O que mudou? Os médios e o segundo avançado! Deixámos de ter um jogador com uma capacidade de recuperação de bolas como o Florentino ou um jogador com a intensidade e agressividade como Samaris... Outro dos problemas é o segundo avançado... Gastámos na pré-época quase 40 milhões de euros em pontas de lança e não conseguimos dar um segundo avançado a Lage que permitisse manter o seu 442 que nos levou ao titulo.
Face a isto, aconteceu aquilo que eu considero um dos maiores erros de Lage... Manter o 442 e procurando quem poderia ser o seu segundo ponta... E quem foi o escolhido inicialmente? O RDT... Um ponta de lança de enorme qualidade que foi obrigado a fazer aquilo a que não estava habituado, baixar, receber bolas entre linhas, virar e decidir, cair nas alas ou procurar movimentos de rotura.
Com o tempo e com a falta de golos, a confiança de RDT perdeu-se e o Benfica foi baixando de produção. Passaram naquela posição até hoje RDT, Chiquinho, Gedson, Rafa e Jota... O que teve melhor, para mim, foi Chiquinho mas lá está... Falta-lhe golo, falta-lhe aqueles movimentos de ruptura que João Félix fazia... E fazia não só porque tinha qualidade, mas porque sabe muito bem o que fazer naquela posição porque é a sua posição natural... Chiquinho notabilizou.se no Moreirense a jogar na direita para vir para o Benfica jogar a segundo ponta... Continuo a achar que uma equipa como o Benfica não precisa de andar a jogar com jogadores adaptados, isso só significa que não trabalhamos bem no mercao. Parece que agora Jota anda a ser treinado a jogar na direita, quando a sua posição é na esquerda a fazer movimentos interiores. E porque estamos a fazer isto? Porque não dotámos a equipa de um extremos direito com capacidade de desequilibrar no 1x1, ou seja, não colmatámos a saída de Salvio. Agora, se foi com a concordância de Lage não fazemos a mínima ideia.
No meio campo, com o passar do tempo, prescindimos de um médio com a capacidade de recuperações de bola e também de perdas de bola como Florentino ppara duplas como Gabriel e Taarabt, Weigl e Taarabt ou Gabriel e Taarabt... Tanto Samaris, jogador intenso e super agressivo, como Florentino, muita recuperação de posse e pouca perda, deixaram de contar...
Para mim, o meio campo mais forte é Florentio e Samaris!!! Um destes tem de estar sempre em campo... Podemos fazer várias combinações do tipo, Florentino - Weigl, Weigl - Samaris, Florentio - Gabriel, Samaris - Gabriel e etc...
Falhámos no mercado quando também no fomos buscar um único extremo direito que desequilibrador num 1x1... Podíamos ter corrigido a situação do segundo ponta e do extremo em Janeiro mas fomos buscar mais um médio quando tínhamos para aquela posição Samaris e Florentino... Gastámos mais 20 milhões de euros numa posição onde tínhamos jogadores mais que suficientes e não reforçámos onde a equipa precisava, extrema direita e segundo ponta, ou seja, a nossa politica desportiva falhou em toda a linha.
Eu acho que o B. Lage deve voltar ao meio campo que o fez campeão e funcionou muito bem... Neste momento, a equipa mas forte e equilibrada neste momento no sistema favorito de Lage é a seguinte:
Apesar de algumas lacunas no plantel, considero que temos plantel mais do que suficiente para vencermos o campeonato, assim que Lage volte à forma original do meio campo que melhor resultados deu. Não significa que agora vá a tempo, pois a confiança da equipa está em valores negativos. Convinha que ele também ajudasse durante os jogos e fosse mais enérgico e eficiente na leitura dos jogos. Não há mal nenhum mexer na equipa aos 50 minutos de jogo quando se percebe que a equipa decaiu...
Despedir Lage nesta altura não vai resolver absolutamente nada!! Como presidente, neste momento, teria uma conversa privada com os jogadores, sem a presença de Lage... Diria-lhes que se as coisas continuarem como estão, no final da época o treinador poderá não ser o único a sair, e isto vale para todos!! No Benfica só fica quem mostrar nesta fase que quer muito ficar, quem mostrar abnegação, empenho, determinação, raça, querer e ambição e ir sacar mais um titulo ao Porto!!
Quanto ao Lage, recomendaria-lhe que reflectisse, que olhasse para trás e visse quem foram os pilares da enorme conquista do ano passado, que se agarrasse a esses e a quem esteve na equipa no melhor período da equipa este ano, que foi na primeira volta.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Claudio · há 251 semanas
Rogerio · há 251 semanas
BL nao teve voto na materia na construcao do Plantel basta para isso ouvir as palavras de LFV (Cadiz para fazer dinheiro e Vinicius porque eu quis) LFV e a tal "estrutura" pensava que agora continuariamos a ganhar com jogadores mediocres e sem classe e com treinadores tambem eles sem experiencia.
RV treinador de projeto BL treinador de projeto. RV ganhou 2 anos seguidos porque tinha bons jogadores e nao mudou nada nos primeiros 2 anos depois quando mudou e perdeu jogadores foi o que todos vimos
BL ganhou o ultimo Titulo porque nao havia pressao e houve um miudo chamado JF.
BL tem muitas culpas no cartorio (taticas/substituicoes/ler o jogo etc.) mas a coisa que nao le posso perdoar e nao ter exigido contratacoes, logo ele que ganhou aquele campeonato e fez a maior venda do futebol portugues
vai sair pela porta pequena e LFV mais uma vez nao vai ter culpa de nada
gostaria de poder dizer que isto vai melhorar mas tenho quase a certeza de que se LFV ganhar as proximas Eleicoes tudo vai continuar na mesma (combater os sintomas mas nao a doenca)
por isso esta na hora de mudar e eu e muitos como eu estao fartos destes baloes de oxigenio para os corruptos sobreviverem, ja cheira a sabotagem da Direcao do Benfica e do Presidente
VIVA o BENFICA
P.s e se o Benfica nao ganha em Vila do Conde.....
Joauim Rato · há 251 semanas
Não concordo com quase nada: não foi RDT que perdeu a confiança; foi Lage que perdeu a confiança em RDT, melhor avançado do Benfica, para continuar a apostar em Seferovic, que não estava a jogar nada, mas ele não quis ser ingrato, penso eu, e depois RDT perdeu a confiança em Lage. Samaris foi aposta desde o início do campeonato, em detrimento de Taarabt, que estava muito melhor, para estar pronto com porcos, compreendi, mas duvidava do resultado, Samaris estava extremamente lento, sem condição física, e tinha razão: Samaris saiu ao intervalo. Por isso, e talvez mais outras razões, comecei a chamar maçarico ao Lage. Faltava nitidamente experiência, e de lá para cá, as coisas foram sempre pior do que eu podia imaginar. Dou comigo a pensar que ele é quase igual ao chouriço. O que é mesmo muito mau!!!
Nuno · há 251 semanas
A época está cheia de equívocos, desde a construção do plantel, às aquisições de Janeiro - passando pelas escolhas do 11 e dos convocados em função dessas mesmas decisões.
As lesões não ajudaram à consolidação do 11 tipo (recordar que Gabriel e Chiquinho, em momentos de pico de forma, tiveram lesões graves), mas nada desculpa os constantes erros, a sequência de maus resultados e a falência total de planos alternativos para segurar resultados ou ir em busca de golos ao cair do pano (o modelo de 2 avançados é patético).
Mas há mais.
O Lateral Esquerdo tem vindo a fazer análises interessantes aos contributos individuais de alguns jogadores.
No post abaixo escalpeliza os erros das bolas paradas https://www.lateralesquerdo.com/2020/06/13/o-que-...
Neste e em posts anteriores, destaca também o número impensável de bolas perdidas por Pizzi e Gabriel - mais de 20 por jogo!!
Pizzi está, a meu ver, perdido enquanto jogador. Tem golo, mas a sua produção goleadora traz custos Tremendos para a equipa. Os erros em posse, a incapacidade defensiva, total falta de intensidade na pressão e no choque, o desleixo revelado nas bolas paradas... são muitos factores negativos com consequências nefastas para toda a equipa.
Gabriel, apesar de tudo, tem mais contributos positivos. Mas também ele, erra em demasia.
Urge acabar com esta Pizzidependencia. A meu ver, já. Seja com Chiquinho, com Jota, com Tiago Dantas ou seja quem for.
E para o ano, há vários que, para um salto qualitativo do futebol do Benfica, a meu ver, não resultam. Almeida, Pizzi, Taraabt, Gabriel, Cervi, Seferovic... não dão.
Red 1 · há 251 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Rodolfo Dias 80p · há 251 semanas
Depois será melhor um novo projecto, novos jogadores que acrescentem algo ao plantel actual, novo treinador, novos dirigentes.
O fim desta época, quer corra de feição (o que não me parece) ou quer se continue nesta senda miserável de não vitórias tem que marcar o início de um novo ciclo. Uma nova estratégia, um novo rumo, mais ambição, mais Benfica. E alguém se acredita que é com esta direcção que essa mudança ocorrerá?
ckf · há 251 semanas
É pela defesa que se tem que começar a reestruturar o plantel.
Concordo que neste momento nada se ganha em despedir Lage mas tem que se começar a pensar em contratar um novo treinador para a próxima época.
Chakra_Indigo 84p · há 251 semanas
Isso não existe numa equipa profissional com uma liderança técnica forte. Mais uma conversa de pai para filhos???
Mais um desabafo?
O presidente não tem de de se substituir nas funções atribuidas ao treinador.
Já estão a "matar" Lage na imprensa e isso seria a machada final.
No restante não tenho grandes objecções, é uma análise defensável.
Nesta fase a minha equipa seria
Odysseas
TT RD Samaris Cervi
Taarabt Florentino Rafa
Pizzi Vinicius Chiquinho
Viva o Benfica
JorgeSilva 52p · há 251 semanas
Neste ponto, até gostava que o Lage visse algumas conferências do ano passado, podia ser que aprendesse algo com ele próprio.
Ferro não pode jogar, neste momento nem no Santa Clara seria titular. Samaris e Weigl podem fazer aquela posição.
Pizzi e Gabriel estão a bater recordes de bolas perdidas e passes falhados. Chiquinho precisa de voltar à equipa.
Tal como aconteceu o ano passado, acho que a aposta num jovem talentoso da B, Dantas, podia revolucionar o nosso jogo.
joao carlos · há 251 semanas
chiquinho não pode ser o segundo avançado não tem finalização e naquela posição tens de a ter.
pizzi é o único jogador no plantel que pode ser segundo avançado, até porque era essa a sua posição original e o chiquinho ir para o lugar do pizzi.mas de qualquer modo continuávamos sem opção a pizzi nem a chiquinho na direita.
na táctica e no modelo de jogo que o lage utiliza um dos médios centros nunca pode ser o taarabt, por muita qualidade que ele tenha desequilibra a equipa, de tal modo que ele o ano passado nunca foi titular no miolo do meio campo.
pois ele ou exigia jogadores para a sua táctica ou mudava de táctica, mas todos sabemos que poucos são os treinadores que dominam mais do que uma táctica.
mas por alguma razão os dois últimos treinadores escolhidos ambos tinham pouco poder de exigência.
BOCOIO SLB · há 251 semanas
Vitor Ramalho · há 250 semanas
Pelas vossas palavras compreendo que cada um de vocês pega num jogador que aprecia e argumenta da sua importância e necessidade imprescindível de ser titular, baseando-se em algumas exibições ou fases excecionalmente bem conseguidas.
É ESSE O PROBLEMA DO BENFICA.
AS PESSOAS PENSAM QUE UM JOGADOR PODERÁ TER EXIBIÇÕES DE GRANDE NÍVEL UMA ÉPOCA INTEIRA.
Conclusão: vejo aqui louvores a jogagores extremamente irregulares. E pior do que isso: VOCÊS QUEREM ESTRUTURAR UMA EQUIPA A PARTIR DE JOGADORES INSTÁVEIS!
Noutro dia ouvia na rádio francesa RMC veteranos da equipa francesa falar de Didier Deschamps.
Diziam eles que Didier Deschamps não tinha uma técnica ou velocidade excecionais, nem um grande remate.
Que era um jogador dedicado, com sentido de equipa e sobretudo... regular.
Muito cedo foi-lhe atribuido o posto de capitão, até porque era extremamente apreciado e respeitado pelos colegas.
Quanto ao currículo: dispensa apreciações.
O Benfica conseguiu criar uma estrutura forte e profissional mas fora do campo.
Dentro do campo precisamos também de criar uma estrutura forte e que funciona.
E para isso precisamos de uma mentalidade e um espírito de equipa, bem como de um modelo de jogo.
É o treinador de dar o rumo, e os jogadores de participar, sendo que alguns têm perfil de líderes.
E para ser líder não passa por marcar 3 golos ou fazer 20 recuperações de bola num jogo.
O jogador exemplo deve ser COMPLETO e REGULAR.
Jogar no 442 tanto apreciado pelos benfiquistas exige 2 centro-campistas em super forma e 2 avançados com características muito específicas, caso contrário somos presa fácil.
Na segunda metade da época passada essas condições estavam reunidas, mas raramente é o caso.
E para ser competitivo toda uma época não podemos esperar por um alinhamento dos planetas milenar.
SEJAMOS OBJECTIVOS E REALISTAS!
EM VEZ DE SONHARMOS COM EXIBIÇÕES PASSADAS!
Concordo que é o plantel disponível e a forma dos jogadores que deve decidir da táctica.
E o Benfica desde o início da época devia ter apostado no 433.
Se calhar aquele avançado dispensado em Dezembro teria tido mais sucesso.
E sobretudo teríamos tido melhores resultados contra equipas da Champions e o outro candidato ao título.
Saudações benfiquistas
Edson A. Nascimento · há 250 semanas
1. A equipa é a mesma do ano passado?! Lamento, mas tanto Jonas como Félix são jogadores acima da média em qualquer contexto. Como, aliás, é bem visível. Em Portugal são dois atletas estratosféricos e difíceis de substituir.
2. Não concordo nada com essas ideias imobilistas que utiliza para analisar os atletas. Não é porque o RDT nunca (será mesmo? ou apenas nunca o vimos a jogar assim?) actuou a 9,5 que não pode ser bom a 9,5. O mesmo vale para o Jota. Aliás, os atletas ao longo da carreira passam por diversas posições, sobretudo quando são mais jovens e depois quando as pernas começam a tremer com a idade. Nos primeiros anos também podem ser uma forma de aumentar a sua capacidade porque são experiências que ajudam a entender melhor o jogo. Daquilo que eu vi no Benfica, RDT tinha todas as condições para singrar no clube como segundo avançado: é um jogador evoluído tecnicamente, fortíssimo na finalização e ainda com muito futebol para dar. A partir de certa altura ficou-me a sensação que ele também já não queria, não sei porque motivos. Claro que o clube em geral e a equipa técnica talvez não o tenham sabido cativar e motivar. Também são situações que fazem parte da vida.
3. Este tipo de abordagens tácticas estão um bocado ultrapassadas, na minha opinião. Acredito que clubes como o Benfica, no contexto português, devem actuar com dois avançados. O Lage quando entrou desmontou o meio-campo a três do Vitórias e a equipa disparou. No entanto, isto é tudo teoria. Porque no campo o que interessa é a mecânica, a movimentação, as ligações entre sectores e entre jogadores. Esta falta de dinâmica é um dos problemas essenciais do Benfica 19-20, na minha opinião. Outro dos problemas é a falta de coberturas com e sem bola no corredor central, tantos os médios como os avançados jogam demasiado lado-a-lado, realidade que facilita a tarefa dos adversários. Gostaria de vê-los em linhas diferentes. Mas isto é apenas a minha visão das coisas.
4. Geralmente não entendo bem a paixão pela intensidade e agressividade, sobretudo para falar do Samaris, que não é expulso em quase todos os jogos porque não calha. Mas o problema dele nem é só esse. O problema do Samaris é que, no fundo, é um jogador pouco mais do que mediano. Especialmente com a bola nos pés onde acumula erros e perdas de bola. Eu gostaria de ver o meio-campo com o Florentino mais fixo à frente dos centrais e o Weigl mais solto para chegar à frente. O Samaris é um atleta importante noutras valências e tem um espírito e uma vontade de ajudar que nos agrada a todos.
5. O Chiquinho fartou-se de marcar golos no Moreirense. É preciso ter calma. Também confesso que só li o texto completo à segunda ou terceira tentativa. Quando passava naquela dica que o rapaz notabilizou-se a jogar a partir da direita, no Moreirense, engasgava-me sempre. Isto é pura e simplesmente um sonho do autor do texto.