Siga-nos no Facebook

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Tragédia Grega!


Este texto vai versar única e exclusivamente sobre o jogo e nada mais do que isso porque a quente por vezes dizem-se coisas de que nos arrependemos. O que penso do que está a ser feito será escrito amanhã com a cabeça mais fria.

Quanto ao jogo, uma condicionante importante e que teve impacto directo no jogo... O andamento que o PAOK já leva. Mais jogos nas pernas, melhor fisicamente, intensidade e agressividade por maior tempo de jogo e muito maior ritmo de jogo.

Depois temos Abel que simplesmente jogou com o momento que o Benfica atravessa, momento de instabilidade face ao que se passou o ano passado, pressão face ao investimento, nova equipa técnica e alguns jogadores novos.

O que o PAOK fez foi tentar, sempre que possível, baixar o ritmo de jogo, perder o máximo de tempo e apostar nas bolas paradas. A equipa de Abel tentou a todo o custo aguemtar o Benfica durante o período de tmepo em que a equipa iria estar bem fisicamente e como tal, sabia que não poderia jogar com as linhas subidas. Conseguiu o que queria que era, no mínimo, chegar ao intervalo empatado.

O Benfica fez uma primeira parte interessante onde além de controlar e dominar completamente o jogo ainda criou ocasiões mais do que suficientes para ir para o intervalo a ganhar por dois a zero, pelo menos. Acontece que nos aconteceu aquilo que nos tem faltado nos últimos dois anos... Classe!!! Temos jogadores que falham demasiado para este nível de exigência. No campeonato podem falhar duas ou três situações que terão outras tantas para marcar, nestes jogos se temos quatro situações claras para marca, duas têm de entrar.

Na segunda parte o Benfica foi caindo fisicamente e com isso a equipa foi perdendo os posicionamentos, a reacção à perda foi sendo menor e as nossas transições defensivas eram mais difíceis.

A perder, é normal que a equipa se desposicione ainda mais mas aquele segundo golo não pode acontecer a este nível, alguém tem de fazer uma falta e parar o contra-ataque.

Quanto ás opções de JJ, entendo quase todas mas não concordo com algumas... Se por esta altura, em que atacamos a Champions, o lateral que fomos buscar não consegue ser melhor que o A. Almeida, então poderemos ter aqui um problema. Compreendo a escolha de Seferovic, foi o melhor ponta durante a pré-época, mas quando o tal jogador que vai ser um dos melhores pontas de lança do Mundo durante os próximos dez anos, com um custo de 26 milhões, não consegue convencer o treinador em duas semanas, eu não entendo... Depois temos Grimaldo... Primeiros 90 minutos depois da grave lesão, logo num jogo destes... Óbvio que as pernas pesaram e muito...

Manter Pizzi até final do jogo é algo que não consigo entender... Aliás, ou Pizzi muda a sua intensidade e agressividade de jogo ou vai para o banco, ou então o Luca é um completo flop, o que não acredito. O que não compreendi foi a inclusão de Pedrinho, que nem teve mal, mas sempre pensei que JJ iria colocar Rafa para jogarmos com um dos extremos mais abertos, assim tivemos por dentro Pizzi, Pedrinho e Everton, logo na zona onde o PAOK melhor fechou e com A: Almeida a não conseguir dar a profundidade que necessitamos.

Creio que este foi um final de ilusão... Esta equipa não estava montada e preparada para uma Champions... Se pensavam ganhar este jogo e só depois contratar os tais jogadores de top, então falharam redondamente porque a Champions começou a ser jogada hoje e já estamos de fora...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (21)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
portanto ao abel fez o seu trabalho e jogou com a estratégia que mais lhe conviu
e com isto tudo até parece que o abel é um fenómeno, quando não passa de um razoável treinador português mas mais uma vez na europa é o que chega para eliminar o mais melhor bom treinador português.

e o problema da agressividade não tem nada a ver com o ritmo da equipa, tem a ver com terem muitos jogadores que não são, ou são muito pouco, agressivos e meter brasileiro em fase de adaptação ao futebol europeu é agravar ainda mais o problema.

mas o seferovic é sempre muito bom nas pré épocas depois é um deserto e se o darwin ainda não mostrou, por falta de tempo, o vinicius é melhor que o seferovic e segundo dizem até já ofereceram 60M.

com este treinador vai ser sempre o mesmo com um meio campo em que só um defende e depois é uma autoestrada para os contra ataques e depois não existem defesas que aguentem mesmo os melhores e alguns estão muito longe disso.
Pouco importa analisar os presentes ou futuros desempenhos do Benfica, verter tinta sobre o que ocorreu, de bom ou de mau, nos jogos, se não partirmos de algumas ideias que, obrigatoriamente, devem ser colocadas no centro das nossas preocupações. Agora, sem esperar pelo que acontecerá.

Em primeiro lugar, o perfil físico do plantel, com muitos jogadores sem dimensão atlética. Não vou referi-los, pois todos sabemos quem são. Mesmo os mais robustos apresentam um enorme défice de agressividade, o que é um traço constante dos últimos anos (e de algumas das novas contratações) . Basta observar o segundo golo grego. Bem sei que custará ler o que penso, mas em dez jogos conta o Porto, arriscamos perder oito, ou seja, perder o campeonato, pois, em regra, quem faz mais pontos nestes confrontos, é campeão. Aproxima-se a Supertaça e tal deve causar uma forte preocupação e apreensão. O perfil físico rústico do Porto tem dado resultado e está a ser reforçado...

Em segundo lugar, o dinheiro gasto - e também estou a contar com o despendido com o Weigl - não parece ter suprido as conhecidas lacunas. Há dez anos que temos problemas com os defesas laterais! Precisamos bastante de um jogador robusto no meio-campo, um verdadeiro tampão. Ninguém acredita que Weigl, Gabriel ou Taarabt possam desempenhar esse papel!!! E nem preciso falar da carência de verdadeiros flanqueadores. Desabafando, queira Deus que Taremi não desate a marcar golos, um jogador que teria sido uma aposta inteligente, dificultando, se assim fosse, as manobras tripeiras. Preferimos uma incógnita muito mais cara proveniente da segunda divisão espanhola. Estranha opção...

Finalmente, o treinador. Não lhe retiro o mérito da epopeia sul-americana, mas agora regressou ao continente onde o futebol apresenta, de longe, o maior desenvolvimento no que se refere ao treino. Jogar na Europa está muito além de defrontar equipas da Bolívia ou do Paraguai. Que ninguém se iluda, este Jesus poderá estar mais perto do último ano de Sporting, do que do treinador que levou o Flamengo à glória...
3 respostas · activo há 237 semanas
Concordo com tudo o que disse.

O futebol do Benfica está completamente desfasado da realidade actual.
E quando falo de futebol não é só o que se passa dentro das 4 linhas.

Para mim a contratação do JJ foi um passo atrás.
Numa maneira de ser e estruturar a equipa que já teve os seus dias.
O Benfica já há muito tempo que joga das e para as individualidades, em vez de jogar em equipa.
O JJ virá acentuar ainda mais esse processo.

Perdemos a oportunidade de contratar um treinador que trouxesse novas ideias e uma visão diferente, como por exemplo Ericksson o fez no início dos anos 80.

Vejo que não sou o único a ter reparado na contratação do Taremi.
Espero enganar-me mas arrisca-se a ser o melhor jogador do campeonato.
Foi pena não o contratar, bem como o Pedro Gonçalves (Pote).

E o Benfica continua neste caminho de arrogância e circo mediático, e cada vez mais se transforma no ... Sport Lisboa e ... BAZÓFIA!
A supertaça será em dezembro
Ok. Pensava que seria nos próximos tempos. Obrigado pela correção.
Grimaldo como sempre: O enterra do Benfica,se J.j.ainda não viu isto ,não sei , enfim mais do mesmo, o Sefe precisa de cinco oportunidades para marcar um golo,sempre foi assim.
1 resposta · activo há 237 semanas
O primeiro golo começa com uma perda de bola infantil do Pedrinho, se analisar-mos só o final da jogada o Vertonghen trava para tentar meter o jogador do Paok em fora de jogo e nesse segundo perdeu toda a jogada.
No segundo golo bater no Grimaldo depois do jogador do Paok passar por meia equipa como se andasse em turismo é redutor e ter vontade de um bode expiatório, o Grimaldo tentou o bloqueio, mas o Ziv conseguiu mesmo assim fazer o remate.

Em relação ao Sef, o Benfica na primeira parte teve quase sempre bola mas criou ZERO, o Paok nem precisou muita intensidade, culpar o GR adversário como fez JJ por causa de um par de remates de fora da área que foram à figura...
Tragédia foi ir buscar o mestre das arábias e agora culpar este ou aquele jogador. Vão rever as pré eliminatórias da Champions de RV, era para ganhar, nem que fosse com o Filipe Augusto mais um júnior que nunca tivesse jogado na equipa principal. Aquilo depois descambava porque tínhamos o FCP sempre a morder os pés nem que fosse ao colo, e com a falta de qualidade da equipa e a não possibilidade de fazer alguma rotação porque tínhamos que estar sempre a 120% no campeonato nem que fosse com o mija na escada que ganham sempre uma motiva$ão extra para jogar contra o glorioso. Mas as pré épocas eram preparadas para o que ia acontecer, agora desculpas. A certa altura, ainda na primeira parte um dos comentadores dizia que JJ já vinha a treinar a defesa no avião antes de chegar a Portugal, é o que dá a bazófia.

Também me deixam furibundo para não dizer lixado os adeptos que aos treinadores do glorioso exigem este mundo e um par de botas mas ao reinventor do futebol moderno faltam sempre o Cavani, Messi e Kane...

Depois ouvi comentadores a dizer que o glorioso fez uma excelente primeira parte, deve ter sido em Marte, a culpa é do Sef que falha um cabeceamento de uma bola que vem cheia de efeito, continuem a bater no ceguinho

Desculpem a azia, mas foi uma derrota feia.

LFV continua a ser a única candidatura válida, o resto estão pior que o BdC (SCP)

JJ espero que faça um óptimo trabalho apesar de nunca ter sido uma opção minha como o escrevi aqui variadíssimas vezes, mas é o treinador do glorioso e merece o meu apoio a partir desse momento
1 resposta · activo há 237 semanas
Eu também continuarei a apoiar o treinador até ao dia que não o seja mais.
Mas convenhamos que não foi a melhor aposta.

Quanto às eleições: a candidatura do LFV é a única afirmativa, logo a que tem um projeto mais lógico e para alicerçado na obra feita.
Lamento imenso, mas as outras candidaturas são uma resposta contra o LFV. Falta-lhes um verdadeiro projeto: desportivo+financeiro.

Mas o LFV terá de fazer mudanças consideráveis nas políticas de comunicação e desportiva.
Caso contrário o Benfica vai-se afundar cada vez mais...
https://www.abola.pt/Clubes/2020-09-15/benfica-gr...

A reacção de um FDP a um desaire do glorioso
A análise que faz parece-me muito realista e coerente, da minha parte, não tenho muito mais a acrescentar a não ser, concordar com o comentário do Pedro Vardasca que me parece levanta questões importantes quanto ao perfil de jogador (físico e mental) do Benfica.

Por último, mas não menos importante, o meu agradecimento ao Pedro Simões por manter a serenidade num momento como este.
A quente de facto dizem-se coisas terríveis como já o fizeram alguns, nomeadamente candidatos. Desculpe o desabafo, Pedro, pois pediu que nos cingíssemos ao jogo mas custa muito ouvir determinadas coisas.
1 resposta · activo há 237 semanas
Só para esclarecer, as coisas terríveis a que me refiro por parte de alguns não foi no UB.
Uma coisa são ânimos mais exaltados perante a tristeza outra completamente diferente é dizer "esta derrota foi o melhor que podia ter acontecido ao Benfica" como já ouvi e li de adeptos como nós aqui.
Acho que a quente não vale mesmo a pena. Quanto ao resto, a primeira parte pareceu uma parte à Lopetegui no Porto. Muitos passes, zero objetivo.

Não há ideias. E por muito que haja ali uns enterras, há qualidade mais do que suficiente.

Culpa do treinador. Bazófia nao ganha jogos
É mais ou menos isto mas é preciso deixar cair certas coisas, como falar do Rafa para solução da equipa. O Benfica não pode ter jogadores que perdem 21 bolas em 20 possíveis, não interessa se é lento, rápido ou médio-lento, alto, baixo, musculoso ou perneta. Vale também para Gabriel, Vinicius, Seferovic, Almeida, Pizzi ou Taarabt (quando a mente apaga e o pulmão esvazia). Também nos continuamos a indignar bastante com três ou quatro bocas foleiras mas mais ou menos próprias, até um certo ponto, da vida dos clubes desportivos e de um certo fanatismo tão apreciado e promovido neste espaço. Já raramente nos preocupamos muito ou nos manifestamos assertivamente sobre processos judiciais, investigações ao clube e outros acontecimentos que se repetem quase diariamente. Mas isto já não tem nada a ver com o jogo de ontem e peço desculpa pelo devaneio.
Realisticamente, o primeiro objectivo da época foi totalmente falhado.
Quanto ao jogo, vitória inteiramente merecida do PAOK, apesar da boa primeira parte do Benfica.
jj a ser jj passando da basófia para a choraminguisse habitual. Que ninguém diga que não estava à espera.
Se há momentos em que parece fazer sentido a chamada limpeza de balneário este é um deles. Foram demasiado evidentes as marcas de um passado ainda recente: um jogador adversário, praticamente sozinho, destroça o nosso meio campo e progride no terreno sem que ninguém lhe faça o mínimo de sombra; o nosso jogo não tem a dinâmica necessária e continua-se a errar muitos passes; a períodos de alguma pressão segue-se um abrandamento em que o adversário sabe que pode tirar partido do mesmo. E, fá-lo com bastante facilidade. Fica a sensação que há demasiados protagonistas que esgotaram a sua capacidade de influenciar o jogo pela positiva, transparecendo neles alguma descrença, que se estende aos adeptos.
Talvez não cause assim tanta admiração o desfecho do jogo, ao constatarmos que do onze inicial faziam parte oito jogadores ligados ao descalabro que foi a segunda parte da época anterior. Será possível, a todos estes jogadores, limparem as suas cabeças e ganharem nova motivação?
Perdemos o Taremi, Pedro Gonçalves, Racic, Sequeira, Edwards.
Jogadores super acessíveis e superiores a vários titulares deste jogo.

Claro que podem argumentar que a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha, mas enquanto um certo grupo de jogadores continuar a ter a titularidade o Benfica continuará na serie negra desde que fechou o mercado de transferências de Inverno (31/01)

Desde essa data tivemos 3 treinadores, os resultados e exibições continuam maus, é porque o problema não é do treinador.
2 respostas · activo há 237 semanas
O que dizes é bastante pertinente. O Benfica tinha, a preços muito módicos, jogadores muito interessantes para contratar, principalmente o Taremi, jogador já rotinado com as incidências do nosso campeonato. Como andaram entretidos com uma miragem chamada Cavani (falo, obviamente, dos valores pretendidos pelo jogador e não da qualidade, que, em verdade, já se encontra na fase descendente), perderam de vista um avançado relativamente barato e acabaram por optar por um tiro no escuro uruguaio. Queiram os deuses que tenha sucesso, mas em tempos de incerteza financeira, o Taremi seria uma aposta muito mais acertada. Por outro lado, o Porto reforça-se bem com o dito jogador. Para um clube que dizem falido, nada mau...
Não via nenhum problema em contratar ambos e cortar com o passado.

Há uma geral falta de confiança e ambição nos jogadores da época passada.
Vi agora a conferencia de impressa de pós jogo e lembrei-me de uma situação.
Então se o JJ foi confirmado a 17/07 (há 2 meses), ainda com 3 jogos oficiais por fazer, porque é que não começou logo a treinar as movimentações e conhecer melhor o plantel?

Continua o fantasma do final da época passada.
Só não sei porque é que os assombrados continuam a jogar.
1 resposta · activo há 237 semanas
isso é uma pergunta muito pertinente.
A resposta é óbvia e essa decisão não teve em conta os interesses do Benfica e resultou na entrega de mão beijada da Taça de Portugal ao fruta clube.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi