Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Comunicado do SC Braga descontruido

Pelos vistos o SC Braga fez um comunicado relativamente a uma negociação relativa ao jogador do Santa Clara: Schettine.
Antes de mais e para tirar já a questão de cima da mesa... Não me parece que seja uma contratação de nível para o Benfica! E espero que o Benfica não se dê ao trabalho de responder...

Agora vamos analisar o comunicado, com comentários entre parêntesis:

A SC Braga, SAD informa, para conclusão de um processo que ganhou dimensão pública ao longo das últimas semanas, que desistiu da contratação do jogador Guilherme Schettine, não obstante a vontade do atleta em transferir-se para o SC Braga – conforme revelado à Comunicação Social pelo próprio – e o cumprimento, por parte desta Sociedade, das condições impostas pelo CD Santa Clara para a transferência do avançado brasileiro.
(Segundo o Braga o jogador estaria interessado em ir para o Braga mas não obstante a vontade do atleta em transferir-se para o Braga o negócio não se realizou)
A conjugação destes factos torna este desfecho absolutamente inusitado, razão pela qual o SC Braga se reserva o dever de denúncia das situações verificadas ao longo deste processo e que, de resto, se têm revelado recorrentes no futebol português, repetindo-se protagonistas num enredo que denuncia quem detém o poder e quem a ele se deixa subjugar.
(O poder... o Benfiquistão... uuuuuuuu...)
No que a factos diz respeito, importa reter a seguinte cronologia:
  • Em inícios de maio deste ano, o SC Braga manifestou interesse no jogador Guilherme Schettine, tendo procurado informar-se das condições para a sua contratação, através de um empresário que representou esta Sociedade nos contactos com o CD Santa Clara. O SC Braga foi informado que a SAD açoriana aceitaria negociações pelo valor de três milhões de euros, omitindo que a cláusula de rescisão é de dois milhões. Perante tal valorização, o SC Braga não concretizou o seu interesse e afastou-se de qualquer negociação; (o Braga estaria interessado e tinha capacidade para pagar um valor superior à clausula...)
  • Após o fecho do campeonato, o SC Braga tomou conhecimento de que o CD Santa Clara negociava o jogador com o SL Benfica por 1,5 milhões de euros. O avançado permaneceria, porém, no plantel do CD Santa Clara; (O Santa Clara estaria a negociar o jogador com o Benfica por menos mas com a possibilidade de o jogador ficar no Santa Clara... que proposta é melhor para o Santa Clara? Não sei... mas para isso existem os dirigentes do Santa Clara... digo eu)
  • A 29 de julho, o SC Braga foi informado pelos representantes do jogador que Guilherme Schettine rejeitava a transferência para o SL Benfica, por entender que desportivamente não era a opção que melhor servia as suas ambições imediatas. Nesse cenário, o SC Braga reiterou o seu interesse, após saber pelos empresários de Schettine que havia o compromisso por parte do CD Santa Clara de negociar o avançado pelos mesmos valores discutidos com o SL Benfica; (O jogador não quis vir por motivos do seu legitimo interesse... e o Braga passou a querer negociar o jogador por 1,5M, metade do original e 500m abaixo da cláusula)
  • A 31 de julho, os empresários de Schettine contactaram o Administrador do CD Santa Clara, Diogo Boa Alma, confirmando quais as condições impostas para a negociação, independentemente do clube que apresentasse a proposta. Foi informado pelo Administrador Diogo Boa Alma que seria aceite qualquer proposta de 1,5 milhões de euros. Há registos áudio e um email que comprovam esta tomada de posição por parte do CD Santa Clara; (O Braga diz que os 1,5M eram aceites pelo Santa Clara)
  • Informado das condições, o SC Braga concordou com as mesmas e, nesse mesmo dia, formalizou uma proposta que satisfazia as pretensões do CD Santa Clara. Tal proposta, enviada de forma oficial, não obteve qualquer resposta; (Santa Clara não responde)
  • A 1 de agosto, o CD Santa Clara contactou o jogador e os seus representantes para a marcação de uma reunião, no dia seguinte, em Lisboa, com os responsáveis do SL Benfica. Guilherme Schettine e os seus empresários recusaram reunir; (O Santa Clara tenta fazer com que Schettine aceite a melhor proposta para o clube, mas o jogador recusa)
  • Perante a ausência de resposta do CD Santa Clara à proposta apresentada pelo SC Braga, o Presidente António Salvador contactou diretamente o Administrador Diogo Boa Alma, que afirmou que não negociaria com o SC Braga por ter um compromisso pessoal para colocar o jogador no SL Benfica e por temer represálias, remetendo para a cláusula de rescisão e assim faltando à palavra dada aos representantes do jogador; (O diretor do Santa Clara, segundo o Braga, recusa a proposta do Braga por "temer represálias", seja isso o que for desde violência a que o Benfica recuse negócios posteriores com o Santa Clara... Recordo que o Braga começou o negócio em condições financeiras e de motivação pelo jogador que lhe permitiam pagar ao jogador para rescindir unilateralmente e pagar a claúsula, caso o jogador quisesse ir para Braga)
  • A 2 de agosto, e apresentando-se como representante dos interesses do SL Benfica, José Luís Gonçalves (ex-diretor de futebol do CD Aves) entrou em contacto com o empresário do jogador, Javier Rangel, pedindo uma reunião com o presidente do SL Benfica e garantindo que tanto Guilherme Schettine como o seu agente seriam “bem recompensados”. Tal abordagem pode ser facilmente comprovável (Uau... o Benfica paga comissões e prémios de assinatura. Quem diria?);
  • Perante o impasse existente, por força da vontade expressa do jogador e da intransigência do CD Santa Clara, o SC Braga não pode prolongar a espera pelo desfecho da operação. (O Braga desiste!? Então o Braga não tinha 3M que cobriam a clausula e o jogador não queria ir para o Braga?)
Este longo episódio, aqui denunciado, não é caso único, mas antes a demonstração de uma realidade profundamente entranhada: o futebol português transformou-se num teatro de marionetas.
(??? Isto deve ser sobre o almoço entre Salvador e PdC... mas não tenho a certeza)
Sociedades que deviam competir num plano de igualdade resignam-se a uma lógica vertical de influências, na qual “manda quem pode e obedece quem tem juízo” e onde se multiplicam operações que escapam à lógica desportiva, se inflacionam de forma especulativa os valores do mercado e se impede que outros clubes possam reforçar-se.
(Interessante que quando era o porto a poder pagar mais...não havia cá inflacionamentos especulativos! E mais... não há nenhum inflacionamento tendo em conta que a propsta inicial eram 3M e o Braga podia simplesmente pagar ao jogador para rescindir)
A fachada do futebol de um País que tem uma Federação tão pujante e uma Liga que se apresenta cada vez mais sustentável esconde a pobreza de um edifício de campeonatos profissionais onde competem clubes tão dependentes de uma mão que as alimente política e financeiramente e tão permeáveis a influências externas, não pela sua falta de grandeza institucional, mas pela pequenez de alguns dos seus dirigentes.
(Concordo... o portomonense emprestar jogadores ao portomonense B... o porto pagar 7,5M por um dispensado do Braga também me parece estranho! Mas eu presumo que cada clube deverá lutar pelos seus legítimos interesses)
No futebol português, de boas almas está o inferno cheio! 
(no doubt)

Enfim... o Benfica faz uma proposta que, aceitando opiniões diferentes, é melhor para quem vende... Culpa do Benfica! O Santa Clara prefere fazer negócios com o Benfica do que com o Braga... Vocês não preferem fazer negócio com quem vos faz melhores propostas?
Se o Braga quer tanto o jogador... 2M e paga a cláusula e fica ainda com mais 1M relativamente à proposta inicial para pagar ao jogador e ao empresário! 
Qual é a dúvida?

O que acham de mais este filme do Benfiquistão?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi