Siga-nos no Facebook

terça-feira, 28 de abril de 2020

Anulação da Liga de Futebol - O Caso Holandês




Dia 24 deste mês foi decidido pela Federação Holandesa de Futebol dar por concluídas as competições de futebol. Não há campeões, não há subidas nem despromoções. Os dois primeiro seguiram para a Liga dos Campeões e o 3º, 4º e 5º seguirão para a Liga Europa conforme estão neste momento na classificação. 

Em Portugal muito se falou sobre estas questões. Hoje em dia parece que está mais ou menos assente que os campeonatos vão terminar com as equipas lentamente a recomeçar os treinos, primeiro individualmente e em seguida colectivos. Muitos testes serão feitos para garantir a segurança de todos.

A pergunta que venho deixar, para muitos cuja opinião era dar por terminado o campeonato, é: será que a decisão na Holanda não veio mostrar o quão injusto é este cenário?

Bem sei que cada caso é um caso e que o que se passa na Holanda pode ser bem diferente do que se passa em Portugal mas vejamos o caso concreto da Holanda, quando faltavam 9 jornadas para o final.

1) A decisão de não haver campeão neste caso é das mais pacificas. Ajax e AZ estavam empatados no primeiro lugar, o AZ venceu os dois jogos com o Ajax para o campeonato mas encontrava-se em segundo pelas regras da diferença de golos marcados e sofridos enquanto o campeonato não terminasse. 

2) Os dois irem à Liga dos Campeões é bem consensual. Têm 6 pontos de avanço sobre o Feyenoord. E o Feyenoord não conseguiu vencer nenhum dos jogos com os dois primeiros.

3) Feyenood e PSV entrarem na Liga Europa também poderá ser consensual, têm 6 e 5 pontos de avanço sobre o 5º classificado respectivamente, embora definir qual dos dois vai às eliminatórias e qual entra directamente na fase de grupos seja sempre complicada de fazer. O mesmo em Portugal, imaginem que não dão campeão, nem Porto nem Benfica ficam com o ceptro mas o FC Porto tem acesso directo à LC e o Benfica não. Seria justo?

4) FC Utrecht fica de fora da Liga Europa. Está na final da Taça de Portugal que poderia dar o acesso à prova e está em 6º lugar a 3 pontos do Willem II com menos um jogo e venceu os dois jogos contra o Willem II. Onde está a justiça nesta decisão? Willem tem mais um jogo, mais três pontos e perdeu os dois jogos com o Utrecht para o campeonato e fica com o lugar que supostamente era pertencente à Taça da Holanda, em que curiosamente ainda está o Utrecht na Final, precisamente clube que mesmo que perdesse a final da Taça da Holanda poderia ainda ganhar a vaga pelo campeonato. Pior, mesmo em caso de empate no 6º lugar o Utrecht não só tem vantagem no confronto directo como tem mais 13 golos na diferença de golos marcados com golos sofridos. Será justo? Aqui acho que a Federação cometeu um lapso.

5) Promoções e despromoções. 

O Cambuur está em primeiro da 2ª Liga com 11 pontos de avanço sobre o 3º classificado (sobem 2). O Graafschap está em segundo com 7 pontos de avanço sobre o 3º. Este último só ainda perdeu um jogo no campeonato e não foi nem com o 1º nem com o 3º. Na 1º Liga o último classificado tem 11 pontos de atraso sobre o lugar de permanência na 1ª Liga. O penúltimo que teria de disputar playoff de permanência com o antepenúltimo tem 7 pontos de atraso. sobre o lugar de permanência. As diferenças entre estar na primeira ou estar na segunda são enormes. Será que o Cambuur não merece a subida? E o Waalwijk não merece a descida?  Será justo ao fim de 29 jornadas na 2ª Liga não haver uma promoção quando há 11 pontos de avanço? E quando temos uma equipa com menos 11 pontos na tabela da 1ª Liga?

Acho que a grande questão passa pelo facto de não se poder homologar resultados com os campeonatos a meio. A decisão de cancelar os campeonatos é tremendamente injusta a vários níveis e será sempre uma decisão controversa. Esperemos que no nosso caso isto termine. Para controvérsia já basta a arbitragem.

Hoje está a ser noticiada uma reunião entre o PM António Costa e os Presidentes do Benfica, Porto e Sporting, para além do Presidente da FPF, ao que tudo indica para analisar a retoma dos campeonatos. Digo já que acho um desrespeito total o PM fazer uma reunião com os 3 Presidentes, em Portugal existem bem mais que três clubes e este tipo de reunião deveria ser realizada entre PM, Presidente da Federação e Presidente da Liga, e depois sim comunicar aos clubes o que deveria ser feito. Com isto, espero que não saia desta reunião qualquer tipo de ideia de favorecimento a este ou àquele clube. Aquilo que espero é que saia um calendário para a retoma dos campeonatos e que seja com a maior brevidade possível, é provável que queiram fazer uma "pré-época" no mês de Maio e depois recomeçar no dia 1 de Junho. 
O mais óbvio seria fazer tudo num único Estádio e à porte fechada, para facilitar na higienização e no número de pessoas necessárias para terminar este campeonato. Seja como for, acredito que não haja unanimidade nessa decisão. 

Uma coisa é certa, está na hora de retomar uma normalidade possível nestas circunstâncias!

Se calhar numa reunião em que estão todos não será o mais oportuno mas seria assertivo por parte do Presidente LFV falar com as instâncias governamentais sobre a concorrência desleal ao nível financeiro que o Porto e Sporting têm feito ao Benfica. E tentar obter uma garantia do Governo de que não existirão ajudas financeiras ao Porto ou Sporting por parte do Estado.


P.S. - O Governo francês decidiu igual ao holandês. Ligue 1 não vai terminar e agora terão de decidir na prática se há vencer, subidas, descidas e competições europeias. O Toulouse riu-se.


E-goi