Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Copo meio vazio

Não me vou aqui alongar naquilo a que chamam de demagogias das listas concorrentes, palavra mais usada para descrever as outras candidaturas. Se formos por aqui, podemos ir buscar um sem número de demagogias ditas por LFV ao longo destes anos.

Quanto ao historial do LFV, absolutamente fantástico o trabalho realizado! Muitos defendem que é injusto avaliar os últimos quatro anosm esquecendo os outros 17. Pois eu acho que temos de avaliar o último mandato e olhar o projecto de LFV para os próximos quatros anos, que ainda não apresentou. Os mandatos anteriores foram avaliados nas várias eleições que LFV foi eleito, aí o trabalho de LFV foi votado e passou com grande distinção e por esse facto não podemos estar sempre agarrados aquilo que fez há 17, 10 ou anos atrás porque já existiram eleições para avaliar isso mesmo.

Nos últimos quatro anos o Benfica o percurso do Benfica foi este:

  • 2 Campeonatos;
  • 1 Taça de Portugal;
  • 1 Oitavos da Champions;
  • 3 Eliminação da Fase de Grupos da Champions ( 1 delas com zero pontos);
  • 1 Eliminação nos 16 avos Liga Europa (vindo da Champions);
  • 1 Eliminação nos Quartos-de-final da Liga Europa (vindo da Champions);
No mandato anterior a este (2012/2113) foi assim:
  • 3 Campeonatos;
  • 1 Taça de Portugal;
  • 3 Taças da Liga;
  • 2 Supertaças
  • 1 Quartos-de-final da Liga o Campeões
  • 3 Eliminação da Fase de Grupos da Champions (1 em último do Grupo);
  • 2 Final da Liga Europa (vindo da Champions);
Pode-se ver claramente que não somos uma equipa de Champions mas no mandato anterior conseguimos duas finais seguidas da Liga Europa.

De salientar que neste último mandato temos um FC Porto intervencionado pela FIFAm enquanto nós respiramos saúde financeira.

Em relação aos anos que o meu canarada de blogue fala, ficam aqui as equipas para comprarem e aferirem o tamanho do desinvestimento na qualidade do plantel que foi sendo feito ano após ano até chegarmos à tal equipa Europeia que nem o PAOK passou, ou seja, mais uma demagogia de LFV porque uma equipa forte e de qualidade para uma Champions, face ao que tínhamos, não é possível construir em dois meses.


2012/2013
2012/2013
O onze que está ali ao lado era a equipa mais forte em 2012/2013.

Lembro que Melgarejo foi adaptado a lateral esquerdo porque o Vieira não dotou a equipa de um lateral esquerdo.

O Enzo também ele foi adaptado, se calhar porque saiu Witsel e não veio ninguém com a qualidade e características para aquela posição.

Comparem esta equipa com a do ano passado, já que esta ainda agora começou a dar os primeiros passos...








2013/2014


Em 2013/2014, esta seria a equipa mais forte sendo que André Gomes e Sulejmani forma muitas vezes utilizados.

Se o Siqueira foi um upgrade em relação ao Melgarejo, o Fejsa, apesar de um excelente jogador, foi um downgrade em relação ao Matic.

A frente de ataque é simplesmente demolidora!!!

É só comparar com a equipa do ano passado ou anos anteriores...










2015/2016


Mais uma excelente equipa em 2015/2016!! Comparar isto, com o que fomos tendo depois do tetra só mesmo por pura brincadeira. 

Ainda assim, Samaris longe da qualidade dos antecessores Matic, Javi Garcia e até Fejsa na posição seis.

O menino Renato Sanches apareceu para revolucionar o futebol do Benfica e catapultar o Benfica para níveis superiores, senão não sei o que teria sido.









Estes últimos quatro anos temos descido claramente em termos de qualidade individual e colectiva da equipa. A maior prova disso mesmo é o assumir do próprio LFV que o Benfica nos últimos anos não tem dimensão Europeia e que apesar de um FC Porto com dificuldades financeiras conseguiu vencer 50% dos campeonatos do último mandato. Se estivéssemos bem e com uma excelente equipa, o LFV não vinha dizer que ia investir forte numa equipa para brilhar também na Europa, não dizia que com este investimento íamos arrasar, diria apenas que iríamos fazer uns pequenos ajustes.

Isto é para provar que também se pode ver o copo meio vazio... Agora é ler os projectos com tranquilidade e aferir qual dos candidatos tem melhores condições, capacidade e projecto para que o Benfica dê o salto e definitivamente domine em Portugal e seja competitivo na Europa.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi