Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Gestão de ativos 1.01 - PhD Luís Filipe Vieira

Curso em 2 lições.


Para a lição inicial está inscrito o aluno Fgedegico Vagandas, aka Fivelas!

Sumário: Vender quando o jogador está valorizado.


Segundo a CS, Bruno Fernandes está próximo de todas as equipas que a CS se lembra... No entanto a famosa proposta não chega ao destino (pelo menos para já).
Já ouvimos o Fivelas a dizer que por menos de "um monte" de milhões não vende!
Eu... acho que vai acabar por ficar ou ser vendido por menos que os 70M.


A lógica lagarta é que precisam do BF para chegar aos lugares que dão acesso aos prémios financeiros... E que o Sporting tem de vender jogadores não nucleares (como se algum clube lhes desse 2€ por alguém... Que falta da noção).
Ora alguém imagina o Bruno Fernandes a valorizar-se? Ou o Sporting a fazer melhor que ficar em terceiro e a jogar liga europa?

Podemos dizer que este caso é o "exemplo" do que é falhar o momento ideal para vender... mas no Sporting o que não falta são exemplos desses!

Este, para mim, é o "erro" estrutural do Sporting ao longo dos anos (inversão da causa e do efeito)... Não vende os seus bons jogadores quando estes estão valorizados... Uma acumulação de conjunturas em que fica com os jogadores porque quer receber ainda mais dinheiro ou acha que é aquele jogador que vai fazer o clube ser campeão... O que realmente acontece é que não são campeões, os jogadores valorizados não valorizam mais e com o tempo desvalorizam porque não voltam a repetir os bons desempenhos... as contratações estão tapadas pelos titulares e ficam como suplentes, os suplentes continuam suplentes e desvalorizam e saem, vêm mais 10 a preço baixo porque não tens dinheiro porque não vendeste... puff passou o timming de venda!

La Palisse, que morreu em 1525, disse: "O futebol é o momento e o jogador vale o que pagam por ele". 
LFV aprendeu isso com o Nélson Oliveira... 
Ia ser o mais maior grande jogador... E afinal... Está no AEK! 
Ia ser a mais maior grande venda... E acabou de empréstimo em empréstimo. Foi a aprendizagem mais importante que teve... Jogador valorizado é para sair e fazer dinheiro! Ao sair abre espaço para quem está á espera de ser opção... Uns abrem caminho para outros... E entra dinheiro que serve para aumentar outros e elevar gradualmente o nível global do plantel, em ordenados e investimento. 
Modo geral: Não há insubstituíveis... E não há não "vendiveis".

O Benfica tem tido lucro em cima de lucro... E vai subindo gradualmente o nível... Até os anti-lfv já usam como arma de arremesso o nível demasiado alto que o Benfica atingiu para o campeonato português.


Um clube bem gerido aproveitava para criar um ciclo virtuoso... Vendia o BF por 60M... Contratava um médio ligeiramente inferior, uns extremos melhores e pagava dívidas... Vai fazendo mais vendas mesmo que não milionárias... ia subindo gradualmente o nível médio... ganhando independência financeira...

Relativamente aos exames, o aluno Fgedegico Vagandas... não está preocupado... Fácil, fácil!

- - -

Para a lição final está inscrito o cadáver do aluno Pinto da Costa, esta lição é por vídeo conferência para o cemitério onde está sepultado o "saudoso" Papa.

Sumário: Apostar nos jovens.

Como sabemos, independentemente da forma como foi, o porto foi o vencedor da Youth League em 2019...

Vamos fazer futurologia sobre os "bebés do Sonceição".


Fábio Silva
A minha previsão (porque ainda não temos um histórico para analisar) é que não vai ter muitos minutos com o Sonceição... Acompanhem-me em 3 cenários:
1) Os titulares vão ser os tratores! Certo?
2) Se a equipa do árbitro estiver empatada ou a perder e for preciso dar marradas na área para corresponder ao chutão lá para cima... Acham que não é Zé Luís a entrar?
3) Se a equipa do VAR estiver a ganhar... Acham que não é na mesma Zé Luís a entrar para justificar os telefonemas para o porto canal?
Daqui a 2 anos... 1o ano de senior é emprestado ao Portimonense... Daqui a 4  é mais um Paciência ou Rui Pedro!



Diogo Costa
Não foi titular da equipa de sub 19 da FPF porque o Sonseição precisa de levar 3 Gr para um jogo a 20km... Vítor Baía passou por algo semelhante mas para ser titular!
Ia ser emprestado... Mas como a única contratação do clube para a época de 17/18 só serve mesmo para pagar favores (como é que esta malta tem lata para falar de contratações do Benfica?!)... E é titular na pré-época.
E o clube o que faz? Vai buscar um Gr de 31 anos... Internacional 4 vezes por uma seleção que joga com Romero, Abondazieri, Armani... Desculpem lá, mas isto não são boas referências!


Diogos, Leite e Queirós... 
Jovens que podem e devem evoluir... Mas a questão é... Para 3o não servem?
Recordo que Leite começou a época passada a titular devido a lesão de Mbemba... Chegou Militão e passou para 3o... Em janeiro o porto fez a melhor contratação de todos os janeiros da história do futebol tuga segundo a CS: Pepe... E o Leite, que começou a época a titular acabou a época a jogar jogos de juniores! Grande evolução!


Baró
Titular na pré época a médio direito... A evolução natural será ir aquecer banco... Seja porque Marega chegou e Corona volta á posição original ou porque Otávio é mais nojento e provocador, sendo por isso mais há imagem de Sonceição ou (esta é mais opinião exclusivamente pessoal) porque o Uribe vai jogar nessa posição a fazer de 3o médio...


Com todos os defeitos que tinham Lotopegui e NES conseguiram dar tempo a Ruben Neves e André Silva.

Entretanto o Benfica, em vez de apostar em ganhar a Youth League... Apostou nos jogadores... Florentino Luís, João Félix, Gedson que tinham idade para disputar a YL foram fundamentais para o título de campeão... Jota e Svillar jogaram alguns minutos. Este ano já estão na linha de lançamento e afirmação... Jota, Nuno Tavares, Tomás Tavares... Tudo em posições que os adeptos "reclamavam" reforços!

Um clube bem gerido colocaria o Fábio Silva a jogar num nível mais elevado relativamente à idade, mas não tão elevado que fizesse com que não tivesse minutos... Colocaria Diogo Costa como titular sem mas... Colocaria os Diogos DC a alternar a titularidade na equipa B com o banco da A... Não contrataria um colombiano de 28 anos para tapar a afirmação do Baró.

Relativamente aos exames do aluno Pinto da Costa... Quem atura o Adrian Lopez a pedido do Lotopegui também atura o Zé Luís a pedido do Sonseição.

Epílogo... para os "exigentes".

Sumário: Não alterar o caminho que dá bons resultados.

O Benfica tem percorrido um caminho que trouxe o clube do ponto mais baixo da sua História ao estado atual... Em que fazer algo NUNCA antes conseguido é sabotagem (haverá maior elogio que esse?)...


Na encruzilhada, que caminho devemos seguir? O que nos trouxe até aqui ou o de investir em "jogadores de créditos firmados" de 28 anos, não vender ninguém para tentar atingir títulos para os quais há 5 equipas 5x mais caras, etc etc?


Já dizia o gato á Alice... para quem não sabe onde quer ir, não interessa o caminho que segue. E alguns, poucos, não sabem por onde vão... Só sabem que são contra... Mesmo que seja contra o caminho do sucesso!

E-goi