Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 17 de abril de 2020

O menino de ouro

 

 
Um dos poucos a quem o Benfica não conseguiu retribuir em grandeza aquilo que ele deu ao clube.

 
Os vídeos falam por mim… todos aqueles verões a comprar jornais e acreditar que ia ser com o novo camião de jogadores que ai vinham que o Benfica ia ser novamente campeão sempre alicerçado no "nós temos o João Pinto" (e o Preudhomme)... sim, o João Pinto, o nosso é o João Pinto só, sem Vieira no nome para diferenciar de um carroceiro ou de mais ninguém… se o verdadeiro Ronaldo é o Nazário, João Pinto também só há um.
 
Por algum motivo que me ultrapassa não tem do Benfica o reconhecimento que deveria ter pelos serviços prestados á causa que a todos nos une.
 
Com tristeza e alegria digo: Como é fácil ser benfiquista em 2020!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (39)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
O jvp, até 1996, foi magnífico. Depois disso era o cancro da equipa, sempre no chão, mau colega, queimava os novos reforços, donizete, por exemplo. Um grande jogador, mas a besta do Damasio, com aquele contrato vitalício, deu-lhe um estatuto de intocável que foi prejudicial para ele e para o clube.
4 respostas · activo há 259 semanas
Boa tarde. Embora leitor regular deste blogue, é a primeira vez que aqui escrevo. E para dizer k desta vez não consigo estar de acordo com o assunto do post. Muito simplesmente porque não lhe perdoei, nem nunca lhe perdoarei, ter ido para o nosso rival quando saiu do Benfica. Podia ter ido para qualquer outro clube, mas para os Lagartos?! Eu sei que ele ficou livre para escolher o seu destino depois da direção do Benfica lhe mostrar as portas de saída do estádio da Luz, mas, na minha opinião, ao assinar por quem assinou, demonstrou uma enormíssima falta de respeito e consideração pelos milhões de adeptos que durante anos a fio o apoiaram, acarinharam e idolatraram. Das maiores facadas desportivas da minha vida. Lamento, mas para mim JVP deixou de ser o menino de ouro no dia em que assinou pelo rival da segunda circular. Quanto a tudo o resto, nesta fase das nossas vidas, pouco importa o k não seja a nossa saúde e vida. Certamente, em breve, o enorme SLB voltará a ser tema de conversa. Até lá, é aguardar da melhor maneira possível. Abraços e saudações gloriosas para todos.
1 resposta · activo há 259 semanas
Eu era admirador de JP. Que classe em campo; Que qualidade com e sem bola no pé; Era um pequeno grande jogador.
A sua saida foi apenas mais um ato da catastrofica gestão e decisões que vale e azevedo (sim, em minúsculas) tomou para afundar o Benfica. Também me custou vê-lo ir jogar pros sapos mas, ele foi empurrado do Benfica e de uma forma completamente irresponsável. OMG, que periodo negro...
Agora, numa forma mais acentuada talvez desde 2017, que o periodo negro do Benfica não é a direção ou má gestão mas, é causado apenas e só pela comunicação social, pelos invejosos da concorrência, por alguns politicos frustrados e fracassados e pelo resto da corja (grande V.D.)!
* Ou fala-se do Covid19, ou fala-se mal do Benfica;
* Ou fala-se de como bruno fernandes é um craque mesmo quando está a dormir, ou fala-se mal do Benfica;
* Ou fala-se de como a corja corrupta monitoriza ,contra o Benfica, as mentes samongas e selvagens dos seus grunhos adeptos, ou fala-se mal do Benfica;
* Ou fala-se da forma em como não se deve assumir as dividas e compromissos para com as pessoas ou entidades, ou fala-se mal do Benfica;
* Ou defende-se um pirata informatico, inescrupuloso e devastador da vida alheia, porque não é a sua, ou fala-se mal do Benfica;
* Quando nada há para dizer sobre alguma coisa, então fala-se mal do Benfica!
Pôxa!? Será qu'isto um dia vai acabar? Deixem o Benfica em paz!
4 respostas · activo há 259 semanas
O João Pinto foi um dos génios do futebol que vestiram a nossa camisola.

Ficou nos anais do futebol português a sua exibição no celebre Sporting 3 - Benfica 6, uma exibição onde demonstrou toda a sua técnica, a sua inteligência e capacidade táctica, o seu jogo de cabeça (apesar da altura, considero-o um dos 3 melhores cabeceadores que vi jogar em Portugal).

Infelizmente viveu um dos piores periodos da nossa história, e só essa memória faz com que tenha anti-corpos entre os benfiquistas.

A esses benfiquistas que criticam João Pinto por ter sido escorraçado da Luz, e ficou livre para escolher o futuro, devem ser grandes democratas.

O que pensarão de um dos maiores jogadores que se viu em Portugal, uma Lenda do nosso clube, 4 vezes campeão, provavelmente o 2º melhor avançado português depois de Eusébio, de seu nome Jordão?

Eu sinto uma profunda indignação com adeptos do meu clube que desvalorizam jogadores históricos.

E Eurico, campeão nos 3 grandes? Também deixou de ter valor?

Acaso saberão estes benfiquistas, que aquele que foi um dos fundadores do nosso clube, um dos irmãos Catatatu, António Rosa Rodrigues, irmão do nosso 1º presidente, foi depois jogar para o Sporting, onde chegou a capitão de equipa, e teve uma carreira de destaque?

Vamos também cuspir na memória de um nosso fundador porque jogou no Sporting?

Isto é uma mentalidade fundamentalista, e não dignifica um clube tão universalista como o nosso.

Viva o Benfica.
5 respostas · activo há 259 semanas
Não era para comentar aqui, mas tenho de manifestar o meu repúdio total por ter de partilhar gostos e amores eternos com gente tão mesquinha.

Infelizmente, por uma série de razões alheias ao que mais interessa, o João Pinto, que não era perfeito como jogador e muito menos como cidadão, saiu mesmo de esguelha do nosso clube. Foi patético! Passadas algumas poucas semanas estava no europeu e jogou como jogou. Ponto final.

Muita gente que adora vangloriar-se como grande benfiquista também contribuiu para o desfecho pré-anunciado, independentemente da abécula criminosa que assinou a rescisão de contrato.

Aquela criminosa-direcção foi grelhando a pessoa em lume baixo, sobretudo porque era um atleta incómodo, maior do que a direcção e do inefável presidente, que ainda por cima auferia um salário bastante elevado (quer dizer, se compararmos com o Tahar, o Jorge Soares, o Pembridge, o Gary Charles, o Pringle ou com o Michael Thomas, até que era baratucho!). E porque não se esforçava, diziam eles, um atleta que viveu intensamente as piores equipas e os piores momentos do clube sem esconder a cara.

Ao fim deste tempo todo, ainda tenho de fazer um enorme esforço para não vos mandar para o carvalho, salvo seja.
1 resposta · activo há 259 semanas
Quem diz ou pensa que João Pinto quando saiu do Benfica não ficámos a perder nada, ou parou no tempo naquele preciso momento e entrou em negação, é adepto dos rivais, ou então nunca o viu jogar.

JVP foi escorraçado do Benfica, em vésperas de um Campeonato da Europa, logo por aí se vê a burrice que foi, a estupidez de quem se lembrou de tal acção. Era livre de escolher a sua vida profissional e foi o que fez. Tinha família, filhos e como é óbvio não iria para qualquer clube. Infelizmente escolheu o Sporting, como poderia ter ido para o FCP ou para o estrangeiro. Pelo menos, novamente o tal infelizmente, ficámos a poder admirar a sua imensa classe e genialidade semanalmente. Quem o eu de mão beijada, fosse a quem fosse, devia pagar indemnização ao SLB por má gestão e proibido de entrar no Estádio por acção por Lesa Clube, em mais este caso.

Contam-se pelos dedos de uma mão, e já são demais, os jogadores que eram titulares indiscutíveis do Benfica e que se transferiram por vontade própria directamente do Clube para os rivais, alguns destes o Benfica continua a tratá-los como meninos da casa, pois quando chegaram nem nome sabiam escrever, e fugiram quando mais se precisava deles, dos que sempre foram fieis alguns foram completamente esquecidos. Não era preciso ser estrelas e tocadores de piano, os carregadores destes e tocadores de bombo, como se dizia na minha altura, também eram craques nas suas funções.

Mas estamos a falar de João Pinto e este merece uma palavra : CLASSE.
1 resposta · activo há 259 semanas
João Pinto foi um dos grandes nomes do futebol português. Da geração de ouro era o 3º melhor jogador e nunca ficou muito atrás de Figo ou Rui Costa. Não teve o sucesso internacional dos outros dois mas não perdia em nada na qualidade de jogo. Era um tremendo jogador. Apanhou um dos períodos mais negros da história do Benfica e infelizmente não teve na altura o tratamento que se justificava por um jogador com 8 anos de clube , 5 deles como capitão. O Benfica perdeu muito com a sua saída.

Posto isto, sempre me pareceu algo muito estranho a sua saída do clube. Bem sei que foi empurrado. Bem sei que a sua permanência no clube era complicada, mas não sejamos ingénuos. JVP não iria rescindir de mutuo acordo com o Benfica se não tivesse já a certeza de para onde ia. Bem sei que existe uma grande dificuldade em criticar ou colocar em causa certos jogadores, mas achar que o JVP ia rescindir com o Benfica em Junho de 2000 sem saber para onde jogar no mês seguinte é ingenuidade a mais. Ao contrário de muitos não guardo qualquer mágoa ou rancor do nosso craque. Ele foi craque no Benfica. É o menino de ouro do Benfica. Mas deixa-me sempre aquela pulga atrás da orelha a forma como saiu. Um jogador que atura 3 anos de Vale e Azevedo, vai rescindir contrato com o clube com quem tem mais 4 anos assinados, a 4 meses das eleições que podiam muito bem mudar o rumo do clube? Como aliás, mudaram? O JVP passou a ser um dos jogadores mais bem pagos a nível nacional, senão o mais bem pago. Numa altura que tínhamos o Schmeichel no Sporting.

Não condeno o JVP de ir para o Sporting. Foi porque lhe pagaram bem e um jogador que durante 3 anos andou a ser maltratado pelo Presidente do Benfica tinha o direito de decidir a sua vida para melhor. Agora, não me venham dizer que o JVP não tinha já contactos com o Sporting nem que não sabia para onde ia. Se rescindiu contrato com o Benfica era porque já tinha perfeita noção dos valores que iria receber noutro lado. Não mostrou obviamente benfiquismo na hora de decidir, poderia ter aguardado mais uma época e pelas eleições no clube para perceber se continuaria a ter de aturar o JVA ou o Heynckes. Não o quis fazer. Está no seu direito. Mas alguém acredita que Rui Costa faria algo assim? Para mim a diferença entre um ídolo e mais um grande jogador é esta. Foi um grande jogador. O melhor duma época. Mas era uma época muito negra. E assim como outros, na hora da decisão final, não decidiu pelo clube. Decidiu por si. O que é de todo legitimo. Mas que o retira duma posição que outros têm.

Volto a frisar, um grandíssimo jogador. Um dos melhores que passou pelo nosso clube. Mas criou muitos anticorpos no seio do clube pela decisão que tomou, mesmo que legitima. E ele claramente também não se quer associar ao clube, portanto acho que ficam todos bem como estão.
5 respostas · activo há 259 semanas
João Pinto foi um dos cinco melhores jogadores que vi jogar no Benfica e foi o jogador (a par do grande Preud'Homme) que nos impediu de entrar numa depressão ainda mais profunda da qual demorámos a sair.
Já no Boavista era um génio e quando chegou ao Benfica todos sentimos que ninguém nos iria parar (aqueles verões a ler A Bola na praia com páginas de meio metro a preto e vermelho a sonhar com os craques que nos iriam fazer vibrar são inesquecíveis). Infelizmente, a incompetência e a cegueira não nos permitiram alcançar outros patamares, mas eu não renego esse período da nossa gloriosa história. Foi essa queda no abismo que nos fez renascer e crescer até ao nível em que estamos hoje, do qual muito me orgulho.
Quanto ao JVP propriamente dito, não guardo qualquer rancor. Concordo com o Rui quando diz que a forma com saiu o impede de ser uma glória de maior nome na nossa história. O meu nível de desalento com o Clube era tão grande que quando ele saiu parece que já não consegui reagir, de tão anestesiado que estava. E a verdade é que do título que ganhou no Sporting devo ter visto um ou dois jogos, de tão desligado que estava e de tão indiferente que me foi aquela saída.
É certo que houve muitos outros casos semelhantes, como o do Jordão, do Carlos Manuel ou até do Rui Águas e do Eurico, mas este foi diferente, pelo momento que vivíamos na altura e da carga dramática de ver o nosso "menino de ouro" sair do Clube.

No entanto, e se esse momento se proporcionar, recebê-lo-ia no Benfica, embora me pareça que isso nunca irá acontecer. Talvez uma merecida homenagem numa das nossas galas a relembrar tudo o que ele nos deu, e que foi muito, o pudesse aproximar de nós, mas ele parece estar bem como está e o Clube seguirá o seu caminho, como sempre fez e fará.
Da minha memória, enquanto a tiver, não olvidarei todos os grandes momentos que vivi ao vivo, em cafés ou em casa com os seus lances de génio e toda aquela raça que parecia vir não sei de onde.
4 respostas · activo há 259 semanas
já agora o joão pinto é vieira não por causa do capitão dos corruptos mas por causa do outro joão pinto, o oliveira, em que ambos jogavam na mesma selecção de juniores e para distinguir os dois um passou a ser o vieira e o outro o oliveira.

eu sinceramente não tenho nada contra o joão pinto por ele ter ido para onde foi, mesmo não tendo gostado nada, alias já todos sabíamos que ele não queria sair do pais e por isso quando o mandamos embora ele só poderia ir para onde foi ou para os corruptos.
eu tenho até algumas reservas é por ele ter ido na mesma leva do traidor mor e do pacheco valeu que se arrependeu e voltou mas mesmo assim ainda nos custou dinheiro o retorno.

os problemas dele tiveram a ver com o facto de ele não querer sair o vale queria fazer dinheiro com ele, era o único com quem ele conseguia fazer dinheiro, e aproveitava e poupava nos ordenados, alias ele teve varias propostas para o fazer mas o joão pinto recusou sempre.

já agora traidor é quem com contrato com o clube o decide rescindir, vá para onde vá, ou que não queira renovar quando o clube esta interessado indo para os rivais.
agora quem é dispensado pelo clube tem o direito de ir para onde ele quiser.
2 respostas · activo há 259 semanas
Revisitando outro post, e sem querer convencer ninguem, até porque já cada um disse o que pensava, fica aqui a manchete do nosso jornal de 9 de fevereiro de 1946, onde se menciona a divisa do nosso clube.

Só agora coloquei isto porque estive À espera que alguém ainda mais (infinitamente mais) documentado me disponibilizasse esta cópia.

Aqui fica, para quem achar que lhe interessa
https://3.bp.blogspot.com/-V2eJ0Wks_uo/Wh4FHmZ4fw...

Viva o Benfica
1 resposta · activo há 259 semanas
Grande craque! Não merecia o tratamento que lhe foi dado!

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi