Siga-nos no Facebook

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Famalicão 1 x 5 SL Benfica - Rescaldo


Pedimos desculpa desde já pelo atraso no rescaldo, infelizmente a maioria dos escribas não conseguiu ver o jogo por completo e eu, que vi o jogo, não tenho tido muito tempo para fazer publicações.

Queremos no entanto deixar aqui a nota sobre o jogo e sobre os jogadores, isto porque este ano queremos continuar a dar classificações aos jogadores para no final termos o melhor jogador do Benfica do Ano. Em breve iremos dar a classificação do ano passado com as peripécias que o ano final de ano teve.

Muito rapidamente foi um jogo que se tornou simples com a qualidade dos jogadores a vir ao de cima. O treinador do Benfica deixou de fora Seferovic, Pedrinho, Pizzi e Weigl e colocou em campo Darwin, Rafa, Waldschmidt e Gabriel (o tal que era para dispensar que afinal agora já é indispensável e que amanhã deverá ser para vender).

Se é verdade que o Famalicão tem uma equipa remodelada, o Benfica também e portanto vale o que vale. O Benfica fez o que não conseguiu em Salonica que foi marcar cedo, aproveitando as oportunidades que criou. Isto obviamente é sempre mais fácil quando se tem um jogador como Waldschmidt em vez do Seferovic. 

Foi um jogo positivo com os jogadores a mostrarem confiança, que é fundamental. Veremos nos próximos encontros como as coisas se apresentam e qual a equipa que Jesus irá colocar em campo. Como disse na antevisão, o Benfica tem muitas soluções de qualidade, não precisamos de quem se movimente em profundidade, precisamos de marcadores de golos. Vinicius, Darwin e Waldschmidt certamente marcarão muitos.

Análise dos jogadores:

Odysseas (6) - Jogo fácil, com uma excelente intervenção. Nada a assinalar de grande detalhe, sem culpa no golo sofrido.

André Almeida (6) - Um jogo sem grande destaque, fez uma assistência e deu sempre largura, como aliás é sua imagem mesmo que seja considerado um patinho feio.

Rúben Dias (6) - Os defesas não tiveram uma grande partida para mostrar serviço. O Rúben para mim é dos melhores centrais da actualidade e espero que se mantenha no clube por muitos anos como capitão.

Vertonghen (6) - Sem grande trabalho, como todos os colegas na defesa. Não vou colocar o ónus do golo a ninguém em particular porque estava 5-0 quando aconteceu. Temos uma dupla de centrais de topo.

Grimaldo (7) - Ainda não está fisicamente no seu melhor e isso nota-se. Marcou um grande golo. Para quem diz mal do Grimaldo, relembrar que tivemos aquele poço de físico na esquerda como Fábio Coentrão e que foi idolatrado por muitos. 

Gabriel (7) - Fez um excelente jogo, ainda não está no seu melhor fisicamente mas mostrou intensidade e qualidade. Que aliás foi o que fez o Lage tirar o Tino, na altura Gabriel e Taarabt diziam ser um meio campo de clube grande. 

Taarabt (7) - A par do Gabriel, teve intensidade e qualidade. Foram o motor deste jogo do Benfica.

Everton (8) - Uma assistência e um golo, é óbvia a qualidade deste reforço. Só um cego não vê a bola redonda no seu pé. Está ali um reforço de topo e certamente irá marcar e assistir muito ao longo do campeonato, os apontamentos de qualidade são muitos.

Rafa (7) - Mostrou velocidade e técnica, que aliás todos conhecemos. Marcou e podia ter marcado mais, saiu numa altura que o jogo estava  terminado em termos de resultado. Um excelente jogo da parte de Rafa.

Waldschmidh (9) - A diferença do PAOK para o Famalicão. Tem tudo para ser um dos melhores do campeonato. Dois golos e um sem número de apontamentos de qualidade. A velocidade com que se desmarcar, como se dá ao jogo é prometedora. Não tendo problemas físicos será certamente titular indiscutível deste Benfica.

Darwin (8) - Outro que mostra uma qualidade inegável. Excelentes apontamentos excelentes movimentações, tem faro de golo e tem qualidade técnica para assistir. Um excelente jogo para deixar água na boca.

Pizzi (4) - Entrou numa fase de desaceleração do jogo. Teve oportunidade de deixar a sua marca.

Nuno Tavares (6) - Entrou a todo o gás, deu profundidade e qualidade ao lado esquerdo. Mostrou que pode ser opção.

Vinicius (5) - Podia ter marcado no pouco tempo que teve em campo. Tem faro de golo como não podia deixar de ser para o melhor marcador da época passada.

Weigl (3) - O mal de todos os males do Benfica. Odiado por grande parte do Benfica que acha que um jogador tem poder de decisão sobre todo o jogo. Não tem. Não teve  oportunidade de mostrar muito em pouco mais de 15 minutos.

Diogo Gonçalves (3) - A novidade é que ao que parece Jesus conta com ele para lateral direito. É um miúdo cheio de qualidade. É ficar e apostarem nele.


Não é nada fácil manter muitos jogadores com qualidade satisfeitos por ficarem no banco. O Benfica tem muitos casos desses. JJ terá de saber gerir muito bem isso. Espero sinceramente que Gerson ou Bruno Henrique não venham para o clube, não há qualquer necessidade disso. O próximo jogo será mais um para vermos até que ponto o Benfica aumenta os níveis de confiança e embala para uma boa temporada.

Nota: Hoje vem em destaque num diário desportivo que Florentino quer sair. Algo de esperar visto a pouca utilização. Volto a referir aquilo que disse numa das publicações após a chegada de JJ, não há nada que me faça mais triste enquanto benfiquista do que verificar que um craque como Florentino vai ser desperdiçado e mandado embora. O Tino tem lugar em qualquer equipa do Mundo, não é um jogador unidimensional, nem é um jogador de futebol antiquado, é um craque e todas as estatísticas de jogo vão nesse sentido. Caso saia espero que vá para um clube que o coloque em campo porque ele fará o resto. Tem 21 anos e deveria ter espaço neste Benfica. É humilde e trabalhador, não haveria motivos para deixar de ser opção.

Outra nota para Gonçalo Ramos. Está ali um caso sério. Vi vários jogos da época passada, vi os jogos da Youth League (melhor jogador da prova) e este ano vai com 5 golos e 2 assistências na Segunda Liga em 2 jogos. Será que valeria a pena contratar Darwin quando se tem este miudo na cantera? Este é outro que não engana, será um novo Bernardo? Podem-me vir com a conversa do costume de "temos muitos bons jogadores a tapar a sua subida"...  só temos muitos jogadores porque se quer. Ainda estou para perceber porque não vendem o Seferovic. Nem que seja por 1M€. Ainda estou para perceber porque queremos mais um avançado. Temos Vinicius, Darwin, Seferovic, Pedrinho e Waldschmidt para jogar na frente, sem contar com Chiquinho ou Rafa que fizeram muitas vezes a posição. São tudo jogadores de qualidade. Chiquinho não parece contar, Seferovic devia sair, mesmo assim ficamos com Darwin, Vinicius, Pedrinho e Waldschmidt para 2 posições na frente. Queremos mais um? E o Gonçalo Ramos onde fica nisto tudo? 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (10)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Concordo com tudo... Apenas uma dúvida: alguém acha que Pedrinho pode jogar naqueles dois lugares da frente? Acho que lhe falta altura e peso, mas também instinto assassino. Parece me nitidamente jogador de ala...
3 respostas · activo há 236 semanas
Eu gostei do que vi do Pedrinho, especialmente a jogar entre linhas. Tem muito que crescer, mas parece ter bastante talento.
Isso sim. Parece ter talento e acima de tudo, vontade, algo que parecia faltar muito à equipa. Veio nitidamente acrescentar.
Ser colocado no primeiro jogo na Europa na Champions com o Seferovic ao lado, com um treinador com metodologia exigente não deve ser fácil para um jovem vindo do Brasil.
Jogo muito em conseguido, não sendo possível dizer que alguém esteve mal!
Era importante uma vitória folgada para que a equipa se solte.
Quanto às questão do Florentino e outros jovens da formação, já sabíamos que isto ia acontecer. Espaço muito reduzido no plantel e já se sabe que jj prefere apostar em jogadores de fora do que nos da casa.
Parece evidente que vamos voltar ao tempo dos Bernardos e Cancelos.
Fica também reforçada a ideia de que jj facilitou no jogo com o PAOK, não colocando em campo o melhor 11 disponível, o que, considerando o que estava em causa, me parece imperdoável.
1 resposta · activo há 236 semanas
Nunca saberemos o que poderia ter sido o jogo com o PAOK, mas parece evidente que jogar com Pedrinho ou Seferovic por exemplo, foi um erro.
É mais ou menos isto, tirando um ou outro argumento que discordo. Sobre as questões físicas e de potência muscular, não tenho paciência para debater com quem gosta de chafurdar na parvoíce. Aqui o que interessa é jogar à bola. Não interessa se o fulano é alto, baixo, ou às bolinhas cor-de-laranja: jogar à bola! Depois, claro, se for possível ter messis com 210 centímetros de altura e a mesma agilidade e passada larga pois muito bem. Só que isto é coisa rara, a velha máxima de tapar a cabeça e destapar os pés é sempre bem possível. Quem tem músculos e muita força, normalmente tem mais dificuldades com a bola no pé e menos entendimento sobre o jogo. E vice-versa. São poucos os jogadores completos a todos os níveis - técnico, táctico, físico, decisão - e normalmente são bastante cobiçados. Caso contrário, seria fácil ter grandes equipas: bastava procurar cinco fernandos aguiar na estiva e mais cinco usains bolt no CDUL e estávamos prontos a arrasar e jogar o triplo. Só que não! Nem pensar! O mais importante é que as equipas se preparem de forma competente para aproveitar os seus pontos fortes e esconder os pontos fracos. Isto é que me parece importante e depende, em boa medida, das ideias do treinador. Se o Grimaldo é muito forte a atacar, característica importante para uma equipa como o Benfica, e menos capaz a defender, então o conjunto deve estar preparado com as ferramentas ideais para se equilibrar neste contexto. Isto pode não passar directamente pelo trabalho do extremo, esta é apenas outra ideia feita de quem vê os jogos com o volume da televisão demasiado alto. Assim como intensidade não é correr bué - normalmente à toa. Para mim, durante largos anos, o jogador mais intenso do mundo - e de longe! - foi o S. Busquets. Entretanto, quem contratou o senhor JJ que nos explique bem o que se pretende fazer com as dezenas de jovens talentosos que pululam pelo clube. Vou esperar sentado para não me cansar muito. Para já, é uma gestão lamentável, repentina e desconchavada, que terá consequências nefastas em toda a formação.
A pergunta que eu faço é- o que tem a menos Florentino do que Weigl?
O que tem a menos Gonçalo Ramos do que Seferovic?

É muito difícil enquadrar os miúdos na equipa A, mas um recente estudo da UEFA mostra que Portugal é o País onde há menos sun23 nas suas principais equipas. Isto é um total contrassenso, por motivos económicos e desportivos.
Aparece um Renato, um Bernardo, um Guedes, um Felix, até noutros clubes, um Trincão, e logo são despachados sem grande retorno desportivo.

Eu sou a favor de um permanente investimento em jogadores com experiencia de campeonatos exigentes, vencedores, e com experiencia internacional, mesclados com as opções de melhor qualidade do Benfica Campus.

Se um determinado jogador é aposta, essa aposta tem de ter ou continuidade, ou se houver manifesta falta de maturidade ou de inaptidão deve ser emprestado para crescer ou vendido.
Temos a meu ver nestes 2 casos opostos Florentino, Tomas Tavares e Jota.

Florentino já provou que tem valor para o plantel, e para jogar muito mais.
Tomas Tavares deve ser emprestado ou vendido, assim como Jota. O Benfica não pode ter todos os jogadores que forma no plantel, ou jogam na B, ou se não vingam na equipa principal têm de sair.

Quanto ao jogo, ele foi a prova do falhanço de Jesus na constituição da equipa na Grecia, e na gestão das substituições.

Há jogadores que não têm estaleca, como Grimaldo, Weigl, Seferovic e Nuno Tavares, que deviam sair.
Outros que foram mais ou menos indiscutíveis num passado recente e que provavelmente vão perder esse estatuto, como Vinicius, Chiquinho, Pizzi, Gabriel (enquanto não vier um Gerson deve continuar) e Cervi.

Há outros que vão durar pouco em Portugal, como o Waldschmidt e o Cebolinha.

Acho que o Jesus ainda está a procura do melhor onze, e embora não o diga ainda espera mais alternativas, para poder dispensar alguns jogadores que não contam.

Quanto à questão do físico, qualquer comparação entre o espirito combativo, a competitividade e a mentalidade de alta competição de Coentrão e Grimaldo é mera coincidência.
Uma equipa de alta competição não se compadece com determinado perfil de jogador. E nem tem a ver só com altura. o Aimar era um competidor nato, o Jonas era um lider em campo, mas não jogavam nem na defesa nem no meio campo defensivo.

Vão ver a equipa do Liverpool e do Bayern, e digam-me quantos Grimaldos lá estão. Eu já estive ao lado do Grimaldo, e o meu filho quando tinha 13 anos era mais alto, mais forte e mais pesado. Ele parece um anão, por isso é que é constantemente ultrapassado. Vou esperar sentado que o Nápoles o venha buscar. Aliás, já rezo por isso há 3 anos e nada. Ele vai brilhar com todos os Santa Claras deste campeonato, o pior é quando apanha com jogadores do Lyon, do Shaktar, do clube do Porto. O Grimaldo é a cara dos 0 pontos na Champions.

Viva o Benfica.
que o gonçalo deveria ter mais oportunidades este ano, do que aquelas que vai ter, isso sem duvida mas ele ser ou não aposta não tem nada a ver com a vinda de darwin.
darwin é um ponta de lança, e veremos se é o ponta de lança que mais nos interessa, enquanto o gonçalo é um segundo avançado.
o que talvez não faça sentido é utilizar nessa posição jogadores que podem lá jogar, pedrinho, rafa, chiquinho, mas que são adaptações.
Boa crónica. Concordo em particular com as observações sobre Waldschmidt- promete ser uma grande dupla com Darwin! Espero que se mantenham ambos no onze.

Também concordo em absoluto com anota sobre Florentino. É o nosso melhor 6....

Já não posso concordar que não precisemos de Gerson. Acho que é o reforço prioritário neste momento. Um 8 que defenda tão bem como ataca. Um verdadeiro box to box. Nem Gabriel nem Taarabt o são.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi