Do "quase que fazíamos uma equipa da formação que daria para vencer o campeonato", do "vi uma luz", do "contratei o Vinicius porque tive um feeling", do "estamos 10 anos á frente dos nossos rivais", do "o Lage não sai aconteça o que acontecer", do "projecto europeu", até à eliminação de ontem...
O Benfica seguia firme no seu projecto que assentava em torno da formação, estávamos a pequenos passos da Sportinguização no que a formação diz respeito, ou seja, qualquer miúdo que conseguisse dar dois toques na bola seguidos ficava no plantel, e eis que perdemos um campeonato para o FC Porto quando seguíamos na frente com sete pontos de vantagem e ainda conseguimos a proeza de perdermos uma final com o FC Porto a jogar com um jogador a mais. Depois disto tudo e com as eleições já ali ao virar da esquina, eis que lá vem Vieira em mais uma das suas habituais fanfarronices do "vamos construir uma equipa de dimensão europeia, uma equipa de Champions".
Depois de ouvir isto, e sabendo de antemão que iríamos ter um jogo de CHAMPIONS absolutamente vital, seria expectável que a abordagem no mercado por parte do Benfica fosse agressiva e na procura de jogadores que fizessem um upgrade à equipa, de qualidade inegável e com minutos de Champions ou de campeonatos com outro "andamento".
Era há muito sabido que necessitávamos de reforços para todos os sectores da equipa e com o importantíssimo jogo de ontem, teríamos de ir ao mercado, como prioridade, ir buscar "titulares". Digo titulares porque se é para fazer um upgrade, então terão de ser melhores do que os que cá estão mas então o que chegou?
Na defesa, precisávamos de um lateral esquerdo, um direito e, no mínimo, um central. Todos jogadores para fazer o tal upgrade.
Chegou o Gilberto, jogador vindo do Brasil e que não conseguiu afirmar-se no futebol europeu, o A. Almeida manteve a titularidade, upgrade equivalente a zero!
Para a esquerda não veio ninguém, resultado... Jogou o Grimaldo, fazendo os seus primeiro 90 minutos depois de uma lesão grave. A alternativa ao Grimaldo seria o Nuno Tavares... Zero contratações aqui e zero upgrade ou até um solução de qualidade idêntica, pelo menos.
Na zona central da defesa, veio o Vertonghen com 33 anos a custo zero. Jogador experiente, veio de um dos melhores campeonatos do Mundo. Este sim enquadra-se naquilo que eu considero um jogador acima da média, apesar dos seus 33 anos.
Para o meio campo, já deu para perceber que precisamos de um oito que faça a diferença, de um oito que trate bem a bola, que seja culto tacticamente, que se posicione bem e que seja um jogador tão bom com bola, como sem ela. Não veio nenhum (eu acho que podemos ter lá um bom 8 em potencial mas lá está, em potencial)... O meio campo é igual ao do ano passado e andam desesperados para despachar o Florentino, o jogador que mais recuperações de bola faz naquele plantel...
Para a direita veio Pedrinho e Diogo Gonçalves... Um é brasileiro, talentoso mas é jovem e é o seu primeiro ano na europa. O Diogo fez uma época fantástica o ano passado e é um jogador interessante mas nenhum deles encaixa na tal aposta para uma equipa de Champions.
Para a direita veio, para mim, um craque! Ao contrário de Pedrinho, este jogador já tem 24 anos e é um dos jogadores de referência no Brasil. Apesar do risco de ser o seu primeiro ano na europa, em relação a Rafa ou a Cervi, foi um claro upgrade.
Para segundo avançado veio o Luca, uma excelente contratação! Um segundo avançado, posição que necessitávamos urgentemente, que vem de um campeonato muito duro e com muita qualidade como é o alemão, internacional alemão, a juntar á sua qualidade foi um claro upgrade em relação ao ano passado que passaram naquela posição uma série de jogadores. Não esqueço aqui Chiquinho, para mim um jogador fantástico que se tivesse mais golo seria fenomenal. Entretanto, ontem, a segundo ponta jogou... Pizzi... Aqui não há responsabilidade da direcção mas do treinador.
Para ponta de lança, andámos um mês atrás de Cavani e não negociámos mais ninguém. Assim que caiu Cavani andámos mais umas duas semanas a negociar o Darwin... Foi contratado por 26 milhões para ficar no banco no jogo de ontem, jogando o avançado menos cotado do plantel. No entanto, Darwin não se enquadra na tal equipa de Champions, na tal compra de jogadores de top porque além de ter apenas 21 anos, vem da segunda Liga Espanhola e sem experiência nenhuma ao nível da Champions. É daqueles jogadores que "pode vir a ser" como "pode não vir a ser". Além do mais JJ disse que ainda não há no plantel um avançado que procure o espaço, portanto, creio que a ideia seria comprar alguém para ser o eventual titular mas achou-se melhor comprar primeiro o eventual suplente.
Ou seja, para o primeiro jogo da Champions, e decisivo, jogadores de topo contratados e que entraram na equipa foi só mesmo o Vertonghen e o Everton. Se isto é construir uma equipa de Champions... A tal equipa de Champions deveria ter entrado ontem em campo, ou entre 80 ou 90% dos reforços.
Na minha opinião, no geral, o Vieira não cumpriu!! A Champions jogou-se ontem e eu nem quero acreditar que tinham como dado adquirido a passagem porque a maioria dos jogadores que entraram no plantel são segundas escolhas, como tal, na minha opinião, andámos a comprar as apostas no futuro e não para aquilo que Vieira propôs, uma equipa de topo, uma equipa para fazer uma Champions forte, uma equipa com jogadores de topo.
Eu estou absolutamente cansado destas ladaínhas do Vieira, estou cansado de ver que não existe nenhum rumo, nenhum projecto concreto, que a nossa equipa de futebol não cresce, que não subimos de patamar. Parecemos aqueles novos ricos a quem saiu o euromilhões e que não sabem o que fazer a tanto dinheiro, de tal forma que quando investem só dá asneira.
Penso que Vieira, mais uma vez, errou ao prometer uma coisa muito dificil de se fazer, construir uma equipa de topo em dois meses. Construir uma equipa de topo demora o seu tempo, vai-se investindo época a época e tentando manter ao máximo os melhores. Já conseguimos manter alguns dos nossos melhores jogadores mas nas compras estamos mal, são muitos os jogadores que vieram e que não acrescentaram valor à equipa.
Se Vieira tivesse ficado calado, se tivesse dito que iria reforçar a equipa sem criar mais uma expectativa que saiu defraudada, se calhar eu pensaria de outra forma mas Vieira preferiu este caminho, está a correr muito mal e agora quero ver o que vai fazer... Vai reforçar a equipa com os tais craques ou ficamos por aqui? Vamos vender ou aguentamos a pancada?
Por mim, Vieira chegou ao fim de linha! Eu, pessoalmente, neste momento, não acredito em nada que Vieira diz!
Tenho até 26 de Outubro para decidir, até lá já o mercado fechou e quero ver que plantel temos porque se não entramos na Champions, quero a Liga Europa no nosso museu! Se as eleições fossem hoje, não votaria Vieira!
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Tiago · há 237 semanas
Sérgio · há 237 semanas
Nuno_Martins 105p · há 237 semanas
Hoje tive conhecimento de um artigo do Pedro Guerra... Arrogante, cheio de soberba, cheio de ilusões... E a putx da noção onde fica? Lá está... Seja dos adeptos, seja da estrutura... Onde está quem tem noção do que é o futebol? De que nada é garantido... De que até matematicamente estar feito não está nada feito etc? Pensei que tínhamos aprendido com o golo do Kelvin (e aprendemos mas esquecemos rápido demais).
edu68slb 32p · há 237 semanas
Temos andado a gozar por eles serem uma equipa intervencionada pela UEFA, de estarem falidos, de não terem onde cair mortos...! Será que, com o que aconteceu ontem, não será o caminho que estamos a levar? O mesmo dos corruptos do norte? E ainda ganham milhões com a nossa derrota...
Nem tudo foi mau, sobretudo na primeira parte; mas os fantasmas do passado, pareceram (no final do jogo) estar de volta; Finais não são decididamente para nós.
Vieira?! Estou muito desiludido. Com JJ, igualmente.
Mas depois de vermos as reações dos candidatos a presidente do Benfica, que se apressaram a “festejar” a nossa derrota, será que é este tipo de presidente que precisamos? Serão eles melhor do que Vieira, que tanto criticam por não dar o melhor ao Clube?
Para mim, votar em branco, será o cartão alaranjado a Vieira porque, independentemente da derrota de ontem, não acredito que outro possa vencer.
Rodolfo Dias 80p · há 237 semanas
A sua hora chegou, todos os benfiquistas que sentem verdadeiramente o clube não se vão deixar enredar em mais promessas vãs e situações duvidosas.
Concordo totalmente com o post, exceptuando aquele dúbia frase final: "Se as eleições fossem hoje, não votaria Vieira!" - se fossem hoje, ontem ou em OUTubro. Não pode continuar, este não é o nosso Benfica, o Benfica com que todos sonhamos. E se em 17 anos não houve evolução, não é agora que vai haver.
O voto em branco como protesto é um voto de cobardia. Vota nem que seja em BCC, mas vota em alguém que não seja a continuação desta vergonha de merda. Estou farto disto.
Red 2020 · há 237 semanas
Há quantos anos (que me lembre nunca) não se compra um lateral de nível para a equipa? São só "oportunidades de negócio" tipo Ebuehi ou Grimaldo. Já bati nesta tecla dezenas de vezes, que anda o Rui Costa a fazer por ali? Não há uma alma que explique a esta gente que no futebol actual os defesas laterais são dos jogadores mais influentes numa equipa, pela largura e profundidade que podem dar ao jogo da equipa?
E todas estas contratações foram mais aparato que sumo. Reforços para ficarem sentados no banco? um Gilberto que não tira o lugar ao A.Almeida?
Para que se comprou o Weigl? 20 milhões? Florentino no Banco? Gabriel no banco? Grimaldo continua?
Há jogadores que deveriam sair. E entrar, se ainda houver $$$ para isso, um PL e um DE.
Agora é remendar o que pode ser remendado. Mas metade da época já foi e metade do $$$ já era,
Nuno · há 237 semanas
Mas atenção que... o mercado não fechou, nem por sombras. Faltam 3 semanas!
Concordo q Vieira falhou redondamente. Um líder vive do que diz e do Que promete. Quando falha as promessas... tem q ser criticado.
A análise aos reforços está bem feita. Só peca, a meu ver, por não críticar o que eu penso ser o principal problema à gestão do plantel: a indefinição das saídas.
Quanto a mim, tb ainda não decidi sobre as eleições.
Mantendo-se como está, estou tentado em Noronha Lopes.
RGS, nunca.
Vieira, chega.
O resto não me parece credível. Mas estarei atento.
Red 1 · há 237 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Chakra_Indigo 84p · há 237 semanas
19 anos é muito pouco para mostrar serviço, por isso é dar mais uma oportunidade, pode ser que resulte...
Depois do Tetra é incrível a quantidade de erros - na montagem da estrutura, na escolha de jogadores, na falta de coerência do projecto, na ambição europeia, na estratégia de comunicação e no relacionamento institucional com os poderes do futebol. E no arrastar do nome do nosso Clube para a arena da justiça.
Se as finanças estão (estavam) bem, aliás muito bem, a perda de recitas da Champions em tempo de Covid é uma machada que vai ter custos elevados.
Não vou sequer abordar a questão do treinador e dos jogadores, para mim há um responsável que está sem rumo, numa tentativa desesperada de sobrevivência.
Um fraco Rei faz fraca a Forte gente!
Mais um dia é um dia a mais!!!
Viva o Benfica
Rui Vieira · há 237 semanas
No plano desportivo só lhe interessa que o Benfica ganhe o suficiente para não o porem na rua, como fizerem ao Vale e Azevedo ("não merecem o clube que têm", "vão levar comigo muitos anos").
E sempre que pode dá uma mãozinha ao seu amigo corrupto, do norte, para não o deixar cair com estrondo.
A sorte de Vieira é que muitos benfiquistas são acometidos da síndrome de Estocolmo. Desgraçadamente...
Joaquim Rato · há 237 semanas
BenfiquistaPrimário · há 237 semanas
A falta de um 8 que seja tão bom sem bola como com bola entra pelos olhos adentro de qualquer um! Gerson é urgente! Mas agora duvido que continue o investimento...o mais provável até é começarem as vendas...
Ah e livrem-se do Seferovic de uma vez, já que os treinadores insistem em pô-lo a jogar...muito mal JJ ontem, ao deixar no banco Vinicius e Darwin para jogar o avançado que não sabe marcar golos. O Vinicius teria marcado as oportunidades que ele teve...
joao carlos · há 237 semanas
o mal é que nas ultimas tres épocas deveríamos ter ido investido em jogadores para chegar agora e poder com mais algum investimento ter uma grande equipa só que o presidente deixou andar e agora por causa das eleições decidiu fazer tudo de uma vez só.
fruto do completo desespero.
António Madeira · há 237 semanas
- O mesmo espírito dos jogadores da época passada, sem garra, sem capacidade de mudar tiques e corrigir erros? Check.
- Pressão de ganhar fora (único cabeça de série a fazê-lo), contra um treinador português que sabe como montar autocarros e rezar aos santinhos? Check.
- Jogar com Seferovic, que falha golos que Vinicius (e acredito que Darwin) nunca falhariam? Check.
- Sina de marcar auto-golos e sofrer de ex-jogadores nas poucas vezes que vêm à nossa baliza. Check.
- Ausência de uma voz de comando capaz de dizer "Vamos lá, malta, faltam 10 minutos mas vamos para cima deles que ainda damos a volta"? Check.
Quer queiramos, quer não, ontem além de ter acontecido futebol, aconteceu o culminar (e continuar) de muitos erros passados, ao que se veio somar a pressão com a qual esta equipa não sabe lidar.
E agora resta saber se a equipa técnica consegue fazer o que a anterior não conseguiu: mudar a mentalidade de uma mão cheia de jogadores que não tem mentalidade de arreganhar os dentes e de jogar com os olhos raiados de sangue em prol do emblema que trazem ao peito e do clube que lhes paga principescamente a tempo e horas.
Tem de haver alguém que dê um berro lá dentro e mexa com eles, fazendo-lhes acreditar que não perdemos nenhum objetivo (estar na Liga dos Campeões é só pelo dinheiro, porque ninguém no seu perfeito juízo acredita que conseguimos passar sequer dos oitavos), que temos larga margem de evolução com os novos jogadores e que a Liga Europa pode ser um bom palco para evoluirmos internacionalmente para, quem sabe, na próxima época voltarmos à LC com outras aspirações e outra maturidade.
Quanto ao fim de linha ou não do Vieira, ainda muita água vai correr debaixo da ponte até às eleições, mas o único que vejo capaz de apresentar uma alternativa credível é o Noronha. Pena que além do prestígio profissional quem tem, não tenha ainda mostrado algo que motive e que mude definitivamente o chip da massa associativa. Porque a continuar no registo atual, Vieira ganhará sem dificuldades. Para o bem e para o mal.
Dr. Foca 82p · há 237 semanas
Também todo o tratado sobre a suposta falta de reforços me deixa um bocado espantado! Quanto jogadores do PAOK cabem no plantel do Benfica?
Esta conversa só serve para ilibar o principal responsável pela derrota que é o mestre da táctica.
Devo porém dizer que também ando com dúvidas sobre o meu voto, mas por outros motivos.
A entrega da Taça de Portugal de mão beijada ao fc fruta, apenas para garantir que não se punha em causa a contratação do mestre está-me atravessada.
Como escreveu aqui um leitor ontem: A pergunta que fica e que ninguém responde é: qual o motivo de jj não ter vindo antes de acabar a época passada?
Vitor Ramalho · há 237 semanas
No entanto, como foi bem referido na crônica do Pedro Simões e na maioria dos comentários: o LFV não tem gerido o Benfica da melhor forma, logo a porta de saída é inevitável.
Para além de toda a problemática desportiva, temos outro problema grave: a política de comunicação.
Há para mim 2 aspectos graves:
- a fanfarronice, que em chamo também de Bazófia (curiosamente esta palavra tem o mesmo número de letras e começa e acaba como o nome Benfica);
- e as notícias sobre o LFV (dívidas à Banca, problemas com a Justiça,...).
Com o LFV a presidente e o JJ a treinador é só bazófia.
E alguns jogadores também têm contribuído nas redes sociais.
O resgate do JJ no Brasil é de um ridículo. Parecia que o homem estava sequestrado ou que tinham ido buscar o messias (o homem chama-se Jesus, mas não exagerem).
E o enredo Cavani?
A CS sempre a malhar e o Benfica não reage!
Resta-nos a relativa boa saúde financeira.
Mas atenção: o nível da dívida ainda é elevado, as receitas instáveis, a crise está à porta, e o investimento em jogadores foi considerável.
Logo, muito cuidado em quem votar.
Eu não voto em promessas no ar, como um Benfica campeão europeu.
Voto em projetos realistas sobre a base de bons diagnósticos, e de perspectivas realizáveis.
Têm a palavra os senhores candidatos.