Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Copo meio vazio

Não me vou aqui alongar naquilo a que chamam de demagogias das listas concorrentes, palavra mais usada para descrever as outras candidaturas. Se formos por aqui, podemos ir buscar um sem número de demagogias ditas por LFV ao longo destes anos.

Quanto ao historial do LFV, absolutamente fantástico o trabalho realizado! Muitos defendem que é injusto avaliar os últimos quatro anosm esquecendo os outros 17. Pois eu acho que temos de avaliar o último mandato e olhar o projecto de LFV para os próximos quatros anos, que ainda não apresentou. Os mandatos anteriores foram avaliados nas várias eleições que LFV foi eleito, aí o trabalho de LFV foi votado e passou com grande distinção e por esse facto não podemos estar sempre agarrados aquilo que fez há 17, 10 ou anos atrás porque já existiram eleições para avaliar isso mesmo.

Nos últimos quatro anos o Benfica o percurso do Benfica foi este:

  • 2 Campeonatos;
  • 1 Taça de Portugal;
  • 1 Oitavos da Champions;
  • 3 Eliminação da Fase de Grupos da Champions ( 1 delas com zero pontos);
  • 1 Eliminação nos 16 avos Liga Europa (vindo da Champions);
  • 1 Eliminação nos Quartos-de-final da Liga Europa (vindo da Champions);
No mandato anterior a este (2012/2113) foi assim:
  • 3 Campeonatos;
  • 1 Taça de Portugal;
  • 3 Taças da Liga;
  • 2 Supertaças
  • 1 Quartos-de-final da Liga o Campeões
  • 3 Eliminação da Fase de Grupos da Champions (1 em último do Grupo);
  • 2 Final da Liga Europa (vindo da Champions);
Pode-se ver claramente que não somos uma equipa de Champions mas no mandato anterior conseguimos duas finais seguidas da Liga Europa.

De salientar que neste último mandato temos um FC Porto intervencionado pela FIFAm enquanto nós respiramos saúde financeira.

Em relação aos anos que o meu canarada de blogue fala, ficam aqui as equipas para comprarem e aferirem o tamanho do desinvestimento na qualidade do plantel que foi sendo feito ano após ano até chegarmos à tal equipa Europeia que nem o PAOK passou, ou seja, mais uma demagogia de LFV porque uma equipa forte e de qualidade para uma Champions, face ao que tínhamos, não é possível construir em dois meses.


2012/2013
2012/2013
O onze que está ali ao lado era a equipa mais forte em 2012/2013.

Lembro que Melgarejo foi adaptado a lateral esquerdo porque o Vieira não dotou a equipa de um lateral esquerdo.

O Enzo também ele foi adaptado, se calhar porque saiu Witsel e não veio ninguém com a qualidade e características para aquela posição.

Comparem esta equipa com a do ano passado, já que esta ainda agora começou a dar os primeiros passos...








2013/2014


Em 2013/2014, esta seria a equipa mais forte sendo que André Gomes e Sulejmani forma muitas vezes utilizados.

Se o Siqueira foi um upgrade em relação ao Melgarejo, o Fejsa, apesar de um excelente jogador, foi um downgrade em relação ao Matic.

A frente de ataque é simplesmente demolidora!!!

É só comparar com a equipa do ano passado ou anos anteriores...










2015/2016


Mais uma excelente equipa em 2015/2016!! Comparar isto, com o que fomos tendo depois do tetra só mesmo por pura brincadeira. 

Ainda assim, Samaris longe da qualidade dos antecessores Matic, Javi Garcia e até Fejsa na posição seis.

O menino Renato Sanches apareceu para revolucionar o futebol do Benfica e catapultar o Benfica para níveis superiores, senão não sei o que teria sido.









Estes últimos quatro anos temos descido claramente em termos de qualidade individual e colectiva da equipa. A maior prova disso mesmo é o assumir do próprio LFV que o Benfica nos últimos anos não tem dimensão Europeia e que apesar de um FC Porto com dificuldades financeiras conseguiu vencer 50% dos campeonatos do último mandato. Se estivéssemos bem e com uma excelente equipa, o LFV não vinha dizer que ia investir forte numa equipa para brilhar também na Europa, não dizia que com este investimento íamos arrasar, diria apenas que iríamos fazer uns pequenos ajustes.

Isto é para provar que também se pode ver o copo meio vazio... Agora é ler os projectos com tranquilidade e aferir qual dos candidatos tem melhores condições, capacidade e projecto para que o Benfica dê o salto e definitivamente domine em Portugal e seja competitivo na Europa.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (9)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Burro velho não aprende línguas (o único que conheço é o nosso Cientista com o Portunhol e o Brasileiruguês).
E este all in cheira mais a salvação pessoal do que a dotar o nosso clube daquilo que verdadeiramente precisa, porque várias posições em que estamos extremamente carenciados foram novamente negligenciadas.

Tudo o que diz e irá dizer pré-campanha eleitoral já não pode ser levado a sério. Nem pelos Vieiristas com palas que se seguem.
O projecto (que projecto?) está esgotado.
OUTubro está próximo.
1 resposta · activo há 236 semanas
Censurado,
já te chamaram aqui de "o nosso shadows", por isso vê lá o que escreves, ahahahahaha

Viva o Benfica.
Acho que a avaliação ao mandato não pode, nem deve, resumir-se aos resultados desportivos!
A avaliação que faço é de que temos um Clube sustentável em constante crescimento, com resultados desportivos positivos e com perspectivas de melhorias! O pessoal está sempre a esquecer que o Benfica não joga sozinho. Aliás essa questão de o fc fruta estar enfraquecido é conversa da treta pois como já foi amplamente demonstrado.
Basta ver o investimento que fc fruta fez o ano passado.
Acresce que a percentagem de pontos conquistados nos últimos anos por Benfica e fc fruta tem sido das mais altas, tendo por duas vezes sido obtido o record de pontos (88). Não me falem assim, em facilidades.
Dito isto, os Benfiquistas têm todo o direito de escolher outro presidente. Apenas acho que não o devem fazer à custa de denegrir e desvalorizar tudo o que foi construído e ganho!
1 resposta · activo há 236 semanas
É isso Dr. Foca, falta acrescentar que só se fala dos resultados desportivos da equipa sénior masculina de futebol, e felizmente somos muito mais que isso. Relativamente aos pontos conquistados nem as equipas do Mourinho e não só conseguiram tanto como as do SC, sinal que eles têm vindo a apostar imenso no " reforço " da principal equipa de futebol. Lembro aos mais distraídos que José Maria Pedroto já aconselhava esse caminho. Faço votos para que os Benfiquistas, ou a esmagadora maioria, possam, a partir de Novembro , ter a paz suficiente para desfrutar do sentimento que é ser do BENFICA
Fazes uma análise desportiva no futebol, mas o mandato do Benfica clube tem de ser feito também sobre o ponto de vista financeiro, modalidades e património. O Benfica apostou forte por exemplo nas modalidades femininas.

Mas não me vou alongar muito, a minha ideia foi dada noutro post. Veremos o que a maioria dos benfiquistas decide e quais serão os resultados eleitorais. Já agora, para além disto tudo sobre Vieira também temos de perceber se há algum projecto dos outros candidatos que nos dêem garantias de termos mais do que temos agora.
1 resposta · activo há 236 semanas
Já agora, não concordo nada com a teoria de estarmos sempre a falar no Porto como clube intervencionado pela UEFA e portanto debilitado financeiramente. Não é o caso, basta olhar aos relatório e contas do clube. Porto tem valores de custos com pessoal similares aos do Benfica e teve um investimento recorde no ano passado.

Já agora, relembrar que não podemos queixar de o Vieira não fazer investimento, e quando faz dizer que é apenas para salvar a pele na Presidência. Hoje chamam-lhe "all in", se tivesse sido feito a seguir ao tetra o que lhe chamavam? A verdade é que o Benfica recebeu 108M€ por um jogador apenas, o que lhe dá uma capacidade financeira este ano muito acima da normal, mesmo ficando fora da Liga dos Campeões. E volto a repetir o que já disse antes, quero ver qual o salto no que a investimento diz respeito ou no que a custo com pessoal diz respeito.
Nas modalidades, neste mandato, houve um claro retrocesso.

Na época de 2017/2018, para além de falharmos o penta em futebol, não ganhámos nenhum dos títulos das modalidades - futsal, basquetebol, andebol, voleibol e hóquei em patins.

Perdemos a hegemonia no basquetebol para a Oliveirense!, com uma absurda politica de contratação de treinadores e jogadores.
No futsal o Sporting tem ganho praticamente tudo, o Andebol nem se fala.

Para salvar a honra do convento temos o Voley, com performances espetaculares, inclusive na Liga dos campeões..

Nas 4 épocas do mandato anterior, numa delas ganhámos quase todos os trofeus nacionais em todas as modalidades, incluindo futebol, para além das 2 finais perdidas na LE.
Também ganhamos nesse mandato 2 finais europeias em hóquei em patins, uma delas no Dragão.

Temos de tentar perceber porque é que aconteceu este enorme decréscimo de competitividade nas modalidades.
Um dos factores obviamente que foi o investimento absurdo do Sporting de BC, e o facto do clube do Porto não ter todas as modalidades. O ecletismo não é fácil de manter.

No sector feminino temos bons resultados, mas a verdade é que nem nos pavilhões com jogos masculinos se tem uma boa participação de benfiquistas. "Ninguem" valoriza o desporto feminino.

Em termos de estruturas desportivas os atletas não se podem queixar que não lhe são dadas as condições para um bom desempenho, assim como a estabilidade financeira contribui, ou devia ter contribuído para maior estabilidade de resultados.
Vai haver um decréscimo significativo no orçamento das modalidades, e esta pandemia provavelmente trará uma época muito difícil.

Se o mote do Clube é vencer, algo deve ser feito na estrutura que dirige as modalidades. Fica a ideia de que por vezes parece haver demasiadas apostas falhadas, tanto a nível de dirigentes como de treinadores.

Quanto ao futebol, acho que já está tudo dito, e este post exemplifica bem a quebra competitiva do Benfica, em contraciclo com o crescimento económico.
Posso estar errado, mas continuo na minha, o erro fulcral foi cometido no final da época em que ganhamos o Tetra, e não foi rectificado em Janeiro, com custos elevados.

Parece que agora estamos a atalhar caminho, mas temos o azar de ser a altura errada.
A pandemia ainda não provocou os estragos máximos. Vamos ver o que vai acontecer, especialmente tendo como pano de fundo a eliminação da Champions com a perda previsível de uma elevada fatia do orçamento para o futebol.

Viva o Benfica.
1 resposta · activo há 236 semanas
Nas modalidades a direcção afirmou largas dezenas de vezes que o presente e futuro é a formação, mas até hoje não se viu absolutamente nada, apesar desse ser o único caminho para criar projectos que aliem a sustentabilidade às vitórias. Esta época existem 10 equipas de pavilhão a lutar por títulos mas 1 equipa B. Infelizmente também não vejo as restantes listas com ideias claras para as modalidades.

As direcções são livres de continuar a deitar dinheiro para cima dos problemas, mas acho que o Benfica merece mais e tem condições para fazer muito melhor, como já se vê hoje no futsal feminino e voleibol masculino.
este mandato foi claramente inferior ao anterior, e em contra ciclo aquilo que tinha sido até ai os mandatos deste presidente quase sempre em crescendo.
a minha opinião é que mesmo que fosse um percalço, e até acho que é uma tendência que se vai acentuar, já esta mais no que na hora de mudar de ter ideias diferentes e refrescar o clube é que quase duas décadas já é tempo de mais.
e nem venham com o argumento de que os outros não prestam é que se fosse assim este presidente nunca tinha sido eleito.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi