Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

As Competições da UEFA para 2021/2022



Uma das principais razões que me levaram a aceitar há mais de ano e meio a participação aqui neste blogue foi a ideia de poder dar o meu contributo para manter a blogosfera informada de assuntos que muitas vezes passam ao lado da mesma. Esta publicação entra nessa esfera. Para quem não sabe na próxima época desportiva, 2021/2022, a UEFA prepara-se para introduzir uma nova competição sobre a sua alçada e muita coisa irá mudar no acesso às competições como nós as conhecemos. Esta época de 2020/2021 irá culminar em lugares de acesso para três competições:
  • Liga dos Campeões
  • Liga Europa
  • Liga Conferência Europa
Vou então fazer um apanhado das três competições e mais concretamente do acesso às mesmas. Para os mais distraídos a distribuição dos lugares de acesso às diversas competições é feita através do Coeficiente da UEFA. Coeficiente esse que é calculado para cada associação a partir da performance desportiva das suas equipas nos últimos 5 anos. Portugal está neste momento na 6ª posição do Ranking.


Quem quiser saber mais sobre o cálculos por detrás disto pode ver:



Liga dos Campeões

Irá contar com 79 a 81 participantes de 54 das 55 associações que são membros da UEFA (Liechtenstein não tem campeonato, poderá apenas qualificar-se caso o vencedor da Taça vença a Liga Europa na época anterior). A competição continua nos mesmos moldes com várias pré-eliminatórias, playoffs e fase de grupos com 32 equipas.

A distribuição de acessos à competição é a seguinte:


Neste momento, e para a época 2021/2022, Portugal terá duas equipas a entrar directamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões e terá o terceiro lugar a disputar a 3ª pré eliminatória, seguida de playoff. 

Liga Europa

Serão 57 equipas de 30 a 35 associações das 55 que fazem parte da UEFA. Terá uma alteração profunda visto que neste ano, 2020/2021, irá contar com 213 equipas. Terá apenas uma pré-eliminatória e playoffs de acesso a uma fase de grupos de 32 equipas, em que passarão os primeiros dois classificados, como na Liga dos Campeões. Haverá, no entanto, uma primeira fase de jogos a eliminar com os 8 segundos classificados de cada grupo e os 8 terceiros classificados dos grupos da Liga dos Campeões e só depois lugar aos desasseis-avos de final com os 8 primeiros de cada grupo desta competição.

A distribuição de acessos à competição é a seguinte:


Portugal para a época de 2021/2022 terá apenas uma equipa nesta competição, que é o vencedor da Taça. Poderá eventualmente ter mais alguma que caia da Liga dos Campeões. Caso o vencedor da Taça de Portugal esteja nos primeiros três lugares da Liga, o lugar reverte para o 4º classificado do campeonato.


Liga Conferência Europa

São 184 equipas de todas as 55 associações da UEFA. O formato será muito idêntico ao da Liga dos Campeões com várias pré eliminatórias e play-offs de acesso à fase de grupos que terá 32 equipas. Assim como na Liga Europa, haverá uma primeira fase de jogos a eliminar com os 8 segundos classificados de cada grupo e os 8 terceiros classificados dos grupos, neste caso da Liga Europa, e só depois lugar aos desasseis-avos de final com os 8 primeiros de cada grupo desta competição.


Todas as equipas entraram em zona de eliminatórias ou play-offs, em nenhum caso há direito a entrada directa na fase de grupos da competição. 
Portugal terá duas equipas nesta competição e uma possível terceira ou quarta, caso caiam da Liga Europa. O 4º lugar do campeonato entrada na 3ª pré eliminatória enquanto que o 5º na 2ª. Caso o vencedor da Taça de Portugal esteja entre os 3 primeiros do campeonato, essa distribuição passará a ser o 5º e 6º, respectivamente.


Acesso para os 10 primeiros lugares no ranking


A distribuição de lugares pelas mais diversas competições é esta, ressalvando o facto de em muitos desses casos haver diferenças no "momento" de entrada em cada competição. Ou seja, do 7º ao 10º não há diferença no número de equipas a colocar nas competições europeias mas existem diferenças nos momentos de entrada em cada competição, podendo a equipa ter de realizar várias pré-eliminatórias até chegar às fases de grupo da competição em causa.

Portugal para 2021/2022 irá colocar 6 equipas nas competições da UEFA, três directamente nas fases de grupo.


Nota:

Quero agradecer a todos os que nos últimos dias, com mais ou menos recato, tornaram a publicação sobre a notícia da saída do Rúben Dias uma das mais comentadas dos últimos tempos, ultrapassando inclusivamente os 100 comentários. É com enorme gosto que vemos debates/discussões sobre o nosso clube chegarem a um tão grande número de participação. Um obrigado a todos vocês. 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi