Siga-nos no Facebook

sábado, 7 de setembro de 2019

Oposição a Vieira: guia sobre como fazer

Estamos habituados a que no Benfica das redes sociais exista algo que pode ser denominado de "a indignação exigente do dia"...
 
Uma das indignações da semana posterior ao clássico com o porto foi acerca de umas t-shirts que eram dirigidas a uma publico alvo constituído por benfiquistas a morar no Porto e arredores… Indignação a duplicar… indignação benfiquista e do politicamente correto devido às expressões na ´referida t-shirt!
 
 
Por mim até acho a ideia interessante… acho que se poderia fazer algo do mesmo estilo em versão "Portugal é lisboa e o resto é paisagem" dedicada à paisagem e uma versão mundial…
 
Serve esta introdução para enquadrar o texto… estas indignações são o curto oxigénio que alimenta o fogo da oposição a Vieira! (sim… hoje é sobre LFV... falem à vontade). Ora… Os benfiquistas não vão nestas cantigas e se há algo que é pedido à oposição é que crie uma alternativa séria e, fundamentalmente, a sério!
 
Vou então deixar umas dicas à quem se quer constituir uma alternativa a LFV.
 
O que fazer
 
Festejem as vitórias do Benfica!
Assumam o principio que LFV ganhará as próximas eleições! Desde as últimas eleições até ás próximas… o Benfica será campeão nacional, no mínimo 2 vezes e terá lucro nos 4 anos… consolidou-se como o líder desportivo em Portugal! Ninguém nega… e até as criticas partem deste pressuposto. É a melhor forma de não ter de torcer pelo insucesso do Benfica para ter hipótese de liderar o Benfica! 
 
Elogiar o que deve ser elogiado!
O Benfica hoje é um clube estável e a "herança" a transmitir por LFV será bastante melhor que a recebida! (isto não é a conversa das pedras da calçada... é apenas constar factos).
 
 
Apenas criticar aliena quem não seja fanático anti-LFV.
Quando alguém é sucessivamente reeleito com as maiorias de LFV, é porque quem vota acha o trabalho positivo! Se apesar disso, a alternativa apenas surge a criticar, criticar, criticar… quando têm motivos para realmente criticar… já estamos desgastados por tantas criticas infundadas e não levamos a sério alguma critica mais fundamentada que realmente exista. Enquanto os críticos de Vieira não perceberem que criticar, criticar, criticar só serve para haver mais apoio a Vieira! Todos já percebemos que todos temos criticas a fazer e nos revemos em algumas criticas... mas quando vemos apenas criticas damos connosco a rebater e contrapor essas criticas. Não?  
Além de não perceberem que a estratégia seguida está errada, ainda cometem o erro de pensar que estão a falhar em intensidade e não em sentido... Ou seja acham que criticam pouco e que a solução é criticar mais e exigir reações e demissões por coisas cada vez menos sem sentido... E vão afastando ainda mais pessoas não fanáticas da causa!
 
Fazer comparações justas e corretas... LFV é presidente e quem concorrer contra LFV concorre a presidente do Sport Lisboa e Benfica... não a diretor desportivo ou gestor da SAD!
 
O atual presidente pode ser criticado por muitas coisas mas sabe o que quer...sabe por onde e para onde quer ir... Bom ou mau, concorde-se ou discorde-se.
Os benfiquistas não querem que lhes digam que todos os caminhos se forem de LFV estão errados... querem saber qual a alternativa proposta.
 
Ter uma ideia CONCRETA de longo prazo mais do que chavões de "Benfica europeu" ou "espinha dorsal da seleção" (sim, LFV também tem chavões, mas também tem provas dadas)... e uma equipa com currículo para mostrar que corporize essa ideia ao longo do tempo! O tempo do senhor providencial que sabe tudo de tudo ou faz tudo sozinho já lá vai... o tempo da malta que é apenas e só muito benfiquista já lá vai… e não é depois de ser eleito ou em campanha que vai arranjar equipa…
 
Ter uma plataforma para comunicar frequentemente com os sócios é fundamental! Tal como é fundamental participar nas AG que é o local e momento estatutariamente indicado para questionar, criticar e transmitir ideias… embora se compreenda que em 2019 não se poderá estar limitado ás AG, não ir ás AG é "criminoso"! É pouco tempo? Menos populismo e mais ideias concretas… com trabalho em equipa e divisão de temas é possível!
 
Ter noção que TUDO aquilo que for criticado, servir de comparação, irá servir de patamar mínimo para uma avaliação do seu mandato! Assim, se criticar LFV por o Benfica ser campeão y vezes... terá de fazer melhor... se para comparação com LFV escolher o Benfica da década de 60... é com esse Benfica que será comparado...
 
Comprar uma parte significativa da SAD... "put your money where your mouth is"! Assim simples!
O que não fazer
 
Claro que deve utilizar o dia-a-dia para comunicar! Não se pode é mudar de opinião por um resultado! Se na 6ª vamos golear... não somos os piores do mundo no sábado... não somos campões em agosto ao domingo... e não vamos ganhar a LC na 2ª!
 
Não fazer do Benfica capa de jornal todos os dias... outros clubes tiveram uma comunicação de marcar desesperadamente a agenda todos os dias... Novidades em cima de novidades... De revolução em revolução só surgem mais revoluções! O Benfica não é local para experimentalismos...
 
Não ser mais dragarto que os dragartos... E fazer a mesma propaganda que eles.
 
Não ser como RGS (diferente de não ser RGS!)… Podia exemplificar tudo o que RGS faz a demonstrar como não fazer… mas tinha de escrever muito e é só ir à barra lateral e procurar a tag.
 
Esquecer os ataques pessoais já antigos… Já sabemos que LFV foi isto e aquilo e tudo aquilo que quiserem. Essa estratégia não resultou em 2007/09, numa fase de insucesso desportivo… o que leva a insistir nisso em 2019? Esqueçam... ultrapassem isso. E quem diz a LFV, diz a jogadores ou dirigentes.
 
Não se desculpar de um possível falhanço com limitações estatutárias! Jaime Antunes concorreu a umas eleições... Perdeu... e todos lhe reconhecem dignidade na defesa do Benfica.
Não é "ah e tal porque tem de ter x anos ou y anos de sócio"... Não é "ah e tal não tenho tempo para falar"... Não é "ah e tal porque as casas têm muitos votos"... Não é "ah e tal mas o voto eletrónico"! (julgo que dá para perceber). Os estatutos do Benfica não são problema... e muito menos podem ser problema para quem quer ser solução! Ponto!
 
Finalmente... Não atribuir a Lfv o poder de manipular o mundo. Sim... aqueles argumentos de que LFV manipula a CS, LFV controla a oposição, os rivais só ganham porque LFV deixa... Porque se há um "gajo" que controla o mundo... Eu quero esse "gajo" no Benfica.
 
Agora... fogo à vontade...

E-goi