Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Benfica europeu - Análise Histórica

Palmarés Europeu

2 títulos de Campeão Europeu, 1960–61 e 1961–62.

Imagem retirada do blog: em-defesa-do-benfica.blogspot.com


Melhor prestação UEFA / LE - Final, 1982-83 / Final, 2012-13 e 2012-13.
Melhor prestação TT  - Meia final, 1980-81.

Como resumo de prestações de destaque temos:
TCCE / LC - 2 títulos de campeão, 5x finalista derrotado, 1x meia final. 0 na fase LC, sendo que o melhor neste formato são os 4ºs de final.
UEFA / LE - 3x finalista derrotado, 1x meia final. 1 finalista na fase UEFA.
TT - 2x meia final.

Nota: em 1991-92 jogou-se uma fase de grupos de acesso à final, assim poderia ser entendido como uma meia final ou 4ºs de final, como o Benfica ficou em 3º do seu grupo, considerei como sendo 4ºs de final.

Analise Temporal
Década de 60 - TCCE - 2 títulos de campeão, 3 finalista derrotado.
Década de 70 - TCCE - 1 meia final.
Década de 80 - TCCE - 1 finalista derrotado. UEFA - 1 finalista derrotado. TT - 1 meia final.
Década de 90 - TCCE - 1 finalista derrotado. TT - 1 meia final.
Década de 00 - Nada a registar.
Década de 10 - UEFA - 2 finalista derrotado, 1 meia final.

Analisando por décadas... temos a GLORIOSA década de 60 como a era que tornou o Benfica num dos clubes de Séc. XX para a FIFA. Estando as décadas de 80, 90 e 10 num segundo patamar de excelência!
A pior década do Benfica a nível europeu foi a 1ª do Séc. XXI! Onde logo no inicio da década estivemos 2 épocas sem participar em competições europeias… facto inédito à data na História do Benfica.
Tempo entre finais: 14 épocas entre 1967-68 (TCCE) e 1982-83 (UEFA); 22 épocas entre 1989-90 (TCCE) e 2012-2013 (LE). 13 pré-LFV e 9 pós-LFV.
Tempo entre meias finais: 8 épocas entre 1971-72 (TCCE) e 1980-81 (TT); 16 épocas entre 1993-94 (TT) e 2010-2011 (LE). 9 pré-LFV e 7 pós-LFV.
Neste momento estamos à 5 épocas sem ir a uma meia final ou final europeia!

Quanto ao que gera sempre bastantes debates e discussões nestes posts sobre a hegemonia do Benfica… o pré e o pós LFV.

Pré-LFV - TCCE - 1 finalista derrotado. TT - 1 meia final. 2 épocas sem participar.
Pós-LFV - UEFA - 2 finalista derrotado, 1 meia final.
 
Road to the final

TCCE
1960–61
Hearts; Újpest FC; AGF Aarhus; Rapid Wien; Barcelona
1961–62
Austria Wien; FC Nürnberg; Tottenham; Real Madrid
1962–63
IFK Norrköping; FK Dukla Dejvice; SC Feijenoord; Milan
1964–65
Aris Bonnevoie; Chaux-de-Fonds; Real Madrid; Gyori ETO; Internazionale
1967–68
Glentoran; Saint-Étienne; Vasas SC; Juventus; Manchester United
1987–88
Partizani Tirana; AGF Aarhus; Anderlecht; Steaua Bucuresti; PSV
1989–90
Derry City; Budapest Honvéd; Dnipro; Marseille; Milan

Todas estas finais foram atingidas no formato original... com 5 eliminatórias… 1ª e 2ª eliminatórias, 4ºs, meias finais e final.

UEFA
1982-83
Real Betis; Lokeren; FC Zürich; Roma; Universitatea Craiova; Anderlecht

A final desta competição foi atingida no formato de 6 eliminatórias… 1ª, 2ª e 3ª eliminatórias, 4ºs, meias finais e final.

LE
2012-13
Bayer Leverkusen; Bordeaux; Newcastle; Fenerbahçe; Chelsea
2013-14
PAOK; Tottenham; AZ Alkmaar; Juventus; Sevilla

As finais desta competição foram atingidas no formato atual após repescagem da LC e com 5 eliminatórias… 16avos e 8avos, 4ºs, meias finais e final.

Como se percebe dos percursos até à final… pelo formato menos aleatório é incomparavelmente mais difícil chegar a fase adiantadas das competições atualmente do que antes da alteração!
Ex. UEFA 1982-83 vs LE 2012-13 ou 2013-14.

A LC com 0 pontos não foi digna da história do Benfica? NÃO! E o que seria dito atualmente se em 4 anos o Benfica fosse eliminado 2 vezes logo na 1ª e 2ª eliminatórias? Pois foi o que aconteceu ao Benfica vice campeão europeu de 88 e 90... Em maio faziam História e em outubro já não eram dignos da História que fizeram? (A malta que acusa outros de achar que o Benfica nasceu em 2003 não tem menos memória do antes do que aqueles que são acusados!)

O que seria dito de um grupo de LC que tivesse o campeão de: Escócia, Hungria, Dinamarca e Áustria? Eu respondo… que é grupo de LE!!! Foi o trajeto até à final que deu o 1º titulo europeu!
Claro que me podem dizer "ah e tal, mas o futebol Húngaro, Austríaco, Belga, Holandês, etc... na altura era muito mais forte do que agora"... Claro! Só reforça o ponto que cada vez mais o talento está concentrado nas grandes equipas… tornando mais difícil chegar a fases onde só essas equipas têm acesso… E onde andam os representantes atuais desses "futebóis"? Se o trabalho que o Benfica faz é assim tão fácil… porque é que os representantes desse futebol também não o fazem?

Se ao fator regulamento da prova acrescentarmos a Lei Bosman (1996-97) ou a globalização que trouxe diferenças brutais de receitas entre equipas das ligas top 5 e as outras… diferenças relacionadas com o campeonato em que estas participam e não relacionadas com o registo histórico, desportivo ou de adeptos… Temos aqui a explicação do porquê eu achar demagógico vender sonhos europeus! Venha a promessa de onde vier!

Desta análise conclui-se que estamos numa retoma do Benfica europeu, apesar de uns últimos anos de retrocesso, depois da fase mais negra de participações europeias… num momento em que o formato das competições dificulta bastante mais a chegada ao sucesso. 
A época passada
21 participações… 4 participações melhores! Será que foi assim tão má?
Claro que aqui temos de ser coerentes… se dizemos que a LC está mais forte porque há mais equipas de topo a participar… consequentemente a LE estará mais fraca pois diversas equipas que anteriormente participavam nesta competição, participam agora na LC (embora se possa argumentar que os 3ºs de cada grupo são repescados!)

Expectativas para esta época?
As minhas são passar de grupo na LC e chegar no mínimo aos 8avos de final… para isso e para o que poderemos fazer após isso termos de contar com alguma sorte no sorteio para o nosso lado…

Abaixo deixo a tabela que serviu de base a este texto.
 

Décadas UEFA
TCCE / LC T UEFA / LE TT
Pré 25 Abril 1974 50 1957–58 1ª E
1958–59
60 1959–60
1960–61 Campeão
1961–62 Campeão
1962–63 Final
1963–64 2ª E
1964–65 Final
1965–66 Qf
1966–67 3ª E
1967–68 Final
1968–69 Qf
70 1969–70 2ª E
1970–71 2ª E
1971–72 Meia-final
1972–73 2ª E
1973–74 2ª E
1974–75 Qf
1975–76 Qf
1976–77 1ª E
1977–78 Qf
1978–79 2ª E
80 1979–80 1ª E
1980–81 Meia-final
1981–82 2ª E
1982–83 Final
1983–84 Qf
1984–85 2ª E
1985–86 Qf
1986–87 2ª E
16 anos Pré Luis Filipe Vieira 1987–88 Final
1988–89 2ª E
90 1989–90 Final
1990–91 1ª E
1991–92 Grupos (Qf / Meia-final)
1992–93 Qf
1993–94 Meia-final
1994–95 Qf
1995–96 3ª E
1996–97 Qf
1997–98 1ª E
1998–99 Grupos
2000 1999–00 3ª E
2000–01 3ª E
2001–02
2002–03
Luis Filipe Vieira 2003–04 PE 4ª E
2004–05 PE 16avos
2005–06 Qf
2006–07 Grupos Qf
2007–08 Grupos 8avos
2008–09 Grupos
10 2009–10 Qf
2010–11 Grupos Meia-final
2011–12 Grupos
2012–13 Grupos Final
2013–14 Grupos Final
2014–15 Grupos
2015–16 Qf
2016–17 8avos
2017–18 Grupos
2018–19 Grupos Qf
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (32)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Em relação à Taça das Taças, em 1993/1994 fomos até às meias-finais. Perdemos com o Parma.
3 respostas · activo há 298 semanas
Nuno,

Excelente post, estou como tu passar a fase de grupos. e depois ter alguma sorte no sorteio.
A prestação na CL, a partir dos oitavos, depende da nossa classificação no campeonato nacional.
Se estivermos em primeiro lugar com alguma vantagem pontual, podemos jogar com a equipa mais forte na CL, e rodar na campeonato.
Acho que é possível na era Bruno Lage, fazer boas campanhas na CL com a mescla de jovens da formação.
Estamos bem financeiramente, e podemos resistir a vender mais que um jovem por ano.
Se o Benfica continuar a lançar, à média pelo menos dois jovens por ano, e a contratar pontualmente bem.
Julgo que dentro de dois a três anos, podemos sonhar em chegar mais longe na CL.
3 respostas · activo há 298 semanas
Boa publicação!

Como tu sabes a minha opinião é muito semelhante à tua. Ou seja, acho que muita gente não tem noção do quão mais difícil é estar na Liga dos Campeões este ano do que há 30. Acho que quem quer opinar sobre sonhos europeus deveria verificar as regras que haviam pré Liga dos Campeões e mesmo a mudança de regras ao longo dos anos da Liga dos Campeões. Vejam quantas equipas de países de topo estavam na Liga dos Campeões em 2003-2004 e quantos estão agora. Esse foi o ano do último campeão que não desses países, o FC Porto. Vejam as equipas que o Porto apanhou.

Só discordo de uma coisa. Por a LC estar mais forte não significa que a LE esteja mais fraca. Vejam a final do ano passado. Vejam os últimos vencedores. Nos últimos 10 anos só um não foi inglês ou espanhol. Curiosamente o FC Porto, num ano em que 3 equipas portuguesas chegaram às meias finais. A LE tem sempre algumas excelentes equipas. Não é assim tão fácil vencer.

Por fim, este ano.... será ainda mais difícil. Se o Porto se qualificar ficaremos no Pote 3. A constituição dos potes está cada vez mais enviesada para beneficiar o Big-5. Vejam que grupos nos podem calhar. Teremos muita dificuldade de chegar aos 8avos. Espero que tenhamos sorte. Quem sabe.
2 respostas · activo há 298 semanas
O Benfica deve olhar para a Champions como a competição onde deve e quer estar a competir regularmente.

Agora, todos sabemos que o mundo do futebol mudou drasticamente com investidores externos e com os revolução nos direitos de tv. Os campeonatos com mais visibilidade ficaram ainda mais poderosos, já o nosso, mantêm-se no sétimo lugar atrás da Rússia e à frente da Bélgica.

O último ganhador da Champions fora do Top 4 do ranking de países da UEFA foi o Porto em 2003/04, antes disso, já recuamos para a década de 90´s... 1994/95 o Ajax e o Estrela Vermelha em 1990/91... Ou seja, em quase 20 anos só temos três clubes vencedores da Champions fora do top 4 do ranking. (Top 4, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália)

A tendência é para agravar este estado de coisas, e será cada vez mais difícil aparecer um Estrela Vermelha da vida a ganhar uma Champions. Nós Benfica nunca devemos deixar de ver a Champions com o objectivo de ir o mais longe possível e ganhar se os astros se alinharem nesse sentido.
Para isso, é obrigatório um sorteio à Porto, assim como um plantel competitivo.
9 respostas · activo há 298 semanas
O problema do nosso clube não tem a ver com antes ou depois de LFV.

A verdade, é que, como a Juventus, nos falta sempre qualquer "pintelho" para ganhar mais um titulo internacional..

Ou foi porque o Costa Pereira deu um frango, ou porque jogamos finais nos campos dos adversários, ou porque "levámos" com o imbatível Santos do Pelé 2 vezes, ou o Eusébio falhou um golo cantado aos 90 minutos em Manchester, ou o Diamantino falhou um golo à Brian Ruiz, ou porque as botas eram novas e estavam sempre a saltar, ou porque foi o minuto 92, ou o GR adiantava-se sempre nos penaltys e o arbitro perdoou 2 penaltys à outra equipa, ou então é porque as nossa finais foram sempre com grandes equipas, etc, etc, etc....

Não sei o que nos tem faltado,pode ter sido muitas coisa, mas não foram oportunidades.

O nosso clube, esteve em 11 (ONZE) finais, e apenas ganhou 2!!!!!!!, menos de 20%!!!, e Vieira também teve a sua dose, 2 finais e mais duas derrotas para o nosso clube.

Se não é Vudu, não sei o que é, mas que causa desânimo, isso causa.

O futuro ninguém o sabe, mas no desporto, com competência, tudo é possivel.

Viva o Benfica!
2 respostas · activo há 298 semanas
Nuno,
Não há percursos fáceis no futebol, nem no desporto, tudo é relativo e enquadrado na sua época.

Mal seria, se eu, como benfiquista, não acreditasse em ganhar a LC.

Que outros acreditem, e façam por isso, o dinheiro não é tudo na vida, senão o nosso clube não teria 2 Taças dos Campeões.

Como diria o Rui Vitória, se fosse fácil não era para nós!

Viva o Benfica!
1 resposta · activo há 298 semanas
comparar o ano em que fizemos zero pontos na liga dos campeões , com a eliminação em 1990 na primeira eliminatória da taça uefa só pode ser por ignorância.

para começar porque naquela altura não existiam cabeças de serie e portanto tanto se poderia apanhar uma equipa da irlanda do norte como do melhor campeonato da altura na primeira eliminatória.

depois foi o que aconteceu apanhaste uma equipa do melhor campeonato à altura, e foste eliminado por uma equipa italiana como tinhas sido no ano anterior e dois anos seguidos em 93 e 94.
a diferença é que a primeira foi na final, a segunda na 1ª elimnatoria, a terceira nos quartos e a quarta na meia final.
e nenhuma das outras se pode designar como más participações.

em 88 tens razão, até porque a equipa não era muito forte.
2 respostas · activo há 298 semanas
Não esquecer que na Europa sofremos do mesmo que as equipas mais modestas sofrem em Portugal: as arbitragens «inconscientemente» beneficiarão sempre as equipas de mais renome. Tivéssemos tido arbitragens isentas quando jogámos contra o Bayern e em vez dos quartos tínhamos chegado às meias finais. Com Rui Vitória, que muitos abominam pelos zero pontos esquecendo feitos anteriores.
2 respostas · activo há 298 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi