No texto sobre as vendas recorde de Red Pass, foi lançado o debate sobre a lotação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica... O porquê de não ter sido construído com outra capacidade e a sua ampliação.
As vendas dos Red Pass também despoletaram este debate saudável noutros fóruns... no Twitter... este tema foi alvo de debate.
A decisão de construção do novo Estádio da Luz foi aprovada na Assembleia Geral de 28 de Setembro de 2001 e esteve relacionada com a realização do Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004) em Portugal.
A opção pela demolição do antigo estádio foi uma decisão que dividiu benfiquistas... mas o texto não será sobre essa decisão.
Simão Sabrosa marcou o último golo do antigo Estádio da Luz, contra o Santa Clara, em 2003.
O novo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003, actualmente com capacidade para 64 642 espectadores.
Nos últimos 30 e alguns anos, a evolução das lotações do Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi a seguinte:
(Dados do site: http://www.european-football-statistics.co.uk/attn.htm, Tabela abaixo)
Entre 1984-85 e 2002-2003, o Benfica foi o clube com maior média de lotação em 9 épocas, o porto em 9 épocas e o sporting em apenas 1 época!
Actualmente o Benfica é o líder em assistência média à 10 (!!!) épocas consecutivas!
Segundo foi escrito nos comentários, LFV já tinha dito que a ampliação seria uma opção para o futuro...
Existindo uma solução intermédia já em uso em estádios recentes... um "peão" moderno.
Da minha parte, com os dados existentes á data julgo que a decisão foi correta e com a evolução visível no gráfico acima, sou favorável a essa ampliação...
E vocês... acham que a lotação do Estádio foi a adequada? É uma reminiscência do vietnam ou mante-lo seria um legado negativo da situação em que o Benfica se encontrava (financeira e desportivamente)? Concordam com uma ampliação? Uma solução intermédia ou obras profundas?
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Edu68 · há 298 semanas
No entanto, considero que a nossa nova Catedral tem uma beleza impar e com a capacidade adaptada á realidade futebolistica (ver, sócioeconômica) Portuguesa do século XXI.
Se bem que, segundo o gráfico, a tendência de assistências tem vindo a ser a de um aumento gradual, também temos que admitir que nunca foi ultrapassada a média dos 56.000 espectadores;
Na minha opinião, deveriamos considerar a possibilidade de uma ampliação do estádio, SE esta tendência do aumento do número médio de espectadores continuar a subir.
Claro que isto acontecerá se tivermos "motivos" para ir ao Estádio; ou seja, se a nossa equipa tiver bons jogadores, jogar bom futebol e se tiver bons resultados, são motivações suficientes para acompanharmos "de perto" a equipa até porque, no final das contas, o estádio só enche se o "povo" tiver algo que os chame; e esse "algo", é sem dúvida, as exibições e os resultados!
Tem a palavra a Direção.
Rui Dias 101p · há 298 semanas
Tinha a noção que os anos 90 tinham sido complicados de um ponto de vista de envolvimento dos adeptos, mas verificar a época de 1996-1997 com menos de 9 mil adeptos no estádio. É assombroso. Seria também interessante ver a diferença das ultimas épocas para os outros 2 grandes. E verificar como tem evoluído essa diferença ao longo dos anos. Isto mesmo quando houve anos que a lotação de alguns foi muito empolada (Sporting de Bruno de Carvalho).
Quanto às questões de fundo:
- Foi essencial a construção de um novo Estádio. Nunca se conseguirá trazer modernidade na remodelação de uma obra com mais de 50 anos. Nunca iríamos ter um Estádio digno do Benfica se tivéssemos remodelado o anterior. Sempre a favor da modernização. Tivemos bem na decisão de construção de um novo Estádio de raíz.
- Quanto à decisão de aumentar. Sempre ambíguo. Se olhássemos apenas para os números diria que não. Temos 53 mil adeptos em média no Estádio. Logo em média não temos problemas de lotação. No entanto sabemos que nos jogos grandes faltam lugares. E também nos jogos de decisão. E a verdade é que muitas vezes esgotam os bilhetes e depois não vemos o Estádio cheio. Não seria contra um aumento da lotação do Estádio. Não sendo uma prioridade.
Filipe · há 298 semanas
Gus · há 298 semanas
Gostava que o novo estádio tivesse mais capacidade, mas compreendo que talvez o aumento dos custos de manutenção não justifique o incremento. Afinal, não existem muitos jogos que chamem assim tanto público.
Aliás, valia a pena ter a antiga Luz porque o público fazia tremer o adversário. No estádio actual o ambiente é, por norma, muito fraco.
TSR · há 298 semanas
TR
Dr. Ghozé Pablito · há 298 semanas
E aqui me confesso, do ponto de vista da apreciação estrita do jogo, nada melhor do que vê-lo num grande ecrã de televisão.
Fui a favor da construção do atual estádio que se perdeu em imponência e grandiosidade para o antigo, ganhou em conforto, segurança e acessibilidade. No famoso antigo terceiro anel, quem ficasse nos lugares mais cimeiros parecia que estava a ver o jogo num ecrã de telemóvel, tal a distância para o relvado...
Penso que o aumento da lotação se pode fazer com esses lugares em pé, pelo menos na zona das «claques», já que esse pessoal raramente se senta :-)
G G 84p · há 298 semanas
Se os nossos adversários tivessem seguido esse passo e nós mantivéssemos o antigo, poderia significar incutir danos próximos do irreparável na evolução do Benfica enquanto clube na própria competição interna. Felizmente esse passo foi dado!
A ampliação da catedral penso que nunca terá a mesma divisão interna como aquela que vimos quando se discutia entre destruir ou não o antigo estádio. Aqui será uma questão de estudo profundo de todos os benefícios que advém de mais X lugares vs o que custará ao clube, tempo de construção, impacto, licenças etc etc...
Edu68 · há 298 semanas
Hoje em dia, com tanta TV, tanta violência que até já passou da verbal, á fisica, com tanta falcatrua cada vez mais descarada no nosso futebol, tenho algumas dúvidas que voltaríamos a ter uma casa assim!
Acho, sim, que o Estádio atual, devería sofrer algumas remodelações e atualizações, equiparando-se ao que de mais moderno e tecnológico existe; Exemplos da cobertura, diversos paineis, sistema sonoro e luzes, mais conforto para os espectadores, mais espaços de lazer e comércio, enfim...
Sjwaria Law · há 298 semanas
O grande sucesso desta direcção, na minha opinião, deve-se ao crescimento sustentado de baixo risco, demorou, demorou bastante, muito mais do que gostaríamos, mas o Benfica é hoje em dia um clube respeitado por quem interessa com bases sólidas.
Dr. Ghozé Pablito · há 298 semanas
Manuel Ferreira · há 298 semanas
Antonio Martins · há 298 semanas
Antonio Martins · há 298 semanas
Um abraco
Antonio Martins
Bicadas · há 298 semanas