Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Fim de linha para Vieira?



Do "quase que fazíamos uma equipa da formação que daria para vencer o campeonato", do "vi uma luz", do "contratei o Vinicius porque tive um feeling", do "estamos 10 anos á frente dos nossos rivais", do "o Lage não sai aconteça o que acontecer", do "projecto europeu", até à eliminação de ontem...

O Benfica seguia firme no seu projecto que assentava em torno da formação, estávamos a pequenos passos da Sportinguização no que a formação diz respeito, ou seja, qualquer miúdo que conseguisse dar dois toques na bola seguidos ficava no plantel, e eis que perdemos um campeonato para o FC Porto quando seguíamos na frente com sete pontos de vantagem e ainda conseguimos a proeza de perdermos uma final com o FC Porto a jogar com um jogador a mais. Depois disto tudo e com as eleições já ali ao virar da esquina, eis que lá vem Vieira em mais uma das suas habituais fanfarronices do "vamos construir uma equipa de dimensão europeia, uma equipa de Champions".

Depois de ouvir isto, e sabendo de antemão que iríamos ter um jogo de CHAMPIONS absolutamente vital, seria expectável que a abordagem no mercado por parte do Benfica fosse agressiva e na procura de jogadores que fizessem um upgrade à equipa, de qualidade inegável e com minutos de Champions ou de campeonatos com outro "andamento".

Era há muito sabido que necessitávamos de reforços para todos os sectores da equipa e com o importantíssimo jogo de ontem, teríamos de ir ao mercado, como prioridade, ir buscar "titulares". Digo titulares porque se é para fazer um upgrade, então terão de ser melhores do que os que cá estão mas então o que chegou?

Na defesa, precisávamos de um lateral esquerdo, um direito e, no mínimo, um central. Todos jogadores para fazer o tal upgrade.

Chegou o Gilberto, jogador vindo do Brasil e que não conseguiu afirmar-se no futebol europeu, o A. Almeida manteve a titularidade, upgrade equivalente a zero!

Para a esquerda não veio ninguém, resultado... Jogou o Grimaldo, fazendo os seus primeiro 90 minutos depois de uma lesão grave. A alternativa ao Grimaldo seria o Nuno Tavares... Zero contratações aqui e zero upgrade ou até um solução de qualidade idêntica, pelo menos.

Na zona central da defesa, veio o Vertonghen com 33 anos a custo zero. Jogador experiente, veio de um dos melhores campeonatos do Mundo. Este sim enquadra-se naquilo que eu considero um jogador acima da média, apesar dos seus 33 anos.

Para o meio campo, já deu para perceber que precisamos de um oito que faça a diferença, de um oito que trate bem a bola, que seja culto tacticamente, que se posicione bem e que seja um jogador tão bom com bola, como sem ela. Não veio nenhum (eu acho que podemos ter lá um bom 8 em potencial mas lá está, em potencial)... O meio campo é igual ao do ano passado e andam desesperados para despachar o Florentino, o jogador que mais recuperações de bola faz naquele plantel...

Para a direita veio Pedrinho e Diogo Gonçalves... Um é brasileiro, talentoso mas é jovem e é o seu primeiro ano na europa. O Diogo fez uma época fantástica o ano passado e é um jogador interessante mas nenhum deles encaixa na tal aposta para uma equipa de Champions.

Para a direita veio, para mim, um craque! Ao contrário de Pedrinho, este jogador já tem 24 anos e é um dos jogadores de referência no Brasil. Apesar do risco de ser o seu primeiro ano na europa, em relação a Rafa ou a Cervi, foi um claro upgrade.

Para segundo avançado veio o Luca, uma excelente contratação! Um segundo avançado, posição que necessitávamos urgentemente, que vem de um campeonato muito duro e com muita qualidade como é o alemão, internacional alemão, a juntar á sua qualidade foi um claro upgrade em relação ao ano passado que passaram naquela posição uma série de jogadores. Não esqueço aqui Chiquinho, para mim um jogador fantástico que se tivesse mais golo seria fenomenal. Entretanto, ontem, a segundo ponta jogou... Pizzi... Aqui não há responsabilidade da direcção mas do treinador.

Para ponta de lança, andámos um mês atrás de Cavani e não negociámos mais ninguém. Assim que caiu Cavani andámos mais umas duas semanas a negociar o Darwin... Foi contratado por 26 milhões para ficar no banco no jogo de ontem, jogando o avançado menos cotado do plantel. No entanto, Darwin não se enquadra na tal equipa de Champions, na tal compra de jogadores de top porque além de ter apenas 21 anos, vem da segunda Liga Espanhola e sem experiência nenhuma ao nível da Champions. É daqueles jogadores que "pode vir a ser" como "pode não vir a ser". Além do mais JJ disse que ainda não há no plantel um avançado que procure o espaço, portanto, creio que a ideia seria comprar alguém para ser o eventual titular mas achou-se melhor comprar primeiro o eventual suplente.

Ou seja, para o primeiro jogo da Champions, e decisivo, jogadores de topo contratados e que entraram na equipa foi só mesmo o Vertonghen e o Everton. Se isto é construir uma equipa de Champions... A tal equipa de Champions deveria ter entrado ontem em campo, ou entre 80 ou 90% dos reforços.

Na minha opinião, no geral, o Vieira não cumpriu!! A Champions jogou-se ontem e eu nem quero acreditar que tinham como dado adquirido a passagem porque a maioria dos jogadores que entraram no plantel são segundas escolhas, como tal, na minha opinião, andámos a comprar as apostas no futuro e não para aquilo que Vieira propôs, uma equipa de topo, uma equipa para fazer uma Champions forte, uma equipa com jogadores de topo.

Eu estou absolutamente cansado destas ladaínhas do Vieira, estou cansado de ver que não existe nenhum rumo, nenhum projecto concreto, que a nossa equipa de futebol não cresce, que não subimos de patamar. Parecemos aqueles novos ricos a quem saiu o euromilhões e que não sabem o que fazer a tanto dinheiro, de tal forma que quando investem só dá asneira.

Penso que Vieira, mais uma vez, errou ao prometer uma coisa muito dificil de se fazer, construir uma equipa de topo em dois meses. Construir uma equipa de topo demora o seu tempo, vai-se investindo época a época e tentando manter ao máximo os melhores. Já conseguimos manter alguns dos nossos melhores jogadores mas nas compras estamos mal, são muitos os jogadores que vieram e que não acrescentaram valor à equipa.

Se Vieira tivesse ficado calado, se tivesse dito que iria reforçar a equipa sem criar mais uma expectativa que saiu defraudada, se calhar eu pensaria de outra forma mas Vieira preferiu este caminho, está a correr muito mal e agora quero ver o que vai fazer... Vai reforçar a equipa com os tais craques ou ficamos por aqui? Vamos vender ou aguentamos a pancada?

Por mim, Vieira chegou ao fim de linha! Eu, pessoalmente, neste momento, não acredito em nada que Vieira diz! 

Tenho até 26 de Outubro para decidir, até lá já o mercado fechou e quero ver que plantel temos porque se não entramos na Champions, quero a Liga Europa no nosso museu! Se as eleições fossem hoje, não votaria Vieira!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi