Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Racismo no futebol português

Ponto inicial, fundamental e não argumentavel ou debativel do texto: os adeptos racistas e os comportamentos racistas devem ser expulsos do futebol! Nem mas nem meio mas sobre isto.


Não sou Marega.. mas estamos contigo Marega!


A partir daqui... Eh pá... Hipocrisia não! Não me fodxm!
Onde estavam os hipócritas a 04/01/2020 quando os alvos no mesmo sítio vestiam de vermelho?
E quando foi o Nelson Semedo? 


Era a "vontade do freguês"! 


E os jogadores que provocavam o publico!


E quando o Renato Sanches tinha 25 anos? 



E quando o Hugo macron não cumprimentou o Gedson? (Neste caso, na minha opinião, o árbitro nem viu o jogador)


E quando o macaco Madureira serviu de desculpa?


Quando queriam que o avião da Chapecoense fosse do Benfica?


E quando o "u u u" era hulk e Kun?



Agora não aparecemos em conferências de imprensa... Mas há uns meses não havia racismo em Portugal.


Isto não é desculpar nada... Mas... A última pessoa que quero a dar-me lições sobre a pedofilia é o Carlos Cruz!
Assim, o clube do pedroto não tem nada para me ensinar sobre valores absolutamente nenhuns.




Felizmente o Benfica tem uma vastíssima história de luta contra o racismo.


No entanto este caso fez levantar os mortos.



Quando há uns anos se resolveria tudo com 500 euritos e na semana anterior nem perante enforcamentos simbólicos tinham acordado.


Não quero acreditar... mas se calhar no tugão é melhor berrar muito e fazer muito ruído. Será?

Depois da campanha "salvar o Sporting é um desígnio nacional"... Vamos deixar instalar-se a campanha "se o porto não for campeão é racismo"?


Será que não assistimos á atualização do "a bancada está a cair"?

Para terminar... Polémica... 
Honestamente, alguém acredita que os adeptos do Vitória com Sacko, Ola Jonh e Edwards etc na equipa são racistas? Lol. Sai o Marega e entra o Manafá. Acalmou os racistas? Lol x2. Eles insultam pretos, brancos, amarelos (e suas mães) da mesma forma desde que sejam adversários! É parvo? É! Deviam ser irradiados? Sim... tal como as pessoas da académica que atiraram o adepto do Benfica da bancada para o campo. Lembram-se? 
Isto é um tema muito mais de "ódio/amor clubistico" do que de racismo... Ou não bateram palmas aos golos do Marega quando ele lá esteve pela cor da pele dele? A linha que separa os "bons" dos "maus" é traçada na cor da camisola não na cor da pele.
Assim, para resolver um problema temos em 1o lugar de definir muito bem qual é mesmo o problema... E neste caso o problema é muito mais de claques e de "ódio" desportivo do que de racismo.

Comentários (24)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
"Honestamente, alguém acredita que os adeptos do Vitória com Sacko, Ola Jonh e Edwards etc na equipa são racistas?" - E durante quantas épocas o Ndinga foi capitão da equipa do Vit. Guimarães?
2 respostas · activo há 267 semanas
Nem sequer quis ir tão longe no tempo...
Mas quando tens na tua equipa 4/5 jogadores negros... Quando na outra equipa há mais 4/5... E só há bocas para 1? Quando esse 1 sai e entra outro?
Quem leva este problema a sério sabe que tem de se distinguir o que é do que não é... Meter tudo no mesmo saco do prejudica as verdadeiras vítimas.
Meu caro, eu sou tão preto e Benfiquista como o foi Eusébio. Não entro em hipocrisias à custa do Marega. O Marega fez o mesmo que jogador do Braga no Estádio da Luz, i.e. provocar adeptos adversários na celebração de um golo. A referência ao Ndinga serviu apenas para acentuar o facto de que nao se tratou de racismo, mas do aproveitamento da situação por parte do fcp. Há dois anos foram as rachas no Estoril; agora Guimarães.
Pumba, na mouche. Até ao fim vai ser o bom e o bonito. Temos que poupar na Liga Europa e apostar tudo nos próximos 13 jogos do campeonato.
1 resposta · activo há 267 semanas
Eu ando nessa luta do não jogarem os mesmos há muito tempo..
Obrigado Nuno. Top! 5 estrelas!

Mas porque raio é que nunca ninguém da direção do Benfica faz este tipo de exposição pública?!?!

Onde anda o LFV agora?
Veio falar depois da vitória em Alvalade (ainda estou a tentar a perceber o porquê daquela intervenção), refilou com os árbitros com delay de 2 dias e as respostas foram:
1. a atuação em Famalicão com uma expulsão perdoada a um gajo do Famalicão e um suposto do 2ª amarelo perdoado ao Taarabt por levar uma cabeçada na nuca;
2. a atuação no Dragão de outro artista da arbitragem que inventou um penalty e não assinalou um fora de jogo.

Alguém expôs isto no Benfica?
Se fosse ao contrário, já o Porto tinha invadido toda a comunicação social a falar todos os dias sobre a mesma coisa.
Mas não... são sempre os mesmos a ficarem fdd (nós) e são sempre os mesmo a passarem entre os pingos da chuva (eles, direção).
2 respostas · activo há 267 semanas
Mesquita eu quero acreditar que fazer mais barulho que os outros não é melhor... Mas já estive mais do outro lado da ponte.
É melhor é. Mas tens dúvidas?!?

Deve ser exposto tudo. Sempre. E fazer barulho e mais barulho. O civismo serve onde há civismo. Achas que os gajos do Porto têm isso?!?! Eles só entendem confronto. São arruaceiros conflituosos...

E a direção do Benfica tem de falar. E falar alto. E falar sempre que se justificar. E existem tantas situações...

Eu vou-te dar um exemplo. Imagina o caso da bancada do Estoril se fosse com o Benfica. Achas que o Porto reagia como o Benfica?! Achas que só jogávamos a 2a parte passado todo aquele tempo?!?
Queres outro exemplo: o jogo deste fim de semana. O Rafa sofre entrada para cartão vermelho. É que nem há dúvidas. No dia seguinte, um jornal diz que o Ruben devia ter sido expulso, outro que devia ter sido o Taarabt. Achas isto normal?!? Ninguém fala da expulsão do gajo do Braga... Isto devia ser exposto, e devia ser feito barulho na comunicação social a pedir explicações.
Lembro me de em miúdo um amigo ser SD e se gabar de que nos SD não havia pretos, nem mesmo na equipa. Quando lhe lembrávamos que o Emerson era mega-preto e um dos melhores da equipa, ele ria-se e dizia que era só mulato.

Confundir racismo com fundamentalismo clubístico só vai piorar a já confusa situação do futluso...
1 resposta · activo há 267 semanas
Concordo com a conclusão... Se confundimos os problemas nunca iremos passar das proclamações e nunca chegaremos a soluções efetivas.
É isso oh Nuno. É isso.
Ora nem mais Nuno. Que lógica de racismos seria essa? Chamarem macaco ou imitar um símio ao jogador do corrupção, quando a equipa deles está recheada de africanos e estrangeiros ? Tá visto que foi uma demonstração vimaranense do ódio aos não vitorianos, tal como o fazem os comandados do macaco das antas. Isto é Mais uma montagem á poarto! Depois do estotilgate, o Guimarãesgate. Muito gostam eles de ser coitadinhos... as vítimas do sistema! Os donos da verdade e da seriedade!
Mas parece estar a resultar.
A diferença neste momento é só uma.
No estádio dos porcos Raul Silva tudo fez para ser expulso tudo fez para osporcos marcarem golo, ao intervalo foi substituído
Na luz, vejam a reação dele no fim.
Em relação ao Merega, só não percebi porque não foi expulso. São as regras dos porcos
É por isso que um bom plantel não chega, temos que ter um super plantel para combater este estado de coisas.
Abraço
Em determinados assuntos dispo a camisola na hora... Para que quero eu uma camisola para tergiversar sobre assuntos muito importantes, pelo menos para mim? Este texto, para este assunto, só faria sentido se lembrasses os assobios constantes de adeptos do Benfica a imitar o barulho do very-light e outras enormidades. Ou aquele coitado italiano assassinado à porta do nosso estádio. Esta comparação para decidir quem é o maior gangster não tem lá grande serventia. Sendo assim é apenas mais um dia de isto, e aquilo, e o outro, e o vizinho é pior, eles também fazem cócó, eles ainda são mais racistas! Haja paciência, um bocado de ética.
2 respostas · activo há 267 semanas
Não lembro porque aqui os hipócritas são os que noutras alturas e ocorrências não disseram e fizeram o que estão agora a dizer e fazer.
Criticarei os assassinos do italiano como hipócritas (porque como assassinos criticarei sempre) quando esses vierem lamentar a morte de alguém que foi provocar a Alvalade... Tal como aqui comecei por criticar os racistas sem admitir mas algum... Lá está...o tema é a hipocrisia não a violência.
Deixei de ler quando li "aquele coitado italiano assassinado à porta do nosso estádio".

O macaco riu-se.
eu também acho que isto é uma questão de ódio, depois o racismo neste caso é apenas uma arma desse ódio.

quanto ao ódio em si ninguém vai fazer ou falar de nada, por um lado porque não é crime ao contrario do racismo, e por outro porque existe uma campanha e uma atenção, muito mais internacional que nacional, para com o racismo e não propriamente em relação ao ódio.
A única coisa que me ocorre dizer é que são um bando de hipócritas!
Voltamos ao mesmo. Portanto claramente há aqui uma falha grande de compreensão sobre o que está escrito ou então há má fé de quem lê.

Volto a referir, não estou aqui como advogado do Nuno ou do Pedro, mas claramente está a falhar a mensagem, e tendo em conta que essa mensagem já foi largamente explicada, começa a parecer haver uma má fé grande de quem está a ler e continua na mesma resposta.

Ou seja, em nenhum lado se aceitou os insultos. Em nenhum lado se escreveu que devem ser desculpabilizados. Em nenhum lugar se menosprezou o que foi feito ou dito. E isso é um ponto de ordem e um ponto de honra. Aqui no blog ninguém defende insultos racistas ou insultos de que ordem forem.

O que está aqui em causa são outros pontos:

1 - Foram insultos racistas? E o ser insulto racista pressupõe um ódio à raça. Um sentimento de superioridade. Um menosprezo pela raça e pelas pessoas dessa raça. Isso aconteceu? Será que os adeptos vimarenenses são racistas? Quantos golos aplaudiram de jogadores negros da sua equipa? E o Marega não se destacou no Guimarães?

2 - O foco das publicações não foi falar do racismo ou dos insultos. Mas sim da hipocrisia. Concorde-se ou não com o foco da publicação é sobre o que se trata. Pegando a conversa da Mão do Vata, era o mesmo que ter o Isaltino ou a Fátima Felgueiras na televisão a dizer que temos de fazer mais pelo combate à corrupção. Será que faria sentido? É sobre isso que estamos a falar.
Então e eu não posso compreender, de boa fé, as vossas perspectivas nestes dois posts - mas discordar das opções por essas perspectivas?

Quando o tema é um crime tão abjecto e ignorante como o racismo, prefiro as condenações absolutas, sem relativismos, sem mas nem meios mas e até sem clubismo. Como fez A Mão de Vata.
Por mim… claro que podes concordar ou discordar.
Eu condeno totalmente o racismo… não consigo é tirar o clubismo disto!
Não percebeste portanto o conteúdo das publicações. O que é uma pena.
Rui, não pões portanto a hipótese de eu ter percebido, mas não concordar? O Nuno parece que percebeu o meu ponto de vista...

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi