Qualquer definição de objectivos alerta para que estes deverão ser realistas e para o seu efeito na motivação. Assim... objectivos fáceis de atingir levam a desleixo... objectivos difíceis mas realistas levam a maior motivação... e objectivos difíceis mas irrealistas levam a frustração!
Vem isto a respeito de quê?
Ontem: "Estávamos a espera de golear os jogos todos? Uma equipa mais fraca ganhar a uma melhor. Onde já se viu? Só neste fim de semana... Manchester Utd, Tottenham e Real...perderam e empataram em casa com equipas inferiores e com objectivos inferiores... Exigência parva para a qual já tinha alertado."
Há uma semana. "Faltará muito para que a exigência estúpida se transforme em pressão para os jogadores? Em que se não estiver 2-0 aos 10m o estádio esteja a assobiar e a pedir para meter o fetiche de cada um? Falta... Porque o mundo real não é a internet mas a internet influência o mundo real. "
Visto num blog não clubístico: "Já o Benfica, partiu de uma ideia mental desfasada da realidade e deixou-se contagiar pelas ridículas expectativas da sua massa associativa que esperou não ter um adversário em campo mas um fantoche. (...) Para este jogo pedia-se a bola, o controle e a paciencia que a expectativa de ganhar por cinco ou seis nunca dará. Só assim se desposicionaria um FC Porto muitíssimo bem preparado para um Benfica sedento em transformar todas as equipas da Liga em Paços de Ferreira, um Benfica, dizia, que quer replicar a hegemonia portista de outros anos, mas que se esquece que o FC Porto nao é o Benfica do final da época de 90."
Só esta definição desfasada de objectivos de alguns benfiquistas que acham que exigência é colocarem no Benfica objectivos que eles possuem fomenta a falta de noção que justifica isto:
Isto não é exigência... é um transfer de frustrações... Freud deve explicar.
Levantar a cabeça? Rui Patrício és tu?
Por muito adequada que fosse a expressão... NÃO!
Bruno Lage tem um mantra / slogan muito mais identificativo daquilo que os benfiquistas sentem... "treino a treino, jogo a jogo, todos contam"!
Neste momento há um que não vai contar...
Sendo Chiquinho um jogador que iria ter muitos minutos, como titular ou suplente sempre utilizado... é necessário contratar um jogador que faça a posição deste jogador!
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Dr. Foca 82p · há 292 semanas
1. Como é evidente, havia boas perspectivas para vencer-mos este jogo, e não serás excepção, pelo que também para ti teria sabor especial ganha-lo! São jogos especiais, por se tratar do maior rival interno que temos e por ser um jogo que pode, potencialmente, valer mais do que três pontos!
Não se pode por em causa todo o trabalho que tem vindo a ser feito, mas é importante que se corrijam certos erros que foram cometidos.
Li alguns comentários onde era defendido que os jogadores/equipa do Benfica bloqueia contra os fruteiros! Mas na minha opinião, até acho que houve uma certa sobranceria da nossa parte! Além de outros sinais, foco-me principalmente no facto de não ter havido estágio ou pelo menos concentração no dia anterior, o que parece constituir uma desvalorização da importância do jogo.
Dito isto, não posso deixar de concordar com a ideia que transmites no post!
2. A lesão do Chiquinho e a ida ao mercado
Creio que estamos a 3 dias do fecho do mercado, pelo que convém não tomar decisões precipitadas.
Este plantel foi construído pelo Lage a pensar numa época inteira, pelo que temos de considerar que o construiu tendo em conta que poderiam e haveriam lesões.
Eu vejo no plantel vários jogadores que podem fazer a posição do Chiquinho. Nomeadamente, o Jota, o Caio ou até o próprio Zivkovic e mesmo o Taraabt (cingindo-me aos que não são titulares)!
Pelo que pela minha parte, a ir ao mercado terá de ser para trazer um que seja superior a qualquer um dos que mencionei antes.
pedromesquita99 39p · há 292 semanas
Não é tempo de levantar a cabeça porque a cabeça não tem motivos para estar baixa.
Foi apenas e só um jogo menos conseguido e onde acabámos por perder, pois, se tivesse sido menos conseguido mas tivéssemos empatado a 10min do fim com um golo idêntico ao golo deles (ou seja, um golo de ressalto), não existia este vendaval de benfiquistas hiper mega críticos por aí.
Mas.... isto começou logo mal por se falar no jogo do Porto e do Braga antes sequer de termos jogado com o Belenenses. Nunca, mas NUNCA, o Lage teve este discurso na época passada. Falava-se do Porto na semana do jogo com o Porto, não 15 dias antes.
Estou muito curioso para ver o próximo jogo em termos de 1) atitude/concentração e 2) 11 inicial.
1) Neste último jogo, inexplicavelmente, a bola parecia que queimava. O problema é que os jogadores mais experientes, que podiam agora entrar no onze para tranquilizar a equipa, já no ano passado tinham este síndroma da bola a queimar no pé (principalmente Fejsa e Jardel), e...já não há Jonas...
2) Após este jogo, e na sequência dos anteriores, ficou claro que o Benfica necessita de uns ligeiros ajustes no 11, o problema é que não deverá ser Braga o local ideal para efetuar alterações. Estou mesmo muito curioso para ver:
a) se, com o regresso do AA, o Grimaldo se mantém a titular;
b) se, Samaris irá manter a titularidade, ao Taarabt passa a ser o parceiro de Florentino;
c) quem ocupará o lugar na convocatória de Chiquinho (Cervi, Zivkovic);
d) o que Lage vai fazer a Seferovic, Raul, Vinicius e Jota. Na minha opinião, destes 4, 2 serão sempre titulares. E, algo me diz que, no insucesso de qualquer desta duplas, Gedson será testado a médio ofensivo...
Edu68 · há 292 semanas
Claramente que o nosso maior sentimento (pelo menos o meu), é de uma enorme frustração por termos perdido... logo contra aqueles que mais mal nos têm feito e que tinhamos uma excelente oportunidade para lhes dar uma valente sova! Pois... só que o B. Lage teve um apagão e fez tudo mal, mesmo com a preparação deste jogo!
Passado o choque, acho que devemos (a equipa + staff tecnico) ver este desaire como um exemplo a não repetir; que não devemos (nós, os adeptos) tampouco continuar a sonhar com goleadas e records, pois a realidade é (ou será) bem diferente. Acho que B. Lage deveria refletir bem quanto ao posicionamento de alguns jogadores, principalmente do Tavares e do RDT; Insistir na sua teoria do "aqui não se deixam cair jogadores", é uma teimosia que pode vir a ter custos mais elevados, e que vai virar burrice; Para além de que ele (B. Lage) está a contrariar o que tem vindo a repetir incessantemente: "Comigo Todos contam"! Ora, se todos contam, é preciso dar-lhes oportunidades, minutos de jogo, confiança.
Para terminar, uma pergunta para quem souber responder em termos tecnicos ou médicos: Porque será que nas ultimas épocas o Benfica tem tantos jogadores lesionados, com recuperações longas e que levam os treinadores a terem que (quase) remendar constantemente a equipa? Departamento médico a carecer de "reciclagem" ou culpa do método de treino? Obrigado.
RGS · há 292 semanas
lggarcia00 31p · há 292 semanas
G G 84p · há 292 semanas
Ainda não estou certo de que o RDT não consiga fazer a posição.
O campeonato ainda é um menino e daqui até haver campeão muita tinta irá correr. Temos tudo para ser bi campeões, necessitamos é de foco, união, apoio e competência no campo.
Chakraindigo · há 292 semanas
Espero que não, mas são duas lesões lixadas.
Com ou sem razão, o nosso clube tem muitos jogadores que se lesionam com gravidade, ou por tempo dilatado - chegou inclusive a ser mudado o departamento médico, e entretanto o director que entrou saiu também.
Quanto a substitutos de Chiquinho, precisamos de uma alternativa ao Gabriel, ao Odisseas (foi o Lage que disse e concordo) e ao AA.
O Seferovic sem Felix, e ajogar neste sistema diferente do de Rui Vitória, não serve, fraca qualidade técnica, pouca definição. Compensa com caracter, bom tacticamente, e muita vontade, mas é curto.
Provavelmente, a meio da época, estaremos a jogar assim
Odisseas(outro GR mais completo, senão está bem)
André Almeida Ruben Ferro Nuno Tavares
Gabriel (outro) Tino
Pizzi Rafa Jogador X
De Tomas Jota
Viva o Benfica