Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Benfica 3 x Shakhtar 3 - Rescaldo




Não há muito para dizer sobre o jogo... Ou melhor, nem me apetece muito escrever sobre e isto porque simplesmente será "chover no molhado" ou "bater em ferro frio"...

O que aconteceu hoje não foi nada que não tivéssemos visto noutros jogos... Os problemas tiveram lá todos mas hoje com uma diferença... Notei a equipa mais solta, mais fresca e por isso a dinâmica no ataque resultou em três golos... Defensivamente, foi mais do mesmo... Parecemos umas autênticas baratas tontas a correr atrás da bola e dos adversários. Perdi a conta ao número de vezes que os nossos laterais ficaram 1x1 com adversário e sem ninguém próximo para um apoio, fosse o central, o médio ou o extremo.

A forma como Rafa e Pizzi defendem é absolutamente incompatível com jogos desta dimensão! E mais grave... O Pizzi já jogou na posição oito no tempo de JJ, portanto, te de ter outra bagagem no processo defensivo e isso leva-me a levantar algumas questões... Pizzi joga assim porque quer e ninguém o corrige ou lhe diz nada ou é assim que Lage quer que Pizzi proceda?

O mesmo se pode dizer de Rafa... Tanto um como outro, muitas vezes baixam e fazem-se ao lance só para a malta ver que eles até vão lá... Só que não...

Perdi a conta ao número de vezes que a bola entrou no espaço entre a defesa e o meio campo, fazendo com que o adversário tivesse espaço e tempo para pensar ou ir lançado para cima dos centrais... É assim que Lage quer a equipa a defender? Com dois médios lado a lado sem que nenhum feche a zona imediatamente á frente da defesa?

Embora ache que a equipa produziu um futebol ofensivo interessante, foi curioso assistir a uma coisa... Um cruzamento do Tavares junto quase à linha lateral e o Jota em vez de estar mais denro da área no lado contrário, estava encostado à linha... Como é possível?

A minha opinião é de que esta equipa foi trabalhada para jogar deliberadamente ao ataque, descurando aspectos defensivos muito importantes e isto porque a maioria das equipas Portugueses contra o Benfica criam pouco por falta de qualidade, mas basta aparecer um adversário mais organizado, com alguns jogadores mais evoluídos e com boas transições que o Benfica treme por todos os lados.

Mas já sei... O Benfica tem de jogar assim!!! Para a frente, ao ataque desmedido e louco á procura de ganhar e massacrar os adversários... Tem de ser em 442, melhor seria se fosse num 3x3x4 ou 2x2x6... Quanto mais gente ao ataque melhor!!

Uma equipa que marca três golos em casa nunca pode sofrer outros três golos, ainda para mais dois deles no minuto imediatamente a seguir a marcar. a isto eu chamo falta de "estaleca", falta de concentração, falta de perceber e entender os momentos do jogo mas isso trabalha-se durante a semana, assim como os processos defensivos que devem estar cheios de pó guardados numa qualquer gaveta do gabinete do Lage.

Diz Lage que o problema está identificado, eu não consigo é ver melhoria nenhuma nos problemas...

Tivéssemos uma equipa mais equilibrada nos vários momentos do jogo e teríamos passado com alguma tranquilidade...

Comentários (18)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Parecia que Lage, no jogo com o Gil, tinha finalmente encontrado uma solução para o problema de sofrer tantos golos; parecia, também, que tinha aprendido a fazer as substituições certas, no momento certo.
Acho que nos enganou bem! Comeu-nos de cebolada! Fez-nos acreditar em novas e repetidas vitórias....
Ontem foi humilhante, frustrante, horrível, a forma como a equipa (não) defendeu.
Samaris na bancada? Cervi no banco e nem de lá saiu? A insistência em Seferovic? Mas porquê????
Sr Lage, um Benfica á Benfica, não é o que vimos ontem. Deixe-se de lirismos. Ponha a equipa a jogar à bola como o fez num passado recente. Deixe de inventar e de ser teimoso.
Isto apenas vem provar o que o presidente havia dito: “...que ainda vamos festejar duas vezes no Marquês...”! Esta, era a competição descartada; Lage e Vieira em sintonia. Ambos a gozarem com os sócios e adeptos do Benfica. O problema é que não se vislumbram alternativas credíveis a estas duas “posições “!
Siga a banda... the show must go on!
Completamente de acordo com a análise.

Os parágrafos 7 e 8 sobre o ataque desmedido e louco são extremamente pertinentes.

Já me sinto menos sozinho, mas esse reconforto é insuficiente para esconder toda a frustração que esta equipa me provoca.

Obrigado pelas vossas palavras.

Saudações benfiquistas
Na "mouche". É uma pena ver a equipa do SLB ser assim banalizada. Já o disse por mais do que uma vez, neste espaço também, - para se jogar com uma equipa tão fraca fisicamente em termos de estatura e peso, tem de se apresentar outra forma de encarar o jogo , a tatica/estratégia tem de ser diferente. Veja-se o adversário de ontem, tem jogadores fisicamente equiparados ao Benfica, até mais baixos e leves, mas a atitude é outra, raramente perderam uma segunda bola ou ressalto, não é "chover no molhado" ou dizer isto só depois dos jogos, sempre o disse , está á vista de todos, só quem não quer ver ou é teimoso é que não quer dar o braço a torcer. Ontem, ofensivamente estivemos mais ou menos bem, mas quando é preciso agressividade e solidariedade a defender no meio campo e defesa, os nossos jogadores com essa característica ficaram no banco ou na bancada. Vimos, temos visto, jogadores nossos a atrapalharem-se no mesmo espaço, parece uma anarquia. Não quero dizer que está tudo mal, este Treinador fez o impensável na ultima época, mas o Vitória também tinha feito, mas algo não está a correr bem. Problemas identificados e não há solução? Haverá incompetência ? Incapacidade ?
Tivemos um Treinador que dizia mais ou menos isto :" quando não se consegue ganhar, pelo menos tentemos não perder", na Liga podíamos ficar com 10 pontos de avanço do 2º classificado ou ficar tudo igual , mas não, neste momento estamos com a corda na garganta, e é minha convicção que se não chegarmos á ultima jornada com 4 pontos de avanço, vai ser tremendamente difícil revalidar o titulo. Lembro-me muitas vezes de um Treinador que tive, a um nível de competição mais baixo obviamente, que nos dizia que não era com uma equipa de avançados que se ganhava um jogo, exagerando, claro, querendo dizer que não era por colocar mais homens na frente que conseguiria virar um resultado, mas sim refrescado a equipa, troca por troca, ou reforçando meio campo. Sei que os tempos são outros, já la vão quase 30 anos, saudosos velhos tempos, mas continua a ter alguma razão aquele Senhor. Ganhámos vários jogos a jogar sem ponta de lança...por incrível que pareça eram coisas treinadas, nos dois ou tres treinos semanais, á noite, depois das aulas/trabalho e muitas vezes em pelados. Pois, outros tempos. Hoje ao nivel do nosso Clube, e não só, treina-se todos os dias, por vezes treinos bi-diários, não fazem mais nada, mas não se nota muito quando há que enfrentar situações novas...Por vezes dá a ideia que ainda não interiorizaram bem o que é o BENFICA e o que significa para os sócios e adeptos, a adaptação ao Clube deveria começar por este ponto. No BENFICA obriga-se a ganhar, seja em que modalidade for.

Abraço
Os problemas resolvem-.se antes da "casa roubada".

O Lage já disse tudo o que tinha a dizer, "os problemas estão identificados há um ano...".

Como se costuma dizer, nada tenho a acrescentar ao que já escrevi noutras ocasiões. Tudo na mesma.

Fico chateado, isso sim, é ver metade do nosso Estádio a assobiar os jogadores, que deram o que tinham. E porque raio metade da equipa foi para o balneário, e a outra metade ficou?

Enfim, agora é mudar o "chispe", como diria o JJ, e desatar a ganhar aos meia lecas do nosso campeonato.

Este futebol não é para fracos.

Viva o Benfica.
Já agora, pedia ao nosso treinador para se deixar de tretas do género "este foi um Benfica à Benfica".

Eu já vejo o Benfica jogar há muito tempo, e provavelmente ele nem era nascido.

Menos conversa da treta. Para isso já lá está o Valido e o Rogério.

Por vezes o silencio é de ouro.

Pronto, já desopilei

Viva o Benfica.
PS_ hoje fazemos 116 anos. Parabéns ao nosso glorioso Benfica.
1 resposta · activo há 266 semanas
Chakra eu já não tenho paciência para as conferências do Lage.
Ou são sempre os mesmos clichés (jogar na largura, na profundidade), ou é o Canal Panda ou vê um futebol que mais ninguém vê.
Faz como eu, muda de canal quando ele fala.
Defesa e processo defensivo de papel. Passes sem nexo.
É este o Benfica que temos.
Tem um responsável, para o bem e para o mal. Chama-se Luís Filipe Vieira.
E se há coisa que me revolve as entranhas é o que diz respeito aos laterais.
No futebol actual o papel dos (defesas) laterais é fulcral. São eles que dão largura e profundidade a uma equipa.
Para mim são mesmo dos membros mais importantes de uma equipa. Já pensava assim até ouvir o Manuel José dizer isto mesmo há alguns anos, que confirmou o que eu pensava.
Infelizmente são estes mesmo os lugares mais desprezados pela estrutura.dez.anos.à.frente. Um Tavares, junior, e um Grimaldo não são jogadores de equipa grande (nem A.Almeida, bom profissional, mas curto para o Benfica).
Alex Teles quando estava ainda no Galatasaray, escrevi em alguns blogs que gostaria de o ver no Benfica. Infelizmente está onde está. LFV deve-o ter achado caro, ou não constava do catálogo do Mendes.
E é isto que temos. Infelizmente.
Eliminatória perdida de forma muito incompetente em diversos momentos... Desde o empate da Ucrânia em que RD oferece o golo, até a 2 momentos de vantagem na eliminatória ontem... Em 3 momentos permitimos que o SD se recolocasse na liderança da eliminatória.

Ontem só vi o final... Mas parece me que pelo teu rescaldo e pela evolução do resultado continuamos a ser uma equipa que não sabe jogar competições europeias... Não sabe jogar para o resultado que serve.

E assim concluímos uma péssima época europeia...
Não há grande vontade de comentar.
Fomos eliminados por uma boa equipa que soube gerir os momentos do jogo melhor do que nós ... além de ter tido a sorte de marcar duas vezes logo após ficar em desvantagem o que lhes facilitou a vida e nunca permitiu que pudéssemos controlar o jogo.
Evidente que tivemos culpas no cartório, mas há que levantar a cabeça porque o campeonato vem já a seguir.
Quando se perde e não se é de todo pior, fico chateado. É o caso. Mas a verdade é que os problemas de ontem foram os mesmos de há uns jogos para esta parte. Há momento defensivos que são demasiado maus para ser verdade. Abaixamento de forma e cansaço parece-me evidente.

Não vou fazer grande dissertação sobre não concordo com a maioria dos comentários. Sobre a ideia de humilhação ou prestação horrível. Perdemos contra uma equipa competente que tem estado desde Dezembro a preparar esta eliminatória. Eu sou dos cegos. Não vi uma má exibição no global. Agora, se numa eliminatória temos 2 auto golos e erros quase amadores... é natural não passar. Mas se calhar é pelo melhor.

Algo que comentei com os colegas aqui do blog: aos 27 minutos de jogo depois de uns muito bons primeiros minutos da nossa parte, já tínhamos o Estádio a assobiar os jogadores. Será que os jogadores, sendo campeões, estando em primeiro e tendo a eliminatória ainda para disputar e na mão... não sentem frustração com tamanha demonstração de injustiça? Eu sentiria. De certo não ajuda.

Finalmente, fui verificar os jogos e é curioso. Porto tem 15 jogos feitos este ano, o Leverkusen tem 9. Sporting tem 13, a equipa turca tem 10. Benfica tem 13, o Shaktar tem apenas jogos de preparação (alguns) em Janeiro. Em mês e meio ter mais 3 ou 4 ou 5 jogos a mais que o oponente faz diferença. Se calhar está na altura de se repensar o calendário? Se calhar está.
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 266 semanas

Demasiado triste para comentar.

Basta-me subscrever total e absolutamente está certeiríssima análise ao jogo do Pedro Simões. Na mouche! Infelizmente para nós.
"Uma equipa que marca três golos em casa nunca pode sofrer outros três golos, ainda para mais dois deles no minuto imediatamente a seguir a marcar. a isto eu chamo falta de "estaleca", falta de concentração, falta de perceber e entender os momentos do jogo mas isso trabalha-se durante a semana, assim como os processos defensivos que devem estar cheios de pó guardados numa qualquer gaveta do gabinete do Lage."

Bingo!...
Simplesmente, os processos defensivos do Benfica estão ao nível do "Canal Panda" e os jogadores não sabem o que fazerem quando não tem a bola, e nesse aspecto desculpem lá com todos os defeitos e pecados do JJ ele foi o ultimo treinador do Benfica que realmente se preocupava e trabalhava esse aspecto do jogo. De resto vejam como Luis Castro geriu esta eliminatória e o timming das substituições num contexto que lhe estava a ser favorável em contraponto ao Lage, e já agora comparem como Luis Castro geriu este jogo num enquadramento favorável aos interesses do seu clube, e como Lage geriu o jogo de Leipzig, em que o resultado estava a ser favorável aos interesses do Benfica e por 2 golos!!!. Basicamente o meio campo estava a dar o estouro e o Lage a ver o canal Panda. Lembrou se de reagir quando o adversário empata a partida. De resto Lyon, Braga, FCP(com uma prestimosa ajuda do Soares a Dias e do menino dos 5 cêntimos!), Leipzig, Shakhtar foram os testes de fogo do Benfica e falhou-os todos e 6 pontos dos 7 pontos que tinhamos de vantagem evaporaram-se, timming de substituições rídiculos que demasiadas vezes parece que são mais para queimar tempo do que dar alguma coisa ao jogo, incongruências pelo menos a meu ver na gestão da equipa com o discurso do desconforto para aqui e para acolá mas pelos vistos o desconforto ,e só para alguns, e que o diga o Samaris, quando a produção(ou falta dela!)do Ferro e Grimaldo no minimo já exigia banco! Depois é o plantel curto para aqui e para acolá e na hora da verdade parece que não há opções para nada! Perante isto muitos adeptos continuam a tocar violino enquanto o navio se afunda com discursos tipo quem não apoia nas derrotas não merece festejar as vitórias blah blah blah! Cada um que tire as conclusões que quiser. Não tenho nada contra o Lage, tem potencial sim, mas uma coisa é pegar na equipa que não tem mais nada a perder outra coisa e pegar de inicio. Ainda vai ter que muito que caminhar para estar pronto para estes patamares. A falta de agressividade defensiva(no bom sentido!) ao contrário do que sugeriu o Bruno Lage não é uma questão de ADN dos jogadores mas sim uma questão de ADN do actual treinador do Benfica.
Quando olho para o plantel do Benfica vejo potencial para fazer muito melhor. Ainda que falte um defesa central e um lateral esquerdo (Nuno Tavares?).

Jogadores como o Pizzi e o Rafa devem jogar no ataque.

Creio que o treinador deve apostar num 4-3-3.

No meio-campo devem jogar 3 dos jogadores seguintes: Florentino, Samaris, Weigl, Taraabt, Gabriel e Cervi.

E no ataque 3 dos seguintes: Jota, Pizzi, Rafa, Chiquinho, Vinicius, Seferovic e Dyego Sousa.

Cabe ao treinador de escolher os que estão mais em forma e se adaptam mais à estratégia de cada jogo.

E o treinador deve rodar ao máximo o plantel sobretudo o meio-campo.

Os jogadores devem fazer mais pressão a começar pelos do ataque, e permutar de posição.
1 resposta · activo há 266 semanas
Completamente de acordo! Também já ando a clamar pelo 433 há algum tempo. Pizzi e Rafa não podem ser médios, com os problemas defensivos que temos.

433 com esses jogadores como opções para médios e avançados. E para mim seria Weigl a 6, Gabriel (Samaris agora) e Taarabt interiores; Pizzi, Rafa e Vinicius na frente.
Este é o Benfica Europeu!
É tão triste que só me apetece desejar uma boa noite a todos.
o pizzi fez meia dúzia de jogos com o mestre da porcalhota e sempre a defender mal, a diferença é que isso foi à cinco anos atrás e a disponibilidade física do pizzi nessa altura é diferente da que tem agora, alem do peso que tem na equipa e que não tinha.

claro que existe falta de estaleca mas ter um plantel com sete defesas e cinco com menos de vinte e três o que estávamos à espera,

o problema defensivo é um problema da equipa mas ter três dos quatro laterais que não sabem defender não ajuda nada.

a estoria de que o problema esta identificado também já me irrita é que o que se quer é a resolução do mesmo e disso nem sequer se vislumbra qualquer sinal de melhorias.
Eu gosto muito do Ferro e do T. Tavares são excelentes profissionais e como pessoas parecem ser muito genuínos e humanos à medida do que representa o Sport Lisboa e Benfica.

Mas neste momento não têm lugar neste 11 estão um pouco verdes. Eles precisam de serem emprestados (sem opção de compra) nem que seja ao estrangeiro. E assim depois de ganharem cabedal devem sim voltar.

Na defesa precisamos de alguém que se impõe e domine aquela área com experiência.
Já percebemos onde é que Taarabt funciona melhor é à frente dos MC.

Neste momento para a posição de MC deveríamos apostar numa dupla entre Samaris, Weigl e Florentino. (Ou até Pizzi como medida de recurso)

Acho que poderíamos puxar para a A David Tavares que faz me lembrar um pouco Renato Sanches.

Cervi tem de jogar, pois defensivamente e fisicamente é melhor que Rafa.

O lugar onde o Rafa rende mais penso que seja no lugar de Chiquinho.

(Quem sabe Rafa e Chiquinho nao fazem uma boa dupla no ataque parece estranho mas é caso para experimentar na pré época)

Acho que estamos a perder pela falta de jogo do Seferovic simplesmente o melhor marcador da época passada. Quanto menos jogar mais falha.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi