastante razoável a forma como colocas a questão das condicionantes do sorteio. Também concordo que seja dada alguma protecção às equipas que participam nas competições europeias, mas sempre com o mínimo de interferência no sorteio, pois acho que quanto mais aleatório mais justo para todos, pois o campeonato não se resume a três ou quatro clubes!
Dito isto, não me conformo e ninguém me vai conseguir explicar duas coisas, que acho importante que não caiam no esquecimento:
1. Como foi possível que as condicionantes tenham sido eliminadas o ano passado, precisamente quando poderiam beneficiar o Benfica, quando no ano anterior foram incluídas. Fica a ideia clara de que tinham como objectivo claro beneficiar os sapos!!!!
2. Como foi possível em 999.999.999 combinações possíveis, o sorteio do ano passado ter por duas vezes dado o jogo com os sapos na mesma jornada?
Lamento, mas não posso deixar de acreditar que algo de deliberado foi feito, no sentido de prejudicar o Benfica.
4 respostas · activo há 299 semanas
Obrigado Dr. Foca pelo comentário.

Quanto às questões que colocas são outro assunto... será o sorteio adulterado? O sorteio do ano passado foi tremendamente "estranho". E as condicionantes aparecerem e desaparecerem de um ano para o ano, só tenho uma hipótese para isso: O Benfica manda nisto tudo.
Dr. Foca… ás vezes a aleatoriedade tem essas coincidências! É como lançar 100x uma moeda… deverá sair 50-50 (ou aprox. nesta amostra) mas pode sair 3 ou 4 x seguido cara!

Eu critico o sorteio devido ás condicionantes exatamente por isso que referes… condicionantes a gosto...
Nuno, sei bem como a "sorte" funciona... é MUITO estranho o que se passou....
É uma coincidência difícil de engolir ...
Rui Dias,

Excelente post, mas as tuas curtas, tem pano para mangas por isso vou dividir o meu comentário em vários.

Sorteio da Liga 2019-2020

Concordo contigo mais uma vez, todos os clubes estão a olhar para o seu umbigo.
Seria interessante que, vocês fizessem um post, apenas sobre o que os clubes deviam fazer, para melhorar a Liga Portuguesa.
Até por estou curioso para aferir o que pensam, os Benfiquistas sobre este tema.
Eu sou a favor de todas as medidas de bom senso, que melhorem a Liga Portuguesa.
Embora tenha pouca esperança que venham acontecer.
É um tema que não ganha votos, entre os associados que apenas olham para o umbigo.
Aqui considero que a culpa é de todos incluído o Benfica e os seus dirigentes.
O Benfica como o maior clube nacional, devia liderar e promover as alterações que são necessárias a Liga.
Devia publicamente, dizer o que pensa, sobre pelo menos 4 temas. (aqui fica a minha opinião)

1º Direitos Televisivos negociados pela Liga.(incluía aqui os horários dos jogos que tem sido uma vergonha, bem como fazer como a liga espanhola, só jogos ao fds sempre que possível)

2º Calendário das competições nacionais, que não prejudique a prestação das nossas equipas na Europa. E que seja mais equilibrado e racional na distribuição dos jogos.

3º Arbitragem, tornar uma vez por todas, completamente autónoma tanto da Liga, como da FPF.
E copiar as melhoras práticas e regras que se usam nas outras ligas.

4º Tempo útil de jogo, o nosso campeonato tem aqui um sério problema, se queremos melhores espectáculos e melhorar a intensidade de jogo, tanto os adeptos/clubes/treinadores/jogadores/árbitros tem de começar a olhar para o baixo tempo de útil de jogo do nosso campeonato e discutir e tomar medidas para mudar.
Para mim o grande culpado desta situação, é forma de actuação dos árbitros que apitam por tudo e por nada, têm de deixar jogar mais, ter um critério mais largo de que o futebol é um desporto de contacto.
Deixar de temporizar as faltas para amarelo e começar logo a exibir o cartão.
E penalizar mais rapidamente com amarelos os jogadores que fazem mais faltas, por exemplo implementar a regra 3 faltas normais dá direito amarelo.
1 resposta · activo há 299 semanas
Nuno, desde já o meu agradecimento pelos comentários todos. Todos eles com muito "sumo" para debate. E todos a elevarem a qualidade deste espaço.

Quanto à questão de fundo sobre o que poderiam os clubes fazer pelo bem do Futebol Português era algo que daria para uma excelente publicação e prometo tentar aprofundar esse tema nos próximos meses.

Não sendo eu um expert ou tendo uma solução mágica para o problema do futebol português, posso dar a minha opinião sobre esses quatro excelentes pontos.

1º Direitos Televisivos - para mim um dos temas mais importantes e que foi matado à partida pelo Benfica quando negociou com a NOS o contrato que negociou. Provavelmente só o fez porque as negociações em cima da mesa nunca foram do agrado do Benfica. Se não houver uma centralização dos direitos televisivos vamos continuar a assistir a uma clivagem enorme entre pequenos e grandes. Totalmente a favor dessa centralização.

2º Calendário, como referi, acho que fará sentido sempre tentar não prejudicar quem joga na Europa. Acho que duma vez por todas temos de tornar a Liga independente. Aquilo que se verifica é que quem manda é a Sporttv. Este ano, assim como há um ou dois anos atrás, falou-se em novos horários para os jogos. Perto da hora de almoço, ou mesmo de manha. A verdade é que continuamos a assistir a horários absurdos, como jogos às 21h de uma segunda. ou 20h de um domingo. Espero para ver quando teremos TODOS os jogos entre as 11h e as 16h de sábado ou domingo. Somos um país com 9 jogos por jornada que chegámos a ter uma jornada a começar à quinta e acabar à terça. Um absurdo por completo. Tirando semanas que joguem na Europa acho que sábado e domingo deveriam ser os dias para se jogar. Não faz sentido um Tondelo - Moreirense às 21h de uma segunda feira. Ou um Braga - Maritimo à sexta às 19h.

3 - Isso não convém a alguém. O óbvio muitas vezes é complexo para muita gente.

4 - Acho que o futebol poderá mudar em breve e começar a contar por exemplo com 60 minutos de tempo de jogo útil. Era algo que eu aplaudia. Sei que essa decisão nunca poderá ser tomada exclusivamente por uma Liga. Estou como tu, acho que aqui só os árbitros poderão ajudar. Passem a dar 10-15 minutos de compensação. Talvez aí as coisas mudem.
Onze da Liga 2018-2019

É uma aberração, e um forte indicio que a Liga cede a pressões a norte aonde está sediada. Não lembra ao diabo ter dois defesas esquerdas no melhor onze. Apenas mostra o calibre das pessoas que estão na liga.

Jorge Mendes e os Críticos

Concordo contigo, até ver a parceria entre o Benfica e o Jorge Mendes, tem sido benéfica para os dois.
Acho excelente a colocação dos nossos jogadores excedentários ou para evoluírem na Championship é uma excelente montra.
Cuidado que o empresário do Saponjic, não é o Jorge Mendes mas sim o Miha Mlakar que é empresário do Oblak
E a ida dele para o Atlético de Madrid, foi uma exigência para o Oblak renovar.
Quanto aos críticos é o mais do mesmo.
Pelo que tenho lido, fico com o feeling que vamos fazer apenas, mais uma ou duas contratações e reduzir o plantel substancialmente para perto dos 23 jogadores mais jovens a rodar na equipa B.
Acho que no final da janela das transferências, a conversa dos críticos vai ser o contentor de jogadores vendidos, emprestados que enfraquecem o plantel do Benfica.
1 resposta · activo há 299 semanas
Acho que o problema foi a forma como se efectuou o sorteio. Se se vota apenas em DEFESAS... podia dar-se o caso de serem todos centrais?

Obrigado pela informação sobre o Oblak, na verdade aí nem tinha tanto a ver com o Jorge Mendes mas sim com o Atlético, que se fartaram de dizer que é sempre maus negócios para o Benfica.

Acho que o plantel terá mais que 23, mas posso estar enganado. A critica haverá sempre. Mas se for como aquela publicada hoje no NGB, estamos conversados sobre alternativa.
Futuros investimentos

Antes demais, acho que todos os Benfiquistas tem de estar conscientes que o dinheiro da Sad do Benfica só pode entrar no Benfica clube, através da repartição de lucros. Ou de um esquema financeiro em que por exemplo o Benfica Clube cobre mais pela utilização do estádio a Sad do Benfica de forma a transferir mais fundos para o Clube.
Por isso cuidado, investimentos que não fazem parte do negocio futebol, não podem ser feitos directamente pela Sad Benfica, como por exemplo o Centro de Alto Rendimento.
Exposto isto vou dividir os futuros investimentos em dois pontos:

Sad Benfica

Expansão do Seixal mais Colégio, Como disse o LVF na apresentação a comunicação social da ultima expansão, que cheguem rapidamente a bom porto as negociações plenos terrenos adjacentes ao Seixal, ou que se tome a decisão para avançar para expansão na quinta comprada.
Que toda a estrutura da equipa de futebol feminina passe para debaixo a alçada da Sad e passe também a treinar e a viver no Seixal nos mesmos moldes que a masculina.

Equacionar a compra de uma sad de futebol como fez o City e o Red Bull Leipzig, para colocar a rodar as nossas promessas e aumentar a base de recrutamento.
É o conceito Powered by Benfica.

Criar uma empresa que abra escolas de formação de jogadores em parceria com clubes/federações ou faça consultoria e forneça staff. Algo semelhante ao que faz a empresa Double Pass. https://www.doublepass.com/

Fazer finalmente a casa do jogador

Benfica Clube

Centro de alto Rendimento
Radio Benfica
Negociar com a NOS a passagem de alguns programas para sinal aberto ou disponibilizar esses conteudos no site do Benfica. Para melhor informar os adeptos e sócios.
Acelerar o conceito casas do Benfica 2.0
1 resposta · activo há 299 semanas
Conheço essas limitações no que a passagem de dinheiro diz respeito. Aliás, já referi aqui algumas vezes que nunca poderemos andar a investir dinheiro do futebol nas modalidades. Não separei as águas na publicação, agradeço esse reparo.

Quanto ao sumo do comentário, concordo em tudo. O Benfica tem a obrigação de ser o estandarte da igualdade de géneros. Equipa feminina tem de jogar e treinar nas mesmas condições que a equipa B do Benfica. Não fará sentido meter as meninas a jogar no Estádio da Luz a não ser num ou noutro jogo, mas pelo menos como a equipa B terá de ser feito.

A compra de uma SAD poderia explicar o porquê do Benfica ter insistido no pagamento a pronto do João Félix... veremos se há novidades dessa ordem.

Acho que a Casa do Jogador, poderia ser mais Casa do Atleta e ser no âmbito do Clube.

Centro de Alto Rendimento quero muito que seja uma realidade.

E quanto à questão da NOS passar problemas em sinal aberto, algo que vejo muitas vezes ser falado... Eu não sei até que ponto isso pode ser feito. Isto porque programas PPV são muito comuns mas que por aqui nem por isso. Não sei se existe alguma limitação tecnológica ou fisica que impeça por exemplo a BTV vender um jogo apenas por 5€. Por exemplo. E a pessoa ver apenas esse jogo em vez de pagar 10€ por mês. Não vejo isso ser feito para nada em Portugal e portanto não sei se será possível fazer o inverso.
Contas e Passivo

Recomendo aos mais interessados nas finanças do Benfica que sigam no forum serbenfiquista, no tópico as finanças do Benfica, principalmente os comentários dos users Critix e Malu, são extremamente elucidativos.

O relatório de Contas referente a época 2018/2019 por lei tem de ser apresentado durante o mês de Setembro.

Quanto a redução do passivo recordo, que o Benfica está fazer é usar 50% do contrato da NOS 20M, para abater anualmente ao passivo pelo menos até 2025/2026.
O que o Benfica pode vir equacionar fazer, com a liquidez que tem neste momento é não renovar a emissão obrigações, que vence em Abril de 2020 cerca de 50M e assim reduzir a nossa dívida financeira para perto dos 100M no final do exercício de 2019/20.
Eu suponho que o objectivo do Benfica é o mais rapidamente chegar a um passivo a rondar os 200/250 M que é aceitável em termos de gestão de uma grande empresa como Benfica face ao volume da nossa facturação anual.
E aumentar progressivamente e de forma sustentada, o orçamento para salários da equipa de futebol.
De forma a poder resistir a vender os nossos melhores jogadores todos os anos.

Eusébio Cup

A explicação meu caro Rui Dias é dinheiro, desde que vamos a International Champions cup que não fazemos a Eusébio Cup, além do cache que o Benfica encaixa
Ganhamos prestigio por estar entre as melhores equipas europeias que vão a este torneio.
O Benfica devia equacionar pelo menos de dois em dois anos fazer a Eusébio Cup e atrair com dinheiro equipas de topo. E honrar desta forma o nosso grande Eusébio.
1 resposta · activo há 299 semanas
Durante o mês de Setembro ou até ao final de Setembro? Obrigado!

Não sei se são bem esses números. Não sendo nem de perto nem de longe expert na matéria o que me parece que aconteceu foi que o Benfica antecipou 100M€ das receitas televisivas para pagar dívida bancária. Algo aliás que LFV sempre disse que ia fazer. Usar o dinheiro do contrato da NOS para abater dívida. O que aconteceu no imediato é que troca-se um tipo de passivo por outro. Visto que o Benfica paga à banca mas fica a dever esse dinheiro a uma entidade financeira que lhe fez a operação de factoring. O Benfica pagou a divida bancária e agora o dinheiro que viria da NOS vai directamente para a entidade financeira que facilitou os 100M€. Os juros que se pagam à entidade de factoring é certamente menos do que os juros que se pagaria à banca pelo mesmo dinheiro e portanto é sempre uma operação com lucro para o clube. Mas se na altura se troca passivo por passivo. Todos os anos o passivo deverá baixar na mesma ordem de valor que o Benfica recebe da NOS, isto se for todo o valor da NOS para a entidade financeira de factoring. Que acredita não ser.

Já não me lembro se foi dito quanto das receitas anualmente iriam para o factoring.

Este ano muito provavelmente iremos apresentar Capitais Próprios superiores ao Capital Social da SAD. O que me parece uma noticia absolutamente notável e uma prova de competência na gestão da mesma. Estou com alguma curiosidade para ver os valores do passivo, porque acredito sinceramente que poderão num curto espaço de tempo baixar dessa fasquia dos 200M€. Para uma SAD com activos superiores a 450M€ é algo mais uma vez prova da capacidade de gestão da SAD.

Percebo isso tudo sobre a Eusébio Cup. Acredito sempre que será possível arranjar calendário. Este ano temos o Anderlecht. Porque não é para a Eusébio Cup?
Rui Dias,

Espero que vocês façam um post sobre a Reunião que o LVF, teve ontem com 18 sócios que participaram na ultima AG.

Deixo aqui alguma informação que pode ser útil a esse post.
https://twitter.com/CurtaVermelha/status/11478196...
https://www.benficaindependente.com/post/a-reuni%...
https://pdfhost.io/v/7PDhaamC6_record_8_julhopdf....
2 respostas · activo há 299 semanas
Infelizmente temos informação muito limitada sobre o que foi dito. 6 horas de reunião sobre o Benfica... E temos pouco mais do que especulação e 2 ou 3 páginas de jornal para comentar...

Seja como for, uma iniciativa a meu ver tremendamente louvável por parte da equipa de LFV. Para mim, mais uma vez motivo de orgulho de ser benfiquista.
Na generalidade concordo com a tua visão.

A Eusébio cup merece algo mais digno do que um simples jogo.
O facto do Benfica participar nos últimos anos na International Champions Cup, tem atrasado e adiado o jogo e algumas ideias que poderiam evoluir.

Digno era o Benfica organizar anualmente um torneio de pré época, com um mínimo de 4 equipas de topo (incluindo o Benfica obviamente)

Outro caminho (como dizes) seria a Eusébio cup coincidir com a nossa apresentação aos sócios, mas acho que o troféu e o Eusébio merecia mais jogos.
1 resposta · activo há 299 semanas
Não acredito que consigam esse tipo de torneio. Até porque a verdade é que muitas das equipas de topo têm a agenda preenchida nessa altura.
Pelos meus cálculos o passivo financeiro da Benfica SAD deve estar nos 145M€ no fecho de exercício ao 30/06/2019.
Quanto aos resultados é mais difícil fazer uma estimativa.
Relativamente ao primeiro semestre, os custos salariais aumentaram via os prêmios e as renovações, os rendimentos da Champions devem ter diminuídos, mas o Matchday (bilheteira) e o merchandising devem ter aumentado, logo acredito que tentamos mantido os resultados operacionais positivos do primeiro semestre.
E as transferências do Jovic e do Jimenez deverão contribuir para um resultado líquido do exercício extremamente positivo e quase suficiente para anular definitivamente os resultados acumulados negativos.
Com a venda do passe do JF encaixamos de imediato 30M€, que líquidos das comissões serão 18M€.
Com essa tesouraria podemos contratar e/ou fazer uma parte dos investimentos aqui referidos.
E os restantes 90M€ deverão ser parcialmente utilizados em 04/2020 para reembolsar o empréstimo obrigacionista de 48M€. E o restante os gestores da Benfica SAD têm mostrado qualidades suficientes para que nós possamos ter confiança nas suas decisões.
E desse modo o passivo financeiro da Benfica SAD será no final do exercício de 2019/2020, inferior a 100M€ (que percurso!).
Quanto ao restante passivo destaque para o adiantamento do contrato NOS que no fecho fo exercício 2018/2019 deve estar por volta dos 79M€, e que em cada exercício deverá diminuir de 17,5M€ até 2023 e 8,75M€ em 2024. Estes montantes não entrarão na tesouraria da Benfica SAD, mas serão compensadas pelos cash flows (lucros + amortizações), as vendas de passes de jogadores e eventualmente novos patrocínios e parcerias.
Não será utopia dizer que o passivo financeiro da Benfica SAD poderá ser no dia 30/06/2022 = 0,00€.
Não deverá ser a obsessão, mas consegui-lo a continuar a investir e a ter equipas competitivas seria extraordinário.
Mas o mais importante é continuar a crescer de forma sustentada, ou seja, conseguir ter receitas operacionais (sem passes de jogadores) suficientes para contrabalançarem o investimento nas infraestruturas, e na equipa via salários capazes de reter não definitivamente (não se façam ilusões) mas o máximo de tempo possível os jogadores chave.
E quem diria que 20 anos depois o Benfica estaria nesta situação?
Alguém se lembra?
Eu lembro-me bem!
Um abraço de um benfiquista longe de Portugal, mas perto do Benfica.
1 resposta · activo há 299 semanas
Obrigado por todos os esclarecimentos. É sempre com muito interesse que leio comentários assim.

A transferência do Talisca foi no primeiro semestre certo?

O encaixe do João Félix não é 108M€? Isto porque mesmo podendo eventualmente aparecer no passivo do clube, essa contabilidade dos 108M€ deveria surgir não? Isto sendo certo que só aparece no próximo ano.

A principal dúvida prende-se pela emissão ou não de mais algum empréstimo obrigacionista para cobrir o que termina em 2020. O facto do passivo começar agora a diminuir com o adiantamento do contrato da NOS é uma tremenda noticia, que aliás já tinha mencionado.
Não acredito num passivo ZERO. Mas acredito que teremos tendência para o manter sempre abaixo dos 100M€, o que para um clube com quase 500M€ de activo é fantástico.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi