Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Obrigado Marega!!


Este vídeo é da claque do indignados, dos hipócritas!! Aqui tentou-se camuflar e desculpar ao máximo esta atitude!! Alguém ouviu os responsáveis do FC Porto falar? E da Liga? E da FPF? E do SOS Racismo? E do Estado? Aqui inventou-se de tudo para ocultar um acto racista... Aqui não foram todos Marega...

No Dragão? Não pode!! Aquilo por lá é tudo gente séria e sem qualquer tipo de racismos ou xenofobias... Lá não há ódios, é tudo amor e paz... Lá é tudo Marega...


Aqui não se passou absolutamente nada... Pelo menos não li nem ouvi nada da parte do governo, da liga ou da FPF... Se calhar como não era negro não interessa.. Se calhar, se fosse negro seria um acto grave de racismo e já andava tudo em polvorosa...



Fantástico!!! No mesmo estádio, os mesmo adeptos e repare-se na diferença de tratamento... A único coisa em comum com Marega só mesmo o amarelo ao Semedo... Certamente, neste jogo do Porto o cliente passou a não ter razão...


Nesta imagem pode-se claramente observar aquilo a que o Record chama de "... agradecimento de aplausos", afinal, é a única coisa a que um jogador pode responder... Quero deixar bem claro que eu na situação do Marega teria feito a mesma coisa...O que aqui está em causa é a diferença de tratamento entre duas situações idênticas...


Obrigado a todos os dirigentes que ajudaram a criar este monstro chamado "Claques"!!!


Não sei se existiram esses comportamentos ou não mas um presidente não pode dar estes exemplos mas lá está... Queriam que o homem dissesse o quê da sua claque? É à custa dos dirigentes que temos o futebol como temos...


Aqui está um rosto que personifica aquilo que não deve ser a postura de um treinador de futebol e que depois de vários comportamentos miseráveis, pensa que pode dar lições de moral a quem quer que seja... Não passa de um hipócrita que trata mal toda gente, sejam colegas de profissão, presidentes, adversários ou adeptos...

Nem posso acreditar!!! Tanto caso gravíssimo no nosso futebol e só agora aparecem? Agora quer tudo ficar bem na fotografia...

 Tivessem castigado severamente quando foi o caso do Nelson Semedo e se calhar agora os adpetos pensavam duas vezes... Mas agora é que é!!! Agora é que vão ver a mão pesada do Meirim!!! Preparem-se... 


 Nem sei se ria ou se chore... Que tamanha hipocrisia... Esta gente esteve e está envolvida em casos absolutamente medonhos do futebol Português e vem agora com lições de moral? O que é a história recente? Foi ontem? Ganhem vergonha na cara!!!!



Mas só agora? Então e quando foi o Nelson Semedo? Acharam piada? Ou o cliente tem sempre razão? E a violência no desporto não vos causa alarme? Já instauraram algum processo disciplinar à Juve Leo e ao Sporting pelo ataque a Alcochete? Já instauraram algum processo ao Raul do Braga pelos tristes gestos para o público?

Entretanto, aproveito para dizer que nestas matérias que expus acima não há clubes inocentes!! Infelizmente é assim e os dirigentes estão-se a borrifar porque nada de nada é feito!!! Este caso do Marega irá servir de exemplo mas só porque o atleta saiu de campo, senão nada disto aconteceria!!!

Ainda assim, quero agradecer ao Marega pela coragem demonstrada ao abandonar o relvado!!! Só foi pena os manguitos que fizeste mas eu compreendo. Se não fosses tu, eu nem sabia que existia uma secretaria do Desporto, que a Liga afinal gosta de punir e que a FPF existe e ficou preocupada... Não é perfeito mas já foi um avanço...

Gostaria de ver esta energia do Governo, da Liga e da FPF num verdadeiro combate à violença no desporto e no combate aquilo que se passa com as claques...

Mando daqui um abraço ao Marega, ao Nelson Semedo, ao Cristiano Ronaldo que sofreu a bom sofrer em Espanha por ser Português, e a todos os atletas que são insultados em todos os jogos pelo público... E já agora, aos árbitros que também passam a vida a serem insultados pelos novos "Maregas" e pelos atletas que partilham o campo com os árbitros...

E eu não sou "Marega", eu sou pelo futebol... Este caso do Marega é uma brincadeira de meninos comparado com o que se tem passado no futebol Português... E daqui a nada teremos um Benfica-Porto no Jamor... Isso é que deveria preocupar... Insultos? Há em todos os jogos, infelizmente mas há coisas bem mais graves que precisam de acção imediata do Governo, da Liga e da FPF...

Comentários (25)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Atenção... Ele levou amarelo na celebração do golo!
De resto... Concordo com tudo.
2 respostas · activo há 267 semanas
Certo. Levou amarelo na celebração do golo e devia ter levado amarelo quando se dirigiu ao público daquela forma. Seria o 2º amarelo e expulsão.

Na direção do Benfica são só meninos que defendem o seu lugar e raramente defendem a instituição Benfica. O que se passa no futebol português é simplesmente ridículo.

Estes fdp dos Super Dragões têm uma moral para vir falar nestes assuntos...
A começar pelos cânticos do Chapecoense...

Mas, sinceramente, nem vou escrever mais nada. Para mim ficou claro como a água como seria o resto do campeonato quando, no Dragão, o Odysseas levou amarelo por lhe terem mandado bolas de golfe.
O Benfica, para ser campeão, tem de ganhar TODOS os jogos até final da época.
Porque é que numa publicação sobre racismo e FC Porto aparece a direcção do Benfica a defender os seus lugares.

Gostava muito de perceber o porquê dessa afirmação:

"Na direção do Benfica são só meninos que defendem o seu lugar e raramente defendem a instituição Benfica."

O que é que quer dizer com isso?
Eu posso acrescentar pouco aqui mas até vou começar pelo menos importante:

1 - Não concordo com a cena do Ronaldo...

2 - Falas em tantos casos e não falas no caso de racismo que expõe tudo e todos os que falas: Renato Sanches. Ninguém sofreu mais do que ele pela mão da CS.

3 - Também é racismo o que se vê em todo o lado para o Benfica e Benfiquistas... e isto ninguém fala.
Assim como defendo, como provavelmente toda a gente de bem, que os adeptos que não se sabem comportar seja proibidos de entrar nos Estádios, para mim sempre que um atleta tivesse uma atitude de insulto para com os adeptos também deveria ser dada ordem de expulsão.

Seja como for, concordo em absoluto com tudo. Verdadeiramente ridícula a atitude das virgens ofendidas do Porto, Liga ou Governo. Estamos entregues mesmo aos bichos. Assim se vê a forma parcial como se reage às situações.
Sobre o adepto do Benfica agredido, discordo. Se fosse preto, não haveriam indignados, porque é benfiquista. Assim como no caso Nélson Semedo, que é preto, e não houve indignação, também seria a mesma coisa. Aliás, fosse o rapaz violentamente agredido preto e benfiquista, a culpa seria dele, como foi dito sobre o Nelsinho, que foi ele a provocar (O Nojo) ou que o cliente tem sempre razão e levava uma Lata qualquer (Rascord). Sobre ele, fosse preto, seria dito que era marginal, que pôs-se a jeito e que, provavelmente, ter-se-ia "provocado" os seus agressores.
Isto de que basta ser-se preto para se ser coitadinho e vítima é uma mentira. A cor da camisola é mais importante do que a cor da pele.
Este tipo de texto, em vez de condenar veementemente o que aconteceu, tenta instrumentalizar uma situação abjecta de racismo, e transformá-la numa ferramenta de vitimização, chegando até a gozar com o desespero de outro ser humano.

Infelizmente é nisto que estão transformados muitos adeptos de todos os clubes. Depois há quem tenha lata de dizer "somos diferentes".
2 respostas · activo há 267 semanas
Não "somos diferentes"... Eu só falo por mim!
O que é abjecto mais que o racismo é a falta de valores. A verdade é que a publicação tenta expor um ponto que vai de encontro ao Marega. Obrigado, Marega. Sabe porque agradeceu. Não é gozar. É que se calhar, se o Marega não tivesse feito a cena que fez e não tivesse sentido o que sentiu, andávamos a fingir que não se passou. Portanto, obrigado Marega.

Mas se calhar, deveríamos pensar que em Portugal as situações abjectas vão muito para lá do racismo. O ódio a alguém com um tom de pele diferente do nosso é acima de tudo um sentimento ignorante. Mas o ódio a alguém apenas porque tem um clube diferente também o é. E em Portugal é o que não falta por aí, gente a odiar outras pessoas, ameaçar, insultar, agredir, apenas porque são de outra cor futebolística. E nunca ninguém parece querer saber.

Eu cá, acho bem mais grave agressões físicas por causa da cor clubística, do que insultos por causa da cor de pele. Porque as duas são ignorantes e repudiáveis, mas uma passou à acção.
Então e o boneco vestido com o equipamento do Benfica, enforcado á entrada do estadio do ladrão? Também vai passar impune? Não é isto uma sorte de racisto e incitação á violencia? Porque ficou imediatamente abafado este assunto? esta treta do marega vai durar até sair castigo pró Vitoria.
Infelizmente para nós, esta trama do racismo e a diferença de um ponto na classificação, ainda vai fortalecer mais estes corruptos racistas, chulos, mentirosos e filhos duma ... cadela parideira!
1 resposta · activo há 267 semanas
Ódio à cor de pele.... ódio à cor clubística... qual é a mais preocupante em Portugal?
Caro Pedro Simões,

Confesso que fiquei profundamente desiludida por ver esta publicação no UB que faz parte das minhas leituras diárias.

E sou benfiquista desde que me conheço mas o que aconteceu ontem ao Marega ultrapassa em muito quaisquer cores clubísticas. O racismo seja com quem for seja onde for tem que ser condenado sem mas. Por todos nós sem excepção.

Os exemplos que recorda são igualmente condenáveis mas não podem servir de pedra de arremesso por não terem tido a mesma postura condenatória de uns ou outros.

Como ser humano que sou, admiro a dignidade e a coragem do Marega. Não é admissível na sociedade que se quer civilizada ser humilhado daquela forma pela cor da pele. O meu repúdio total e peremptório.

Volto a dizer, profundamente desiludida por constatar que benfiquistas e o clube não o façam.

Cumprimentos
5 respostas · activo há 267 semanas
O que é lamentável é que assim como a Elsa, muita gente encare este texto como a apresentação de exemplos para desculpar o que aconteceu ontem.

Não falo pelo Pedro mas aquilo que me parece é que a muita gente escapou a essência do post.

Condenar o que aconteceu e lembrar que houve muitos mais exemplos que infelizmente não foram condenados. E que mais uma vez parece que quando dá mais jeito é quando estas situações acontecem. E mais, ainda não apareceu nenhum vídeo com os ditos insultos, e não faltam vídeos com insultos vindos dos ofendidos de agora.

Mais, o que é que é mais grave? O ódio devido à cor da pele ou o ódio devido à cor clubística? É que passamos dias e dias, semanas e semanas, a ver incentivos à violência no mundo do futebol e pouco ou nada se tem feito para contrariar essa situação.
Caro Rui Dias,

Antes de mais, eu não utilizei a expressão 'lamentável'. O que eu disse é que uma situação como está merece uma condenação inequívoca por si só é em si mesma.

Dito isto, não tenho problemas em admitir uma interpretação menos abrangente do texto do Pedro Simões. Apenas me pareceu, pela forma como foi exposto, a existência de um condicional perante outras situações igualmente execráveis que, infelizmente, não tiveram publicamente o reconhecimento devido.

Quanto ao que menciona sobre o futebol, do meu ponto de vista, o racismo antecede tudo o resto. Quero com isto dizer, que o não total repúdio do mesmo deixa as portas escancaradas para tudo o resto que fala. Ou seja legítima. Ao não condenar a priori o racismo prever temos tudo o que somos como ser humanos tudo o resto passa a ser admissível - o insulto, a hipocrisia, etc - por inerência, o para mim não é aceitável. A dignidade não é negociável em circunstância alguma. Como percebe certamente, o que digo não se circunscreve ao mundo do futebol e foi nesse sentido que manifesteicorrendo o risco de ser mal compreendida talvez tenha sido.

Cumprimentos

Espero ter explicado melhor a minha posição
A grande questão provavelmente está na débil utilização do termo racismo neste contexto.

O que aconteceu ali não foi racismo. Não foi um ou um grupo de pessoas que têm sentimento de superioridade, de discriminação ou de ódio em relação a uma raça. O que se passou ali foi simplesmente um ou um grupo de pessoas a insultar outro com o intuito de o provocar para que jogasse mal ou tivesse reacção e fosse expulso. Ou simplesmente porque gostam de insultar pessoal. Essas mesmas pessoas têm jogadores negros na sua equipa e aplaudem-nos. Tiveram durante anos um jogador negro como capitão. O próprio Marega já esteve no Guimarães. Nunca foi vitima de racismo lá. Aquilo foi ódio futebolístico. Que deve ser repudiado. Mas é um contexto bem diferente de racismo, pelo menos do verdadeiro racismo.
Boa Tarde Rui Dias,

Vou tentar responder-lhe encarando esta "conversa" como uma salutar troca de ideias  numa questão complexa capaz de nos fazer reflectir a ambos. A sua resposta, a haver uma, o dirá.

O Rui, parece-me, insiste em circunscrever esta questão ao futebol. Não o é de todo. Aconteceu num estádio mas é uma questão Civilizacional.

Por muito que me esforçe, não consigo descortinar quaisquer debilidades num grupo de indivíduos (uma já seria demasiado) que dirige a alguém especificamente urros, perfeitamente audíveis na transmissão do jogo, a imitar um macaco. Quem o faz, tem consciência do que faz e da mensagem dantesca que quer passar: tu não és igual a nós, a tua cor de pele assim o determina. Não existe qualquer margem de dúvidas quanto a isto. É racismo, ponto. É o ovo da serpente (refiro-me ao filme do Ingmar Bergman que acredito que conheça) que importa aniquilar à nascença. Não é um insulto - o insulto é uma questão de má educação igualmente preocupante -  é um recuo civilizacional que nos deve mobilizar a todos para que não aconteça. E existem sinais preocupantes que tal possa acontecer como o ressurgimento da extrema-direita em muitos governos por esse mundo fora.

 «ódio futebolístico»? O que é isso? Confesso, honestamente, que não compreendo. Mas só para o que a expressão aparenta remeter é arrepiante. Estamos a falar de futebol, caramba, Desporto no geral que podia e devia ser uma ferramenta educacional extraordinária.

Voltando ao texto escrito pelo Pedro Simões e aos exemplos lá contidos e quando na sua resposta diz «Aquilo foi ódio futebolístico". Que deve ser repudiado. Mas é um contexto bem diferente de racismo, pelo menos do verdadeiro racismo», posso depreender que o caso do Nelson Semedo é o quê simplesmente ódio futebolístico? Deixou de ser racismo? Ou o racismo depende da cor da camisola que se enverga? Mais uma vez,creio não compreender o que diz.

Caro Rui, não pretendo dar lições a ninguém. Não sou dona da verdade pois acredito que existem tantas verdades quantas pessoas. Porém, cabe-nos encontrar um chão comum sólido onde os alicerces do que nos definem como seres humanos, logo pensantes, possam assentar. O preconceito existe em nós, não nascemos preconceituosos mas os inputs a que somos sujeitos fazem de nós terreno fértil para que germine. Mesmo e quando este preconceito é inconsciente e até bem intencionado. Deixe-me exemplificar com um exemplo pessoal: até há uns anos eu utilizava a palavra "negro" e não "preto". Pensava eu que era, digamos assim, mais delicado. Graças a Deus que alguém foi capaz de mandar consultar um livro de história e me sugerir o visionamento de um filme/documentário "I´m not you Negro". A minha pretensa delicadeza revelou-se uma imensa ignorância por o étimo da palavra "negro" significar escravo. Poder-lhe-ia dar muitos mais exemplos mas creio que este demonstra de uma forma muito simples o quanto escorregadio é preconceito.
Finalizo, até porque o comentário já vai longo, como iniciei. Como indivíduos temos reflectir, clarificar conceitos, definir linhas vermelhas, partindo do princípio que queremos evoluir como sociedade e não regredir. Dialogar pode ser um bom principio.

Cumprimentos
Peço desculpa, o comentário saiu incompleto.

O Rui respondeu a um outro leitor diz que, muito embora salvaguardando que ambas são condenáveis, acha bem mais grave agressões físicas por causa da cor clubística do que insultos por causa da cor da pele por aquela ter passado à acção. Diga-me uma coisa, e mantendo-me no tema, o nazismo só se tornou efectivo quando os judeus morreram nas câmaras de gás? E quando lhes pregaram com uma estrela amarela no peito e nas portas das casas isto não é de uma extrema violência ainda que psicológica? O nazismo não assentou as suas bases numa propaganda bem pensada dirigida às massas que resultou num quase extermínio de um povo, isto também não é violência?

As minhas perguntas não pretendem ser acintosas mas de facto tenho dificuldade em compreender a sua mensagem. Mas como disse anteriormente, ouvirmos os outros pode ser um ponto de partida.
"JE SUIS NSAME"
ESTADIO DRAGOM 19/09/2019
"JE SUIS NSAME"
A situação do Marega é lamentável, mas infelizmente as provocações para a bancada dão nisto. Há que ter consciência de parte a parte.
Nós somos alvos de racismo clubístico em todos os jogos que fazemos e nos jogos dos nossos rivais, mesmo que não joguem contra nós. Somos insultados gratuitamente sem que ninguém faça nada ou tome alguma atitude. O boneco pendurado nas Antas, os ataques a camionetas de adeptos, às casas do Benfica, o fogo de artifício às 2 da manhã, as insinuações depreciativas gratuitas dos paineleiros dragartos nas diferentes televisões, já para não falar nos casos mencionados de N.Semedo, R.Sanches e Mantorras. Racismo clubístico.
Após 40 anos e continua tudo a cair no mesmo truque? Isto não foi mais do que um circo montado para matar ali o jogo, numa altura que o guimarães estava por cima. Uma espécie de estorilgate mais pequeno. O resto é conversa!!
Este caso só vem demonstrar de forma definitiva e bem clara o poder do Porto no Futebol, CS e Governo (a reboque da CS)!!!
Saíram todos da toca em defesa do seu mais que tudo (tal como quando o Benfica criticou a arbitragem no último jogo do Dragão e teve logo resposta de Luciano Gonçalves, Fontelas, da múmia Lourenço Pinto, etc).

Eles mandam e mais nada!

Sem "abater" estes peões, por mais que o Benfica aposte em jogadores, investimento e melhore o futebol praticado, não há hegemonia para ninguém.
1 resposta · activo há 267 semanas
O mais caricato é que hoje tenho lido que ninguém ouviu os insultos a não ser o Marega. Que não há vídeos de tal coisa ou som.

Queres ver agora....
Quem escreveu estas desculpas merdosas, pardon my french, depois daqui a uns dias virá com mais uma lição de moral qualquer. Nesta desgraçada publicação vi dois raios intensos de pessoa humana. Obrigado Elsa, Obrigado Fernandes!

PS: Isto não impede nada de me solidarizar com o Renato, Nelsinho (e com Marega, claro) pelos lamentáveis episódios aqui relatados.
1 resposta · activo há 267 semanas
Ou sou eu que não sei o conceito de desculpas ou então não deve ter lido o texto.

Se alguém no seu perfeito juízo acha que aqueles insultos são de ódio a uma raça então está a ver o filme totalmente ao contrário. Ali ninguém é racista. São é parvos mm.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi