Sendo eu a fazer o rescaldo não contem comigo para crucificar a equipa, jogadores ou técnicos. Ontem tive a oportunidade de ir ao Estádio e com vista privilegiada de camarote, portanto fiquei em incumbido do rescaldo.
Gostei do jogo, enquanto houve. Provavelmente o resultado mais justo seria o empate e se houvesse algum vencedor seria o Benfica, por ter sido a única equipa que procurou vencer os jogo durante os 90 minutos. Seja como for, contam é as bolas lá dentro e o Braga teve a eficácia enquanto o Benfica foi perdulário.
1ª Parte
Excelente primeira parte das duas equipas. Pressão alta, oportunidades de parte a parte, embora o Braga tenha tido menos que o Benfica, assim de cor só me lembro de uma grande oportunidade para o Braga que o Odysseas defendeu brilhantemente enquanto o Benfica teve pelo menos duas, Rafa a falhar isolado e depois o Vinicius falha de forma quase inacreditável uma jogada perfeita do Benfica. No geral o Benfica teve muitas vezes oportunidade para chegar à finalização com sucesso mas foram 4 ou 5 as vezes que foram apanhados em fora de jogo. Aquele golo no final da primeira parte caído dum campo não pode acontecer. A inércia do Ferro custou caro ao jogo. Dava ideia que parecia já ter ido para intervalo.
2ª Parte
Não houve jogo durante grande parte do tempo. Tirando os primeiros 10 minutos que o Benfica encostou o Braga e que podia ter marcado em pelo menos duas situações de golo, uma delas a embater no poste, o jogo não teve qualquer ritmo devido às constantes paragens do Braga. Na verdade não houve anti-jogo no conceito literal, aquela ideia de jogador lesionado a fingir ou do guarda-redes. Mas o jogo perdeu todo o ritmo com o Braga em cada lançamento, em cada livre, em cada pontapé de baliza e cada vez que a bola calhava no seu guarda-redes eram pelo menos uns 20-30 segundos que se perdia. Foi uma segunda parte miserável de futebol com oportunidades a espaços e com rasgos individuais do Benfica, como o lance do Pizzi para grande defesa do guarda-redes do Braga ou então um ou outro contra ataque do Braga quando o Benfica já arriscava muito. ~
Análise aos jogadores (0 - 10)
Odysseas (8) - Excelente jogo do nosso guarda-redes. Quando foi chamado correspondeu de forma eficaz. Nada podia fazer num cabeceamento dentro da pequena área.
Grimaldo (5) - Viu-se a espaços alguns momentos de tensão, sempre que a bola vai para o lado esquerdo parece que o Estádio pára de respirar. Seja como for, desta vez não houve muitos erros a assinalar e cumpriu no global. Em baixo de forma e com o Estádio todo de olho tem de ter personalidade para tentar subir.
Rúben Dias (8) - Um esteio dentro de campo. Está feito um senhor jogador e provavelmente o jogador mais influente do Benfica no comando das tropas. Ontem fez tudo o que era possível, até de extremo quando o Tomás e o Pizzi morreu.
Ferro (4) - Continua em baixo de forma mas ontem pareceu-me melhor na ajuda ao lado esquerdo. Braga também não atacou assim tanto. Seja como for, o erro do golo não pode deixar de ter influência na nota. Mau demais a falta de ataque à bola num canto.
Tomás Tavares (5) - Não me convenceu. Foi competente a defender mas não fez um bom jogo ofensivo. Não me fez esquecer o André Almeida neste jogo.
Weigl (6) - Cumpriu quando esteve em campo. Classe com bola e bom posicionamento em campo. Na segunda parte pareceu-me que passou mais vezes no lado esquerdo do meio campo e isso ajudou na defesa.
Taarabt (7) - O motor deste meio campo, o único que consegue a espaços subir e desequilibrar. Neste momento é fundamental no meio campo do clube.
Pizzi (5) - Precisa de descanso. É daqueles que não consigo criticar porque vê-se perfeitamente em campo que tenta, e corre e esforça-se, mas vê-se também claramente que está completamente estoirado. Na segunda parte mal podia com as pernas quanto mais com a bola. E mesmo assim quase ia marcando. É um grande Capitão que precisa de descanso. Ontem no jogo, nada lhe saiu bem. Nada mesmo.
Cervi (6) - Enquanto esteve em campo foi provavelmente o melhor dos três meio campo ofensivo. E foi o que saiu. Raça, agressividade, capacidade física e de superação.
Rafa (5) - Como o Pizzi nota-se uma quebra física grande. Na segunda parte arrastou-se. Tem qualidade mas sem conseguir correr não fica fácil. Nada lhe saiu bem.
Vinicius (5) - Que mau jogo de Vinicius. Nada condizente com ele a quantidade de oportunidades que perdeu, não de golo mas de possível finalização. Nota-se muito também o esforço físico que tem de fazer e o facto de não ter descanso. Preciso de uns dias no banco ou bancada, senão vai rebentar. Falhou as duas maiores oportunidades de golo e isso ontem fez a diferença. Vinicius costuma fazer a diferença ao contrário.
Seferovic (3) - Entrou, correu, mas nada fez de melhor do que um Cervi cansado.
Chiquinho (3) - Tentou e correu mas não trouxe nada de novo ao jogo, ainda por cima quando a equipa tacticamente já não existia.
Dyego Sousa (1) - Não sei se chegou a tocar na bola. A equipa não sabe jogar com 3 jogadores na frente. Foram raras as vezes que tentou chuveirinho. Nesta altura já o Pizzi e Rafa tinha morrido e não eram capazes de levar bola.
Notas Finais
Um mau resultado que deixa o Benfica à mercê do Porto. Disse há umas semanas que estes dois jogos eram decisivos e que podiam acabar com o campeonato. Fizeram o oposto. Relançaram o campeonato e só um Benfica muito competente, ao nível da época passada, pode celebrar no Marquês. Está na hora do Lage mostrar que todos contam e dar descanso a alguns jogadores. Coloque o Tino ou o Samaris em campo e baixe o Weigl a central. Coloque Jota e Cervi nas alas. Pizzi precisa de descanso. Coloque o Dyego de inicio, Vinicius precisa de descanso.
Já agora, árbitro não teve influência directa no jogo mas viu-se claramente que deixou e abusou de permitir que os jogadores do Braga perdessem tempo e irritassem os jogadores do Benfica. Aquela entrada sobre o Rafa tem de dar vermelho directo, mas vermelhos em prol do Benfica não são fáceis de dar. De resto, não gosto de um árbitro que marca tanta falta e que permite este tipo de anti-jogo. O Raúl devia ter sido expulso ao intervalo. E o Matheus não levar amarelo é caricato.
No final viu-se os nojentos que alguns jogadores do Braga são, como Raúl ou Palhinha. Aquilo que fizeram para os adeptos do Benfica foi miserável. A forma como 3 ou 4 jogadores do Braga foram festejar depois como se de um campeonato se tratasse até caiu mau junto dos seus, sem perceberem bem o porquê daquilo tudo. Veremos quantos jogos leva o Raúl pelo insulto aos adeptos do Benfica.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
ckf · há 268 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 268 semanas
Aquela táctica do desespero do Lage de jogar com 3 pontas de lança é mesmo ridícula. A bola continua a circular sem se fazer pura e simplesmente futebol directo. Um desperdício.
Na semana passada podíamos ficar a 10, uma semana depois podemos ficar a 1. Principal culpado Lage. E agora vamos para o registo de outras épocas, começar a jogar como clube pequeno na LE, rodar jogadores e simplesmente desistir dela para ficarem mais frescos para o campeonato.
Já sou pessimista por natureza mas ontem fiquei totalmente descrente para o resto do campeonato.
pedromesquita99 39p · há 268 semanas
E, por amor de deus, que deixe de jogar com 3 avançados.
ckf · há 268 semanas
ckf · há 268 semanas
DrGhozePablito 50p · há 268 semanas
carlos · há 268 semanas
F_Edu68 73p · há 268 semanas
BenfiquistaPrimário · há 268 semanas
Estava a reparar no Ferro no estádio. Estava muito mais concentrado e focado no bom posicionamento e orientação corporal. Até aquele famigerado canto...de facto, parecia que já tinha ido para intervalo! Mas o Odysseas também...aquela bola na pequena área tem que ser dele!
Nunca pensei dizer isto, mas o Bruno Lage está cada vez mais parecido com o Rui Vitória...no futebol não jogado em campo, no discurso posterior a dourar a pílula e naquele recurso ridículo, à treinador de distritais, aos três pontas de lança mais quatro gajos para cruzar e três atrás para bombear charutos lá para a frente. Está irreconhecível, o nosso treinador. Parece um bocado perdido, como a equipa em campo.
Se os frutistas ganharem hoje, duvido muito que o campeonato não fuja...
Pedro Simões · há 268 semanas
Na minha opinião, o Benfica deveria jogar em 433 e não 4231 como tem vindo a fazer... Jogar com um 6 declarado, este pode fazer as dobras do lado da bola em caso de perda e ainda liberta Taarabt e um terceiro médio para o ataque...
Farei um texto sobre isso e o onze base que consideraria melhor para esse sistema...
Não podemos dissociar também o cansaço evidente da equipa, que dificulta o discernimento e tomada decisão dos jogadores. quanto mais desgastado, mais erros individuais e de posicionamento vão cometer...
O Lage tem obrigatoriamente de fazer rodar a equipa com urgência... Porque é que o Nuno Tavares tem jogado pouco e se anda a sobrecarregar Grimaldo? Porque é que Samaris tem jogado tão pouco?
Lucidez · há 268 semanas
Pizzi banco!
Meio campo a três com Samaris, Florentino e Taarabt
Linha da frente a 3 com Cervi, Rafa e Vinicius
O problema está no meio campo defensivo que é macio, () (Weigl) e Taraabt, que gosta de atacar e depois a defender fica mal posicionado ou faz faltas para amarelo. Portanto Samaris e Tino para estancar o adversário e dar segurança à defesa. Pizzi para o banco pois é lento, está cansado e não tem rotinas/capacidade defensiva para o que é necessário do resto do campeonato (todos querem ganhar-nos).
Taraabt a criativo, a levar jogo para a frente, as duas setas nas alas e o finalizador.
Creio que a mudança no meio campo e tática (433/451) vai acontecer já no próximo jogo.
Quanto a Raul Silva percebe-se os festejos num jogador que comete penalti e faltas a torto e a direito contra o contumil e lembrem-se, foi substituído ao intervalo do Porto X Braga pois o Rúben Amorim não é nabo e percebeu que o gajo ia fazer de tudo para se expulsar.
Anda aí uma rede de brasileiros que também jogam fora do campo (Braga, Famalicão...é só estar atento).
Alguns até já se o pisgaram para fora do país depois dos jogos para perder começarem a ser bastante falados.
Nuno_Martins 105p · há 268 semanas
De qualquer forma julgo que se sentiu o cansaço da equipa... Na segunda parte e mesmo durante a primeira.
Há quanto tempo anda Pizzi a fazer 90 sobre 90? E Vinícius? Etc...
Já aqui tinha dito... Lage seca a equipa nestas sequências de jogos. No 1o jogo com o Famalicão tinha de rodar 11 jogadores... Ir ao dragão com a equipa fresca e se fosse preciso resolver na 2a mão colocava os titulares e era uma sequência de 3 jogos! Com a opção que fez nesse jogo transformou numa sequência de 5.
E não me venham com o plantel é curto ou fraco... Era preciso rebentar AA ao 3o jogo e fazer os outros 2 com TT até o rebentar? Não! Podiam alternar. FL e Samaris foram i meio campo titular da época passada... Não dava para fazer um jogo com o Famalicão para permitir que Weigl e Taarabt e Gabriel chegassem frescos ao dragão? Ah e tal o Ferro erra... Pois erra! Anda a jogar há 10000 jogos seguidos quando é a 1a época completa na equipa principal... Ah e tal mas o Jardel não tinha ritmo! Pois não... Há imensos jogos por época que podia jogar para o ajudar a ter ritmo, ajudar Ferro a descansar... Mas é até partir! Aí entram os que nem serviam para rodar e é até partir esses.
Pedro V. · há 268 semanas
1 - Como habitualmente, boa parte da massa adepta do Benfica enrola-se na cantilena costumeira: o Porto não tem equipa; os tripas não jogam nada; o Porto está à beira do precipício; os tripas estão à beira da falência; olha as contas do Porto; olha o fair-play...é uma conversa estúpida e que não reflete a realidade. O Porto tem uns longuíssimos braços, que se fundiram com o poder de uma cidade, com as suas instituições e com as do próprio futebol, como se verifica em arbitragens habitualmente amigáveis. Não se abate facilmente e o Benfica ainda não se preparou para que tal aconteça. Basta observar a pobreza dos resultados diretos contra eles, que são, normalmente, essenciais para apurar o campeão.
2 - Outra cantiga do ordem: o Benfica tem o melhor plantel, os melhores jogadores, os melhores intérpretes... Outra ladainha parva, porque esta análise foca-se, normalmente, na vertente técnica, obscurecendo a física, muito mais relevante para um campeonato como o nosso, em que a imposição do corpo é central para abrir defesas fechadas. O desgaste imprimido por uma equipa mais física obtém melhores resultados, aditivados por árbitros que teimam em fechar os olhos. Julgo, desde o início do campeonato, que a nossa equipa não é a melhor, conjugando as diversas vertentes. Por isso, sofremos contra equipas fisicamente mais poderosas, cá dentro e, principalmente, lá fora.
3 - Por isso, não podemos fechar os olhos a certas contradições que estão a prejudicar bastante o Benfica. Lage afirma querer dois jogadores competitivos para cada posição, mas tal está muito longe de acontecer. O caso do guarda-redes é claro, mas verdadeiramente calamitoso é o que respeita aos defesas centrais, com dois jogadores e meio (Jardel pouco contará...) em vez de quatro, e aos laterais, sem que os titulares tenham substitutos à altura. Corremos enormes riscos com a forma do Ferro (nada tenho contra o rapaz, mas o estado como se apresenta é confrangedor e o jogador precisava de ser protegido). Outros problemas decorrem do que já afirmei sobre a dimensão física do plantel. Julgo que seria importante remodelar, o mais brevemente possível, o perfil físico da equipa principal. Temos vários jogadores com extremas dificuldades para o confronto de natureza física, como ontem se pôde ver. O Benfica carece de força e não está a conseguir impor-se. Falar-me-ão do ano passado, ao que respondo que um génio, agora em Madrid, fez uma tremenda diferença e dinamitou o campeonato em nosso favor.
4 - E agora? Até prova em contrário, o treinador não resolveu a rampa inclinada em que caímos. Não tem margem de manobra, mas será pouco provável que o Porto nos dê mais espaço. Se a equipa não se consolidar rapidamente, compactando-se e ganhando uma harmonia agora ausente, pois os jogadores estão dispersos, temo que algo de horrível possa acontecer e os representantes de tudo o que de pior há no futebol nacional possam ganhar-nos três títulos de rajada: campeonato, taça, supertaça. Como já dissera na semana passada, a Liga Europa deve ser marginalizada e o tempo ocupado a cimentar o plantel para as batalhas tremendas que nos esperam. Mas sinceramente, é difícil estar otimista, até porque, já na próxima semana, o Gil Vicente focar-se-á na glória de tirar-nos pontos.
Chakra_Indigo 84p · há 268 semanas
Viva o Benfica
Antonio Martins · há 268 semanas
Um abraco
Antonio Martins
joão carlos · há 267 semanas
este ano tem andou a fazer o contrario que é encaixar jogadores numa táctica para a qual não tem características e mesmo a pequena adaptação que fez não resolve.
de facto existem jogadores que por irem a todas e todo o tempo estão uma lastima mas pelos visto nem o lage acredita nos suplentes, quem os tem, pelos vistos alguns nem para as taças servem.
já o problema do ferro não é o cansaço ou a má forma é um problema de qualidade, ou falta dela, porque os problemas dele já se notavam o ano passado estiveram foi disfarçados pela maneira como a equipa jogava.
Jorge · há 267 semanas
É frustrante saber que podíamos estar nesse momento com 10 pontos de vantagem.
Prefiro nem dar importância a isso pois evita sofrimento e ansiedade.
Eles lá devem saber o que é melhor para a equipa. São eles que estão a trabalhar para isso.
Mas a ser ultrapassado pelo FCP e perder o campeonato parece ser uma sina e o destino...
Pois sempre tivemos dificuldade em mostrar dominância permanente interna.
Só espero estar errado.
Acredito piamente que estão a trabalhar incessantemente para o sucesso do Benfica,
A meu ver acho que está na altura de o Kalaica subir à equipa A para competir com o Ferro.
Por incrível que pareça não temos substitutos para defesa central.
Ainda bem que o Florentino ficou pois se não tínhamos um belo problema para resolver no meio campo.
Temos Chrien e D. Tavares pra levar a equipa pra frente.
jorge · há 267 semanas
Quando falei em dominância interna queria me referir estar em primeiro com muitos pontos de avanço. Sem margens para duvida sem ter de estar sempre à rasquinha e com o campeonato a decidir no ultimo jogo. (depois queixam-se de competitividade...)
Que eu me lembro foi apenas em 2013/2014 que fomos campeões 2 ou 3 jogos antes de terminar o campeonato.
Apesar das temporadas fantásticas de 2009/2010 e 2015/2016 e a fascinante recuperação de 2018/2019
Tem sido sempre decidido na ultima jornada.
Enquanto o FCP tem conseguido por diversas vezes ser campeão com algumas jornadas ainda por disputar (se bem que com condições que nós conhecemos mas mesmo assim...)