Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Derrota conjuntural. Vitória estrutural.

O Benfica perdeu com o porto... se ganhasse igualava mais um record com mais de 40 anos! (Sim... Gosto sempre de colocar os factos em contexto histórico!... A História do Benfica é o que é e não aquilo que alguns se querem lembrar)


Estrutural vs Conjutural

Na sequência li diversos tipos de comentários do género: "Só quem não passou parte da infância e toda a adolescência a ver o Porto ganhar e a controlar bastidores é que pode ficar indiferente perante tamanha incompetência da SAD." ou "Vivi parte da minha vida a ver vergonhas como as de ontem. É isso que me faz crescer como adepto e ser tão crítico." ou do "nosso" Gus "Nem na década de 90 fomos tão fracos contra eles." 

Ainda na semana passada diziam que nós, cada contribuidor do blog individualmente porque não existe um "nós", insistíamos muito em marcar a diferença entre um antes e um agora... mas pelos vistos continua a ser necessário.


O ponto de partida é o "ver o Porto ganhar e a controlar bastidores" "parte da minha vida a ver vergonhas"... e conseguem concluir que o estado actual, em que consideram o campeonato "mínimos olímpicos" é "incompetência da SAD"? Ora, estas criticas à derrota têm como fundamento um elogio que quem a faz não percebe e NUNCA consegue fazer... Benfica estar muito superior aos rivais é que torna "inaceitável" uma derrota. 

Daí que não seja algo conjuntural que me fará esquecer o estrutural. E o que é estrutural... É o Benfica ser o maior candidato e os rivais a rebentar. Os rivais estarem nas lonas é consequência da competência do Benfica... não causa.

Benfica já não é campeão do verão nem das contratações... como na década de 90... Em que "não éramos tão fracos como no sábado". 

Há ainda quem argumente que como os rivais estão de rastos financeiramente, deveríamos aproveitar para acabar de vez com eles... (Não me conseguem é explicar como é que o Benfica ser campeão com 102 pts impede que um dos rivais vá á LC! Nem como é que os rivais fazem consecutivos all-ins, falham mas continuam a jogar a não ser que o all-in não seja all-in) Mas a lógica que suporta este raciocínio é: 1) o clube A segue a politica x e tem sucesso desportivo e financeiro;  2) os clubes B e C seguem a politica y e não têm sucesso financeiro ambos, sendo que o que tinha sucesso desportivo o vai perdendo; Conclusão: O Clube A como tem sucesso e dinheiro deve abandonar a politica x que o trouxe até aqui e passar a utilizar a politica y para atingir um objectivo para o qual concorre com 10 clubes que utilizam essa politica com 5x mais dinheiro ! Faz sentido? Eu acho que não! (mais uma vez chamo a atenção... coerência.. se cá dentro somos mais fortes e temos mais dinheiro consequentemente somos favoritos, lá fora há equipas mais fortes e com mais dinheiro logo são favoritas... não exijo lá fora o que não perdoo cá dentro, nem perdoo cá dentro o que exijo lá fora)

Isto não é dizer que o Seixal tem solução para tudo... mas se há uns anos a minha opinião era 80/20 para contratações... actualmente estará em 60/40 para o Seixal e os 40 apenas após se verificar que não há opções no Seixal.

Estrutural vs Conjutural - Porto pequeno

Porto pequeno porque a pensar exclusivamente em função do Benfica, 1o anular o adversário depois perder tempo e no fim lá se vê no que deu! Esta conjuntural vitória do porto para mim é uma derrota estrutural pelo reconhecimento da superioridade do Benfica. Sonceição admitiu e BL até comentou que o porto fez bem isso e que o Benfica não o fará.
Isso é a definição de "banho táctico"... O treinador da equipa pequena não deixar o melhor jogar e engana-lo... 
O porto do AVB ou do VP vinha jogar assim á Luz? Não!

Neste momento... estamos em Agosto... empatados com 6 pts. 
Estávamos a espera de golear os jogos todos? Uma equipa mais fraca ganhar a uma melhor. Onde já se viu? Só neste fim de semana... Manchester Utd, Tottenham e Real...perderam e empataram em casa com equipas inferiores e com objectivos inferiores...
Exigência parva para a qual já tinha alertado. 

Estrutural vs Conjutural - Bruno Lage, Jogadores, Contratações

Antes do jogo... como mostrei num post anterior... O plantel suficientemente bom era para ganhar todos os jogos... até RGS fazia avisos de 5-0!
Depois do jogo... Os anti Benfica e os exigentes... Em hibernação desde Maio mas sedentos de sangue... já que o Neto não veio como eles adivinharam... Fizeram a festa. 

Lá voltaram os bodes expiatórios! Afinal a culpa é sempre dos que se espera algo... Pizzi e BL foram os alvos principais.
Pizzi não fez um bom jogo... muitas decisões precipitadas que originaram passes falhados e bolas divididas! Lá veio a tanga... é jogador de jogos pequenos... Mas se Pizzi não conseguiu era algum dos que nem em jogos pequenos consegue que ia conseguir? Por definição num jogo grande o adversário é melhor que nos outros jogos... logo é normal que não se consiga fazer quantitativa e qualitativamente o mesmo que com adversários inferiores... e também decorre que se com adversários mais fracos não se faz algo, não é com adversários melhores que se consegue! Há um tipo especial de jogador que não joga  bem contra o Tondela mas contra o Real Madrid parte aquilo tudo? lol. E se houvesse... era jogador para um jogo por época?
Entretanto vão meter a viola no saco mais uns tempos...

BL levou um banho táctico de SC... mas também já tinha sido enganado por Keiser... espero que conforme aprendeu com a derrota com o sporting, aprenda com esta derrota... e no dragão mostre que sabe ultrapassar os bloqueios que SC montou! 
E aqui é a minha maior critica ao jogo... SC bloqueou o jogo para as costas dos médios, quer em passes frontais, quer passes diagonais, quer em condução, com uma proximidade muito grande entre estes e os DC... e o Benfica, não um ou outro, não teve paciência para circular a bola à largura para abrir espaço dentro, quando tinha 6x4 em construção! A análise de BL também vai neste sentido... e não percebo como ainda logo no inicio não consegue alterar esse comportamento dos jogadores.

BL tem coisas a "aprender" (e ele saberá melhor que qualquer um na net)! 
Com o porto... é LUTA! Eles... em consubstanciação da sua inferioridade estrutural, sabem que o Benfica é melhor e resta-lhes correr, saltar, bater, festejar cortes, pressionar (é ver a flash do Zé Luís... a chorar porque pressionaram!). Não se pode facilitar e não haver estágio... é demasiada "normalidade". Não há cá arbitragem com critério inglês... critério inglês em Portugal é deixar bater para eles e marcar todos os toques para nós. Não deve haver tanta explicação concreta sobre o modelo da nossa equipa nem sobre a observação do adversário antes do jogo... depois leva bocas como as do SC a dizer que também sabe mas não vai ás conferencias para ensinar e, mais importante, com o Zé Luís a fazer as diagonais do Marega e o Marega a fazer os apoios do Zé Luís, no inicio do jogo!

Disto ou mais algumas criticas até "é igual a RV"... é estúpido! Cheguei a ler que BL quando esta a ganhar manda a equipa recuar? Dass... 103 golos e manda a equipa recuar? Que seria se não mandasse. Claro que esta malta não aparece aqui para ter contraditório... nem nome tem!

Para lembrar os que hoje criticam BL... Decidam-se e sejam coerentes... vocês são os que na 6a queriam a paternidade (link) e diziam que LFV teve a sorte de escolher BL porque foi 2a opção depois do Mourinho... Ou criticam porque era adjunto do Carvalhal e está ligado a LFV!

Sobre BL marquei a minha posição quando entrou: "A aposta num treinador da formação do Benfica parece-me acertada pois (modo geral) são treinadores que estão mais do que habituados a treinar em função das dificuldades que o Benfica encontra… equipas fechadas, a jogar para o pontinho… estão mais preparados e têm mais soluções de treino e de condução de jogo para desbloquear esse tipo de problemas do que um qualquer treinador de uma equipa de meio da tabela, por muito competente que esse treinador seja."... e os números falam por si (link).

Voltaram a chover elogios às contratações do Porto... ficou um cheiro a Janeiro de 2019 no ar... Fernando Andrade, o jogador que marcou a Benfica e Sporting... Zé Luís (que me tem surpreendido, confesso)!
Já o Benfica é o único clube que não contrata soluções para os problemas abertos pela saída de não contratações cuja saída abre problemas... aliás, desde o DD adaptado ao Vinicius são todos fracos... Mas, uns já agora e outros daqui a uns meses... ai do Vieira que os venda por menos da cláusula. O eterno ciclo... Sabotagem se não contrata / Negociata se contrata... Delapidação à venda. 

Comentários (72)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Já te tinha dito e volto a dizer. Parece que estás na minha mente. Consegues passar para palavras aquilo que penso. Grande texto. Para os benfiquistas lembro o seguinte, quando era o Benfica que mudava a maneira de jogar é porque tinha medo do Porto, agora que foi o Porto a fazer isso mesmo é o quê? A única crítica que posso fazer ao Lage foi não ter conseguido alterar o rumo ao intervalo. De resto não o consigo criticar mais, pois apesar do adversário, o Benfica mantém a sua identidade. Identidade que nos vai permitir ganhar mais jogos de que os outros. Ou acham que esta forma em que o Porto jogou vai ser possível de ser usada contra mais quem em Portugal? De resto viva o Benfica.
7 respostas · activo há 292 semanas
Como sabes, neste aspecto, tenho uma opinião bastante próxima da tua.

Fui dos poucos que durante a pré-temporada dizia que o Porto não tem pior equipa que o ano passado e que as contratações eram quase todas acertadas. Zé Luis, Luis Diaz, Uribe, Marchesin, Marcano, Nakajima... tudo jogadores de extrema qualidade e que na prática retiram qualquer falha que possa ter ficado com a saída de muitos jogadores. Acho que o Porto é como seria sempre um dos principais candidatos ao título.

Algo que não estava à espera era a aceitação por parte de SC e do Porto de que o Benfica é superior e jogar apenas e somente para anular o jogo do Benfica. Como dizes e bem nem o Porto de Vilas Boas, nem do Vitor Pereira nem mesmo do Lopetegui alguma vez jogou desta forma contra o Benfica. E isso... mostra bem como está este campeonato.
1 resposta · activo há 292 semanas
Boa tarde. Ainda estou em estado de choque e aziado até ao tutano! Perder, enfim, até sou capaz de aceitar uma vez ou outra; Mas da forma e contra quem foi, custou mais. Se, realmente, é verdade o que se lê nos jornais, o B. Lage é o maximo responsável por este "descer á terra" doloroso. Sem estágio, sem concentração, sem capacidade para contrariar este tipo de jogo do adversário; Ele não deixou de ser bom treinador mas, parece-me, que tanto quer pacificar o futebol Português que se esquece que os outros (porto e sporting) estão-se marimbando para isso; Pelo contrário, como sabemos! Lage tem dado aos treinadores adversários todos os utensilios de que necessitam para derrotar o Benfica, e SC parece que estudou bem as conferencias de imprensa de Lage.
Se o Benfica é o maior clube de Portugal (que o é independentemente deste desaire) quer dizer que todos os outros clubes são menores e/ou inferiores; O Braga vai ser um teste de fogo para o Benfica, que apagará a má imagem deixada no sábado ou agudizará este momento que, espero eu, tenha sido apenas um percalço no percurso rumo ao 38!
3 respostas · activo há 292 semanas
Nuno, antes de mais parabéns pelo blog (extensível aos restantes escribas), o mais equilibrado e talvez o melhor da blogosfera benfiquista nos dias que correm. Ponto prévio: sou um defensor e entusiasta da política do Seixal. Sem margem para dúvida, mas essa política precisa de ser complementada com ações que visem dotar a equipa de soluções para tornar a nossa equipa sênior verdadeiramente competitiva. Ponto! Entendo a mensagem, construtiva e positiva, mas neste caso acho sinceramente que se está a tentar ser simpático numa situação em que se falhou redondamente (e vergonhosamente a meu ver). Mais do que a derrota, há sinais preocupantes que saem deste clássico. A inoperância tática do B.Lage foi preocupante, a falta de intensidade e esforço idem idem (com o nosso capitão Pizzi a ser um péssimo exemplo, contrariando a mais básica regra de liderança “to lead by example”) e com lacunas graves no onze/plantel, inadmissível (repito, inadmissível) para um clube que começa a ter uma situação financeira invejável! Gosto particularmente do Vlaco, mas ele precisa (até para benefício dele próprio) de um concorrente forte, que não são os que lá estão, como é óbvio. Temos dois ótimos centrais, mas uma equipa como o Benfica não pode ter uma dupla de centrais com 21/22 anos. Não pode, precisa de ter um mais experiente (patrão) com mais de 26/27 anos. O Nuno Tavares dará um ótimo defesa esquerdo, mas como é que não temos uma alternativa credível e experiente para essa posição? Só para dar alguns exemplos. Não percebo nada de futebol, mas porque carga de água não se fez estágio pré-jogo, para assegurar foco, concentração e preparação mental para o jogo? Espero que tenha sido apenas um mau dia, até porque na era B. Lage apenas tivemos três a meu ver (Sábado, Sporting na segunda mão da taça e Frankfurt - aí escandalosamente prejudicados com um golo em fora de jogo), o que não deixa de ser um percurso imaculado. Saudações gloriosas e continuem o bom trabalho em prol do Glorioso.
3 respostas · activo há 292 semanas
"Ora, estas criticas à derrota têm como fundamento um elogio que quem a faz não percebe e NUNCA consegue fazer... Benfica estar muito superior aos rivais é que torna "inaceitável" uma derrota."

Escrevi: "Eu também quero é ser campeão, até podemos perder os 2 jogos contra eles.
Mas estes jogos valem mais que 3 pontos.
Por exemplo, quando saí do estádio, em 15/16, estava triste, mas não preocupado. Foi um acidente de percurso, a bola entraria no jogo seguinte.
Ontem foi uma exibição tenebrosa. Era uma questão de honra, ganhar a quem sujou e suja o nosso nome. E que fazemos? Um jogo inenarrável.

Jogadores sem chama, sem atitude, sem concentração."

Perder ou ganhar é desporto.....inaceitável? Levar 7 em vigo, 5 no dragão ou ser eliminado em casa pelo gondomar.

O que me deixou possuido foi o amadorismo com que este jogo foi preparado e a displicência com que foi jogado. Contra o clube que fez e continua a fazer tudo o que sabemos contra nós. Se os jogadores tivessem dado o litro e estivessem concentrados (como TINHA de ser porque é uma questão de HONRA), até podiamos perder, mas certamente o marchesin tinha safado duas ou três, com mais uma ou outra ao barrote. Mas não, foi uma nulidade em termos de capacidade mental, nem entro em questões técnico-tácticas. Isso é que é grave, entendes?

Não podemos nem devemos branquear o facto de, sendo o campeão em titulo e com mais ou menos dificuldade termos vencido os jogos até aqui, e surgir este jogo completamente inexplicável.

Ah, e não, não acho que desportivamente estejamos muito superiores em relação aos rivais. Em termos de Clube gerido de forma empresarial sim, em termos económico-financeiros, claro que sim. Em termos desportivos, não.
11 respostas · activo há 292 semanas
Excelente comentário.

Esta derrota dói porque foi em casa, com o estádio cheio, e não conseguimos fazer nada de especial.

Mas há que ver as coisas em perpectiva... o Benfica faz o seu caminho e continua a forçar os outros a um caminho muito arriscado. E é para continuar e não contratar por contratar.

O Zé Luis será mesmo bom ou será outro Kelvin? Ou um Karadas, para quem se lembra dele e entrou a todo o gás no Benfica.

Concordo com os comentários à arbitragem e já tinha dito... cá arbitragens à inglesa é confundido com o deixar jogar que só favorece as equipas da cacetada (ainda por cima quando só permitem isso a essas equipas). A verdade é que a arbitragem inglesa permite contactos mas não permite dureza a mais.

Uma observação: o Porto teve de começar o ano na sua melhor forma para atacar a champions (falhou) e este clássico (acertou). Não estará aqui também uma diferença que justifica este jogo agora? Conseguirão eles aguentar a época toda? Talvez sim, visto que estão na liga europa... mas a que custo? Veremos.

Acredito no Benfica mas nestes jogos exige-se outra atitude. É certo que temos muitos lesionados (Gabriel e André Almeida) e somos mais jovens. E isso notou-se ontem. Mas quando falo em atitude não é correr mais mas conseguir voltar a estar calmos. O golo do Porto foi de bola parada com alguma sorte à mistura...mas a calma é para manter... o ano passado vimos como isso era fundamental.

Por fim: para todos os que não acreditavam no sucesso de Félix e nos que achavam que era só propaganda dos jornais... a falta que faz um dos melhores do mundo!
O Porto está mais fraco e isso para mim é claro.
Quando forem eles a ter que impor o seu jogo e o adversário a adaptar iremos ver o quão estão mais fracos.

Nós só temos um caminho, aprender com os erros e não me aprece que Bruno Lage seja o típico que morre com as sua ideias fixas e inflexíveis.

Foco no próximo jogo que também será uma batalha.
Fica aqui para registo futuro o meu feeling... iremos ver no próximo jogo o RDT e o Seferovic a partir a loiça...
1 resposta · activo há 292 semanas
Concordo na quase totalidade com o post!
Também eu já tinha criticado as amabilidades do Lage para o clube da fruta! Nada o impede de ter uma atitude positiva, mas deve evitar simpatias para aquele lado, que mais tarde ou mais cedo vão mordê-lo no rabo.
Depois aparecem fotos do Luisinho (só hoje e sem desrespeito) em alegre convívio com o fruteiro mor.
Ambos representam o Benfica e têm de ter noção que a imagem que passam cá para fora é que são todos amigos, e não estão nada preocupados com o que foi feito ao Benfica por essa gente, em especial nos últimos dois anos.
Cingindo-me a este jogo, e como li num blog vizinho, fomos uns passarinhos!!!
Então não se faz estágio!!!?? Isto não consigo entender, e acho que foi um erro crasso do Lage e da própria estrutura. Alguém lhe deveria frisado a importância deste jogo. Se frisaram e ele não aceitou pior ainda.
Na minha opinião, o Lage esteve mal em toda a linha, seja na aparente pouca importância que deu ao jogo, seja na impreparação para a estratégia dos fruteiros, seja por, durante o próprio jogo, não ter sido capaz de fazer alterações capazes de contrariar essa estratégia.
Não passou, porém, a ser o pior do mundo, como antes não era o melhor! E já demonstrou que aprende com os erros!
Contínuo a achar que temos o melhor plantel, o melhor treinador e somos a equipa melhor preparada para ganhar o campeonato.
NOTA: uma coisa que me ficou do jogo e que também vi o Nuno Martins frisar, foi a total ausência de jogo exterior. O Nuno disse que Lage podia ter tentado trocar o Rafa pelo Pizzi, visto o Rafa jogando pela direita dá mais profundidade. Não sendo treinador, também me pareceu uma ideia interessante.
Nessa linha, parece que seria importante não deixar sair o Cervi, nesta altura, que é o único outro extremo capaz de dar profundidade pelas alas.
Espero também que quem anda a pedir para o Fejsa ser vendido, tenha já percebido que as opções para o meio campo, não são assim tantas como isso. Uma lesão do Tino e ficamos descalços.
Na minha modesta opinião o LFV tem feito um bom trabalho no comando do Benfica, lembro-me do que era-mos à 20 anos e o que somos agora, mas se queremos subir alguns patamares, não podemos enfiar a cabeça debaixo da terra para não ver, e temos de reconhecer o que está mal para tentar mudar, sempre pensei que alguma parte do dinheiro que foi efectuado este ano com as vendas dos passes dos jogadores que saíram do clube, fosse para reforçar o plantel para subirmos alguns patamares na sua qualidade, um clube como o nosso não pode andar a jogar com um defesa esquerdo a defesa direito, e, não venham com a historia que temos o Tomas Tavares, porque quem o já viu jogar sabe que não está preparado para a equipa A, aliás o ano passado nem na equipa B jogava, o próprio André Almeida nas competições europeias tem muitas dificuldades por não ser rápido, veja-se as suas prestações na liga dos campeões, na qual passa os jogos a defender-se prejudicando a equipa, te-mos que ir buscar um nº 8 poderia ter sido o Renato Sanches (foi para o Lille por 20 milhões de euros a prestações) para alternar com o Gabriel e muitas vezes para fazer dupla com este no nosso meio campo(foi por termos um meio campo fraco que jogamos como jogamos com o Porto) na minha modesta opinião o Gedson deve ser treinado para alternar com o pizzi, como segundo avançado temos o Jota e o chiquinho, Seferovic Rdt e o Vinicius tem que jogar na frente.
4 respostas · activo há 292 semanas
A todos os que dizem que o Porto jogou como equipa pequena contra o Benfica, apenas tenho a dizer que o Porto jogou como o Benfica joga sempre contra o Porto (com exceção do jogo no Dragão na época passada), ou seja, fechado lá atrás e a explorar o contra ataque.

Por isso, até concordo com a visão do Porto ter reconhecido ser mais fraco que o Benfica. Pois, sempre que o Benfica jogou assim contra o Porto, eu achei que a nossa equipa (treinadores, jogadores, direção) achavam que o Benfica era inferior ao Porto.

A diferença é que nós perdíamos esses jogos, e eles conseguiram ganhar.

Por último, devo confessar o que mais admirei no Lage na época passada foi o facto de não ter olhado a estatutos e ter colocado a jogar quem em melhor forma estava.
"Jogadores de peso" mas que não estavam com rendimento e/ou em condições físicas exigidas passaram a ser suplentes (Jardel, Fejsa, Salvio, Jonas) em prol dos que realmente eram mais-valia para a equipa (Rafa, Ferro, Florentino, Samaris, Felix).

O que mais me irritava no RV era o facto de jogarem sempre os mesmos. Por isso, vi com muito bons olhos essa mudança.

Passados 8 meses, aparenta (e digo aparenta porque, na realidade, apenas vamos na 3ª jornada) que o Lage também tem essa tendência.
Existem jogadores em claro subrendimento e, se continuam a jogar, é porque 1) o Lage aposta sempre nos mesmos (uma espécie de RV 2.0) ou 2) até gostaria de apostar "noutros" mas não tem essa qualidade no restante plantel e, se assim é, começo a achar que a culpa é da direção pois força, SISTEMATICAMENTE os técnicos a terem de fazer omeletes sem ovos.

E desculpem insistir na tecla, mas, estando a dias do fecho do mercado, e olhando para a qualidade do futebol do Benfica até ao momento (contando com todos os jogos, ou seja, pré-epóca + oficiais) é simplesmente inadmissível que ainda não tenhamos contratado:
1. um defesa central (não temos suplente para o Ruben/Ferro);
2. um defesa direito (não temos suplente para o André);
3. um médio centro (vulgo nr 8 - não temos suplente para o Gabriel);
4. um avançado móvel (não temos sequer um titular - em contra-partida contratámos 2 clones do Seferovic).
Nem precisam de ser titulares absolutos, mas, no minimo, 2ªs escolhas válidas.

O que me lixa realmente é que estes erros são os mesmo de épocas passadas (principalmente do ano do tri e do ano do possível penta). E, erros idênticos repetidos, só podem revelar um de duas coisas: ou é incompetência, ou é "má fé".
6 respostas · activo há 292 semanas
"o Porto jogou como o Benfica joga sempre contra o Porto (com exceção do jogo no Dragão na época passada), ou seja, fechado lá atrás e a explorar o contra ataque."

Não jogamos assim o ano passado em casa, em que só fomos encostados às cordas, depois da expulsão.
E também não jogamos assim, no jogo da taça da liga.

"1. um defesa central (não temos suplente para o Ruben/Ferro);"
Já ouviu falar no Jardel? O Conti também não conta?

"2. um defesa direito (não temos suplente para o André);"
Aqui dou parcialmente razão.

"3. um médio centro (vulgo nr 8 - não temos suplente para o Gabriel);"

O Samaris o ano passado fez essa função muito bem e ainda há o Taraabt e o Gedson.

"4. um avançado móvel (não temos sequer um titular - em contra-partida contratámos 2 clones do Seferovic)."
Tanto o Rafa, Jota, Chiquinho e até o Pizzi podem fazer essa posição.
3 respostas · activo há 292 semanas
Só agora ganhei estômago para ir ao NGB ! E não fiquei desapontado!
Destaco duas pérolas de RGS:
1. comparação em RDT e Zé Luis, concluindo-se que houve uma grande perda para o Benfica.
Esta vou guardar para a posteridade!
2. Citação de uma notícia da Bola - Vieira tem plano para Florentino.
A que depois passa a responder como se tivesse sido o LFV a falar.
E lá terão os Benfiquistas de optar entre dois projectos. O do gajo que só se quer encher de dinheiro (LFV) ou o do nobre cavalheiro que vai lutar com os tubarões da europa pela LC (não se sabe com que dinheiro)!
Sempre deu para me rir um bocadinho!
3 respostas · activo há 292 semanas
Caro Nuno,
Um aparte, acho mais à Benfica escrever Porto com letra maiúscula.

Quanto ao post, concordo que o FCPorto está mais fraco que o Benfica, mas o Benfica também está mais fraco do que na época passada.

Mas o Benfica tem um plantel mais forte e equilibrado do que o FCPorto, e isso é estrutural.

A derrota tem uma importância estrutural, não pela derrota em si, mas pela constância dessas derrotas com o FCP na nova Luz. Não vou bater mais no ceguinho sobre a importância que isso pode ter, já escrevi noutros posts o meu pensamento.

Se no FCPorto saíram Brahimi, Herrera, Filipe, Casillas, Militão, mal seria que viessem meia dúzia de jogadores e a equipa já estivesse bem.

No Benfica, já escrevi no post anterior o que pensava, a saída de Felix só podia enfraquecer a equipa, senão não valia 120M.

Felix/Seferovic é muito diferente de Sefe/De Tomas, porque Felix fazia de Sefe o que ele não é, e RDT é um jogador a jogar num lugar que não é o dele.

A dupla Gabriel/Samaris não é o mesmo que Samaris/Tino.

E jogar com Nuno Tavares à esquerda não é positivo. O Nuno vai ser um grande lateral à esquerda, o De Tomas vai ser um grande nº9, o Tino é um grande jogador, mas com o parceiro certo.

Temos tido azares nas lesões, e penso que o plantel precisa de 2/3 ou reforços, outro Gabriel, outro André Almeida, outro Felix. E nem falo no GR, se o Odisseas se lesionar vai ser bonito, acho que a invenção Svilar já provou o que vale - deixem o miúdo crescer em competição primeiro.

Eu não quero saber de comparações de "Benficas" para nada, todos os presidentes que passaram pelo clube foram "meus" presidentes, até Vale e Azevedo, que ajudei activamente a ser corrido do clube.

Eu quero um Benfica forte como está, porque sei que ninguém tem o dom de fazer tudo certo.
As minhas criticas À direcção não têm a ver com resultados imediatos, e nem cabem no âmbito deste post.

Só quem não tem noção da gigantesca organização que é o clube/SAD é que pensa que estala os dedos e está tudo bem.
O Benfica tem tido bons resultados, tem um trabalho consistente da direcção, e não é possivel ganhar sempre.
Ganhar o que temos ganho é bom, a recuperação feita pelo clube é muito bom, tendo em conta o sistema que estava instalado e ainda tem muitas ramificações.

Podemos fazer melhor, mas acredito que quem dirige o clube faz tudo para que isso aconteça.

Há pormenores importantes a corrigir, mas não devemos focar no acessório e esquecer o fundamental.

O Benfica está forte e recomenda-se, e que assim continue e se possivel melhore.

Viva o Benfica!
2 respostas · activo há 292 semanas
O que é um facto é que fomos enrabados por aquela equipa pequena, enrabados conjuntural e estruturalmente.
Até passei a ter medo das outras equipas pequenas que irão jogar à Luz.
1 resposta · activo há 292 semanas
jogo slb/fcp foi o pior jogo protagonizado na era BL desde que tomou conta da equipe...eu acho que o nosso treinador errou na escolha da equipe para este jogo...o nosso meio campo nao existiu,a defesa meteu agua por todos os lados sera que Jardel ja nao faz parte do plantel?nao seria bom este ter jogado ao lado dum dos jovens RD ou Ferro?Samaris foi um desastre idem Pizi...sera que Seferovic e Raul Tomas darao certo na frente de ataque?BL tem de optar/experimentar por outros nomes...ja se sabe como o porto joga quando ve a "casa a arder"eles bloquearam todo o jogo do slb,estava em causa eles poderem ficar a seis pontos...e apresentaram-se com uma forma fisica de fazer desconfiar...enfim perdeu-se um jogo mas ainda nao se perdeu a batalha que durara ate Maio...tenho muio "medo" da equipe do slb na Liga dos Campeoes,porque?falta-nos jogadores com experiencia internacional para esta prova,a nossa equipe e jovem demais...veremos os clubes que nos calhara na proxima 6a,feira,pois da ultima vez que la estivemos somamos Zero Pontos.
Um abraco
Antonio Martins
1 resposta · activo há 292 semanas
As decisões de Vieira, com recurso a luzinhas, desafiam a lógica e compreensão de qualquer benfiquista. 18 anos de Benfica e ainda não percebe nada de futebol. Não vale nada, é um empecilho ao crescimento nacional e europeu do clube.
4 respostas · activo há 292 semanas
O que me mete medo é tudo continuar como está, e fazermos uma champions medíocre, continuo a dizer que precisamos de um defesa direito para alternar com o AA, que apesar de todo o seu voluntarismo tem muitas dificuldades nos jogos da champions (ver como ele defende quase sempre encostado aos centrais deixando o extremo contrario a alguns metros de distancia, como por exemplo no jogo com o Bayern na luz), e não me venham dizer que o Tomas Tavares ou o João Ferreira são alternativas ao AA, quando no ano passado um jogava nos sub 23 e outro nos juniores, nem sequer na equipa B jogavam, e o Lage diz que os jovens tem que fazer vários jogos na B para poderem render na equipa A, e que na minha óptica tem toda a razão, necessita-mos também de um nº 8 , alguns dizem que são muito caros, que iriam desestabilizar os ordenados do plantel, mas é para isso que temos um departamento de scouting, pelo menos para tentar encontrar os jogadores que precisamos, infelizmente se não o fizermos não iremos muito longe na champions, tenho redpass fundador e não fui nem nunca serei dos que abandonam o estádio antes do jogo acabar, nem nunca deixarei de defender a nossa direcção, mas teremos que reconhecer os erros que cometemos para evoluir.
2 respostas · activo há 292 semanas
continuem a desvalorizar os outros que vamos no caminho certo, fizemos isso à dois anos e todos sabemos o que aconteceu.
quanto a essa conversa de que vão rebentar já a ouço pelo menos desde o inicio deste século e no entanto eles ai estão.

queres estrutura então compara o que acontece nos jogos para o campeonato.
então vai lá verificar que nesta década nos aproximamos, nos jogos no antro corrupto, daquilo que fizemos na década de 60 e 70.
o que é natural porque nesta década o numero de títulos também se aproximou dos dessas décadas.

nos jogos em casa contra os corruptos estranhamente em vez de nos aproximarmos dessas décadas, o que era o espectável, conseguimos o impensável que foi ainda fazer pior que a década de 90 e a primeira deste século que eram as piores.
mais é tão mau o nosso desempenho em casa contra eles que nesta década temos em casa os mesmos resultados que temos com eles fora.
Viva Benfiquistas!

Este post está brutal. Li e identifiquei-me completamente com o ponto de vista, a análise. Adoro textos assim fluidos, com raciocínio e opinião própria. Muito inteligente e interessante.

Quanto ao maior de Portugal, não é por uma derrota que se desvia do seu rumo. Pese esta derrota nos custar muito, como fervorosos adeptos, mas desde quando ser benfiquista não é ser sofredor?! A nós ninguém nos dá nada! Temos que lutar muito para vencer e vencemos. Venceremos!

Força Benfica.
1 resposta · activo há 292 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi