Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Operação Lex: Vieira deve-se demitir ou não?


Vou ser sincero, nunca fui ler uma linha sobre a Operação Lex e fiquei, sinceramente, altamente surpreendido por Vieira estar metido no meio de tanto juiz. Por achar estranho, fui então ler aquilo de que acusam Vieira e achei aquilo absolutamente caricato.

Espero ter percebido o que acusa o MP que vou explicar de forma muito simples... Imaginem que vocês recebem uma carta das finanças a dizer que têm de pagar 1.600€ de IRS. Vocês consultam um contabilista e este diz-vos vocês não têm de pagar nada mas que o melhor é pagar e só depois reclamar a divida. Então pagam e depois reclamam para o Tribunal Administrativo e Fiscal da vossa área de residência. 

Depois de vos ser dada razão, imaginem que aquilo fica "pendurado" num tribunal e vocês a arderem com 1.600€ depois de vos ter sido dada razão. Relembro que o Vieira só recebeu o dinheiro passados oito anos... OITO ANOS?!

Agora imaginem que têm um amigo juiz e que lhe mandam umas mensagens a pedir ajuda nisto, a pedir-lhe para que veja como está o processo. Imaginem que entretanto esse vosso amigo fez umas almoçaradas com vocês em vossa casa ou que lhe pagaram uns copos e uns almoços, coisa que já faziam antes. Agora imaginem que ainda assim o vosso amigo andou tempos e tempos sem nada fazer, tempos e tempos a dizer que "ia ver", que "depois dizia algo" ou que "o processo está a andar normalmente".

Ao ler e ouvir o que o Rui Rangel ganhou com os favores que andou a fazer, o Vieira ou é amigo de infância de Vieira ou então não sei... Aos outros cobrou milhares de euros pelos favores, a Vieira bastaram uns bilhetes e uns convites para uns jogos fora nas competições europeias... Que sorte tem o Vieira...

A pergunta que eu deixo aos puritanos... Nunca ninguém ligou a um amigo das Finanças, na Segurança Social, a um médico de família para meter uns dias de baixa ou justificar algum esquecimento de procura de emprego, na Câmara Municipal, na Junta de Freguesia, nunca ninguém meteu uma cunha num concurso público a ver se a coisa dava, nunca ninguém recorreu a uma amigo em momentos de desespero e de cansaço em relação a algum assunto? Eu diria que a maioria já o fez mas parece que Vieira descobriu a pólvora, faz lembrar o segredo de justiça que só teve real importância quando meteu alguém a trabalhar no Benfica.

Depois temos a comunicação social... Num caso gravíssimo de corrupção em juízes e que podem colocar em causa a já parca confiança que os portugueses têm na justiça, as capas de jornais e abertura de programas são de Luís Filipe Vieira e do emblema do Benfica, o arguido com a menor das acusações... Dá que pensar não dá...

Da minha parte, Luís Filipe Vieira não se deve demitir se fizer uma coisa... Pedir a instrução do processo de forma a que lhe seja retirada a acusação e não ir a julgamento. Se decidir manter a sua condição de arguido e ir a julgamento, penso que deve apresentar a demissão porque o Benfica não pode ir por arrasto por sei lá quanto anos.



E-goi