Siga-nos no Facebook

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Gil Vicente 0 x 2 Benfica - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. Ao contrário da crença de muitos e da esperança de outros o Benfica voltou às vitórias num campo onde Porto e Sporting tinham perdido e onde Braga e Guimarães tinham empatado, sendo que dos oito primeiros classificados ninguém que lá jogou venceu a não ser o Benfica. 

Somos portanto líderes. Sem condições. Somos líderes. Equipa com mais vitórias no campeonato. Equipa com o melhor ataque. Equipa com a melhor defesa. Equipa com os dois melhores marcadores. Equipa com o jogador com mais assistências para golo. Equipa com os dois jogadores mais influentes do campeonato. Equipa com mais pontos na prova. Somos líderes. Quem tivesse lido vários comentários aqui, ouvido vários comentadores na televisão ou lido alguns jornais... nem parecia que alguma dessas coisas que disse fossem verdade, muito menos... todas. Somos líderes.

Gostei de ver a equipa de um ponto de vista físico. Pareceu-me muito melhor do que com o Braga e a anos-luz do jogo com o Shaktar. Os jogadores nucleares pareceram mais frescos e a fazer pressão alta, embora não sendo em períodos muito longos de tempo. A inclusão de Samaris no onze foi uma clara tentativa de colocar alguém a virar o flanco de jogo mais vezes, um pouco à imagem de Gabriel. Samaris não tem a qualidade técnica do brasileiro e isso notou-se. No entanto de um modo geral a equipa fez um jogo aceitável para aquilo que podemos esperar até ao final do campeonato. É curioso verificar, e posso até estar enganado, que antes do Porto ficar a 1 ponto do Benfica, era o Benfica que jogava sempre primeiro. De repente, e assim que o Porto fica a 1 ponto, passaram os jogos do Porto para primeiro para que possa passar para primeiro à condição. Foi esta jornada e será na próxima. Isto há com cada coincidência.

Vai ser assim até final. O Benfica só será campeão se vencer os 12 jogos que faltam. Temos equipa para o fazer e já mostrámos por mais que 1 vez que somos capazes de o fazer. Quinta feira há novo jogo importante contra uma excelente equipa, é repetir o resultado de hoje.

1ª Parte

Uma primeira parte interessante, deu para perceber que a equipa estava melhor fisicamente conseguindo pressionar alto, com Taarabt a ajudar bastante nisso e com Pizzi a mostrar-se bem melhor que nos últimos dois meses. Chegámos ao golo de forma natural depois de já termos criado uma ou duas boas hipóteses para finalizar e acabaríamos por introduzir mais uma vez a bola na baliza, tendo o árbitro anulado o lance. Tivemos pelo menos mais uma ocasião clara de golo que acabou por ser desperdiçada. O Gil teve 1 ou 2 finalizações com qualidade que o Odysseas conseguiu defender de forma exemplar. Voltámos a cometer 2 ou 3 erros defensivos que poderiam ter custado caro, no entanto, como já tinha dito num comentário do jogo anterior, não iríamos ser constantemente penalizados por esses erros. Quando isso não acontecesse venceríamos com naturalidade. Foi este o caso.

2ª Parte 

Um jogo pastoso com o Benfica a baixar o ritmo de jogo imenso, resguardando-se fisicamente e a ter as melhores ocasiões de golo. Destaque para o Vinicius logo no inicio da segunda parte, o lance de grande qualidade do Taarabt a rematar à barra, Cervi isolado já no final, ou mesmo com menor perigo dois remates de Pizzi. O Gil teve mais 2 ou 3 situações de finalização, tendo uma delas levado a uma grande intervenção de Odysseas com um remate desviado pelos pés do Rúben. Nunca senti a vitória particularmente em perigo. Pareceu-me que a equipa estava bem mais concentrada defensivamente, mesmo tendo cometido um ou outro erro, percebeu-se também que havia mais disponibilidade para a entre-ajuda. Samaris e Weigl embora com alguns passes durante o jogo a darem calafrios mostraram disponibilidade para estar no sitio quando era mais necessário.


Análise aos jogadores (0 - 10)

Odysseas (7) - Um bom jogo. Sempre atento e a resolver o que era preciso. É disto que uma equipa grande precisa. Teve duas ou três intervenções de bom nível. 

Tomás Tavares (6) - Cumpriu aquilo que havia para fazer. Não acho que tenha errado defensivamente e acho que quando foi preciso subir também o fez. Não foi exuberante mas nesta altura não é disso que precisamos.

Rúben Dias (7) - Continua a ser provavelmente o jogador mais regular desta equipa a par do Odysseas. Quase sempre bem nos duelos, mostrou raça e atitude.

Ferro (6) - Cometeu mais uma vez, uma ou outra entrada à queima do lado esquerdo que o fez ser "comido" na finta. Tem de perceber que só tem de contemporizar e esperar, continua a tentar desarmar antes do jogador fazer a finta. Nenhum erro foi fatal e teve dois ou três cortes de excelente qualidade a fazer lembrar a classe do final da época passada.

Grimaldo (6) - Pareceu mais fresco. Continua a faltar cultura defensiva em vários momentos. Desesperei a vê-lo driblar dois e tentar ir para a entrada da área do Gil a poucos segundos dos 90 minutos. Alex, és defesa esquerdo, aos 90 minutos a ganhar 1-0 não tens de estar à entrada da área do adversário a fintar dois.

Weigl (6) - Discreto. Com alguns passes falhados. Certamente os números de desarme e intercepções foram bons. Tem cultura e qualidade futebolística. Gostava de ver mais intensidade mas parece-me que quando falta à equipa toda, não é fácil. 

Samaris (6) - Fez um bom jogo para quem não jogava 90 minutos competitivos há muito tempo. Teve algumas falhas cerebrais mas tentou fazer a vez de Gabriel e  mostrou capacidade física que faltava ao meio campo. É isto mesmo Lage. Temos lá os jogadores é jogarem. Dar descanso a quem precisa!

Rafa (6) - Muito discreto. Nem parece o mesmo Rafa. A verdade é que a forma com que estava antes da lesão seria muito bem vinda agora. Ainda não recuperou fisicamente a melhor forma e isso nota-se. Eu jogaria com Cervi de inicio.

Pizzi (6) - Hoje muito melhor que nos outros jogos deste ano civil. Bons passes, bons cruzamentos, boas desmarcações. Faltou o golinho da ordem ou a assistência. 

Taarabt (7) - Uma assistência e um quase golaço. Está em boa forma física e nota-se a diferença para muitos dos seus colegas. Foi dele grande parte da pressão na frente. Um bom jogo do marroquino.

Vinicius (7) - Decisivo novamente. Marcou um e podia ter marcado mais. Golo anulado e um remate logo a abrir a segunda parte podiam ter dado calma ao jogo. Esperemos que a saída com queixas tenham sido apenas precaução e algum tempo ganho.

Dyego Sousa (3) - Para mim deve ser a segunda opção para ponta de lança. É melhor tecnicamente que Seferovic, é aliás melhor jogador que Seferovic. Acredito que poderá marcar se tiver tempo e oportunidades para isso. Entrou a 10 minutos do fim e ajudou a pressionar e manter o jogo fora da área do Benfica.

Cervi (3) - Um jogador no nível físico do Taarabt. Acima dos outros. Corre, pressiona, ajuda, equilibra. Deveria ser titular. Mas acho que vai ser na quinta. Teve uma grande oportunidade mesmo a terminar o jogo. Está em todas as que conseguir.

Chiquinho (1) - Entrou perto dos 90 e teve 7 minutos para correr e tapar espaços.


Notas Finais

Indeciso entre Taarabt ou Vinicius pelo homem do jogo, decidi-me pelo Taarabt embora o Vinicius tenha dado a vitória.
Não falei no árbitro durante praticamente nenhum dos meus rescaldos enquanto parceiro aqui no blog UB. Acima de tudo porque gosto da forma como Bruno Lage se abstém de comentar e acima de tudo deixar que a newsletter ou alguém acima faça esse trabalho. Treinadores e jogadores devem focar-se efectivamente e exclusivamente no jogo.
Na semana passada aquando do jogo do Braga referi que embora o árbitro não tenha tido influência directa no resultado tinha permitido muita coisa aos jogadores do Braga numa tentativa clara de irritar os jogadores do Benfica. Neste jogo não consigo deixar de fazer o mm, desta vez não apenas deixar um, mas alguns reparos. Foi uma arbitragem a fazer lembrar os tempos do José Pratas e outros desgraçados que andaram a apitar nos anos 90. Rúben Dias ao fim de duas pequenas faltas nas costas do avançado, sem cortar contra ataques ou ataques perigosos leva amarelo aos 17 minutos de jogo. Vimos o Ygor Nogueira distribuir fruta (no pun intended) o jogo todo e receber amarelo aos 86 minutos. Na primeira parte, houve ali um período de 20 minutos onde tudo o que era lances de contacto era falta do Benfica ou quando era toque do jogador do Gil, era deixar jogar. Confesso que nem sei como alguns dos jogadores do Benfica não perderam a calma. Destacar que bola na mão sem intenção só é pénalti se for contra o Benfica e o Ferro a fazer. Na primeira parte houve um lance claro de bola na mão que até dá a ideia que o jogador ajeita a mão e zero, nem 10 segundos de revisão do VAR. Lance de golo anulado ao Benfica por fora de jogo do Vinicius... bem o Vinicius de facto esboça o levantar de pé na direcção da bola mas não tem qualquer influência na forma como o jogador do Gil toca na bola e depois disso..tudo legal. Estava a ver um jogo com um portista que me diz "Só se o árbitro for parvo anula isto". Eu respondi "Não é preciso ser parvo, basta ser para prejuízo do Benfica". 

Não houve um lance de dúvida que tenha caído para o lado do Benfica. Só um grande Benfica ganhará este campeonato. Um grande Benfica não são só os jogadores, treinadores ou dirigentes. São os adeptos também.  Hoje em Barcelos ouviram-se o jogo todo. Será que na Luz contra o Shaktar ao fim de 15 minutos se o jogo tiver 0-0 e o Pizzi faça um mau passe vamos ouvir aplausos e incentivos ou apupos? E se na segunda contra o Moreirense tivermos aos 70 minutos empatados e a precisar de marcar? Aplausos ou assobios? Contra nós já bastam os dragartos, a comunicação social, os árbitros e os adversário em campo. Certamente para os 11 que vestem o manto sagrado será tudo muito mais fácil se tiverem apoio vindo das bancadas. 

Companheiros, está na hora. Está na hora de cerrar fileiras. Não se esqueçam. 

De muitos, um.

E PLURIBUS UNUM


P.S. - Oh Bruno, aqui entre nós, já paravas de substituir jogadores só a partir dos 75 minutos. Pareces a porra do Inácio com a substituição do Toñito sempre programada. A equipa precisa de ser refrescada mais cedo. 2ª substituição sempre aos 80+ minutos chega a ser ridículo. Homem, todos contam certo? Mete-os mais cedo!


E-goi