Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Exigência ou estupidez? Ep. 1001... Renato Paiva Ajuda a explicar!

Já escrevi imenso sobre isto.
 
Mas hoje trago duas outras perspetivas para serem comentadas.
 
 
Quem quiser pode ver os comentários e verificar que vão todos no mesmo sentido.
 
 
 
Claro que há sempre os que vão em contramão mas eles é que estão certos…
 

 
E um bom resumo… hoje todos sabemos tudo sobre tudo!
 
 
Encaixando perfeitamente neste ultimo comentário… no dia seguinte surgem as palavras de Renato Paiva.
 
 
"Doa a quem doer vou ter dizer isto: às vezes nesta bancada é muito mais importante dizer mal dos jogadores do que apoiá-los e os jogadores sentem isto. Disse-lhes isto na roda e eles quase agradeceram, porque os jogadores têm de sentir mais apoio. Têm de perceber o que é o Benfica B, uma equipa com juventude e a oscilação nas entradas e saídas. Críticas sim, mas também temos de ser equilibrados e apoiar primeiro, antes de criticar. Está aqui a resposta dos jogadores em mais um momento de crescimento" (…) "Nenhuma casa funciona quando está dividida e não remam todos para o mesmo lado. Não deixo que critiquem os meus jogadores só porque falham um passe, ou estão num clube há um ano e jogam menos. Aqui não há patinhos feios nem patinhos bonitos, há jogadores do Benfica. Fazem parte de uma equipa B. Custa-me que não sejam vistos com paciência e estão a crescer num contexto de adversidade. A maior parte das vezes sinto que jogamos fora no Seixal, porque vêm os outros adeptos e fazem disto a casa deles. Isto é um pedido: que os nossos adeptos sejam exigentes e apoiem e critiquem quando têm motivos para tal e hoje não senti isso. Descer de divisão era uma tragédia, mas sentimo-nos super-equilibrados no foco, no trabalho. Precisamos de apoio nos momentos mais difíceis. Ainda bem que ganhámos, porque não soa a desculpa. Que apoiem pelo menos os jogadores, o treinador é outra história. Já vi muito jogador noutras equipas B ser assobiado e criticado e agora andam por Espanha, na Premier League, na Alemanha e a fazer carreiras fantásticas"
 
Chama-se "exigência" ó Renato… Só porque és o treinador achas que conheces melhor os jogadores do que o adepto da bancada? 
Agora imagina se andasses a bater records e records na equipa principal e o foco fosse só ganhar por 1 ou o adversário ter rematado á baliza!

Ps. Renato Paiva é este sr.:
 
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (21)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Ainda na sexta após o 2-1 começaram logo a assobiar no momento que a equipa mais precisava de apoio depois admiram-se que acabamos o jogo aflitos. A maioria dos adeptos portugueses não percebe nada do jogo um exemplo a maioria pensa que só se joga bem quando o passe é feito para a frente quantas vezes se ouve que determinado jogador principalmente médios defensivos são fracos porque só jogam para trás e para os lados
1 resposta · activo há 269 semanas
Eu não coloco a ênfase no perceber ou não... Às vezes até acho que o adepto "pensa" que sabe mais do que o treinador e pensa que do outro lado não estão 11 gajos que também sabem jogar! Que o jogo não é uma interação mas que é como jogar na PlayStation que o passe sai sempre para o gajo e isso... Depois o pessoal está habituado aos highlights e pensa que o jogo são 90m de highlights... Depois têm uma exigência desfasada da realidade.
Quando os adeptos se lembrarem que o apoio incrível que mostraram quando estavamos a perder 0-3 em casa contra o Sporting mudou um campeonato e não há um assobio que tenha mudado alguma coisa no nosso clube, talvez a cultura mude.

E quanto a esta suposta "exigência" bem podemos agradecer a alguns palhaços... muitos... mas sabemos que estas coisas se voltam contra o feiticeiro mais cedo ou mais tarde (basta ver agora os tripeiros e os lagartos com a exigência toda que diziam que deviamos ter) :P
1 resposta · activo há 269 semanas
Acho que num dos alguns textos sobre isto coloquei um vídeo desse jogo... Se fosse algo habitual perder por esses números aquela manifestação não faria sentido... Assim, aquela equipa merecia todo o carinho que recebeu!
E esta equipa atual, que anda a bater records atrás de records, ser assobiada? É só parvo.
É das coisas que mais me entristecem no Benfica. Tiram-me realmente do sério e quase já andei à pancada na bancada por causa disto. O problema é que dantes ainda me calava e encolhia os ombros, quando ouvia vaias ao Nené ou assobios ao Isaías.
Hoje não estou para isso. Se tiver alguém ao meu lado que assobie quando a equipa precisa de ajuda, vai levar com um "tanta cadeira por preencher em alvalidl e eu a ter de aturar esta merda".
Os melhores exemplos do que pode fazer o apoio são os jogos fora e os 0-3 contra os sapos na Luz.
Quem ainda tiver dúvidas sobre como ganhámos esse campeonato, é só ir ao Youtube e ver o minuto 70 desse jogo.

Quanto ao Paiva, um grande aplauso e um abraço sentido de quem o compreende perfeitamente.
1 resposta · activo há 269 semanas
Como digo ao troza... Se existissem mais resultados sistemáticos até se percebia (não adiantava nada mas percebia-se)... Assim? É incompreensível!
Tal como criticar os miúdos da equipa B... Se o Benfica quisesse ganhar na B...
Eu assumo-me como não exigente. Apenas quero que os jogadores do Benfica mostrem vontade e atitude. Por vezes não sai bem mas estaremos sempre mais perto de vencer se assim for. Até porque esta direcção e estes jogadores já mostraram ter qualidade para vencer tudo o que é possível vencer. E para mim tudo o que é possível vencer são as competições nacionais e a Liga Europa.
1 resposta · activo há 269 semanas
Eu sou exigente! Não sou é parvo.
Na Luz, a maioria são uns cromos que, pelo facto de comprarem bilhete/redpass, julgam-se no direito de julgar todo e qualquer ato de um jogador do Benfica a qualquer instante.

Como se as assobiadelas e apupos, fizessem com que os jogadores ficassem mais tranquilos e passassem a fazer as coisas de melhor forma...

Lembro-me de, no 2º jogo o Tomás a titular, termos um canto a nosso favor, e bola ter sobrado para ele (que era o nosso último defesa), e, por ele ter passado a bola ao GR (para a equipa se reorganizar), ter levado uma brutal assobiadela. Fdx, o puto tem 18 anos...

Sou crítico de muita coisa, mas, acima de tudo, sou benfiquista.
E, do mesmo modo que já fui dos poucos a aplaudir, no passado, o Seferovic por, apesar de falhar imenso, dar o litro em campo em todo e qualquer lance, também sou dos que, neste momento, o critica por um completo desleixo nas disputas de bola cada vez que entra em campo.

Por isso, mais do que fazerem as coisas "bem ou mal", julgo sim o empenho. Pois, quanto mais empenhado o jogador for, mais próximo estará de fazer as coisas bem (aka Cervi :) ). Agora, posturas tipo "golos marcados sem festejos" (alô? Jota?), ou lances disputados com pés de lã (alô? Pizzi?), isso sim tira-me completamente do sério...

Resumindo:
1. Apoiem durante os 90 minutos. SEMPRE!
2. Critiquem, no final, sempre que se justificar.
3. MUITO IMPORTANTE: não critiquem apenas nas derrotas. Mesmo a ganhar, existem muuuitas coisas a melhorar.
1 resposta · activo há 269 semanas
E agora os que assobiaram são os que assobiam o AA! Há dias no Twitter "peguei-me" com um que dizia que o AA não jogava em nenhuma equipa da liga! Depois tenho de classificar prejorativamente estas opiniões...

E criticar os miúdos da B? Ridiculo até mais não. São miúdos a jogar contra gajos muito mais velhos... É aquela dificuldade que lhes permite chegar á equipa A e jogar... E a malta que vai ao Seixal que deveria perceber isso melhor que ninguém...
Infelizmente o adepto português é assim, até nos jogos de miúdos de 12/13 anos há isso.
É isso é começar a sair do estádio com 10/15m para jogar, não compreendo.
1 resposta · activo há 269 semanas
Isso de sair mais cedo é sintoma de quão "privilegiadas" são essas pessoas que para eles é mais importante evitar o trânsito do que ver o jogo até final! É de um novo riquismo nojento...
Eu nunca, repito, nunca na minha vida de décadas a ir à Luz, assobiei um jogador do Benfica.
Acho que até quando se mudaram para Alvalade ou Antas não o fiz.

O jogador do Benfica é da família, e eu não assobio ou "bato" nos meus familiares.

Um coisa é criticar, ou achar que determinado jogador não tem categoria para jogar na nossa equipa, mas eles não entraram à força para a equipa.

Assisti impávido e sereno (mentira, ahahahah) , às exibições de Escalona, Peseresi, Tahar , King, Paredão, Thomas, Emerson ou Cortez, mas abstive-me de contribuir para baixar ainda mais a sua auto-estima, que já não devia ser muita.

Ainda no post anterior escrevi que tinha lá sócios que mais pareciam bebes histéricos por o Belenenses ter marcado o 2º golo.

Mas o que não compreendo mesmo, e é do domínio do irreal, é estar 3-2, com a equipa a precisar de nós, e chegar aos 89 minutos e parecia que vinha aí o Papa - uma data de gente a levantar-se para sair, por causa do transito ou lá o que é.

É o apoio que temos, não admira que os jogadores às vezes pareçam gostar mais de jogar fora.

Viva o Benfica.
3 respostas · activo há 269 semanas
Essa do sair a 10 minutos do fim do jogo é outra que a minha mioleira não entende.
Nem nunca há de entender.
Esses são os mesmos que no dia da despedida do Jonas, com homenagem antes do jogo, estavam na amena cavaqueira fora do estádio a emborcar cerveja e a comer bifanas, mas são os primeiros a atacar o Vieira e o diabo a sete porque não fizeram uma despedida ao Luisão ou ao manel. São coisas que deviam ser bem esmiuçadas na secção do oculto, de uma qualquer revista cor de rosa.
É gente que não sabe nada do Benfica, não compreende o Benfica e não pode sentir o Benfica. Vão ao estádio para ver apenas o Benfica ganhar para depois irem gozar a prima, o vizinho ou o colega de trabalho que são lagartos ou adeptos da fruta. Se alguém lhes disser que a música que cantam (?) de cachecol ao alto no início dos jogos não é o hino do Benfica, eles ficam a olhar como se lhes tivessem falado em chinês.
E depois acham que esse "nervoso" não passa para a equipa!
Estares num estádio com 60m e cair um momento de silêncio... Ou levares com aqueles assobios soltos do nada!
Mas ok... Há quem ache que este texto é que é sportinguisação...
Devem ser os mesmos que acham que dar dois tabefes num filho por ter tirado má nota na escola vai fazer com que ele, como que por artes mágicas, vá tirar melhores notas a seguir.
Nunca assobiei a equipa ou jogador.
Confesso que tenho insultado alguns (agora menos), mas de boca fechada ... são os nervos do jogo.
Não compreendo quem assobie, compreendo que por vezes a vontade de apoiar não é muita, mas assobiar é falta de noção.
Ainda compreendo menos quando se trata de uma equipa B, cujo objectivo é formar jogadores ....
1 resposta · activo há 269 semanas
Eu faço minhas as palavras do Pedro abaixo... Este grupo de jogadores merece tudo menos ser assobiado! E assobiar a equipa B ou equipas de formação... Também é incompreensível.
Durante o jogo é apoiar, incentivar e puxar pela equipa!! No final do jogo é quando devemos mostrar o nosso desagrado ou não com a equipa, embora eu ache que que assobiar esta equipa, pelo aquilo que tem feito, é de um idiota para não ir mais longe...
1 resposta · activo há 269 semanas
Pedro se a equipa principal acumulasse mais resultados... E não se visse esforço dos jogadores... Era uma coisa! Agora... Críticar os b? São miúdos colocados propositadamente num nível competitivo que os coloque em dificuldades para selecionar quem chega ao plantel principal. Incompreensível.
É triste mas é real...
Estou com o que diz o Renato Paiva.
Ainda por cima a equipa B nao é para ganhar titutlos mas sim preparar os jogadores para patamares de exigencia superiores.

É facil criticar e mais facil é fazer em casa porque estamos "cómodos/confortáveis" sentadinhos no nosso lugar.

Sinceramente ha que ter mais atitude como a que ha fora de casa..

Isso nao quer dizer que possamos larvar um "fodasse..." ou "oh pá que merda.." num passe falhado ou numa jogada individual mal conseguida.
É perfeitamente normal.
Agora estar a assobiar e a vaiar estando o jogo empatado ou com desvantagem de um golo é lamentavél...

Quer me parecer que a intenção desses adeptos é acordar os jogadores a equipa... Mas a verdade é que cria nervosismo...

Não é fantástico quando ha aqueles momentos nas bancadas em que a equipa está em desvantagem e a tentar de tudo e nas bancadas em uníssono, ouvimos uma onda de entusiasmo quando a equipa avança... "Vai!!" "vamos!!!" "anda la!" "pra frente" "boa!!!!" "isso"
E isso contamina a equipa os jogadores a dar o seu melhor.

Pá se for pra criticar façam-no no fim depois do jogo ter acabado...

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi