Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Layoff no Benfica?

Não é um tema para o qual tenha uma opinião definitiva ou com certeza absoluta.
Assim, sem ser uma resposta, vou pegar em alguns pontos que o Rui Dias abordou no texto dele (link) apenas para referência.
 
A favor
O facto de uma empresa ter dinheiro em caixa ou ter lucros não pode em momento algum ser factor decisivo, ou sequer ponderável, no recorrer ou não ao layoff… senão estaríamos a dizer que um evento inesperado e imprevisível como este só beneficia quem não tem uma gestão responsável ao longo dos anos! Nem vou sequer entrar na argumentação que o valor que existia á data x pode ter sido investido em algo… Então... eu faço uma boa gestão do meu dinheiro, acontece um black swan event e o Estado em 1º lugar preocupa-se em garantir quem já está perto da falência e não quem está saudável? Já não chegam os perdões dos bancos ao sporting? Já não chega o fair play financeiro ser adiado? Quem cumpre é sempre prejudicado? Não faz sentido!
 
Veja-se no mundo do futebol como todos os clubes estão a recorrer a layoffs ou despedimentos… Porque é que o Benfica, podendo, não deve aproveitar? O Benfica tem dividas ás SS ou ás finanças? Então deverá ser tratado como o excelente contribuinte que é!
 
O Rui faz ainda um comentário sobre as transferências e os salários… e de que, este vírus veio mostrar que o futebol é uma farsa. Para mim é uma conclusão não suportada na prática! Os clubes (vale para todos) vivem com determinado orçamento de receitas… se por um motivo alheio a toda a "industria" futebol essas receitas caem para perto de 0... não se pode concluir nada relativamente a tempos normais! Como não se pode concluir relativamente á padaria ou ao talho que tiveram de fechar neste momento. O exemplo foi o ATL... ora se o ATL gasta 500M é porque prevê receitas que cubram esse valor… ora, se essas receitas desaparecem culpa de "ninguém"...
 
Outro argumento que tenho lido é que é injusto os jogadores irem para layoff porque recebem muito… ora, segundo julgo saber (corrijam-me se estiver errado), o ordenado em layoff tem um valor máximo relativamente baixo (para jogadores do Benfica). E fundamental… Os jogadores não pagam quase 50% do seu ordenado em impostos? O Benfica não paga a SS desses jogadores, que em valor absoluto será um valor que garante muito mais dinheiro do que retira? Como disse JJ... o ordenado dessa malta do futebol garante muitos subsídios de desemprego.
 
Até aqui, completamente a favor do layoff.
 
Contra
O Benfica tem boas contas e pode nesta fase acrescentar mais uma vantagem competitiva relativamente a outros clubes… um clube que, independentemente das dificuldades, cumpre com as suas obrigações com os seus profissionais! (Havia de ser bonita uma situação destas em 2001!)
 
Neste sentido e como conclusão o Benfica só deverá, na minha opinião, utilizar o layoff numa solução coletiva com os restantes clubes… se for para cada um tomar essa opção por si… o Benfica deverá ser o ultimo dos últimos… já os rivais estão a abrir falência e o Benfica ainda terá dinheiro para pagar!
 
Os estúpidos
Os estúpidos não permitem que a realidade se intrometa na narrativa deles… Como eles acham que tudo no Benfica está mal conseguem simultaneamente clamar e defender o layoff porque os clubes portugueses têm muitas dividas apenas para confirmar o próprio pressuposto que o "milagre das contas" é falso… tudo ao mesmo tempo que dizem que 1M de oferta para o SNS não é nada! Por um lado reconhecem que quase todos os clubes estão a recorrer a cortes e que não vai ser fácil manter as coisas assim durante muito mais tempo… por outro mesmo se o Benfica consegue pagar as contas são marteladas.
 
Há uns anos, ainda comentava no Artista do dia (chegou a ser um blog interessante) e quando os lagartos vinham com a conversa do mendilhões só lhes respondia: ok, mas há um momento que que o dinheiro que vocês dizem que é mendilhões vai faltar para fazer pagamentos á sra da limpeza e ao tratador da relva! Chegou esse momento… e o que se vê? O Benfica continua a pagar! O Benfica faz doações em géneros e em dinheiro!
  
Mas estúpidos hão-de sempre ser estúpidos… e há estúpidos de todas as cores.
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi