Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Benfica 0 x 0 Tondela - Rescaldo


Menos uma jornada para recuperar a liderança. Uma jornada que tivemos possibilidade de passar para a frente e não o fizemos. Uma jornada que jogávamos em casa e que tínhamos obrigação de ganhar a uma equipa de um nível muito inferior ao nosso.

Posto isto, eu sou dos benfiquistas mansos. Conversas de que o Bruno Lage é medíocre, ou que não preparou a equipa, ou que jogamos fraco ou fraquinho, ou que os jogadores não se esforçam ou não estão motivados, estou totalmente fora disso. O Benfica ontem fez um jogo com uma intensidade como não vimos nos últimos meses de campeonato. Vi a equipa pressionar alto, muitas vezes a jogar em 4-2-4 a defender e quase sempre a jogar nos últimos 40 metros de campo. Não vale a pena vir com falinhas mansas, o Benfica tem obrigação de marcar, e só assim se pode considerar um bom jogo por parte duma equipa grande, mas daí a dizer que foi um mau jogo, não entro nisso.

As estatísticas muitas vezes enganam mas estas dizem muito. Foram mais de 25 remates contra 2 do Tondela. O Tondela só rematou pela primeira vez depois dos 70 minutos de jogo. A equipa defensivamente esteve bastante concentrada, recuou em bloco sempre que foi necessário e de forma rápida, só por uma vez o Tondela criou perigo numa altura em que alguns elementos já não recuavam por opção. E poderíamos falar em 25 remates sem perigo mas não foi o caso, logo no segundo minuto de jogo o Rafa aparece na cara do Cláudio Ramos para excelente defesa do guarda-redes. O Vinicius teve uma boa oportunidade ainda na primeira parte de fazer o golo e o Jardel num canto só por milagre não fez golo.  Se na primeira parte faltou algum perigo mais efectivo, na segunda foram 2 bolas nos ferros, uma bola tirada na linha de golo por um defesa, foram pelo menos 3 ou 4 remates cruzados com perigo e mais uma vez a começar a parte vimos o Rafa na cara do Cláudio Ramos a desperdiçar. Temos de marcar. Mas a intensidade, a pressão alta, os remates, os mais de 10 cantos no jogo mostram que a equipa tudo fez para chegar à vitória e só por mera ineficácia e infelicidade é que isso não aconteceu. Nos últimos 3 jogos do campeonato, com 3 empates, o jogo foi mais ou menos o mesmo. E a verdade é que isto mói e faz moça na confiança duma equipa.

O jogo não tem muito comentário a fazer. Foram 98 minutos de domínio absoluto do Benfica em 40 metros de campo, onze jogadores atrás da linha da bola sem quase nunca terem a capacidade de sair a jogar devido à teia montada pelo Gabriel e Weigl. Jardel muito subido e com excelente agressividade nunca deixou o avançado virar-se para atacar como provavelmente seria ideia.

Análise aos jogadores (0 - 10)

Odysseas (6) - Nada a fazer o jogo todo, o único lance de perigo do Tondela saiu ao lado e não chegou a tocar na bola.

André Almeida (6) - Esforçado mas com pouca objectividade, tentou várias vezes o remate e nunca lhe saiu bem. Falhou no lance mais perigoso do Tondela mas não comprometeu.

Rúben Dias (6) - Quase nada para fazer durante 90 minutos. Nem a defender nem a atacar, nos campos as bolas foram quase sempre para o Jardel. Da única vez que foi para ele mandou ao poste. Azar mais uma vez.

Jardel (7) - Um dos melhores em campo, excelente agressividade tanto na defesa como nos cantos. Podia ter marcado na primeira parte.

Grimaldo (6) - Assim como o André Almeida, algo apagado, correu muito e jogou quase sempre como extremo mas faltou mais objectividade. Defensivamente esteve sempre muito bem.

Weigl (5) - Montou a teia e fez pressão, sempre e quase sempre bem. Acaba por ter pior nota porque saiu cedo para dar lugar a mais um avançado.

Gabriel (7) - As mudanças de flanco estiveram lá quase sempre bem, fez jogar a equipa. Avançou sempre que pôde e fez pressão até final. 

Rafa (6) - Um ou outro pico, uma ou outra finta, inúmeras bolas para finalização que lhe saíram mal.

Pizzi (5) - Esteve abaixo daquilo que poderia fazer, para ele é muito complicado jogar assim com tão pouco espaço. Está melhor quando consegue entrar na área para finalizar e ontem não conseguiu. 

Taarabt (7) - Sempre pouco conformado, sempre na pressão, sempre na tentativa de abrir espaços, faltou como a quase toda a equipa, eficácia no remate.

Vinicius (5) - Longe daquele Vinicius que vale 60M€. Está algo pesado, num jogador como ele esta paragem certamente terá complicado a nível físico. Teve como grande parte dos companheiros de ataque 2 ou 3 bolas que podia ter marcado.

Diego Sousa (7) - Entrou muito bem. Desta vez o Lage não inventou com 3 pinheiros na frente e foi bem melhor assim. Teve na cabeça duas ocasiões flagrantes de golo, uma a bater na barra e a outra a ser cortada na linha de golo por um defesa.

Seferovic (5) - Poucos minutos mas entrou bem. Desmarcou-se quase sempre com qualidade e teve o golo nos pés pelo menos duas vezes.

Jota (4) - Pouco tempo, muito esforçado mas pouco ou nada poderia acrescentar numa fase do desespero. Ainda tentou tirar um coelho da cartola com um ou dois remates.


Notas Finais

Um jogo que tivemos mais que oportunidades para vencer. Tivemos tudo para dar uma machadada grande no Porto com uma ultrapassagem logo na primeira jornada da retoma. A azia de não ganhar este jogo é muita e será fácil ao adepto criticar a equipa por não o ter feito. Eu gostava de conseguir. Mas não consigo. Vi um jogo a ser jogado a menos de 40 metros de campo em que a bola só não entrou muitas vezes por falha do avançado, outras por mérito dos adversários e outras por mera infelicidade.

Nota muito positiva para o Estádio da Luz, que imagem bonita aqueles cachecóis todos. Para quem andava a gozar com a iniciativa dizendo que era melhor "um cachecol na janela de casa" deve ter corado de vergonha. Ao que parece o Benfica não andou a comprar cachecóis para encher a Luz como também andavam a dizer. Espero que nos próximos jogos em casa possamos ver mais ainda.

Posto isto, temos isto:


Depois de toda a frustração que os jogadores devem sentir com a perda de uma possibilidade de passar para a frente, temos que "benfiquistas" acham que a melhor opção para os motivar é apedrejar o autocarro e mandar dois para o hospital. Temos jogadores no plantel que foram tetracampeões, algo que nunca tínhamos sido. Perderam um penta? O Eusébio é recordado por perder 3 tetras? Já disse isto várias vezes aqui e nalgumas vezes fui quase insultado.

Há muitos benfiquistas que não merecem o clube que têm. O Benfica é mais do que isto. Há muitos benfiquistas que não merecem o Benfica campeão. Não merecem festejar mais um título depois do muito que remaram contra o clube. Este tipo de atitudes é exactamente aquilo que referia de jogar sem adeptos nem ser mau de todo. Muito provavelmente estas pedradas vieram pregar um prego no caixão do campeonato. Não vejo os jogadores darem a volta por cima com este tipo e adeptos.

P.S. - Ao que parece várias casas dos jogadores foram vandalizadas também. Acho que está tudo dito.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi