Siga-nos no Facebook

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Benfica 3 x 2 Belenenses SAD - Rescaldo


Mais um jogo, mais três pontos, mais uma vitória. São 16 vitórias consecutivas para o campeonato deste Benfica 2019-2020. De um ponto de vista objectivo houve um desleixo evidente por parte da nossa equipa na segunda parte que impossibilitou a equipa de terminar o jogo descansada. Há bastante tempo que não se via um jogo a sofrer até ao fim mas a verdade é que a equipa demonstrou nervos no final e sem qualquer razão aparente. 

Seja como for, o principal foi conseguido. O Benfica vai ao Dragão com pelo menos sete pontos de avanço e isso era fundamental. Na prática o Benfica acabou de assegurar que mesmo que perca os dois grandes desafios das próximas duas jornadas manter-se-á em primeiro do campeonato. Esta é a hora dos campeões e já houve tempos em que no jogo antes do jogo contra um grande claudicávamos e ficávamos à mercê desse mesmo jogo. 

Seguimos na frente.

1ª Parte

A Belenenses SAD entrou bem e com bola. Nos primeiros 10 minutos de jogo pareceu querer controlar o jogo e manter o Benfica longe da sua área mas não mais que isso. A partir dos 10 minutos o Benfica tomou conta do jogo e fez uma primeira parte de grande nível, no seguimento aliás do que têm sido os últimos jogos. Grande domínio, grande posse e oportunidades de golo. Marcámos 2 e podíamos ter marcado mais um ou dois com melhor decisão no último terço.

2ª Parte

Um completo disparate. Arrogância, sobranceria e desleixo faz com que a Belenenses SAD entre no jogo sem nada ter feito para justificar. Entrámos bem e personalizados mas a partir dos 15 minutos da segunda parte percebe-se que o ritmo é tão baixo que a Belenenses SAD ganha animo com alguns cantos e bolas na profundidade para Licá ou Varela, adivinhava-se o golo da Belenenses SAD mas foi quando o Benfica melhora na segunda parte que acabamos por sofrer. Depois do golo sofrido voltamos a querer pelo menos controlar o jogo e marcamos o 3-1. Infelizmente mais um lance na profundidade dá o 3-2 acabamos por sofrer desnecessariamente com a Belenenses SAD a abusar de bolas para a frente e pressão alta.

Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10) 

Odysseas (6) - Algumas defesas de grande categoria que valeram os 3 pontos. Só não dou melhor nota porque notei tremenda insegurança nalguns lances fáceis de decidir. Estava nervoso e deu para perceber.

Grimaldo (7) - Cumpriu ofensivamente, defensivamente também. Acabou por não estar envolvido em nenhum dos lances de golo.

Rúben Dias (7) - Continua a ser um esteio na defesa, para mim está feito um grande central. Voltou a ser pronto socorro.

Ferro (5) - Mais uma vez com erros que comprometem. Abordagem deficiente ao lance no auto-golo e faz entrar a Belenenses SAD no jogo. Bom a sair e bem na maioria do jogo, mas estes erros continuam a mostrar que ainda tem muito que melhorar.

André Almeida (6) - Foi quase sempre pelo seu lado que a Belenenses SAD criou perigo. Muito bem a atacar com muitos bons cruzamentos para golo. Pior a defender. O que não deixa de ser curioso. Esteve bem no lance do segundo golo

Weigl (7) - Continua a mostrar tremenda qualidade em tudo o que faz. Serenidade, classe e bom de bola. Uma grande contratação.

Taarabt (7) - Excelente com bola, menos bem nas recuperações. Primeiro jogo a titular com Weigl, portanto tiveram muitas vezes a procurar perceber como jogam um com o outro. Excelente finalização no segundo golo.

Cervi (6) - Muito combativo, muita entrega mas foi um jogo que não esteve para ele. Teve de ajudar e muito o Grimaldo e acabou por não ter tanto impacto as suas movimentações na frente.

Pizzi (6) - Jogo discreto do nosso craque. Teve algumas vezes a possibilidade de marcar, excelente desmarcações e boas movimentações com Rafa. Mas o jogo passou-lhe um pouco ao lado.

Rafa (7) - Dá gosto ver este homem jogar. Grande qualidade no primeiro toque, grande qualidade no drible, excelentes movimentações na frente ao pé do Vinicius. Faltou-lhe o golo que lhe foi negado pelo André Moreira ainda na primeira parte num grande remate que fez.

Vinicius (8) - É matador. Merecia o golo de cabeça mas não desistiu e foi marcar na raça e insistência. Grande golo. Na segunda parte excelente tabela para o golo do Chiquinho. Mais um golo, mais uma assistência.

Chiquinho (6) - Entrou bem e acabou por marcar o golo que dá a vitória. Podia ter marcado mais um. É continuar a treinar a finalização e pode ser um novo Rafa.

Gabriel (4) - Trouxe qualidade ao meio campo numa altura em que precisávamos, seja como for jogando apenas 10 minutos entrou numa fase de algum aperto em que se exigia um pouco mais de intensidade.

Seferovic (3) - Vontade e querer. Sempre. Entrou apenas para os descontos.


Apontamentos Finais

Esta era uma das poucas equipas com que o Benfica de Lage já tinha perdido pontos no campeonato. Não voltou a acontecer. Não fosse aquele pénalti inventado e provavelmente estaríamos a falar dum jogo controlado e e fácil disputa em que o Benfica controla até ao 2-1 e depois volta a controlar com o 3-1. O jogo só fica em causa quando o Nuno Almeida achou por bem inventar um pénalti e dificultar a vida à equipa quando nada fazia prever.

Não foi a melhor das segundas partes que já fizemos, mas depois de sofrermos o 2-1 a equipa mostrou que o jogo não estava em causa e marcou o 3-1 logo de seguida. É pena que o árbitro quisesse ser protagonista como na maioria dos jogos do Benfica. Mais um que não conseguiram roubar. 

Terça feira temos uma importante partida com o Famalicão em casa e depois ficamos com o jogo do título no sábado. Espero uma equipa personalizada e com muita qualidade, pois só mesmo com muita qualidade conseguiremos ultrapassar os homens de preto.


E-goi