Siga-nos no Facebook

domingo, 14 de junho de 2020

O Benfica do ano passado era este


O que mudou? Os médios e o segundo avançado! Deixámos de ter um jogador com uma capacidade de recuperação de bolas como o Florentino ou um jogador com a intensidade e agressividade como Samaris... Outro dos problemas é o segundo avançado... Gastámos na pré-época quase 40 milhões de euros em pontas de lança e não conseguimos dar um segundo avançado a Lage que permitisse manter o seu 442 que nos levou ao titulo.

Face a isto, aconteceu aquilo que eu considero um dos maiores erros de Lage... Manter o 442 e procurando quem poderia ser o seu segundo ponta... E quem foi o escolhido inicialmente? O RDT... Um ponta de lança de enorme qualidade que foi obrigado a fazer aquilo a que não estava habituado, baixar, receber bolas entre linhas, virar e decidir, cair nas alas ou procurar movimentos de rotura.

Com o tempo e com a falta de golos, a confiança de RDT perdeu-se e o Benfica foi baixando de produção. Passaram naquela posição até hoje RDT, Chiquinho, Gedson, Rafa e Jota... O que teve melhor, para mim, foi Chiquinho mas lá está... Falta-lhe golo, falta-lhe aqueles movimentos de ruptura que João Félix fazia... E fazia não só porque tinha qualidade, mas porque sabe muito bem o que fazer naquela posição porque é a sua posição natural... Chiquinho notabilizou.se no Moreirense a jogar na direita para vir para o Benfica jogar a segundo ponta... Continuo a achar que uma equipa como o Benfica não precisa de andar a jogar com jogadores adaptados, isso só significa que não trabalhamos bem no mercao. Parece que agora Jota anda a ser treinado a jogar na direita, quando a sua posição é na esquerda a fazer movimentos interiores. E porque estamos a fazer isto? Porque não dotámos a equipa de um extremos direito com capacidade de desequilibrar no 1x1, ou seja, não colmatámos a saída de Salvio. Agora, se foi com a concordância de Lage não fazemos a mínima ideia.

No meio campo, com o passar do tempo, prescindimos de um médio com a capacidade de recuperações de bola e também de perdas de bola como Florentino ppara duplas como Gabriel e Taarabt, Weigl e Taarabt ou Gabriel e Taarabt... Tanto Samaris, jogador intenso e super agressivo, como Florentino, muita recuperação de posse e pouca perda, deixaram de contar...

Para mim, o meio campo mais forte é Florentio e Samaris!!! Um destes tem de estar sempre em campo... Podemos fazer várias combinações do tipo, Florentino - Weigl, Weigl - Samaris, Florentio - Gabriel, Samaris - Gabriel e etc...

Falhámos no mercado quando também no fomos buscar um único extremo direito que desequilibrador num 1x1... Podíamos ter corrigido a situação do segundo ponta e do extremo em Janeiro mas fomos buscar mais um médio quando tínhamos para aquela posição Samaris e Florentino... Gastámos mais 20 milhões de euros numa posição onde tínhamos jogadores mais que suficientes e não reforçámos onde a equipa precisava, extrema direita e segundo ponta, ou seja, a nossa politica desportiva falhou em toda a linha.

Eu acho que o B. Lage deve voltar ao meio campo que o fez campeão e funcionou muito bem... Neste momento, a equipa mas forte e equilibrada neste momento no sistema favorito de Lage é a seguinte:



Apesar de algumas lacunas no plantel, considero que temos plantel mais do que suficiente para vencermos o campeonato, assim que Lage volte à forma original do meio campo que melhor resultados deu. Não significa que agora vá a tempo, pois a confiança da equipa está em valores negativos. Convinha que ele também ajudasse durante os jogos e fosse mais enérgico e eficiente na leitura dos jogos. Não há mal nenhum mexer na equipa aos 50 minutos de jogo quando se percebe que a equipa decaiu...

Despedir Lage nesta altura não vai resolver absolutamente nada!! Como presidente, neste momento, teria uma conversa privada com os jogadores, sem a presença de Lage... Diria-lhes que se as coisas continuarem como estão, no final da época o treinador poderá não ser o único a sair, e isto vale para todos!! No Benfica só fica quem mostrar nesta fase que quer muito ficar, quem mostrar abnegação, empenho, determinação, raça, querer e ambição e ir sacar mais um titulo ao Porto!!

Quanto ao Lage, recomendaria-lhe que reflectisse, que olhasse para trás e visse quem foram os pilares da enorme conquista do ano passado, que se agarrasse a esses e a quem esteve na equipa no melhor período da equipa este ano, que foi na primeira volta.





No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi