Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Gestão de ativos 1.01 - PhD Luís Filipe Vieira

Curso em 2 lições.


Para a lição inicial está inscrito o aluno Fgedegico Vagandas, aka Fivelas!

Sumário: Vender quando o jogador está valorizado.


Segundo a CS, Bruno Fernandes está próximo de todas as equipas que a CS se lembra... No entanto a famosa proposta não chega ao destino (pelo menos para já).
Já ouvimos o Fivelas a dizer que por menos de "um monte" de milhões não vende!
Eu... acho que vai acabar por ficar ou ser vendido por menos que os 70M.


A lógica lagarta é que precisam do BF para chegar aos lugares que dão acesso aos prémios financeiros... E que o Sporting tem de vender jogadores não nucleares (como se algum clube lhes desse 2€ por alguém... Que falta da noção).
Ora alguém imagina o Bruno Fernandes a valorizar-se? Ou o Sporting a fazer melhor que ficar em terceiro e a jogar liga europa?

Podemos dizer que este caso é o "exemplo" do que é falhar o momento ideal para vender... mas no Sporting o que não falta são exemplos desses!

Este, para mim, é o "erro" estrutural do Sporting ao longo dos anos (inversão da causa e do efeito)... Não vende os seus bons jogadores quando estes estão valorizados... Uma acumulação de conjunturas em que fica com os jogadores porque quer receber ainda mais dinheiro ou acha que é aquele jogador que vai fazer o clube ser campeão... O que realmente acontece é que não são campeões, os jogadores valorizados não valorizam mais e com o tempo desvalorizam porque não voltam a repetir os bons desempenhos... as contratações estão tapadas pelos titulares e ficam como suplentes, os suplentes continuam suplentes e desvalorizam e saem, vêm mais 10 a preço baixo porque não tens dinheiro porque não vendeste... puff passou o timming de venda!

La Palisse, que morreu em 1525, disse: "O futebol é o momento e o jogador vale o que pagam por ele". 
LFV aprendeu isso com o Nélson Oliveira... 
Ia ser o mais maior grande jogador... E afinal... Está no AEK! 
Ia ser a mais maior grande venda... E acabou de empréstimo em empréstimo. Foi a aprendizagem mais importante que teve... Jogador valorizado é para sair e fazer dinheiro! Ao sair abre espaço para quem está á espera de ser opção... Uns abrem caminho para outros... E entra dinheiro que serve para aumentar outros e elevar gradualmente o nível global do plantel, em ordenados e investimento. 
Modo geral: Não há insubstituíveis... E não há não "vendiveis".

O Benfica tem tido lucro em cima de lucro... E vai subindo gradualmente o nível... Até os anti-lfv já usam como arma de arremesso o nível demasiado alto que o Benfica atingiu para o campeonato português.


Um clube bem gerido aproveitava para criar um ciclo virtuoso... Vendia o BF por 60M... Contratava um médio ligeiramente inferior, uns extremos melhores e pagava dívidas... Vai fazendo mais vendas mesmo que não milionárias... ia subindo gradualmente o nível médio... ganhando independência financeira...

Relativamente aos exames, o aluno Fgedegico Vagandas... não está preocupado... Fácil, fácil!

- - -

Para a lição final está inscrito o cadáver do aluno Pinto da Costa, esta lição é por vídeo conferência para o cemitério onde está sepultado o "saudoso" Papa.

Sumário: Apostar nos jovens.

Como sabemos, independentemente da forma como foi, o porto foi o vencedor da Youth League em 2019...

Vamos fazer futurologia sobre os "bebés do Sonceição".


Fábio Silva
A minha previsão (porque ainda não temos um histórico para analisar) é que não vai ter muitos minutos com o Sonceição... Acompanhem-me em 3 cenários:
1) Os titulares vão ser os tratores! Certo?
2) Se a equipa do árbitro estiver empatada ou a perder e for preciso dar marradas na área para corresponder ao chutão lá para cima... Acham que não é Zé Luís a entrar?
3) Se a equipa do VAR estiver a ganhar... Acham que não é na mesma Zé Luís a entrar para justificar os telefonemas para o porto canal?
Daqui a 2 anos... 1o ano de senior é emprestado ao Portimonense... Daqui a 4  é mais um Paciência ou Rui Pedro!



Diogo Costa
Não foi titular da equipa de sub 19 da FPF porque o Sonseição precisa de levar 3 Gr para um jogo a 20km... Vítor Baía passou por algo semelhante mas para ser titular!
Ia ser emprestado... Mas como a única contratação do clube para a época de 17/18 só serve mesmo para pagar favores (como é que esta malta tem lata para falar de contratações do Benfica?!)... E é titular na pré-época.
E o clube o que faz? Vai buscar um Gr de 31 anos... Internacional 4 vezes por uma seleção que joga com Romero, Abondazieri, Armani... Desculpem lá, mas isto não são boas referências!


Diogos, Leite e Queirós... 
Jovens que podem e devem evoluir... Mas a questão é... Para 3o não servem?
Recordo que Leite começou a época passada a titular devido a lesão de Mbemba... Chegou Militão e passou para 3o... Em janeiro o porto fez a melhor contratação de todos os janeiros da história do futebol tuga segundo a CS: Pepe... E o Leite, que começou a época a titular acabou a época a jogar jogos de juniores! Grande evolução!


Baró
Titular na pré época a médio direito... A evolução natural será ir aquecer banco... Seja porque Marega chegou e Corona volta á posição original ou porque Otávio é mais nojento e provocador, sendo por isso mais há imagem de Sonceição ou (esta é mais opinião exclusivamente pessoal) porque o Uribe vai jogar nessa posição a fazer de 3o médio...


Com todos os defeitos que tinham Lotopegui e NES conseguiram dar tempo a Ruben Neves e André Silva.

Entretanto o Benfica, em vez de apostar em ganhar a Youth League... Apostou nos jogadores... Florentino Luís, João Félix, Gedson que tinham idade para disputar a YL foram fundamentais para o título de campeão... Jota e Svillar jogaram alguns minutos. Este ano já estão na linha de lançamento e afirmação... Jota, Nuno Tavares, Tomás Tavares... Tudo em posições que os adeptos "reclamavam" reforços!

Um clube bem gerido colocaria o Fábio Silva a jogar num nível mais elevado relativamente à idade, mas não tão elevado que fizesse com que não tivesse minutos... Colocaria Diogo Costa como titular sem mas... Colocaria os Diogos DC a alternar a titularidade na equipa B com o banco da A... Não contrataria um colombiano de 28 anos para tapar a afirmação do Baró.

Relativamente aos exames do aluno Pinto da Costa... Quem atura o Adrian Lopez a pedido do Lotopegui também atura o Zé Luís a pedido do Sonseição.

Epílogo... para os "exigentes".

Sumário: Não alterar o caminho que dá bons resultados.

O Benfica tem percorrido um caminho que trouxe o clube do ponto mais baixo da sua História ao estado atual... Em que fazer algo NUNCA antes conseguido é sabotagem (haverá maior elogio que esse?)...


Na encruzilhada, que caminho devemos seguir? O que nos trouxe até aqui ou o de investir em "jogadores de créditos firmados" de 28 anos, não vender ninguém para tentar atingir títulos para os quais há 5 equipas 5x mais caras, etc etc?


Já dizia o gato á Alice... para quem não sabe onde quer ir, não interessa o caminho que segue. E alguns, poucos, não sabem por onde vão... Só sabem que são contra... Mesmo que seja contra o caminho do sucesso!

Comentários (47)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Eu acho que o Bruno Fernandes será eventualmente vendido por 70M€, com ou sem objectivos. O mercado está louco e vejo algum clube dar isso.

Quanto à formação... acho que o que o Benfica tem feito desde a saída de JJ é notável a todos os níveis e só o mais anti não terá essa opinião.
6 respostas · activo há 295 semanas
Excelente, como sempre
1 resposta · activo há 295 semanas
O Fernandes já não é vendido esta época, dificilmente um clube de topo vai apresentar propostas tão elevadas no final do fecho de mercado, salvo alguma excepção não vejo isso a acontecer. O rendimento dele será mais baixo esta época, os adeptos e CS vão cobrar, vão dizer que está a fazer birra, com sorte, na próxima época é despachado por metade do valor, ou vai mantendo-se até quase ao final do contrato e um jogador que poderia render 50 milhões sairá quase a custo 0.
3 respostas · activo há 295 semanas
Mais um post fantástico que se vê aqui no blog.

Quanto a Bruno Fernandes... o Sporting, desportivamente, pode sempre aguentá-lo até Janeiro e ver se vai bem no campeonato (porque não irá jogar na liga dos campeões) mas corre o risco (e não tão pequeno assim) da desvalorização e até de uma lesão.

E lanço ainda a pergunta: esta ganância toda dos lagardos... não será fruto do anti-benfiquismo deles? Se não conseguirem mostrar a coisa de forma a que pareça que a pilinha deles é maior que a dos outros nunca estão satisfeitos... não será a venda do João Félix pelos valores que foram um balde de água fria que inviabilizou qualquer negócio do Bruno Fernandes por valores muito bons para o Sporting mas que seriam sempre mal vistos por causa da venda do João Félix (entre 30 e 40 milhões seria já muito bom, 40 a 45 melhões o valor que esperava)?

Ou será que nunca houve realmente uma proposta?

Por fim... estes populismos em que RGS insiste não são bons. No negócio chamado futebol (já foi um desporto), há que saber "engolir sapos" (como o Benfica fez com Enzo, Ruben Amorim e tal) e há que estar aberto a ter boas relações com outros clubes e agentes para se poder ter um projecto a longo prazo.
6 respostas · activo há 295 semanas
Fazendo uma analogia - a situação do Bruno Fernandes e o tratamento do Sporting faz lembrar a fábula da galinha dos ovos de ouro...na ansiedade de quererem valorizar e depois vender o jogador arriscam a perder tudo...
Agora até já se vê eles a justificarem a derrota na Supertaça com as ofertas que aparecem na comunicação social para comprar o BF nas últimas semanas....
4 respostas · activo há 295 semanas
Perdoem-me o off topic, mas acabei de ver uma bomba nos jornais.
Aquele que os antis usam como arma de arremesso cada vez que ele vem abrir a boca contra a direcção, aquele que dizem que o Benfica tenta silenciar, aquele que se considera uma lenda viva do SLB acabou de dizer nos jornais que Benfica campeão Europeu é vender banha da cobra. Tiro no porta aviões do RGS. O Simões lá pensou que estava a dizer algo contra a direcção mas acaba mais por prejudicar a campanha do RGS que tem como bandeira o sonho europeu. E esta hein? https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/800552/4...
12 respostas · activo há 295 semanas
Em relação ao BF, há 2 aspectos a reter. Primeiro o valor mínimo que o Varandas se propôs a vender (acredito que os 120m do JF tenham influenciado muito essa decisão... acabou por ficar refém das próprias palavras e agora tem um jogador que claramente tem vontade em sair e não tem ninguém que se aproxime desse valor. O segundo o SCP está a ser vítima da própria CS, pois há mais de 2 meses que se diz que amanhã o United vai apresentar uma proposta de 75/80 milhões... proposta essa que talvez amanhã chegue ou então não... conclusão o BF vai ficar, muito provavelmente não vai ter metade dos pênaltis que teve a época passada e embora seja de longe o melhor jogador da sua equipa vai desvalorizar com a agravante para o clube que vai ter de o compensar monetariamente...

Quanto ao FCP, a estratégia é a de sempre, aposta em jogadores feitos, mas sem a qualidade de outrora ( penso que agora que deixaram de ter acesso à caixa eletrônica do Benfica retirou-lhes a capacidade de encontrar bons jogadores na América Latina...) contratam um GR de 32 anos que é apresentado como a última gota de água no deserto, mas que nada é mais do que uma contratação de recurso face real necessidade de contratarem um GR, antes do início do jogo de hoje. O discurso sobre os jovem é claramente condicionado pela Vitória na CYL mas principalmente pela real aposta de sucesso do Benfica nos jovens, querendo fazer comparações entre os jovens do FCP e os do Benfica, se tal comparação fosse possível...

Em jeito de conclusão a estratégia do Benfica seja no mercado de transferências, seja no plano desportivo condiciona não só o discurso como as tomadas de decisões dos principais rivais...
1 resposta · activo há 295 semanas
Excelente post.

Já falei do BF ad naseum, assim que comento o que falaste sobre o FCP.

Concordo com praticamente tudo o que disseste, mas acho que o Fábio Silva está realmente noutro patamar, o miúdo parece ser craque, mesmo que não evolua muito pode ser jogador para venderem por 50-60 milhões. Aliás o FCP agora vai tentar nadar na onda que o Benfica criou em Portugal e vai tentar usar Fábio Silva como bandeira, se o miúdo rende vai recusar vender-lo por menos do que os 127.2 milhões do João Félix.

Quanto ao Sonceição, ele sabe que estes miúdos pouca ou nenhuma experiência tem de futebol sénior, duvido que aposte neles a sério, mas conto com a comunicação social para fazer deles todos super craques e que afinal a formação do Benfica é só betão.
3 respostas · activo há 295 semanas
Eu diria que estas aulas foram tese defendida "suma cum laude", ahahahahaha...

Viva o Benfica
Olá. Gosto muito dos textos e da forma limpa das análises aqui realizadas, Mas..... onde foram buscar "La Palisse, que morreu em 1525, disse: "O futebol é o momento e o jogador vale o que pagam por ele". " ? Já havia transferências e futebol? Abraço
1 resposta · activo há 295 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi