Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2020

A culpa não é só de Lage

Vou começar o texto com uma declaração de interesses... Eu sou um "viúvo" do JJ!!
Dito isto, a culpa não é só do Lage. A equipa não está bem mas não é só de hoje. Esta época as exibições têm sido intermitentes, mesmo no nosso melhor período. Como já referi noutros textos, não foi dado a Lage os jogadores para que pudesse manter o mesmo sistema da época passada. Gastaram-se mais de 37 milhões em 3 pontas de lança, sendo que um deles foi à revelia da equipa técnica e outros responsáveis pela organização e definição do plantel, falo de Vinicius. Não está em causa o seu valor!!

O que Lage necessitava era de dois segundos pontas e dois pontas de lança, sendo que um deles poderia ser um jovem para andar entre a equipa B e a equipa principal. Mas Lage nunca teve nada disso e em vez de trabalhar a equipa num sistema só com um avançado, andou a experimentar RDT na posição e depois mais uns quantos. Aquele que melhor rendimento teve na posição foi Chiquinho, que curiosamente desapareceu da equipa após a lesão. Face ás dificuldades de encontrar alguém para aquela posição dentro do plantel, Lage decide mudar de sistema e começa a apostar num sistema de três médios. Veio tarde esta decisão que deveria ter sido tomada ainda na pré-época.

Mas a verdade é que Vieira falhou em dotar a equipa com jogadores com outro andamento para várias posições. Também já aqui abordei a perigosa sportinguização no que à nossa formação diz respeito. O presidente está cego na sua demanda na formação, basta ver a sua última entrevista onde afirma que o Benfica com uma equipa só da formação até poderia lutar pelo titulo. Neste momento, dá a ideia que qualquer jogador da formação que faz um ou dois jogos bem conseguidos fica logo no plantel. Sou da opinião que estamos a queimar etapas a alguns jogadores. No actual plantem só Rúben Dias, Ferro e Florentino têm lugar inequívoco no plantel do Benfica. Fazer uns cruzamentos bons ou ser craque na selecção de sub-20 é uma coisa, ter capacidade para estar no plantel do Benfica é outra.

Os Tavare's têm tum potencial enorme mas falta-lhes experiência a um nível superior. O Jota deveria ter sido emprestado em Janeiro. Os Tavare's ficaram na equipa só cm uma única razão... Para não irmos ao mercado! O Lage conta tanto com o Nuno Tavares que só agora, após a lesão de Grimaldo, é que joga no seu lugar.

Para esta equipa dar o salto precisamos daquilo que o Vieira não comprou na época passada, jogando em 442 com Lage, 1 GR, 1 lateral direito, 1 lateral esquerdo, 1 central experiente, um 8 com capacidade de transportar jogo, 2 segundos avançados, 1 extremos direito forte num 1x1, rápido e que tenha capacidade para ir à linha( parece que já vem o Pedrinho), 1 extremo esquerdo forte num 1x1, rápido e que tenha capacidade para ir à linha.

São 9 jogadores para várias posições. O dinheiro não estica e portanto, se não forem todos de jogadores de enorme qualidade, mais vale comprar só três para posições mesmo urgentes.

Desde a saída de JJ, ou seja, desde que Vieira decidiu que estava na hora de despachar o JJ para começar um período de desinvestimento forte na qualidade da equipa e dos treinadores, que o Benfica vem decaindo. A cada ano que foi passando, fomos ficando mais fracos em termos de jogadores e a responsabilidade disso não é dos treinadores.

O Vieira só tem um caminho, investir na equipa para a próxima época!! Mesmo assim, mesmo sendo campeão, não terá vida fácil até ás eleições. Notamos a falta de um caminho ou projecto desportivo que catapulte o Benfica para outros patamares. O Vieira não pode passar o tempo a dizer que estamos muito acima dos nossos adversários e depois olhamos para o que se passa dentro de campo e "a bota não bate com a perdigota".

É urgente que o perfil dos jogadores a contratar tenha de mudar. Temos de ter em atenção um factor não determinante mas muito importante, a dimensão física, atlética e de intensidade de jogo dos jogadores. Temos de aumentar a capacidade física, atlética e de intensidade da nossa equipa. Não podemos ter na equipa tantos jogadores fracos no aspecto físico, atlético e de intensidade. Se para cá dá, na Champions a coisa complica-se!!

Resumido, o Benfica necessita de inverter este caminho o quanto antes... E digo já... Para mim, vinha JJ...

Peço a todos que vão rever as equipas que tínhamos com JJ e comprarem com agora... Sem falar no futebol que jogávamos... Sim, também perdemos para o Porto mas o Porto de hoje é uma sombra do Porto dos tempos do JJ.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi