Siga-nos no Facebook

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Famalicão 1 x 5 SL Benfica - Rescaldo


Pedimos desculpa desde já pelo atraso no rescaldo, infelizmente a maioria dos escribas não conseguiu ver o jogo por completo e eu, que vi o jogo, não tenho tido muito tempo para fazer publicações.

Queremos no entanto deixar aqui a nota sobre o jogo e sobre os jogadores, isto porque este ano queremos continuar a dar classificações aos jogadores para no final termos o melhor jogador do Benfica do Ano. Em breve iremos dar a classificação do ano passado com as peripécias que o ano final de ano teve.

Muito rapidamente foi um jogo que se tornou simples com a qualidade dos jogadores a vir ao de cima. O treinador do Benfica deixou de fora Seferovic, Pedrinho, Pizzi e Weigl e colocou em campo Darwin, Rafa, Waldschmidt e Gabriel (o tal que era para dispensar que afinal agora já é indispensável e que amanhã deverá ser para vender).

Se é verdade que o Famalicão tem uma equipa remodelada, o Benfica também e portanto vale o que vale. O Benfica fez o que não conseguiu em Salonica que foi marcar cedo, aproveitando as oportunidades que criou. Isto obviamente é sempre mais fácil quando se tem um jogador como Waldschmidt em vez do Seferovic. 

Foi um jogo positivo com os jogadores a mostrarem confiança, que é fundamental. Veremos nos próximos encontros como as coisas se apresentam e qual a equipa que Jesus irá colocar em campo. Como disse na antevisão, o Benfica tem muitas soluções de qualidade, não precisamos de quem se movimente em profundidade, precisamos de marcadores de golos. Vinicius, Darwin e Waldschmidt certamente marcarão muitos.

Análise dos jogadores:

Odysseas (6) - Jogo fácil, com uma excelente intervenção. Nada a assinalar de grande detalhe, sem culpa no golo sofrido.

André Almeida (6) - Um jogo sem grande destaque, fez uma assistência e deu sempre largura, como aliás é sua imagem mesmo que seja considerado um patinho feio.

Rúben Dias (6) - Os defesas não tiveram uma grande partida para mostrar serviço. O Rúben para mim é dos melhores centrais da actualidade e espero que se mantenha no clube por muitos anos como capitão.

Vertonghen (6) - Sem grande trabalho, como todos os colegas na defesa. Não vou colocar o ónus do golo a ninguém em particular porque estava 5-0 quando aconteceu. Temos uma dupla de centrais de topo.

Grimaldo (7) - Ainda não está fisicamente no seu melhor e isso nota-se. Marcou um grande golo. Para quem diz mal do Grimaldo, relembrar que tivemos aquele poço de físico na esquerda como Fábio Coentrão e que foi idolatrado por muitos. 

Gabriel (7) - Fez um excelente jogo, ainda não está no seu melhor fisicamente mas mostrou intensidade e qualidade. Que aliás foi o que fez o Lage tirar o Tino, na altura Gabriel e Taarabt diziam ser um meio campo de clube grande. 

Taarabt (7) - A par do Gabriel, teve intensidade e qualidade. Foram o motor deste jogo do Benfica.

Everton (8) - Uma assistência e um golo, é óbvia a qualidade deste reforço. Só um cego não vê a bola redonda no seu pé. Está ali um reforço de topo e certamente irá marcar e assistir muito ao longo do campeonato, os apontamentos de qualidade são muitos.

Rafa (7) - Mostrou velocidade e técnica, que aliás todos conhecemos. Marcou e podia ter marcado mais, saiu numa altura que o jogo estava  terminado em termos de resultado. Um excelente jogo da parte de Rafa.

Waldschmidh (9) - A diferença do PAOK para o Famalicão. Tem tudo para ser um dos melhores do campeonato. Dois golos e um sem número de apontamentos de qualidade. A velocidade com que se desmarcar, como se dá ao jogo é prometedora. Não tendo problemas físicos será certamente titular indiscutível deste Benfica.

Darwin (8) - Outro que mostra uma qualidade inegável. Excelentes apontamentos excelentes movimentações, tem faro de golo e tem qualidade técnica para assistir. Um excelente jogo para deixar água na boca.

Pizzi (4) - Entrou numa fase de desaceleração do jogo. Teve oportunidade de deixar a sua marca.

Nuno Tavares (6) - Entrou a todo o gás, deu profundidade e qualidade ao lado esquerdo. Mostrou que pode ser opção.

Vinicius (5) - Podia ter marcado no pouco tempo que teve em campo. Tem faro de golo como não podia deixar de ser para o melhor marcador da época passada.

Weigl (3) - O mal de todos os males do Benfica. Odiado por grande parte do Benfica que acha que um jogador tem poder de decisão sobre todo o jogo. Não tem. Não teve  oportunidade de mostrar muito em pouco mais de 15 minutos.

Diogo Gonçalves (3) - A novidade é que ao que parece Jesus conta com ele para lateral direito. É um miúdo cheio de qualidade. É ficar e apostarem nele.


Não é nada fácil manter muitos jogadores com qualidade satisfeitos por ficarem no banco. O Benfica tem muitos casos desses. JJ terá de saber gerir muito bem isso. Espero sinceramente que Gerson ou Bruno Henrique não venham para o clube, não há qualquer necessidade disso. O próximo jogo será mais um para vermos até que ponto o Benfica aumenta os níveis de confiança e embala para uma boa temporada.

Nota: Hoje vem em destaque num diário desportivo que Florentino quer sair. Algo de esperar visto a pouca utilização. Volto a referir aquilo que disse numa das publicações após a chegada de JJ, não há nada que me faça mais triste enquanto benfiquista do que verificar que um craque como Florentino vai ser desperdiçado e mandado embora. O Tino tem lugar em qualquer equipa do Mundo, não é um jogador unidimensional, nem é um jogador de futebol antiquado, é um craque e todas as estatísticas de jogo vão nesse sentido. Caso saia espero que vá para um clube que o coloque em campo porque ele fará o resto. Tem 21 anos e deveria ter espaço neste Benfica. É humilde e trabalhador, não haveria motivos para deixar de ser opção.

Outra nota para Gonçalo Ramos. Está ali um caso sério. Vi vários jogos da época passada, vi os jogos da Youth League (melhor jogador da prova) e este ano vai com 5 golos e 2 assistências na Segunda Liga em 2 jogos. Será que valeria a pena contratar Darwin quando se tem este miudo na cantera? Este é outro que não engana, será um novo Bernardo? Podem-me vir com a conversa do costume de "temos muitos bons jogadores a tapar a sua subida"...  só temos muitos jogadores porque se quer. Ainda estou para perceber porque não vendem o Seferovic. Nem que seja por 1M€. Ainda estou para perceber porque queremos mais um avançado. Temos Vinicius, Darwin, Seferovic, Pedrinho e Waldschmidt para jogar na frente, sem contar com Chiquinho ou Rafa que fizeram muitas vezes a posição. São tudo jogadores de qualidade. Chiquinho não parece contar, Seferovic devia sair, mesmo assim ficamos com Darwin, Vinicius, Pedrinho e Waldschmidt para 2 posições na frente. Queremos mais um? E o Gonçalo Ramos onde fica nisto tudo? 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi