Tinha referido na antevisão que seria sempre um jogo complicado porque me parece que o Gil Vicente tem uma equipa de qualidade. Verificou-se. Tinha também dito num dos comentários na publicação da antevisão que o Benfica geralmente tem sempre uma oportunidade flagrante de golo no início do jogo ou da segunda parte. Verificou-se. De facto quando o Benfica consegue marcar nessas alturas os jogos tornam-se mais fáceis e é isso que tem sido característica deste Benfica de Lage.
1ª Parte
Começámos o jogo e nos primeiros 10 minutos tivemos duas oportunidades flagrantes de golo, uma após um canto do Pizzi que o Ferro falha a baliza num cabeceamento muito forte ao segundo poste e poucos minutos depois numa bola recuperada que culmina numa falta sobre o Pizzi na área e consequente penálti. Que o Pizzi, surpreendentemente não converte. Duas oportunidades claras sem golo e o jogo começa a ser aquilo que muitos esperavam e que eu não imaginava. Pensei que o Gil de Vítor Oliveira fosse uma equipa de maior posse e com mais agressividade, nada disso. Uma equipa muito passiva, com onze jogadores atrás da linha da bola com um bloco tremendamente baixo (35-40 metros) e com uma ou outra saída rápida principalmente pelo Kraev. Um Gil a tentar travar o ritmo de jogo com inúmeras paragens para "assistências" que depois não se verificavam, pontapés de baliza demorados, lançamentos retardados, basicamente tudo o que podiam para travar o ritmo de jogo eles faziam. Ao contrário de muitos benfiquistas eu nunca considero que é um mau jogo se a equipa consegue espaços, mesmo não criando oportunidades flagrantes, ainda para mais a jogar com este tipo de equipa. A verdade é que mesmo assim acabamos por ter mais duas oportunidades claras de golo, primeiro com um centro do Rafa que isola Pizzi ao segundo poste e que só uma grande intervenção do Denis e um azar do RDT na recarga não inaugura o marcador e depois o lance do primeiro golo. Tremenda abertura do Taarabt, grande desmarcação do cepo do André Almeida (para quem só hoje me leu, é ironia) e mais uma assistência para ele. Os jogadores adversários estão focados em não deixar marcar os avançados do Benfica e para não os deixarem preferem marcar eles mesmos.
1-0 ao intervalo.
Para mim um jogo aceitável. Normal da equipa que com Bruno Lage me parece sempre que a qualquer momento pode marcar.
2ª Parte
Lembram-se quando referi que temos sempre uma oportunidade nos primeiros minutos? Bem a segunda parte começa com uma alteração nos cantos. Grimaldo marca o canto à direita e Pizzi aparece ao segundo poste para fuzilar o guarda-redes e dar o 2-0. Curiosa alteração, o Gil deixa o Pizzi completamente sozinho, quiçá sem saber que tinha de marcar visto ser Pizzi o marcador de cantos do Benfica e golo.
O jogo a partir daí acabou. Jogo controlado com bola, o Benfica teve mais duas ou três situações de golo assim como o Gil com duas bolas do Kraev, uma para fora outra resolvida pelo Odysseas. Soubemos mandar no jogo e manter a bola controlada, foram bons 30 minutos finais para uma equipa que na terça-feira terá um jogo importantíssimo contra uma equipa alemã que acaba de empatar com o Bayern de Munique. Uma equipa que jogou também com 3 centrais, assim como o Gil, ou Belenenses, ou Sporting... Começa-se a ver cada vez mais isso. Que na prática significa muitas vezes jogar com uma linha de 5 quando não têm bola e saída a 3 quando têm. Veremos como jogam na terça na Luz.
Análise aos Jogadores (Nota 0 - 10)
Vlachodimos (6) - Jogo tranquilo. Teve uma excelente saída a uma desmarcação do Kraev que evita o golo e pouco mais. Jogo com muito pouco trabalho.
André Almeida (7) - É um tremendo jogador. Há muito que sou fã dele e cada vez me parece daqueles que só um cego não vê o que dá à equipa. Bom a defender, certinho a atacar, lateral com mais assistências do campeonato passado e para lá caminha este ano. Foi dele a assistência para o primeiro.
Rúben Dias (6) - Nenhum dos centrais teve muito trabalho. Cumpriu sem grandes sobressaltos.
Ferro (6) - Assim como o Rúben, não teve trabalho e cumpriu quando foi chamado. Quando Kraev caía nas costas era complicado mas não comprometeu. Ao fim de 900 minutos lá fez uma falta.
Grimaldo (7) - Sempre incisivo, sempre pronto para sair no 1 contra 1. Teve várias iniciativas no flanco que mostraram qualidade. Foi dele o centro teleguiado para o golo do Pizzi no inicio da segunda parte.
Fejsa (6) - Vários meses sem competição dão para justificar alguma falta de pressão ou intensidade quando tem a bola mas em tudo o resto é o Fejsa do costume. Posicionamento defensivo, capacidade de recuperação, pressão alta, dobrar os laterais....Cumpriu tudo aquilo que lhe foi pedido a nível defensivo.
Taarabt (7) - Mais um excelente jogo do marroquino, cada vez mais entrosado com a equipa e a perceber as movimentações do Pizzi, Rafa, Grimaldo e André. Passe soberbo para o André no primeiro golo. Pura classe.
Rafa (6) - Jogo normal. Nada condizente com a qualidade que o Rafa tem demonstrado. Teve menos capacidade de explosão, provavelmente devido ao pouco espaço que o Gil deu. Nunca comprometeu e quase fazia uma assistência primorosa para o Pizzi no primeiro tempo.
Pizzi (8) - Sou parcial. Assim como André Almeida. Acho Pizzi cada vez mais decisivo no jogo do Benfica. É uma máquina. Faz tudo! Foi dele a autoria de grande parte, senão todas, das grandes oportunidades do Benfica. Canto para a cabeçada do Ferro, foi ele que sacou o penálti nos primeiros minutos (infelizmente foi ele que falhou e acho que o RDT lhe pediu para marcar), foi dele mais uma grande oportunidade ainda na primeira parte, é dele o segundo golo... Faz tudo o que a equipa precisa para vencer. Que continuem a dizer que o BF vale 70 milhões e deixem o Luís Miguel quieto no Benfica.
Seferovic (5) - Continua trapalhão. Continua a ser o mesmo Seferovic que era a época passada. Trabalhador e esforçado. Não fez um jogo brilhante. Desta feita nem foram muitos os golos que falhou.
RDT (5) - O desespero impera. Vê-se claramente. No primeiro golo vê-se a frustração do espanhol quando mais uma vez lhe tiram o golo. Pediu ao Pizzi para marcar o penálti mas claramente o Pizzi não deixou. Cada vez mais me dá a sensação que não joga como segundo avançado, tirando o jogo com o Sporting, e joga ao lado do Seferovic. Precisa rapidamente de marcar para ganhar confiança. Continuo a dizer, é craque.
Caio Lucas (4) - Não jogou muitos minutos mas não deixou de ter movimentações interessantes. Bons apontamentos mas que não mudaram muito o rumo dos acontecimentos.
Jota (4) - Assim como o Caio Lucas, não teve muito tempo para mostrar serviço, embora continue a ser uma aposta firme do treinador. Também teve algumas boas movimentações e arranques, é claro o talento que tem, precisa de trabalhar mais nos aspectos mais tácticos do jogo para ser um grande segundo avançado.
Apontamentos Finais
Um jogo sem grande história em que o Benfica vence com naturalidade, face à superioridade da sua equipa. E que bom que são estes jogos. Uma "normalidade" dos últimos anos. Não foi uma grande exibição, foi um quanto baste num jogo antes de um desafio importante a meio da semana. Poucos jogadores se destacaram ou merecem grande destaque, Pizzi, André Almeida, Taarabt ou Grimaldo para mim os únicos que estiveram ao seu nível.
Melhor em campo: Pizzi. Mais um golo. Várias boas movimentações e oportunidades. Continua a calar os benfiquistas a sério ou de gema.
Já agora, destaque para uma boa arbitragem num jogo que nada teve de difícil decisão. Quando jogadores e árbitros ajudam, é tudo muito mais simples.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Paulo Duarte · há 289 semanas
Em relação a Fejsa,
há muito que tenho esta opinião, imperial no processo defensivo, mas com bola é um handicap para a equipa e é uma das nossas ancoras em relação a voos mais altos
Nuno_Martins 105p · há 289 semanas
Estas equipas podem sempre fazer do jogo um jogo difícil... Depois das seleções e antes da LC... Nestes jogos, mais do que nos jogos grandes perdem-se campeonatos! 2pts aqui 2pts ali... É a diferença para chegar a março sem possibilidade de fazer 80 e muitos pontos... Que é o necessário para ser campeão.
Só um aparte relativamente aos avançados. Claro que era melhor se estivessem a marcar... E claro que seferovic foi feito jogador por JF... E tudo o mais. Mas tem que se perceber que mesmo não marcando eles contribuem para os golos da equipa... Da mesma forma que o passe do taarabt para o AA não conta como golo do taarabt.. também os Av têm mérito nos autogolos dos adversários e nos golos da equipa.
Rodolfo Dias 80p · há 289 semanas
O problema é que vamos ter muitos outros jogos nestas condições. Mas se estiveram na poupança para o jogo de terça, espero agora uma boa exibição contra o Leipzig.
Lage dois conselhos, deixa a família de fora nas conferências pois faz-nos lembrar um que também era bom chefe de família e todos sabemos como acabou. E mexe naquela dupla de ataque senão um dia destes acontece o que todos não queremos.
Dr. Foca 82p · há 289 semanas
É assim que se ganham campeonatos!
Dupla de ataque não me preocupa! Vai ser a história do ketchup!
Venha o leipzig!
Nota: a caça ao Lage está a aumentar de nível!!!!
G G 84p · há 289 semanas
Foi um jogo mais ou menos dentro do que tinha pensado, com o Vitor Oliveira a encaixar a sua equipa no adversário tentando contrariar todos os pontos fortes.
Jogamos o suficiente para ganhar e a vitória acho que nunca esteve em causa, apenas talvez o retardar do golo, ainda assim, o Gil teve oportunidades para pelo menos fazer o golito... e isso a mim não me agrada nada.
A conferência final do Lage resumiu bem as debilidades que temos tido, como a procura desenfreada da baliza e a pouca paciência a elaborar e pautar o jogo... não acho é que seja uma debilidade deste jogo em particular, mas sim geral. Fico sempre com a sensação que só sabemos jogar desta forma e não conseguimos colocar gelo no jogo nem ritmos diferentes, além disso ainda sinto ausência de um plano B quando necessário.
Gostei muito da entrada do Jota e certamente que o Lage também, mas continua a tardar a renovação. 30M€ com uma boa exibição numa champions são fáceis de bater.
Taarabt para mim de longe o melhor em campo. A mostrar o porquê de ter sido contratado com o aval do Rui Costa, que é sempre atacado quando as coisas não correm bem, pelos tais que o veem como futuro presidente.
ckf · há 289 semanas
Edu68 · há 289 semanas
Penso que Pizzi não ganhou o troféu de homem do jogo, por ter falhado o pênalti mas acho que Tarrabt também o mereceu.
Oliveira · há 289 semanas
Chakraindigo · há 289 semanas
2-Fejsa é muito bom no processo defensivo, a diminuição de espaços, a temporização, a definição do tempo defensivo, a inteliugencia na antecipação e a falta quando estritamente necessári.
Dois problemas- a idade não é a mesma quando iniciou a sua caminhada para o Tetra, e a nivel ofensivo pouco mais apresenta do que a lateralização do jogo.
3-Boas combinações no ataque, com um Taarabt fora do comum, sempre boas decisões, acelera o jogo com a verticalidade do passe, temporiza para organizar. Assim, é Taarabt e mais dez (vá lá, Taarabt, Pizzi mais nove)
4-Pizzi, mais conhecido por Pizzi, o Sombras, se tivesse a nivel defensivo o que tem no ataque valia mais de 100M, o Hazard seria conhecido por uma "espécie" de Pizzi. Superlativo, mas a defender não contemos com ele.
Seferovic - já o insultei tantas vezes entre dentes que não sei o que hei-de fazer, se continuar a admirar a sua consistencia competitiva e mentalidade e esforço, se me fartar da sua inépcia com bola.
De Tomas- anda ansioso, recomendo que esqueça quem veio substituir e se limite a fazer o que sabe, que deve ser muito, mas demonstrou ainda pouco. Muita luta, bons pés, mas tem faltado aquele danoninho para desemperrar.
Almeida - Afinal é Taarabt, Pizzi, Almeida e mais 8
Odysseas - Afinal é Taarabt, Pizzi, Almeida e Odysseas e mais 7, ahahahahahaa
Ferro- é um faltoso, fez mais faltas neste jogo que nos ultimos 10.
Ruben - o normal, quando souber comandar melhor a defesa será um Mozer, mas mais caceteiro, ehehehehe
Com o Leipzig, uma equipa que é competente em todos os momentos do jogo, vamos ver a resposta que damos.
Ponto de inico - 15 minutos à Benfica, por isso , Todos à Luz!!!
Viva o Benfica.
B. Salvador · há 289 semanas
[...] JotaPê15 setembro, 2019 13:53
A Champions é para o porto, que calha sempre em grupos acessíveis por causa das bolas quentes/frias.
Ao Benfica interessa é ganhar tudo aqui dentro e ter hegemonia. E que vieira se perpetue para que nenhum vale e Azevedo feche as portas ao clube. E para que se tenha sempre dinheiro para pagar aos fornecedores. Aliás, é ir aproveitando porque quando vieira sair (no caixão ou na carrinha celular) é previsível que o clube acabe.[...]
NOVO GERAÇÃO... BENFICA ?!? Ontem torceram pelo Gil Vicente. Na terça-feira vão torcer contra o Benfica e o tal de JotaPê terá o pessoal do NGB a publicar coisas quem nem o anti, mais anti escreveria sobre o Benfica!
Pedro Simões 51p · há 289 semanas
Continuo a achar que este sistema não é o melhor, tanto para RDT como para Sefer...
Acho que temos um 8 ao nível de Gabriel... Mas isso será texto para um post... :D
Nhaga da Costa · há 289 semanas
Hoje foi a mesma coisa. Um penalty que não existiu, a bola não tocou no braço do jogador que estava no chão, foi bem visível nas repetições, mas mesmo que tocasse nunca era penalty.
O VAR era o Vasco Santos, um ex-árbitro conhecido por ser corrupto a quem prolongaram a carreira e enviaram para o VAR para continuar a fazer os serviços aos patrões. O ano passado lembro-me de um jogo igual.
Ao Xistra fizeram o mesmo e quem foi o árbitro do jogo de Guimarães? Pois...
Por fim, o árbitro Rui Costa, um andrade conhecido por ser irmão do vice presidente do CA, Paulo Costa, prolongou o jogo 3,5 minutos para lá dos 5 minutos de compensação, até o Porto marcar. Também não é a 1ª vez que vemos isto acontecer.
Isto tem de acabar. Os benfiquistas têm de denunciar isto em todo o lado.
chico · há 289 semanas
O futebol português
parece querer voltar aos tempos
em que os campeonatos eram "comprados em supermercados",
palavras de um reputado treinador estrangeiro.
Confesso que os árbitros contribuíram para este logro
através de um VAR obsoleto,
o manual de maus conselhos que ignora lances decisivos
e altera a verdade desportiva.
Admito que existe três grandes eucaliptos
que secam o futebol em Portugal
mas um tem raízes mais compridas do que os outros.
Jogos que se prolongam depois da hora regulamentar
à espera do golo ou do penalty decisivo
e expulsões ao primeiro minuto de jogo
é o recente exemplo dessa intrujice
OS LADRÕES CORRUPTOS DOS ÁRBITROS TÊM QUE COMEÇAR A SER CASTIGADOS. OU ENTÃO VAMOS PARA A PORTA DESSA MERDA DA FEDERAÇÃO E RESOLVE SE O PROBLEMA.
VASCO SANTOS QUANDO É QUE ESTE ÁRBITRO É INVESTIGADO, NÃO ESQUEÇAM O JOGO COM O ESTORIL, ATÉ FESTEJOU O GOLO DO PORTO, GOLO FORA DE JOGO QUE ELE NÃO ASSSINALOU.