Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Luís Filipe Vieira é o problema ou a solução?


Primeiro uma declaração de interesses: quaisquer que sejam os resultados desportivos do Sport Lisboa e Benfica, no dia que o Presidente do clube ou alguma das empresas associadas seja condenada por qualquer crime de corrupção, branqueamento de capitais ou fuga ao fisco, os órgãos sociais devem automaticamente pedir demissão, a administração da SAD deve cair e devem ser realizadas novas eleições sem que haja a possibilidade dos que estão em exercício se possam candidatar. Não aceito, nem nunca vou aceitar qualquer tipo de ilegalidades que estejam provadas no meu clube.

Faço esta declaração de interesses porque hoje em dia a avaliação que se faz do Presidente do Sport Lisboa e Benfica é muito turvada por todas as suspeições que a imprensa em Portugal lança para o ar, os julgamentos em praça pública do qual a grande maioria é condenada antes mesmo de haver julgamento. Digo maioria porque em Portugal temos um senhor no Norte que continua a ser felicitado por ser o Presidente no activo com mais títulos do Mundo.

Posto isto, qualquer avaliação que eu faça neste momento tem as seguintes vertentes: desportiva, financeira e patrimonial. E isto incluiu não só o que foi feito mas também os projectos que estão em curso ou pensados. E não, não coloco no topo das minhas prioridades a questão dos Estatutos que muitos fazem cavalo de batalha. Na minha opinião, a alteração dos Estatutos do clube não é uma prioridade nem acho que seja aí que resida algum dos problemas de maior do Benfica.

Vertente Desportiva:

Temos três linhas de pensamento possíveis, o passado (10-15 anos), o passado recente (5 anos, ou se quisermos 4 do mandato) e o futuro próximo. 

Se olharmos aos últimos 10 a 15 anos vimos uma trajectória claramente de subida no número de troféus, o Benfica se olharem aos últimos 10 anos é o clube com mais troféus ganhos em Portugal, quer em futebol quer no conjunto de todas as modalidades. Aliás, se olharmos a todas as modalidades vemos que tem mais troféus que os seus dois rivais juntos. É também o clube com mais finais europeias no conjunto das modalidades e no futebol voltou a finais europeias, coisa que já não acontecia desde o início dos anos 90.

No passado recente vemos uma igualdade de troféus com o Porto no futebol, nalgumas modalidades parece haver uma evolução positiva, noutras uma evolução negativa. No geral e se fizermos uma avaliação do último mandato de Vieira desportivamente podemos ver objectivamente que desceu em relação ao mandato anterior mas que no geral não pode ser considerado um mandato negativo, pelo menos comparativamente com os outros rivais. Destaque para a forte aposta neste mandato no sector feminino. Teve praticamente em toda a linha resultados muito positivos desportivamente.

No que a futuro diz respeito, ou no que ao rumo se pode falar, no final da publicação irei deixar alguns dados para que todos possam tirar as devidas ilações.  

Vertente Financeira:

Quando tiver tempo e depois de saírem os dados do Porto, irei realizar uma pequena exposição sobre as contas de cada um. Acho que neste momento só alguém muito pouco honesto pode falar em problemas financeiro no Benfica. O activo do clube+empresas é o maior que alguma vez foi, o passivo está no ponto mais baixo desde que se fez o Estádio, a dívida bancária igualmente, o valor em caixa é o maior de sempre, percebo as "preocupações" sobre o facto do Benfica não ter entrado na Liga dos Campeões, são menos 45M€ que possivelmente entrariam nos cofres e não entram, mas se há altura em que o Benfica tem capacidade para falhar essa liga milionária e não ter um problema grave é esta. Para a próxima época os dois primeiros entram directamente, o que significa que em condições normais o Benfica irá qualificar-se para a Liga dos Campeões. Financeiramente o Benfica tem capacidade para ficar um ano sem ir a esta prova. Não esquecer que este campo liga com o desportivo, o Benfica estava com 11 participações consecutivas na prova. Coisa aliás só equiparada com dois ou três clubes na Europa.

Podemos fazer uma análise como a anterior e pensar em passado, passado mais recente e rumo. Aquilo que vemos, no que a parte financeira diz respeito, é que será o maior legado que está a ser deixado na era Vieira e DSO no Benfica. O Benfica passou dum clube sem dinheiro para pagar salários, sem modalidades praticamente nenhumas e sem capacidade para contratar quem quer que seja, para um clube único em termos de ecletismo no país, com capacidade para aguentar uma crise pandémica sem necessidade de layoff ou de atraso nos salários. Neste mandato viu-se a recuperação dos capitais próprios para valores acima dos capitais sociais, algo único no mundo do desporto em Portugal e viu-se, com a antecipação de receitas da NOS, um divida bancária a descer para valores pouco visto no mundo do futebol para um clube com a dimensão do Benfica. Não esquecer que o passivo tem tendência a decrescer até 2026 na mesmo proporção que as receitas das NOS foram antecipadas.  

Vertente Patrimonial

De um ponto de vista patrimonial o Benfica nos últimos anos tem melhorado bastante. Se olharmos a um passado mais distante vemos a criação do Seixal e a construção do Estádio da Luz. No último mandato vimos inúmeras melhorias no Seixal e na estrutura organizativa do futebol e das modalidades. No que a futuro diz respeito, melhorias no Estádio estavam previstas antes da pandemia, o Centro de Alto Rendimento é uma certeza, o Colégio também e a expansão do Seixal. Acho que todos podemos concordar que estes projectos são importantíssimos. Isto é claro se colocarmos de parte a demagogia de andarmos a dizer que o Seixal agora não interessa para nada já que a aposta é outra. O Seixal será sempre, mas sempre, uma mais valia para o clube, e o que muitos se esquecem é que foi uma aposta desta direcção e deste Presidente, quando muitos diziam que era a estratégia errada.

*********************************

Este é o panorama que eu coloco quando olhamos aquilo que acho mais importante no clube. No entanto há uma nuvem que paira sobre a cabeça de todos: o actual momento da equipa de futebol do Benfica. O rumo ou a não existência de um rumo para este plantel, esta equipa, esta equipa técnica ou estes profissionais. No fundo este é o momento que muitos esperavam, e podem sair todos ofendidos com a minha declaração, havia muitos benfiquistas prontos para saltar da sua sapiência e dizer "Viram? Viram como eu tinha razão?". Na verdade, se passarmos a vida a dizer que vamos perder, eventualmente isso vai acontecer. A equipa do Benfica desde o final de Janeiro deste ano que entrou numa espiral negativa, culminando com a perda do campeonato, com a saída errada de Bruno Lage e com a perda da Taça de Portugal. Vieira errou estrondosamente, errou porque os lobbys para trazer JJ de volta ao Benfica foram muitos e errou por achar que tinha de mudar de estratégia para vencer as eleições. Podemos sempre encarar isso como sendo alguém agarrado ao poder ou então podemos olhar para isso como alguém que acha que ainda tem muito para dar ao clube e que considera ser melhor que os candidatos que se apresentam. Não serei eu a fazer juízos sobre qual das duas será, sei é que pode ser uma das duas. Todos aqui sabem a minha opinião. Os adeptos e comunicação social fizeram a cama a Bruno Lage e à sua equipa. O Benfica caminhou sozinho foi uma das minhas publicações e reitero por completo o que disse. Vieira cedeu e erradamente trouxe JJ para o clube. Treinador que já tinha dados provas que muito raramente a sua equipa começa bem as épocas. Rui Vitória deu 4-1 ao PAOK na Grécia, com o Estádio cheio e uma equipa bem menos valorizada. Mas Rui Vitória era apenas o professor de ginástica e JJ o mestre da táctica. Engolido pelo pupilo Abel. 

Posta a minha opinião sobre a contratação de JJ à vista de todos, há que entender que este início de época é o mais atípico de sempre. Como disse na antevisão, os jogadores não tiveram tempo de mudar o chip. Parece ainda a continuação da época anterior. Há vários jogadores novos e muitos dos que eram titulares são agora meras paisagens e isso traz instabilidade. A equipa não estava preparada para começar. E muito menos fisicamente. Temos tudo para fazer uma boa campanha na Liga Europa e é isso que se pede.

Há no entanto alguns dados que não podia deixar de colocar para vossa análise, e que já tinha referido terem a ver com o rumo do clube desportivamente. O Benfica em 2012/2013 e 2013/2014 foi a duas finais europeias e em 2015/2016 teve o seu melhor desempenho dos últimos anos na Liga dos Campeões tendo sido eliminado nos quartos de final pelo Bayern, numa eliminatória de grande qualidade da nossa parte. Se em 2013 o ano foi negro, com a perda de todos os troféus na última semana de competição, em 2014 fizemos o pleno e 2016 fomos campeões.

Como foram então os investimentos nessas épocas? É que na realidade temos o 8 e 80 nos adeptos. Primeiro não investimos, quando se investe é porque ou se gasta demais ou se investe mal. Então vamos ver como foram estas épocas? As de melhor performance europeia das últimas 3 décadas?

Em 2012/2013 contratou-se o Ola John, Salvio, Lima, Luisinho e pouco mais, um retornado de seu nome Enzo Pérez, e saíram Javi Garcia, Witsel e Bruno César.

Em 2013/2014 o Benfica contratou Pizzi, Markovic, Djuricic, Roberto, Lisandro Lopez, Fejsa, Funes Mori, Fariña, Siqueira, Mitrovic e Bruno Cortez, entre alguns outros empréstimos a chegar ao fim como um tal de Oblak. Sairam Matic, Melgarejo, Rodrigo Mora ou Nolito.

Em 2015/2016 o mercado de transferências trouxe Raul Jimenez, Carcela, Grimaldo, Mitroglu, Jovic, Marçal, Taarabt e um retornado de nome Ederson. Sairam Rodrigo, Lima e Sulejmani e uns quantos de jovens como André Gomes, Cancelo ou Ivan Cavaleiro.

A minha pergunta é simples. Onde é que o Benfica apostou em nomes de renome internacional, com experiência e qualidade inegável para apostar forte na Europa? Bem, a minha opinião é em nenhum caso. E no entanto conseguiu chegar longe. Ontem li algures que o Benfica continuava sem avançados de qualidade e que perdeu a oportunidade de ir buscar o que será o melhor jogador do campeonato Taremi. Bem, o Taremi ainda não jogou um jogo oficial pelos corruptos e já é o melhor jogador do Mundo, o Darwin que jogou 20 minutos já é péssimo. 

Em 2012/2013 o Benfica chega à final com o Chelsea com um tal de Artur na baliza, André Almeida e Melgarejo nas laterais e depois com ódios de estimação de grande parte dos adeptos como Cardozo ou Salvio a jogar. Ainda entrou um gajo sem classe de nome Jardel ou um flop chamado Ola John. Mas no entanto chegámos à final duma competição europeia.

Em 2013/2014 vencemos tudo à excepção da Liga da Europa com a ajuda do Beto. Tínhamos Ruben Amorim, André Gomes ou Sulejmani a titulares, aqueles colossos do futebol mundial. E ainda entraram o patinho feio André Almeida e um grande extremo/avançado de seu nome Ivan Cavaleiro.

Na época de 2015/2016 o Benfica joga a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique com as laterais entregues aos patinhos feios André e Eliseu, com o tal médio sem dimensão europeia Fejsa, os cancros do balneário e sem intensidade como Pizzi e Salvio, o rapidamente esquecido Carcela, um puto de 19 anos que começou nos juniores de nome Renato Sanches e um flop que o Vieira comprou para fazer negócios com o Atlético de Madrid Raúl Jimenez. Ainda entraram Talisca, Jovic e Gonçalo Guedes. Como todos sabemos na altura ídolos dos adeptos. Jovic que passou de flop e marosca, a vergonhosa venda em menos de 2 dias. O Real Madrid que decida o que ele é mesmo.

Nestes anos todos andou para lá um tal de Luisão que não tinha dimensão europeia, que sugou o Benfica quanto pôde e que no final minou o balneário do Benfica.

Conclusões? A minha é óbvia. Há contratações que funcionam, há outras que não. Há jogadores que com certos treinadores funcionam, com outros não. Crucificar uma equipa ou jogadores após um jogo totalmente atípico e dar como dado adquirido que esta época está perdida.... não contem comigo. Bem sei que o objectivo é um só, retirar Vieira da Presidência do clube. Mas mesmo aí, falha redondamente. Vieira desde Janeiro investiu na equipa mais de 80M€, contratou uma jovem promessa do futebol brasileiro com muita qualidade, contratou o considerado por muitos como  o melhor jogador do campeonato brasileiro, contratou um central de renome internacional como todos queriam e como muitos não achavam possível, contratou um jovem internacional alemão habituado a um dos campeonatos mais competitivos do mundo e contratou um jovem avançado que muitos dizem ter um enorme futuro pela frente. Podem vir com a conversa de que precisávamos de dois laterais, mais um central, um médio centro, mais um avançado, mais um cortador de relva, um maqueiro ou três especialistas na área da demagogia.... mas o Benfica tem jogadores de qualidade para todas essas posições. Grimaldo é um excelente jogador. Temos Taarabt, Gabriel, Weigl, Pizzi para a posição de médio centro. Temos Chiquinho que pode jogar como médio num losango. Temos Vinicius e Darwin que são de longe dois jogadores de enorme qualidade e ainda temos Everton, Pedrinho, Rafa, Pizzi ou Waldschmidt para jogar nas costas deles. Temos opções que o treinador tem de explorar. Não podemos é esquecer que o JJ achou que no jogo mais importante da época devia começar com Seferovic a titular. Sem sequer usar o Waldschmidt ou colocar o Vinicius a 10 minutos do fim? JJ a ser JJ, e ainda diziam mal do Lage. Continuamos amarrados a uma ideia de que temos de ter um avançado para dar profundidade e o único que faz isso é o Seferovic. Eu cá prefiro ter um que marque golos, e até ver Vinicius faz isso. Darwin também deverá fazer. 

A minha interrogação no título da publicação é aquilo que acho que os benfiquistas deveriam pensar neste momento. Infelizmente tenho a ideia que muitos têm a sua opinião pré-determinada por preconceitos ou juízos de valor que à partida em nada ajudam numa decisão objectiva do real valor dos mais diversos candidatos. Avaliam pouco os últimos quatro anos no global e muito aquilo que é o panorama actual do futebol. Basta pensar no Orçamento para 2020-2021 a ser chumbado. A minha avaliação nas mais diversas vertentes está feita, pode sofrer uma ou outra alteração mas pouco. Será assim tão descabido acreditar que é possível vencer o campeonato, a Taça e chegar à final da Liga Europa como em 2013/2014? Será este plantel muito inferior ou a conjectura é totalmente diferente? Se hoje tivéssemos a certeza que isso iria acontecer, Vieira tinha sido parte da solução ou era um problema?



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi