As análises ao sorteio de ontem foram relativamente unânimes:
"Grupo muito equilibrado, parece-me que a equipa do pote 1 o Zenit é a mais fraca.."
"Calhou-nos o cabeça de série que todos queriam e os que ninguém queria do grupo 3 e 4. "
"Pote 1 saiu a equipa que todos desejávamos (creio eu)!
Potes 3 e 4: saíram duas das equipas que, a meu ver, seriam de evitar! "
"Começou tão bem o sorteio para acabar tão mal. "
Decidi assim com base no ranking avaliar os grupos.
Grupo | Pontos | Soma | % Total | |
A | Paris Saint-Germain | 103 | 311 | 33% |
Real Madrid | 146 | 47% | ||
Brugge | 39,5 | 13% | ||
Galatasaray | 22,5 | 7% | ||
B | Bayern de Munique | 128 | 266,75 | 48% |
Tottenham | 78 | 29% | ||
Olympiakos | 44 | 16% | ||
Estrela Vermelha | 16,75 | 6% | ||
C | Manchester City | 106 | 230,445 | 46% |
Napoli | 80 | 35% | ||
Dinamo Zagreb | 29,5 | 13% | ||
Atalanta | 14,945 | 6% | ||
D | Juventus | 124 | 340,5 | 36% |
Atlético de Madrid | 127 | 37% | ||
Bayer Leverkusen | 61 | 18% | ||
Lokomotiv Moscou | 28,5 | 8% | ||
E | Liverpool | 91 | 250,5 | 36% |
Napoli | 80 | 32% | ||
Red Bull Salzburg | 54,5 | 22% | ||
Genk | 25 | 10% | ||
F | Barcelona | 138 | 275,5 | 50% |
Borussia Dortmund | 85 | 31% | ||
Internazionale | 31 | 11% | ||
Slavia Praga | 21,5 | 8% | ||
G | Zenit | 72 | 223,5 | 32% |
Benfica | 68 | 30% | ||
Lyon | 61,5 | 28% | ||
RB Leipzig | 22 | 10% | ||
H | Chelsea | 87 | 206,199 | 42% |
Ajax | 70,5 | 34% | ||
Valencia | 37 | 18% | ||
Lille | 11,699 | 6% |
Vemos que quanto à soma dos pontos do ranking das equipas que constituem os grupos temos que existem dois grupos mais fortes (A e D) resultado de serem os grupos com as equipas do pote 2 que estariam no pote 1 caso apenas contasse o ranking!
O grupo do Benfica é o 2º mais fraco... resultado de se juntarem as duas equipas com pior ranking dos potes 1 e 2.
Confirma-se assim o bom inicio de sorteio...
Quanto ao equilíbrio interno do grupo... o grupo do Benfica é claramente o mais equilibrado... único em que nenhuma equipa detém mais de 33% dos pontos totais do grupo... único em que o 3º ultrapassa os 25% e apenas com uma diferença de 4% (!!!) entre o representante do pote 1 e o do pote 3... Apenas em dois grupos o representante do pote 4 chega aos 10%, um deles é o do Benfica!
Confirma-se também o equilíbrio do grupo!
A isto ainda se poderão acrescentar análises subjectivas acerca do ser melhor apanhar uma equipa belga, checa ou russa do que uma equipa alemã ou francesa de coeficiente semelhante...
Este grupo permite assim todo o tipo de análises prévias... desde as que o acham fraco ás que o consideram difícil... passando por aquelas que rebaixam a qualidade do grupo para posteriormente caso o Benfica não chegue aos 8os poderem dizer que correu mal e que o Benfica europeu isto e aquilo e por aquelas que salientam a dificuldade para caso o Benfica chegue aos 8os enaltecerem o feito como fantástico.
Ficando assim um bom resumo feito com: "Um sorteio que não traz prestigio nem glória, e que não "garante" nada. "
Estando com as mãos na massa... fiz o mesmo exercício para as ultimas 3 épocas do Benfica e dos rivais.
18/19 | |||
Pontos | Soma | % Total | |
Lokomotiv Moscou | 22,5 | 200 | 11% |
Porto | 86 | 43% | |
Schalke 04 | 62 | 31% | |
Galatasaray | 29,5 | 15% | |
Bayern de Munique | 135 | 278,5 | 48% |
Benfica | 80 | 29% | |
Ajax | 53,5 | 19% | |
AEK Atenas | 10 | 4% | |
17/18 | |||
Pontos | Soma | % Total | |
Monaco | 62,333 | 222,938 | 28% |
Porto | 98,866 | 44% | |
Beşiktaş | 45,84 | 21% | |
RB Leipzig | 15,899 | 7% | |
Benfica | 111,866 | 321,079 | 35% |
Manchester United | 95,192 | 30% | |
Basel | 74,415 | 23% | |
CSKA Moscou | 39,606 | 12% | |
Juventus | 140,666 | 394,111 | 36% |
Barcelona | 151,999 | 39% | |
Olympiakos | 64,58 | 16% | |
Sporting | 36,866 | 9% | |
16/17 | |||
Pontos | Soma | % Total | |
Leicester City | 15,256 | 175,592 | 9% |
Porto | 92,616 | 53% | |
Brugge | 43 | 24% | |
Copenhague | 24,72 | 14% | |
Benfica | 116,616 | 307,599 | 38% |
Napoli | 90,087 | 29% | |
Dínamo de Kiev | 65,976 | 21% | |
Beşiktaş | 34,92 | 11% | |
Real Madrid | 176,142 | 365,793 | 48% |
Borussia Dortmund | 110,035 | 30% | |
Sporting | 51,616 | 14% | |
Légia Varsóvia | 28 | 8% |
Destaco.
O nível elevado dos grupos do sporting! E o nível absolutamente ridículo dos grupos do porto!! Em 16/17 tinha menos de metade dos pontos totais do grupo do sporting.
O porto sem ser pote 1 foi sempre a equipa com maior coeficiente! Apanhando SEMPRE a equipa com menos pontos do pote 1!
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Dr. Foca 82p · há 292 semanas
NAF · há 292 semanas
Relativamente ao grupo do Benfica para esta Champions preferia ter apanhado um colosso no pote 1, e depois, duas equipas mais fracas nos potes 3 e 4.
Com este sorteio, e com o equilíbrio que se espera vir a ter nos jogos do nosso grupo, o desgaste físico será muito maior, podendo ter consequências a nível interno.
A ver vamos...
Cml · há 292 semanas
Para passar num grupo destes é imperativo ganhar todos os jogos em casa e pelo menos um fora, se isto não acontecer dificilmente se terá sucesso.
Por exemplo, no ano passado ficamos "entalados" em 2 lances chave, o golo do Ajax no último minuto em Amesterdão e a defesa impossível no último segundo do na Luz. (Bem... mérito depois também ao Ajax que não perde nenhum jogo com o Bayern, como seria expectável...).
Este ano não havendo um "tubarão" todos os jogos serão muito equilibrados e onde todos os pormenores farão a diferença.
No entanto acredito no crescimento da nossa equipa e do nosso técnico, para fazermos uma Champions digna da nossa grandeza!!
Dr. Foca 82p · há 292 semanas
Os sapos tiveram mais azar, mas é consequência de estarem sempre no pote 4.
Pela parte do Benfica tem havido de tudo!
O que de mais positivo tiro deste sorteio é o facto de achar que temos hipóteses razoáveis de vencer qualquer um dos adversários!
Não estou a desvalorizar as outras equipas do grupo, apenas acho que não estão fora do alcance.
Outra coisa positiva que retiro deste sorteio é que teremos 6 jogos extremamente competitivos, que permitirão à equipa do Benfica subir o seu nível.
Serão 6 jogos com equipas bastante fortes, o que, por exemplo, no campeonato nacional só acontece 4 vezes por épocas, nos jogos com sapos e fruteiros.
Em relação ao ano passado, isto constitui uma grande diferença, porque a passagem da fase de grupos acabou por se resumir aos dois jogos com o Ajax.
Este ano não será assim e todos os seis jogos “contam” (por assim dizer), pelo que considero que temos mais margem de erro.
Em resumo, acabo por considerar o sorteio bom do ponto de vista competitivo.
Acresce que se passarmos a fase de grupos a equipa levará já um índice competitivo alto para os oitavos de final.
Rui Dias 101p · há 292 semanas
É inacreditável os grupos que o Porto tem tido.
O grupo do Benfica é daqueles que tem asas para dar muito debate e azia. Para mim é claro, é um grupo tremendamente difícil e aleatório. Aleatório na questão de qualquer um poder ficar em último ou em primeiro e isso é péssimo para quem o integra.
Para mim o Benfica se vencer os 3 jogos em casa irá ser um dos dois primeiros e portanto passar. Não acredito que haja duas equipas a fazer mais que 9 pontos e portanto acredito que 3 vitórias em casa são suficientes. Para mim uma boa fase grupos é a passagem aos oitavos de final, ou seja ficar pelo menos em 2º. Uma fase de grupos aceitável será ficar em 3º. E dependendo do que se passar nos jogos poderei não considerar uma fase de grupos péssima o 4º lugar. Num grupo destes poderemos ter 6/7 pontos e ficar em último. Já sei que serei apelidado de benfiquista sem ambição, que não sou benfiquista à séria ou de gema. Mas num grupo destes em que qualquer equipa pode ficar em último não vejo isso como algo humilhante. Acho que o mínimo que se exige são 6 pontos, mas esses 6 pontos podem muito bem dar o último lugar.
Para os benfiquistas de gema este será um grupo fácil, fraquinho e que só não passamos se a direcção for incompetente. Eu espero um Benfica competente e a lutar pela passagem, se conseguiremos... é futebol.
Edu68 · há 292 semanas
O contexto atual é outro; Outro treinador, muitos jogadores novos, novos métodos, outra mentalidade.
As chances que sucessos do passado ou fracassos de má memória voltem acontecer, vão depender de vários fatores; a tatica e estratégia escolhida para cada jogo, a concentração, a intensidade, a sorte, etc
Tenho lido por aqui e por ali diversos comentários com muito ceticismo! É, de fato, um grupo equilibrado; Ora, se é equilibrado, quer dizer que as chances de passarmos esta fase de grupos é, no minimo, igual para todos! Pelo que temos visto (exceto sabado passado) da equipa, acho que temos razões suficientes para acreditar no apuramento.
jo.gaspar@gmail.com · há 292 semanas
troza · há 292 semanas
No entanto acho que teremos capacidade para passar. Espero que a continuação na europa seja uma realidade, de preferência na champions... mas não podemos é ficar sem jogar na europa em março.
Vai ser desgastante mas é um grupo que também permite ver o valor real da equipa em jogos equilibrados e, quem sabe, ganhar aqui umas boas lições para o resto da época.
Quanto à sorte do Porto... consta que o comentador deles do mesmo programa do RGS (Guilherme Aguiar) é chegado a alguns árbitros da europa... será difícil imaginar aqui uma das suas sortes? A verdade é que não é apenas no sorteio... enquanto o Benfica é eliminado várias vezes com penaltis por marcar (vs Barcelona em 2006, vs Chelsea em 2012, vs Bayers em 2016... e sem falar da final contra o Sevilha) já eles têm a maior parte dos erros a favor (e alguns escandalosos... vs Man Utd em 2004, vs Roma em 2018... etc). E como tudo o que envolve aquele clube está envolvido em alguma obscuridade e eu não acredito em coincidências....
G G 84p · há 292 semanas
XICO · há 292 semanas
""Se….. o Benfica
"Se o Benfica continuar a ganhar por mais 3 anos seguidos vai liquidar a totalidade da dívida e vai transformar-se num clube que vai gerar dinheiro de tal forma a poder lutar com os maiores clubes do Mundo de igual para igual. Aí sim vai tornar se num clube sem concorrência em Portugal, o que realmente está a assustar os poderes com clubismo.
Tudo isto, porque os que sabem da matéria, também sabem que vem agora uma fornada de jogadores da academia que pode valer no prazo de 3/6 anos (ou menos, digo eu) cerca de mil milhões de euros e a acrescentar a essa fornada da qual começam a aparecer os primeiros formados na equipa A, que já são chamados de meninos 120M, enquanto outros vêm atrás com o mesmo nível!
Por ser a melhor escola formadora da actualidade na Europa, os próprios miúdos preferem ir para o Seixal mesmo ganhando menos, porque sabem que de lá vão sair com futuro garantido.
Meus caros, é isto que está a assustar muita gente e é isto que querem travar a toda a força, mas é isto que dá cada dia mais força e união para que se caminhe sempre na direcção certa e com prestígio.
“Reforços vejo todos os dias no Seixal”, LFV.""
César Boaventura, in Facebook