Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Rúben Dias - O Capitão de Muitos Anos


Ontem ficou-se a saber da saída de Rúben Dias para o Manchester City por 68M€ mais 3,6M€ mediante o atingir de objectivos e a chegada de Otamendi por 15M€. No total o Benfica encaixa cerca de 53M€ com a possibilidade de receber 56,6M€.

Para mim há três formas de olhar para esta mudança no plantel: desportivamente, financeiramente e gestão/rumo.


Desportivamente

Não me parece que se perca muito no curto prazo. Ou seja, acho que Otamendi é competente para ganhar o lugar de titular e por mais que ache o Rúben melhor jogador não acho que Otamendi seja de todo um mau jogador ou de todo alguém que irá comprometer no imediato. No médio prazo, acredito que possa dar mais 2-3 épocas de qualidade o que não me parece ser mau. Não vejo um grande impacto na mudança no que a equipa diz respeito. Acho que quando se perde um titular indiscutível e se consegue substituir com qualidade semelhante desportivamente não é um mau negócio.

Financeiramente

Façamos os spins que quisermos é uma tremenda venda. É um negócio verdadeiramente notável. Mais um vindo do Seixal. Coloca o Rúben em 4º nas maiores transferências de sempre no que a centrais diz respeito. É para mim um valor verdadeiramente irrecusável, ao nível dos valores oferecidos por João Félix. Ainda para mais num contexto pós-pandemia, onde o número de transferências diminuiu bastante, e para um mercado como o português. Quem diz que um clube como o Benfica deve recusar 70M€ por um central é alguém que definitivamente nunca deveria pisar os pés da administração/gestão dum clube de futebol, muito menos do Benfica. E já agora, bem sei que o 70M€ não é o valor real, e que ficará provavelmente perto dos 55M€ mas 15M€ por um internacional A argentino, com carreira internacional  e experiência ao mais alto nível, não me parece de todo um mau negócio, face à perda do Rúben. Acho bem pior quando vejo que queremos dar 7M€ pelo Rúben Semedo.

Gestão/Rumo

Não gostei da mudança. Não gostei da transferência. E não gostei, não por aquilo que muito se irá dizer. Sobre a necessidade de vender, sobre a saúde financeira, sobre as pérolas do Seixal ou sobre a primeira oportunidade vender os melhores activos (jogou 3 épocas na equipa principal do Benfica). Para mim isso é pura demagogia barata. Eu continuo com a convicção que o Benfica não precisava de vender para ter as contas equilibradas, muito menos precisava de vender para cumprir o fairplay financeiro da UEFA, aliás, essa teoria é mirabolante. Eu se me oferecerem 20 mil euros pelo meu carro eu vendo-o na hora, mas não tenho necessidade de o vender, gosto muito do meu carro mas amigos amigos, negócios à parte. A mim o que me incomoda é o facto de ser o Rúben e o facto de o ter imaginado como Capitão do Benfica por muitos anos ao estilo Luisão. Custa-me bastante ver um jogador com a garra e espírito de clube como ele sair. E vê-lo em lágrimas na entrevista rápida do pós-jogo ainda mais me dá a sensação que podia ter ficado. Agora, não faço a mínima ideia de como foram as negociações ou onde está a vontade do jogador. Vai jogar numa das melhores equipas do Mundo, no melhor campeonato do Mundo, com um dos melhores treinadores no Mundo, com vários jogadores portugueses e benfiquistas, receber muito mais que no Benfica... 

Agora, uma coisa é certa. Foi uma decisão meramente contabilística. A direcção do clube não quis chegar ao final do ano e ter 25M€ de prejuízo. Como disse anteriormente, eu não vejo a mínima necessidade de se receber esse dinheiro, não tenho problemas nenhuns com a SAD apresentar prejuízo num ano devido a um falhanço de entrada na Liga dos Campeões. Preferia ter esse prejuízo, assumir as perdas e manter o jogador do que vender o jogador para manter a folha de lucros imaculada. A direcção do clube decidiu não apresentar prejuízos no final da temporada e para isso vendeu o jogador. A minha convicção é a de que se o Benfica não aceitasse a proposta o Rúben não iria ficar desagradado, mas posso estar enganado. E se o Rúben não "pressionou" para sair, acho que LFV e DSO deviam ter aceitado o prejuízo numa época que se falhou o principal objectivo europeu. 

Pode parecer uma contradição mas para mim um clube que nos últimos 5 anos teve mais de 150M€ de lucro, que baixou o passivo e dívida em mais de 100M€ não deveria ter "vergonha" de, por uma primeira não entrada na Liga dos Campeões em 10 anos, apresentar prejuízos. Por mais que compreenda a decisão por ser um valor "irrecusável", eu recusaria e assumiria as perdas.

É uma decisão de gestão que não concordo, por mais que ache quase gestão danosa não aceitar uma proposta de 70M€ como disse anteriormente. Eu teria feito a loucura se o jogador quisesse ficar, mas se calhar ainda bem que não sou eu a mandar. Abomino as tentativas de aproveitamento que o candidatos à Presidência do clube já fizeram. Quem anda a cavalgar na ideia de que o Benfica tem um problema financeiro grave certamente não tirará votos com essa propaganda ridícula. Quem se passeia com a mensagem de que isto é mais uma pérola que se vende à primeira hipótese, esquece-se que o Rúben já joga há três temporadas na equipa principal do clube, que já venceu uma Liga das Nações pela selecção, tendo sido um dos melhores da prova. Já é um dos melhores centrais do Mundo. Não está agora a descobrir-se. Não é um Renato ou um Félix. 

Bónus

Criticar a vinda de Otamendi porque já jogou no Porto, porque disse que gostava de voltar ou porque tinha partilhado uma lembrança duma final da Liga Europa há quase 10 anos atrás é de "gentinha" do Porto, não é de benfiquista. Benfiquista que é benfiquista respeita os adversários e os profissionais. É um internacional argentino com carreira ao mais alto nível, que tem 20 títulos no seu currículo, metade deles em Inglaterra. Fez perto de 250 jogos entre Espanha e Inglaterra em 6 épocas, média de 41 jogos por época, em equipas de topo em campeonatos de topo. Acho que o currículo do jogador diz tudo. Se querem ter atitudes portistas, mudem de clube.  Felizmente que não temos adeptos no Estádio da Luz, era bem possível que sempre que tocasse na bola fosse assobiado.



Por fim.... um....

MUITO OBRIGADO RÚBEN DIAS ! POR 12 ANOS MARAVILHOSOS NUM CLUBE QUE SABEMOS QUE É O TEU. MUITA SORTE PARA  NOVA ETAPA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi