Já escrevi imenso sobre isto.
Mas hoje trago duas outras perspetivas para serem comentadas.
Quem quiser pode ver os comentários e verificar que vão todos no mesmo sentido.
Claro que há sempre os que vão em contramão mas eles é que estão certos…
E um bom resumo… hoje todos sabemos tudo sobre tudo!
Encaixando perfeitamente neste ultimo comentário… no dia seguinte surgem as palavras de Renato Paiva.
"Doa a quem doer vou ter dizer isto: às vezes nesta bancada é muito mais importante dizer mal dos jogadores do que apoiá-los e os jogadores sentem isto. Disse-lhes isto na roda e eles quase agradeceram, porque os jogadores têm de sentir mais apoio. Têm de perceber o que é o Benfica B, uma equipa com juventude e a oscilação nas entradas e saídas. Críticas sim, mas também temos de ser equilibrados e apoiar primeiro, antes de criticar. Está aqui a resposta dos jogadores em mais um momento de crescimento" (…) "Nenhuma casa funciona quando está dividida e não remam todos para o mesmo lado. Não deixo que critiquem os meus jogadores só porque falham um passe, ou estão num clube há um ano e jogam menos. Aqui não há patinhos feios nem patinhos bonitos, há jogadores do Benfica. Fazem parte de uma equipa B. Custa-me que não sejam vistos com paciência e estão a crescer num contexto de adversidade. A maior parte das vezes sinto que jogamos fora no Seixal, porque vêm os outros adeptos e fazem disto a casa deles. Isto é um pedido: que os nossos adeptos sejam exigentes e apoiem e critiquem quando têm motivos para tal e hoje não senti isso. Descer de divisão era uma tragédia, mas sentimo-nos super-equilibrados no foco, no trabalho. Precisamos de apoio nos momentos mais difíceis. Ainda bem que ganhámos, porque não soa a desculpa. Que apoiem pelo menos os jogadores, o treinador é outra história. Já vi muito jogador noutras equipas B ser assobiado e criticado e agora andam por Espanha, na Premier League, na Alemanha e a fazer carreiras fantásticas"
Chama-se "exigência" ó Renato… Só porque és o treinador achas que conheces melhor os jogadores do que o adepto da bancada?
Agora imagina se andasses a bater records e records na equipa principal e o foco fosse só ganhar por 1 ou o adversário ter rematado á baliza!
Ps. Renato Paiva é este sr.:
Ps. Renato Paiva é este sr.:
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Pedro Rodrigues · há 269 semanas
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
troza · há 269 semanas
E quanto a esta suposta "exigência" bem podemos agradecer a alguns palhaços... muitos... mas sabemos que estas coisas se voltam contra o feiticeiro mais cedo ou mais tarde (basta ver agora os tripeiros e os lagartos com a exigência toda que diziam que deviamos ter) :P
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
E esta equipa atual, que anda a bater records atrás de records, ser assobiada? É só parvo.
António Madeira · há 269 semanas
Hoje não estou para isso. Se tiver alguém ao meu lado que assobie quando a equipa precisa de ajuda, vai levar com um "tanta cadeira por preencher em alvalidl e eu a ter de aturar esta merda".
Os melhores exemplos do que pode fazer o apoio são os jogos fora e os 0-3 contra os sapos na Luz.
Quem ainda tiver dúvidas sobre como ganhámos esse campeonato, é só ir ao Youtube e ver o minuto 70 desse jogo.
Quanto ao Paiva, um grande aplauso e um abraço sentido de quem o compreende perfeitamente.
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
Tal como criticar os miúdos da equipa B... Se o Benfica quisesse ganhar na B...
Rui Dias 101p · há 269 semanas
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
pedromesquita99 39p · há 269 semanas
Como se as assobiadelas e apupos, fizessem com que os jogadores ficassem mais tranquilos e passassem a fazer as coisas de melhor forma...
Lembro-me de, no 2º jogo o Tomás a titular, termos um canto a nosso favor, e bola ter sobrado para ele (que era o nosso último defesa), e, por ele ter passado a bola ao GR (para a equipa se reorganizar), ter levado uma brutal assobiadela. Fdx, o puto tem 18 anos...
Sou crítico de muita coisa, mas, acima de tudo, sou benfiquista.
E, do mesmo modo que já fui dos poucos a aplaudir, no passado, o Seferovic por, apesar de falhar imenso, dar o litro em campo em todo e qualquer lance, também sou dos que, neste momento, o critica por um completo desleixo nas disputas de bola cada vez que entra em campo.
Por isso, mais do que fazerem as coisas "bem ou mal", julgo sim o empenho. Pois, quanto mais empenhado o jogador for, mais próximo estará de fazer as coisas bem (aka Cervi :) ). Agora, posturas tipo "golos marcados sem festejos" (alô? Jota?), ou lances disputados com pés de lã (alô? Pizzi?), isso sim tira-me completamente do sério...
Resumindo:
1. Apoiem durante os 90 minutos. SEMPRE!
2. Critiquem, no final, sempre que se justificar.
3. MUITO IMPORTANTE: não critiquem apenas nas derrotas. Mesmo a ganhar, existem muuuitas coisas a melhorar.
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
E criticar os miúdos da B? Ridiculo até mais não. São miúdos a jogar contra gajos muito mais velhos... É aquela dificuldade que lhes permite chegar á equipa A e jogar... E a malta que vai ao Seixal que deveria perceber isso melhor que ninguém...
Mouse · há 269 semanas
É isso é começar a sair do estádio com 10/15m para jogar, não compreendo.
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 269 semanas
Acho que até quando se mudaram para Alvalade ou Antas não o fiz.
O jogador do Benfica é da família, e eu não assobio ou "bato" nos meus familiares.
Um coisa é criticar, ou achar que determinado jogador não tem categoria para jogar na nossa equipa, mas eles não entraram à força para a equipa.
Assisti impávido e sereno (mentira, ahahahah) , às exibições de Escalona, Peseresi, Tahar , King, Paredão, Thomas, Emerson ou Cortez, mas abstive-me de contribuir para baixar ainda mais a sua auto-estima, que já não devia ser muita.
Ainda no post anterior escrevi que tinha lá sócios que mais pareciam bebes histéricos por o Belenenses ter marcado o 2º golo.
Mas o que não compreendo mesmo, e é do domínio do irreal, é estar 3-2, com a equipa a precisar de nós, e chegar aos 89 minutos e parecia que vinha aí o Papa - uma data de gente a levantar-se para sair, por causa do transito ou lá o que é.
É o apoio que temos, não admira que os jogadores às vezes pareçam gostar mais de jogar fora.
Viva o Benfica.
António Madeira · há 269 semanas
Nem nunca há de entender.
Esses são os mesmos que no dia da despedida do Jonas, com homenagem antes do jogo, estavam na amena cavaqueira fora do estádio a emborcar cerveja e a comer bifanas, mas são os primeiros a atacar o Vieira e o diabo a sete porque não fizeram uma despedida ao Luisão ou ao manel. São coisas que deviam ser bem esmiuçadas na secção do oculto, de uma qualquer revista cor de rosa.
É gente que não sabe nada do Benfica, não compreende o Benfica e não pode sentir o Benfica. Vão ao estádio para ver apenas o Benfica ganhar para depois irem gozar a prima, o vizinho ou o colega de trabalho que são lagartos ou adeptos da fruta. Se alguém lhes disser que a música que cantam (?) de cachecol ao alto no início dos jogos não é o hino do Benfica, eles ficam a olhar como se lhes tivessem falado em chinês.
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
Estares num estádio com 60m e cair um momento de silêncio... Ou levares com aqueles assobios soltos do nada!
Mas ok... Há quem ache que este texto é que é sportinguisação...
António Madeira · há 269 semanas
Dr. Foca 82p · há 269 semanas
Confesso que tenho insultado alguns (agora menos), mas de boca fechada ... são os nervos do jogo.
Não compreendo quem assobie, compreendo que por vezes a vontade de apoiar não é muita, mas assobiar é falta de noção.
Ainda compreendo menos quando se trata de uma equipa B, cujo objectivo é formar jogadores ....
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
Pedro Simões · há 269 semanas
Nuno_Martins 105p · há 269 semanas
Jorge · há 269 semanas
Estou com o que diz o Renato Paiva.
Ainda por cima a equipa B nao é para ganhar titutlos mas sim preparar os jogadores para patamares de exigencia superiores.
É facil criticar e mais facil é fazer em casa porque estamos "cómodos/confortáveis" sentadinhos no nosso lugar.
Sinceramente ha que ter mais atitude como a que ha fora de casa..
Isso nao quer dizer que possamos larvar um "fodasse..." ou "oh pá que merda.." num passe falhado ou numa jogada individual mal conseguida.
É perfeitamente normal.
Agora estar a assobiar e a vaiar estando o jogo empatado ou com desvantagem de um golo é lamentavél...
Quer me parecer que a intenção desses adeptos é acordar os jogadores a equipa... Mas a verdade é que cria nervosismo...
Não é fantástico quando ha aqueles momentos nas bancadas em que a equipa está em desvantagem e a tentar de tudo e nas bancadas em uníssono, ouvimos uma onda de entusiasmo quando a equipa avança... "Vai!!" "vamos!!!" "anda la!" "pra frente" "boa!!!!" "isso"
E isso contamina a equipa os jogadores a dar o seu melhor.
Pá se for pra criticar façam-no no fim depois do jogo ter acabado...