Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

(Ainda) O Benfiquistão e o Poder Político

Bem sei que para muitos é um não assunto, e embora tende a concordar, quando entra o Benfica ao barulho acho que temos o dever enquanto benfiquistas informados de dar a conhecer da melhor forma quanto possível os meandros da hipocrisia e da vergonha que tem sido a comunicação social em Portugal.

Como todos sabem não morro de amores por António Costa ou Fernando Medina, pelo contrário, mas aquilo que fizeram não foi para atacar esses dois senhores imaculados no mundo da politica, foi para atacar mais uma vez a pessoa Luís Filipe Vieira e o Benfica. Com insinuações de favorecimentos vieram logo benfiquistas lembrar o artigo do NY Times, outros falar em Benfiquistão. Se o ridículo pagasse imposto os políticos teriam muito mais dinheiro para gastar em sectores não produtivos e levar mais uns quantos para o bolso.

Há uns dias atrás o Polígrafo da SIC, esse mantra de sabedoria e desmembrador de fake news, fez um pequeno artigo sobre os clubes e os políticos, detentores de cargos públicos, etc. Foi analisar os órgãos sociais dos clubes de futebol da 1ª Liga e identificou vários casos de políticos no activo que desempenham funções nos maiores clubes do futebol português.

Ora vejamos os resultados:


Não deixa de ser curioso que o Benfica não tem NENHUM titular de cargos públicos nos seus órgãos sociais, quiseram colocar um político ali e portanto meteram o Sílvio Cervan, mas na realidade ele tem zero poder executivo quer em câmaras quer em executivo governamental.

Curiosamente Porto e Sporting juntos, têm o equivalente a todos os outros clubes juntos. E o Porto é obviamente aquele que mais poder tem, principalmente na influência autárquica que abrange. Gondomar, Gaia e Porto. Destaque também para algo que rebati há umas publicações atrás, quando alguém dizia que o Porto tinha poder era com o PSD, basta olhar para isto para perceber qual o partido que patrocina o poder que o PdC ao longo dos tempos tem criado.



Depois o polígrafo apresenta alguns ex políticos ou personalidades com cargos públicos e mais uma vez se vê a influência no poder politico do clube do Norte. Só aqui conseguem apanhar algum cargo público no Benfica e mesmo aí, um deles, Domingos Soares Lima muito longe no espaço temporal, visto que foi deputado em 1991.

Se dúvidas houvessem de quem controla a política em Portugal para benefício do seu clube... 

É pena é que o Polígrafo não tenha feito uma conclusão jornalística sobre o assunto, limitando-se a afirmar que muitos clubes têm nos seus órgãos sociais políticos ou ex políticos.

É a comunicação social que temos, e assim se vê o tamanho da hipocrisia de muitos dos comentadores que falaram sobre esta matéria.

Já agora, a retirada da comissão dos nomes em questão foi uma parvoíce e uma vitimização por parte de Luís Filipe Vieira dispensável. Nunca devemos entrar no jogo dos antis. Sou frontalmente contra a ideia de que o Benfica tem de ser igual aos maus exemplos para "mostrar" boa comunicação. Faz lembrar aquele tipo de educação que é "se levares na escola dá também, não te deixes ficar para trás". A superioridade moral ganha-se fazendo o oposto daquilo que nos acusam e não o mesmo.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi