São estes os verdadeiros inimigos do Benfica.
Aqui no Universo Benfiquista temos pautado a nossa intervenção por fugir à critica barata, à critica fácil, àquela critica logo a seguir ao dia do jogo ou em momentos maus da época. Repudiamos qualquer tipo de insulto, ofensa ou agressão, verbal ou física, a quem quer que seja.
A defesa daquilo que consideramos que é o interesse do Benfica, dos benfiquistas e a luta contra aquilo que é uma narrativa feita e encomendada por um Sistema que está bem implementado quer no Desporto quer na Opinião Pública em Portugal.
Não fugimos aos elogios a Luís Filipe Vieira, assim como nunca fomos avessos a critica-lo quando assim entendemos (no meu caso, certamente raras). Defendemos o Benfica e o Presidente do Sport Lisboa e Benfica quando entendemos ser oportuno.
Não li nem vou ler a crónica deste senhor n'O Jogo, mas esta citação é do mais aberrante que se pode ler. Isto vem dum senhor que é portista. Adepto dum clube que a claque aparece constantemente a fazer de cordão ao Presidente do clube. Este senhor é adepto dum clube que tem uma claque que é legal, e que é financeiramente, logisticamente e sabe-se-lá-mais-ou-quê-mente apoiada directamente pelo Presidente. O líder da claque desse clube escreveu pérolas como estas:
“O BENFICA é o nosso inimigo mortal. Ponto de honra derrotá-los, dentro e fora das quatro linhas.”
Benfica – F.C.P = (1992) – “Depois da festa, foi o fim do mundo. Distribuímos pancada por tudo o que fosse vermelho.” “Surgiu a ideia de criar os ultras portugal com elementos dos super dragões e da claque do Sporting. A primeira viagem foi contra a Itália.(…) No caminho, o Borrego lançou um concurso que consistia em ver qual era a claque que mais roubava (…) Foi o caos em Andorra! Lojas e mais lojas cheias de máquinas de filmar, roupa, tabaco…Tudo à mão de semear. Ficámos em transe.”
Corunha – F.C.P (2004) – “Resolvemos pôr-nos atrás do repórter a fazer de otários e a gritar “Porto”. O cabrão manda desligar a câmara e diz: “estes gajos do Porto são sempre os mesmos palhaços…”. Saltou-lhe tudo em cima. Levaram um tareão e sem telemóveis.”
Guimarães – F.C.P (1994) – “Houve um policia que se armou em esperto e deu uma bastonada num gajo. Veio outro por trás, deu-lhe uma sarda, ele ficou lá esticado.”
Braga – F.C.P (1995) – “Pelo que se comentava, muito do pessoal tinha notas falsas para comprar os bilhetes e ainda trazer troco.”
Setúbal- F.C.P (2002) – “Foi o caos! Entraram cem gajos pela área de serviço e roubaram tudo o que lhes apareceu à frente. Até que os guardas trancaram 16 (…) Foram todos absolvidos. Foi um final feliz.”
M.United – F.C.P (2004) – “Nunca vi uma coisa daquelas num free shop. Até montras de ouro tinha. Foram dez minutos. Uma rapadela total.”
Juventus – F.C.P (2001) – “Abri o cortinado das hospedeiras e vi o Alexio e o Caveira aos beijos e aos apalpanços (…) Os outros começaram a puxá-las, a dar-lhes surras no cu e a apalparem-nas… Depois, o co-piloto começou a falar comigo a explicar que tinham roubado a carteira ao comandante. Ele estava fodido e já queria aterrar o avião, antes do tempo! (…) Os cães sentiram o cheiro a ganza que os gajos fumaram durante o voo…”
Corunha – F.C.P(2003) – “Só os vi em cima dele a disputarem o telemóvel, a camisola, as calças, o dinheiro. Quando me apercebi do que ele estava a dizer vi que era espanhol. Não queria acreditar que tinham raptado um puto de 17 anos. Os cabrões, como íamos de porta aberta, viram o chavalo e meteram-no para dentro do autocarro. Fiquei cego e enchi-os de porrada. “Vocês, são doidos! Se queriam roubar, roubassem antes de entrar”.
E vem este gajo referir que o problema dos No Name Boys não é o futebol é o Benfica? E andamos nós aqui a bater no Pizzi ou no André Almeida? Jogadores que foram tetracampeões contra estes bandalhos? E ainda me chamam manso ou de não ser benfiquista de gema ou à séria? Ou criticarem as prestações na Europa? Com estes bandalhos todos os dias na televisão, nos jornais ou na comunicação social a fazerem este tipo de campanhas vergonhosas?
Não será à toa que depois de três meses sem haver futebol, basta rolar a bola para no dia seguinte sair noticias sobre investigações judiciais ao Benfica. Certamente não será à toa que essas "suspeições" vêm de relações com um clube que está com imensas dificuldades financeiras e que provavelmente vai deixar, para não mais subir, à Primeira Liga, quiçá irá aparecer mais um figurante numa SIC qualquer a dizer que o Benfica pagou ou recebeu algum valor ilegal por uma qualquer transferência. Não li a "investigação", mas falarem em cláusulas leoninas (ironia?) ou ilegais em contratos que têm de ser entregues na Liga.... parece-me algo demasiado rebuscado, mas certamente teremos os benfiquistas de gema e à séria fazer acusações ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica por estar envolvido em mais uma polémica judicial. Os mesmos que à terça, quinta e sábado criticam o Rui Pinto e que às segundas, quartas e sextas usam as suas informações para denegrir a imagem de LFV e ao mesmo tempo do Benfica.
"Os contratos que o Benfica faz são totalmente legais e do conhecimento das entidades competentes"
Os verdadeiros inimigos do Benfica não é o Luís Filipe Vieira, nem o Domingos Soares de Oliveira, nem o Rui Costa, nem o Tiago Pinto, nem o Paulo Gonçalves ou o Luís Duque.
São os Pintos da Costa, os Rui Moreiras, os Paulo Baldaias ou os Fernandos Madureiras...
Como benfiquista manso, nunca me esqueço disso.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Chakra_Indigo 84p · há 252 semanas
Eu sempre defendi que o Benfica trava uma guerra a que foi obrigado desde a década de 80, e é pena algumas das direcções do nosso clube o não terem verdadeiramente compreendido, e muitas vezes terem tido actuações erráticas e sem qualquer sentido estratégico no relacionamento com os outros grandes, especialmente com o inimigo do Porto.
Jorge de Brito foi perseguido dentro do próprio clube, e João Santos foi dos poucos que tentou seguir uma estratégia coerente. Fernando Martins de certa forma, e Damásio foram os principais responsáveis por omissão da progressiva implantação do sistema criado por Pedroto/Pinto da Costa.
Quer gostemos quer não, o inicio da carreira de dirigente do nosso actual presidente não ajuda nada a que mantenha equidistância e uma atitude critica acerca do clube do Porto.
Não é hora de apontar dedos, e isso é válido para todos nós sócios, mas o exemplo deve vir de quem lidera.
Viva o Benfica.
Rui Dias 101p · há 251 semanas
Quanto à terminologia manso, é algo que foi, e é, recorrente ser apelidado quando simplesmente não tenho uma opinião negativa da actuação do nosso clube.
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
o mal é quando benfiquistas começam a acusar outros de serem "mansos", "vieiristas", "papagaios", "assaltantes do Benfica" e outras preciosidades do género, sem provas do que afirmam.
Para mim até o Vale e Azevedo é benfiquista, mas foi expulso de sócio pelos motivos conhecidos.
Eu andei nas ruas a colar cartazes do Vilarinho, fiz campanha contra VA,fui votar contra VA, não me merece respeito enquanto benfiquista porque é um criminoso, mas a luta faz-se com convicções e com verdade quando julgamos estar do lado certo.
Todos nós sócios temos um dever - colocar o Benfica acima de qualquer personalidade do clube, e não deixar que a direcção se acomode e que possa pensar que as suas decisões são iluminadas pelo divino, chame-se ele Vieira, Borges Coutinho, Vale e Azevedo ou Vilarinho.
Quanto ao nosso actual presidente, a história ditará qual o seu legado no Benfica e no desporto português.
A minha opinião acerca dele é apenas a de um benfiquista anónimo, e começou a ser formada na década de 80, nem estava ele ligado ao futebol, e era eu um mero responsável comercial de uma PME na Povoa de Sto. Adrião.
Viva o Benfica
Nuno_Martins 105p · há 251 semanas
Na 6ª passada vi o Malheiro (que diz muita asneira) a ir "para cima" do Otávio Lopes como nunca o Calado foi! Irrita-me solenemente a nossa postura de bonzinhos a pensar no "futebol português"... Alguém imagina o escândalo nacional que seria se LF tivesse na sua lista metade do poder politico de PdC tem? E não me venham com a desculpa que eles manobram tudo… afinal somos mais ou não somos? Temos s razão, e ética e a legalidade do nosso lado ou não? É por isso que eu sou um chato do caraças… se acho que tenho razão… podem estar a ater-me de 20 lados mas defendo o que acredito!
Falas ai em presidentes anteriores… e a burrice de alguns benfiquistas espanta-me… se LF realmente fosse um mau presidente porque é que seria tao atacado pelos rivais? Pelo bem que eles querem ao Benfica? Leio idiotas a comparar a votação de PdC com a futura de LFV e clamar que isso revela manipulação… PdC foi a eleições om 1 titulo em 6! 1 em 6! É difícil perceber'
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
a minha preocupação com as direcções do clube é mais se são boas direcções ou não. Se o Presidente é um bom Presidente ou não. Tenho os meus critérios para formar uma opinião, e faço as minhas opções quando vou votar, e evito fazer parte de campanhas que possam prejudicar a imagem do nosso clube.
Neste momento como sabemos, existem provas que o Benfica quer vencer, por isso devemos evitar polemizar sobre o Presidente do nosso clube a bem do Benfica.
Há-de haver um período onde cada um deve expor os seus argumentos sobre o que pensa sobre o futuro desta direcção e do nosso clube, visto que as redes sociais dão voz aos adeptos.
No entanto, o que decide verdadeiramente é a nossa participação no dia da AG Eleitoral.
Viva o Benfica
Nhaga da Costa · há 252 semanas
Porque a esmagadora maioria dos sócios não pensa assim e isso revela-se na altura em que importa, no dia das eleições. E tem sido assim de todas as vezes. Os sócios do Benfica ignoram aqueles que se dizem adeptos.
Este ano não irá ser diferente.
Mas temos de continuar a defender e a revelar as tramoias dos inimigos e as campanhas que periodicamente são criadas para atirar lama para cima do clube.
BenfiquistaPrimário · há 252 semanas
BenfiquistaPrimário · há 252 semanas
F_Edu68 73p · há 251 semanas
Santos · há 251 semanas
Totalmente de acordo com seu texto.
Só gostaria de perceber porque será que a direção/administração do Benfica não segue esse desígnio de defender o bom nome do nosso Glorioso Benfica.
Cumprimentos,
Santos
Rui Dias 101p · há 251 semanas
Rui Dias 101p · há 251 semanas
Nuno_Martins 105p · há 251 semanas
Nós, adeptos, defendemos o clube com muito mais intensidade e foco do que a comunicação do clube! Custava muito desmontar aquele artigo do publico? O Alexandre Guerreiro, que nem benfiquista é, fê-lo! Custava muito constatar as, cada vez mais notórias, ligações entre o gajo do NYT aos dragartos? Nós fizemo-lo no dia seguinte ao artigo do NYT... e agora são ainda mais notórias…
Depois um gajo leva com os Calados e com os Azares do Kralj que ou estão sempre numa posição de não criticar nada nos outros ou de pedir penitencia por ser do Benfica!
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
ahahahahaha, eu também me sinto "tanso" às vezes, como te compreendo, ehehehehe
Viva o Benfica
B. Salvador · há 251 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
Red 1 · há 251 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
G G 84p · há 251 semanas
Nuno_Martins 105p · há 251 semanas
Também há benfiquistas inimigos do Benfica… aqueles adeptos que fizeram o que fizeram (e não me digam que não foram benfiquistas…) são inimigos do Benfica!
LFV também foi no populismo de criticar os jogadores… concordo totalmente com o argumento mas discordo totalmente do motivo. Eu não i uma equipa que não corre, luta etc... vi uma equipa que regressa a competição após 2 meses de paragem total e 2 semanas de treino coletivo! Mas acho piada a que criticava os jogadores nas goleadas de inicio da época vir agora criticar LFV porque este lhes diz que têm de "dar" mais porque não lhes tirou 1cent.
Sobre a noticia do público… falta aquilo que andei aqui a falar há umas semanas… comunicação pró-ativa e focada! Era pegar na noticia e derreter a noticia num "especial" da BTV ou na newsletter! Foi feito? Não… saiu mais um comunicado genérico!
Dr. Foca 82p · há 251 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
o Benfica sempre foi atacado quando vencia, mas eu lembro-me que havia respeito institucional pelo clube da parte da CS- Isso acabou com a proliferação da TV por cabo, e da concorrência que existe no sector.
Entretanto, e como resquícios do sistema do clube do Porto, estão espalhados pela CS uma legião de fanáticos azuis e broncos, dos quais se chega ao cumulo de termos o presidente do CNID , Manuel Queiróz, um anti-benfiquista primário,como suposto jornalista independente.
Como disse e bem o Valdemar Duarte, uma corja, a que eu acrescento, uns verdadeiros bandalhos!
Viva o Benfica