Vou ser sincero, nunca fui ler uma linha sobre a Operação Lex e fiquei, sinceramente, altamente surpreendido por Vieira estar metido no meio de tanto juiz. Por achar estranho, fui então ler aquilo de que acusam Vieira e achei aquilo absolutamente caricato.
Espero ter percebido o que acusa o MP que vou explicar de forma muito simples... Imaginem que vocês recebem uma carta das finanças a dizer que têm de pagar 1.600€ de IRS. Vocês consultam um contabilista e este diz-vos vocês não têm de pagar nada mas que o melhor é pagar e só depois reclamar a divida. Então pagam e depois reclamam para o Tribunal Administrativo e Fiscal da vossa área de residência.
Depois de vos ser dada razão, imaginem que aquilo fica "pendurado" num tribunal e vocês a arderem com 1.600€ depois de vos ter sido dada razão. Relembro que o Vieira só recebeu o dinheiro passados oito anos... OITO ANOS?!
Agora imaginem que têm um amigo juiz e que lhe mandam umas mensagens a pedir ajuda nisto, a pedir-lhe para que veja como está o processo. Imaginem que entretanto esse vosso amigo fez umas almoçaradas com vocês em vossa casa ou que lhe pagaram uns copos e uns almoços, coisa que já faziam antes. Agora imaginem que ainda assim o vosso amigo andou tempos e tempos sem nada fazer, tempos e tempos a dizer que "ia ver", que "depois dizia algo" ou que "o processo está a andar normalmente".
Ao ler e ouvir o que o Rui Rangel ganhou com os favores que andou a fazer, o Vieira ou é amigo de infância de Vieira ou então não sei... Aos outros cobrou milhares de euros pelos favores, a Vieira bastaram uns bilhetes e uns convites para uns jogos fora nas competições europeias... Que sorte tem o Vieira...
A pergunta que eu deixo aos puritanos... Nunca ninguém ligou a um amigo das Finanças, na Segurança Social, a um médico de família para meter uns dias de baixa ou justificar algum esquecimento de procura de emprego, na Câmara Municipal, na Junta de Freguesia, nunca ninguém meteu uma cunha num concurso público a ver se a coisa dava, nunca ninguém recorreu a uma amigo em momentos de desespero e de cansaço em relação a algum assunto? Eu diria que a maioria já o fez mas parece que Vieira descobriu a pólvora, faz lembrar o segredo de justiça que só teve real importância quando meteu alguém a trabalhar no Benfica.
Depois temos a comunicação social... Num caso gravíssimo de corrupção em juízes e que podem colocar em causa a já parca confiança que os portugueses têm na justiça, as capas de jornais e abertura de programas são de Luís Filipe Vieira e do emblema do Benfica, o arguido com a menor das acusações... Dá que pensar não dá...
Da minha parte, Luís Filipe Vieira não se deve demitir se fizer uma coisa... Pedir a instrução do processo de forma a que lhe seja retirada a acusação e não ir a julgamento. Se decidir manter a sua condição de arguido e ir a julgamento, penso que deve apresentar a demissão porque o Benfica não pode ir por arrasto por sei lá quanto anos.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Jorge Neves · há 236 semanas
Se se dimiti-se estaria a admitir que cometeu um crime.
Acho que deve provár a sua inocencia.
O Benfica precisa dele e da sua equipa.
Os oportunistas como r g s estão por detrás destas calunias para derrotár o Benfica....
César Araújo · há 236 semanas
Rui Dias 101p · há 236 semanas
Ponto assente: é errado e grave que Vieira tente usar a influência de um amigo/conhecido para ganhar vantagem sobre os demais contribuintes. Nem que tenha sido apenas para saber como o processo estava a decorrer é errado e grave porque manipula a justiça de um modo que não devia, tornando-a injustiça por comparação.
Agora, voltamos ao processo do e-toupeira e do que recebiam em troca. Estamos a falar de pessoal que ganha milhares de euros mensais, a falar de alguém que recebia convites regularmente para ir a jogos do Benfica... e foi "subornado" com convites para jogos do Benfica? Sério? É isto que temos na acusação? Eu gostava de ver as gravações de áudio ou transcrições para perceber o nível disto, mas não saiu nenhuma com o mínimo de conteúdo o que dá a ideia que não têm muito por onde pegar.
É mais um processo em que têm de colocar o nome do Benfica, vemos que é algo pessoal mas que as noticias falam é no Presidente do Benfica e não em Luís Filipe Vieira. Disse-o antes, acho que se for condenado por corrupção, branqueamento de capitais ou fuga ao fisco deve-se demitir. Mesmo sendo da esfera pessoal. Neste caso, a acusação pariu um ratinho, um "recebimento indevido de vantagem"... tenho muitas dúvidas que chegue a tribunal e ainda mais dúvidas que seja condenado.
Neste caso em particular não vejo a mínima necessidade de demissão. Em Outubro os sócios decidirão se é caso para sair ou não.
Sérgio · há 236 semanas
Continuo a achar que LFV não reune as condições para continuar no Benfica mas isto...
Vide o caso da comissão de honra, em que alguns clubes até se dão ao desplante de ter políticos a exercer cargos que directamente afectam as relações com o clube de onde estão e quase ninguém diz nada. Mas se um presidente e um PM apoiam um candidato do Benfica não pode ser porque como é do Benfica...
Hipocrisia no seu expoente máximo.
Nuno_Martins 105p · há 236 semanas
Tivesse o Benfica nas TVs gente que não o RAP, Vasco Mendonça etc... e NUNCA nada disto tinha sido tema… mas com estas eleições revelam o interesse dessas pessoas foi SEMPRE desgastar LFV mesmo que para isso tivessem de mandar o Benfica com a água do banho!
Fernandes · há 236 semanas
Segundo o Ministério Público, ao juiz desembargador “foram oferecidos bilhetes para assistir aos jogos principais e em lugares destacados como na tribuna presidencial e quando necessário com oferecimento das deslocações ao estrangeiro”, sendo as estadas “integralmente pagas”. Por exemplo, é referido que, em abril de 2014, Rangel pediu bilhetes para a final da Liga dos Campeões, entre Real e Atlético, na Luz. Vieira terá precisado de 10 minutos para responder afirmativamente."
Esta defesa surreal faz lembrar um artigo sobre a convenção do Chega, em que um militante afirma que "o partido não é fascista, mas tem uma ideologia um bocadinho fascista". Não é um crime "a sério", é só oferecimento indevido de vantagem, toca a todos.
Em breve os benfiquistas vão poder decidir se querem um Sport Lisboa e Benfica ou um Futebol Clube do Benfica, onde a mentalidade reinante é "todos fazem", "incomodamos muito", "aos outros não tocam", "perseguição", "não podemos ser anjinhos", "não existem condenações", "hipocrisia, quem nunca?", "estamos sob ataque, temos de nos unir", e tantos outros clichés terceiro mundistas.
F_Edu68 73p · há 236 semanas
O grande investimento, como se tem visto, do clube corrupto do porto, para vencer e ser mais forte do que o Benfica, tem sido feito não em jogadores, mas na comunicação social! E tem resultado!
Mas, o massacre diario e constante em dizer mal e mal-dizer do Benfica e do seu Presidente està a chegar a um ponto tal, que até mesmo Benfiquistas "ajudam" a denegrir a imagem do Clube!
O mais recente nojo aconteceu ontem, no programa do RAP! Como é possivel um Benfiquista, só porque tem o poder e a sorte de ter uma camara e um microfone na frente, fazer tamanha humilhação ao Presidente do seu Clube e cidadão LFV? João Noronha Lopes deveria retratar-se de tudo o que foi dito sobre LFV durante mais de 15 minutos por este seu "apoiante" e depois, pela candidata a presidente de todos os portugueses mas defensora de piratas e de corruptos da costa! Então isto não é o vale tudo? Já mete nojo!
ACORDA BENFICA!
Paulo Duarte · há 236 semanas
Paulo Gonçalves, alegadamente pediu um favor para ver como estava a andar um processo que se arrastava, corrupção, quebra do segredo de justiça e o diabo a quatro, muito bem é ilegal, só que depois olhamos para o país e ficamos a pensar, ISTO? O segredo de justiça é quebrado diariamente, inclusive neste processo. è o mesmo que ir ao Egipto e ser o único ser humano a ser multado por fazer mal uma ultrapassagem, justiça feita pela Capitão Louis Renault.
Em relação ao LEX, é o mesmo que prenderem o Rui Costa por, nos anos 80 ter mandado um piropo a uma miúda. Além de não fazer sentido olhamos para o panorama nacional e vivemos num mundo impoluto onde não há tráfico de influências entre políticos e os sectores da energia, advocacia...Macacos a reinar no norte ou o processo Cashball que não sai do frigorífico
ALEX SAINT · há 236 semanas
O Funcionário que "descobriu" que Vieira deveria pagar o que não devia, é que teria de se explicar o porque da suposta divida. Esse funcionário é que foi incompetente. Atrás dessa incompetência, vá-se lá saber os propósitos, o próprio sistema Português deu-lhe cobertura e castigou o Contribuinte com um período de espera de reembolso ridículo.
Eu, se fosse o Vieira, exigia juros de mora pelo atraso no reembolso, algo que os Estado faz se nos atrasar-mos para pagar qualquer contribuição, e ainda uma indemnização por lesar o nome da pessoa e privação de capital durante largo período quando poderia estar aplicado . Isto nesta operação, neste caso.
Paulo Duarte · há 236 semanas
https://www.youtube.com/watch?v=1H-PS_pr-t0
Elsa 64p · há 236 semanas
Repito o que disse ao Fernandes, quem condena ou não é a justiça não são as TV´s ou os jornais.
Não sei de LFV irá pedir a instrução nem sou capaz de avaliar se é bom ou mau que o faça, terão que ser os advogados com base nas informações especificas que constam do processo/acusação. No entanto, se o fizer e o juiz entender que deve ir a julgamento, a minha opinião mantém-se.
Rodolfo Dias 80p · há 236 semanas
Mas não nos podemos esquecer que bilhetes para acompanhar o Benfica a deslocações no exterior, com comida, dormida e provavelmente com a cama a tremer, vale uns milhares de euros.
E ainda está por provar o cargo oferecido na futura Universidade como paga de favores pessoais.
Só que existe outro ponto, o encontro que iria acontecer com a/o magistrado do processo.
Quem é quer dar "uma palavrinha" com o magistrado que vai decidir o processo? É assim que que contacta a justiça?
Resposta à pergunta: SIM
Dr. Foca 82p · há 236 semanas
Então cidadão vê o Estado reter-lhe indevidamente 1,6 milhões de euros durante oito anos. REPITO 1.6 MILHÕES DURANTE 8 ANOS!
E agora vê esse mesmo Estado querer acusa-lo de corrupção por ter pedido a um Juiz para que o processo andasse mais depressa.
Vá se lá entender este país.
David Gonçalves · há 236 semanas
Red 1 · há 236 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
lampiaogrande · há 236 semanas
Uma nota preambular sobre a Justiça em Portugal. Um dos seus calcanhares de Aquiles é a morosidade; os outros, consabidamente, são os seus custos e acesso à informação processual, designadamente, sobre o seu andamento e estimativa de conclusão (a este propósito é quase como nos dizerem: “é como o autocarro espanhol: “lhega cuando lhega” …).
Esta tríade conduz ao desespero e é um forte obstáculo ao investimento em Portugal.
Quem não circula no meio não sabe como é lidar no “front office” – sabe Deus! - para saber como estão as coisas no “back office” – e estou, obviamente, a falar do que não fere o segredo de Justiça. São jornadas épicas no cumprimento da burocracia e no ultrapassar do desdém de quem está do lado de lá, de tal sorte que é como se estivesse a fazer uma incursão num Bunker que, relutantemente, o sistema parece querer manter inviolável (paradoxalmente, há quem, em directo, filme a chegada da polícia a locais buscados e saiba de acusações antes dos arguidos…).
A acusação a Vieira tem que ver com tudo isto. O processo fiscal – espécie de guião de trágico-comédia – desenrolou-se em dois actos, cada um deles um quadriénio!
O primeiro pode-se subdividir em quatro tempos: a) o prelúdio, em que intervém a nossa querida e ternurenta máquina fiscal, é célere: 1,6 M € de mais-valias, pague-se; b) o segundo, paga primeiro e bufa depois (passo o plebeísmo), tem prazo apertado para cumprir, sob pena de acções coercivas em que se cobram juros, congelam contas bancárias e executam penhoras; o terceiro, o início do bufar: contratação de serviços em direito fiscal e advogado; quarto, arranque e desenvolvimento do recurso no tribunal fiscal.
Finalmente (Pum! Pum! Pum!, são lançados foguetes ao ar e juntam-se aos custos processuais os da garrafa de champagne, Moet et Chandon é arriscar muito), ao fim de quatro anos (!), a decisão: cobrança indevida e restituição do montante pago.
lampiaogrande · há 236 semanas
Segundo acto: esperar que o Estado cumpra a sentença, transitada em julgado. Um, dois (“e o meu guito? Já lá vão dois anos”), três anos (“ainda vou ter que gastar um balúrdio para pôr o Estado português em tribunal”), quatro (“esta merda é a república das bananas”!).
Moral da história: Vieira não é mais que os outros – aguentem e calem-se! Se um qualquer cidadão pode morrer idoso antes de ser ressarcido pelo Estado quem julga Vieira que é? Coma e cale como os outros! Fique quietinho!
Pois, sei, têm razão, não se exaltem, tinha o advogado, que é para isso que eles servem, peço desculpa. Mas, esperem, de repente, lembrei-me: a peça jornalística não revelou, com tom e entoação totalmente fiéis ao original (só isso se espera do jornalismo sério que se pratica na TVI24), na transcrição dos SMS´s e escutas, a escrivã dizer ao advogado que a Juíza não agendava audiências, muito menos sem a outra parte? Ora, nem mais, a outra parte, a que havia sido condenada, com trânsito em julgado. Bom, lá estou eu com análises precipitadas, talvez tivesse de ser ouvida para dizer se, sob o ponto de vista da Tesouraria do Estado, era conveniente pagar…
Nem sequer devia passar pela cabeça do cidadão, como não passa, seguramente, na de todos os restantes 9.999.998 (I´m out) de 10.000.000 de portugueses, interceder junto de um amigo ou, de alguém de um núcleo relacional algo próximo, pertencente ao sistema opaco, para que este averiguasse junto de um seu colega, juiz, sobre para quando a decisão de pôr o carapau no papel (despacho, ou lá o que isso é) ordenando o cumprimento de uma decisão de um tribunal já transitada em julgado (já agora, seria interessante ver a reacção a um juiz de execução de penas por deixar para as calendas gregas a execução de pena criminal).
Mas se te livraste da boa com o ex-Presidente do Eurogrupo (Centeno, seu maroto, diz lá a troco de quê mamavas convites para ir à Luz ver o Benfica), já com Rangel não te safaste, seu bandido! É que quem recebe avultadas quantias como contrapartida de corrupção é lógico que também topa bilhetes “pá bola”!