Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Rio Ave 1 x Benfica 2 - Rescaldo

 
Jogo fora contra uma das melhores equipas do campeonato.
Benfiquistas ansiosos… uns porque o porto tinha perdido e o Benfica poderia recuperar 2 pontos… outros porque uma derrota dá sempre jeito para a narrativa.
 
 
Boa entrada no jogo… a pressionar alto… destacando-se o posicionamento de Taarabt mais como médio do que como 2º avançado. Como se vê isso? Porque não jogavam 4 jogadores entre a linha média e defensiva dó adversário… com menos jogadores nesse espaço e mais jogadores no espaço nas costas dos avançados o Benfica conseguiu ter mais posse de bola que em jogos anteriores… com 2 médios interiores o Benfica conseguiu pressionar os médios do RA e obrigar a jogar para trás para os DC ou o GR baterem.
Com o decorrer do tempo, o RA foi estabilizando e a pressão do Benfica baixando… até ao momento que uma falta normal a meio do meio campo cria um golo para o RA! Inadmissível como estas bolas lançadas para a área não são divididas no ponto mais elevado e como não sendo ganhas nesse ponto não há proteção ás costas do jogador que salta! Aqui há duvida sobre a existência de falta… eu não marcaria!
O Benfica afetado pelos resultados anteriores e pelo golo… tremeu! E por sorte não sofreu o 2º.
Mas Taarabt… relembrou os seus tempos áureos de promessa do futebol… espetou um cueca no defesa do RA e fez o passe para golo de Rafa… Anulado! Lol. Ridiculo. Dyego não toca a bola e o defesa não chega… não foi influenciado por Dyego! Golos anulados por influencia no defesa? Só existem contra o Benfica! Ao porto oferecem penaltis por saídas do Gr que socam a bola e contactam com o avançado… ao Benfica marcam foras de jogo por influencia no defesa!
Estamos nisto… parabéns tanto aos benfiquistas que estão sempre mais preparados para criticas ao Benfica como àqueles que dizem que só interessa em campo e que o Benfica comunica muito bem e não deve dizer nada…  
Intervalo… entra Seferovic… que cabeceia á barra… e marca após assistência de NT… e após expulsão do jogador do RA. Para infelicidade de muitos… não deu para anular!
Contra 10... NS tem uma entrada de pitões ao peito/ombro de Pizzi… Godinho tentou fazer passar por amarelo… mas imbuído de uma honestidade quase nunca presente o VAR conseguiu perceber que uma entrada daquelas era obviamente vermelho direto… nem todos são o Pepe que pode dar murros e cotoveladas!
Neste tempo entre a 1ª expulsão e o 2º golo do Benfica passou todo aquele tempo em que BL adormece! E lá foi passando o tempo com o RA adaptado ao ataque do Benfica e o Benfica a não saber o que fazer… e BL a dormir e o tempo a passar… Aos 81m (20m após a 1ª expulsão!!! dass…) BL lá acordou da mumificação… e colocou Chiquinho em campo para retirar um desgastado Gabriel… Aos 87m lá caiu um golo do céu (sim… um golo de cabeça de alguém que nunca tinha marcado de cabeça é caído do céu) quando BL se preparava para lançar as ultimas substituições para os últimos 2m (+ descontos) do jogo… sempre me fascinaram estas substituições tardias numa equipa que está a correr atrás do resultado… servem apenas como desestabilização da equipa e como meio de cortar o ritmo de jogo…
O jogo terminou com um bola na área do Benfica porque não temos a inteligência para com mais 2 passar 4m de descontos a passar a bola de DC para DC e destes para o GR e dai para o DC... perdemos 2/3 vezes a bola e ainda permitimos uma falta de chutar a bola para cima e perder a 1ª e 2ª bola… BOA!
 
Vamos ao que interessa… 3pts! Estamos na liderança… quando já devíamos ser quase campeões! Temos de ser muito mais fortes fora de campo para garantir igualdade dentro do campo para os nossos jogadores! Depois é muito fácil dizer que o A ou o B são fracos… mas os nossos jogadores não vão para campo em condições de igualdade com os rivais (tirando terem sido os únicos a receber os salários na totalidade)… vão para campo a saber que toda e qualquer decisão duvidosa tem de ser decidida contra o Benfica senão é beneficio… vão para campo jogar contra adversários com o mesmo ou maior tempo de descanso… vão para campo a saber que há um período do jogo em que vão ser confrontados com adaptações da equipa adversária e que eles vão estar sozinhos e sem ajuda do banco!
 
 
Classificação dos jogadores (muito curtas devido á tensão do jogo)
OV - 5 - Sem culpa no golo e sem trabalho.
TT - 5 - Jogo com algumas incursões pelo corredor mas sem desequilibrar. o RA não atacou muito pelo seu corredor.
RD - 6 - Nem tentou disputar a bola no 1º golo… uma bola que é cabeceada nas suas costas com os pés no chão! Mas de resto teve um jogo seguro com excepção da entrada de carrinho no lance imediatamente posterior ao em que levou amarelo.
Ferro - 5 - Se tivesse continuado a acompanhar o recuo da linha defensiva no livre do golo teria interceptado após o corte de Dyego… mas preferiu ficar a gravar o jogo! Intranquilo com a bola nos pés.
NT - 5 - Falha passes e recepções básicas… mas consegue subir e descer imensas vezes e cruza bastante bem… no entanto também força muitas vezes o cruzamento e força muitas jogadas individuais pelo seu corredor que em superioridade numérica tinha de acabar no corredor central ou no lado contrário.
Weigl -7 - Não perde bolas e marcou o golo… no entanto o seu posicionamento é extremamente recuado!
Taarabt - 6 - Tentou desequilibrar sem grande sucesso com excepção do lance do golo anulado.
Gabriel - 6 - Igual a Taarabt mas com características diferentes… mais de variações longas de corredor.
Rafa - 6 - Foi tentando através das suas arrancadas… destacando-se a que originou a expulsão do jogador do RA.
Pizzi - 6 - Jogo normal do jogador normalmente mais perigoso do Benfica… sendo o jogador ofensivo com maior participação no jogo.
Dyego - 5 - Não tenho uma opinião tão negativa do jogo do Dyego… acho que tentou segurar a bola e servir de apoio frontal… não se nota é ligação ao coletivo que espera do PL ataques ás costas da defesa.
Seferovic - 6 - Entrou bem, mais pelo impacto na finalização do que pelo que jogou… mas seria bastante bom se mantivesse a média de 1 golo a cada 3 oportunidades até final… seriamos campeões!
Vinícius - 4 - Não se encontra "feliz" na finalização… teve um boa oportunidade de cabeça… mas em superioridade numérica e com 2 PL ajudou a preencher a zona de finalização.
Chiquinho - 5 - Deveria ter entrado mais cedo para ajudar a desequilibrar o RA… de qualquer forma ajudou a manter a equipa com posse de bola mais perto da baliza do adversário!
Jota - 2 - Ia entrar para resolver aos 89m...
Samaris - 1 - Tocou na bola? (pela estatística… 4 vezes… mas vocês percebem)
 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi