Siga-nos no Facebook

domingo, 29 de setembro de 2019

Benfica 1 x 0 V. Setúbal - Rescaldo



Não contem comigo para rescaldos do tipo "exibição miserável", "cambada de coxos", "treinador a tornar-se num Rui Vitória", etc.
Contava com um jogo fácil. Disse-o na antevisão. Contava com uma partida tranquila e sem sobressaltos. Não o foi. Foi uma exibição pobre, duma equipa que cada vez mais me parece apresentar tremendas dificuldades em lateralizar o jogo. Está na hora do Taarabt voltar ao seu estatuto de bom suplente e deixar de afunilar o jogo. Como referi numa publicação ou comentário, muitas vezes o pessoal esquece-se que estamos a jogar com o nosso meio-campo suplente e começa a notar-se que a equipa perde soluções quando isso acontece.

1ª Parte

Jogo de sentido único, sem um remate ou jogada de perigo por parte do Setúbal, mas a verdade é que o Benfica não conseguiu desequilibrar. Gedson como segundo avançado nada trouxe de novo, muito pelo contrário, acho que RDT dá mais à equipa que isto. Jogar com Gedson, Rafa, Taarabt e Pizzi é afunilar o jogo por completo e não dá largura nenhuma à equipa. Contra equipas que jogam com o bloco baixo é só ajudar. Começa a ser altura do Lage perceber isso e dar indicações para que a equipa jogue mais junto à linha fazendo com que os jogadores adversários se espalhem mais e criem mais espaços no meio. Foi uma primeira parte mais que morna com uma ou outra jogada de perigo.
Destaque para uma jogada em que Gedson aparece perto de finalizar num contra ataque 2x3 que podia ter dado golo ou um remate de Pizzi ao segundo poste com uma excelente defesa do guarda redes do Setúbal.
O final da primeira parte fica marcado aos 43 minutos com uma falta durinha de Hachadi sobre Pizzi que Tiago Martins nem marca falta mas que se calhar, até o amarelo não seria mal mostrado. Era o segundo.

2ª Parte

A segunda parte começa mal e o Benfica em duas ocasiões deixa que o Setúbal chegue com relativo perigo à área. Foi a única coisa que o Setúbal fez em todo o jogo. Algo que foi diferente e interessante foi o facto do Bruno Lage ter feito alterações bem mais cedo que o que tem sido hábito. O Benfica melhorou e foi com alguma justiça que chegou à vantagem. Vinicius mostra claramente que é reforço e com muitos poucos minutos de jogo já facturou alguns golos. Para mim tanto Vinicius como RDT são craques e só precisam de tempo para mostrar todo o seu potencial. O jogo fica marcado ainda pela expulsão de Taarabt que condiciona os últimos 10 minutos de jogo mais descontos. Benfica sem médio defensivo, com menos 1 e com Rafa visivelmente debilitado e sem substituições para fazer acabou por dar alguma emoção à parte final do jogo sem que o Setúbal tenha criado perigo, mostrando que pelo menos defensivamente soubemos estar bem.


Análise aos Jogadores (Nota 0 - 10)

Vlachodimos (6) - Jogo tranquilo. Sem qualquer intervenção digna de registo. Acabou amarelado sem fazer nada por isso.

André Almeida (7) - O melhor da zona defensiva pela projecção atacante. O único que deu alguma profundidade e alguns cruzamentos.

Rúben Dias (6) - Sem nada para fazer durante 90 minutos. Daqueles jogos que viu o jogo passar sem grandes sobressaltos.

Ferro (6) - Assim como o seu companheiro de defesa quase nenhum apontamento. Tentou muitas vezes sair a jogar mas quase sempre afunilando o jogo.

Grimaldo (6) - Não mostrou a acutilância que costuma ter e que o Benfica bem precisa. Precisamos das suas subidas, precisamos das suas arrancadas para fazer a diferença. Não houve nada disso.

Fejsa (6) - Cumpriu defensivamente o que lhe é pedido. Excelente na recuperação e nas dobras aos seus colegas. Não lhe peçam para sair a jogar que não é sua característica.

Taarabt (5) - Tem tido uma excelente atitude. Mostra raça e querer, mas está na hora de sentar no banco. Precisamos de novo de um meio campo que espalhe o jogo pelo campo, que ocupe melhor os espaços defensivos e que abra mais o jogo. As suas características fazem do jogo do Benfica algo previsível e fácil de defender, povoando a zona central do terreno. Acabou expulso sem fazer nada por isso.

Rafa (7) - Foi dele os desequilíbrios. Foi dele o lance do golo. Não tendo feito um grande jogo, foi dos poucos que teve ao nível. 

Pizzi (5) - Está fora dela. Desde que o Tino e o Gabriel saíram que o Pizzi sofreu com isso. Não esteve bem e foi bem substituído. Espero um jogo no banco com o Zenit.

Gedson (5) - Fora da sua posição não teve influência no jogo. Muitas vezes parecia que estávamos a jogar com menos um. Não é sua culpa mas precisamos de mais naquela zona do terreno. Não fez esquecer o RDT e isso é mau visto que o espanhol não tem feito muito.

Seferovic (5) - Primeiro a defender e pouco mais. Esforçado e pouco mais. Não deu muito à equipa tirando isso. Não é jogador para ser titular do Benfica. Nunca o foi. Agradeço e muito a grande época do ano passado mas com uma equipa a jogar como o Benfica estava, era fácil ser-se avançado. O João Félix ajudava muito.

Gabriel (6) - Melhor que Taarabt, mostra que tem de ser titular. Precisamos do melhor Gabriel para ter o melhor Benfica de Lage. Com ele o Benfica foi mais forte e a vitória muito se deve à sua entrada.

Vinicius (7) - Não é a primeira vez que entra e marca. Mostra ser um finalizador e mostra não precisar de 10 oportunidades para marcar. Foi decisivo e no meio de uma fraca produção ofensiva da equipa merece o destaque de homem do jogo.

Tomás Tavares (5) - Claramente gestão de esforço de André Almeida, esteve seguro e não comprometeu. Já nos está a habituar ao facto de termos suplente à altura.

Apontamentos Finais

Não foi um bom jogo. Nem perto. A equipa mostra-se com falta de confiança e acho que Bruno Lage precisa de rever a ideia de Rafa, Taarabt, Pizzi e Gedson na equipa ao mesmo tempo. Não temos ninguém que jogue na ala. Precisamos de um Cervi ou de um Zivkovic a querer. Ou então de um Jota mais encostado ao lado como por exemplo no jogo do Moreirense. Valeram os três pontos e na pior das hipóteses acabar a jornada com os mesmos pontos do Porto, a 1 do Famalicão.

Por fim, destaque para a arbitragem. Mas uma vez digo, não faço juízos de valor. Para mim há um penálti sobre o Rafa no inicio da segunda parte, há um vermelho directo para mostrar numa entrada assassina sobre o Rafa que o lesionou, há um vermelho absurdo ao Taarabt, vê-se nas imagens que a entrada é tudo menos o que parece à primeira vista, aquele amarelo ao Odysseas parece ser a gozar depois das inúmeras perdas de tempo do Setúbal até ao golo e no final dá quase 6 minutos de desconto quando ainda no fim de semana passado em Moreira de Cónegos deram 3 minutos num jogo com muito mais paragens. Uma daquelas arbitragens em que o árbitro não ajuda em nada o espectáculo e que só irrita os jogadores.


Comentários (16)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Foi o pior jogo para o campeonato desde que BL chegou!
Apesar disso o adversário não fez um remate á baliza e o Benfica teve 4/5 oportunidades... Isto apesar de um árbitro que esteve muito bem na sua missão!

A defesa teve um jogo normal... Sólido sem permitir oportunidades ao adversário. Grimaldo na 2a parte jogou como extremo...
No meio campo nota-s imenso a falta de FL! Se BL diz que Gabriel permite dar passos em frente... Muito mais FL o faz comparativamente a fejsa! E se Taarabt não tem feito jogos tão bons ultimamente á presença de Fejsa se deve... Pois é o único que tem velocidade mental para ir pressionar logo que perdemos a bola e é o único que cria uma ameaça com bola ao adversário (que sabe que se deixar fejsa com bola não existe perigo).
Rafa fez um jogo normal nele... Sempre com arrancadas perigosas.
Gedson... Não dá para jogar ali contra equipas tugas... Não tem qualidade técnica para jogar em espaço tão curto. Na LC como 2av/3o médio com espaço para correr e aparecer... Pode dar... No tugão? Não.
Pizzi... Sem jogares para combinar... Não joga. Fejsa como médio centro do seu lado, Gedson por dentro, seferovic a frente... O melhor de todos que o rodeiam acaba por ser AA!
Seferovic... Ainda duvidam do que escrevi na semana passada sobre o golo? Um golo de Seferovic é 99% mérito de quem passa!
Gabriel mostrou que pode perfeitamente jogar com Taarabt. Interessante que jogaram com o pé trocado... São 2 jogadores fortes na pressão e com capacidade para mesmo que sejam batidos conseguir recuperar defensivamente! 2 box to box no verdadeiros sentido em que ocupam todo o espaço entre as duas áreas e tem capacidade para o fazer.
Vinícius... Como disse logo que foi contratado... Vai ser bonito chegar a maio e lembrar o que foi escrito! Para mim BL vai caminhar (e estava a preparar para depois das seleções) uma dupla RDT + Vinícius... BL gosta de um pl de pé esquerdo para as diagonais no corredor esquerdo... Vinícius será esse jogador e será o avançado que joga em apoio...

Dito isto... Precisamos de ir buscar pontos á Rússia. Vencer ou empatar! E depois.. 1 mês á seca.
7 respostas · activo há 287 semanas
Não concordo nada com essa ideia de que Taarabt pode jogar com Gabriel. Isso só existe como recurso e quando tens por exemplo um Gedson por lá também.
Alguém me consegue explicar como é que a equipa se organiza com Rafa, Gedson, Gabriel, Taarabt, Seferovic e Vinicius? Podem tentar dar explicações do que seja, isto não resulta. Basta ver quantas vezes o avançado do Setubal teve espaço entre linhas por não termos médio defensivo. É quase o mesmo que meteres RDT, Seferovic, Vinicius e Jota no jogo ao mesmo tempo, marcares um golo e depois dizermos que funciona.
Joga quem jogar nas outras posições... Como médios jogam os 2. Para já temos 2 partes a jogar com eles... Tranquilo.
O PL deles teve jogo quando estávamos com 10... Sem Taarabt! Que defende muito mais e melhor do que Gedson.
Também discordo da dupla Taarabt-Gabriel. Um é 8 e outro é terceiro médio que pode fazer fazer de médio.
Os dois a jogar em conjunto e lado a lado tornam o meio campo demasiado vulnerável. Só nos primeiros 10 minutos da segunda parte, o Setúbal criou mais perigo que em toda a primeira.
Não quero com isto dizer que não possam jogar juntos, mas para mim será sempre num caso excepcional (ex virar o resultado de um jogo) e não de forma "permanente".

Também não gostei de Gedson, nem neste jogo nem no jogo anterior e não me parece que justifique ser aposta para avançado.

Admito que este jogo me irritou demasiado, estamos a cair constantemente no mesmo tipo de jogo, sem capacidade de corrigir ou mudar/alternar ideias conforme o jogo não "vai entrando".

O nosso jogo interior continua a ser bloqueado pelos nossos adversários, daí as nossas dificuldades em criar perigo. Com a dificuldade dos nossos laterais de dar largura à equipa e o afunilar de jogo constante, facilita quem defende. Temos que jogar com os nosso alas abertos contra equipas de bloco baixo, de modo a desposicionar e criar espaços. Isto não tem que ser regra durante o jogo todo (alas abertos), mas se o fizermos em certos momentos de jogo tornamo-nos mais imprevisíveis e trocamos as voltas ao adversário que nunca sabe bem o que esperar.
Finalmente até o GG já está a concordar comigo e a ficar com os cabelos em pé (se não for careca) com as exibições miseráveis dos últimos jogos. Lentamente ao nossas opiniões vão confluindo, por muito que ele não me suporte.
Mas este jogo valeu pelos 3 pontos antes de uma pausa prolongada, era importantíssimo para a moral das tropas. Estou esperançado que voltaremos mais fortes e com um sentido de jogo muito mais objectivo e parecido com aquilo que Lage nos brindou na época passada. Vamos ter fé.
Não percebi essa do "até o GG"...
Tens visto opiniões diferentes da minha parte nos últimos jogos? Não consigo é dizer mal de tudo quando as coisas estão a correr "menos bem". Não consigo dizer mal dos mendilhões e depois não ter uma palavra para os 17M€ e preferir focar nos 20 do RDT como se fosse um adversário.

Também tenho esperança de que após esta paragem para o campeonato as coisas se recomponham, no entanto vem a Champions e há que ganhar já este jogo e calar os críticos habituais.
"Até o GG" só quer dizer que estamos sempre em divergência, eu "abro a boca" e sempre que comentas é para me contrariar, mas desta vez não.
Quanto ao jogo da Champions não tenhas essa fé, vai ser mais um jogo para rodar a equipa, tipo jogo de treino de pré época.
Não percebo esta das exibições miseráveis, como se estivéssemos nos anos 80 e houvesse uma diferença abissal entre um jogador mediano e um jogador fora de série. A diferença é cada vez menor e por alguma razão jogadores excepcionais custam 126M ou 200M como o Neymar.

É consenso generalizado que treinar a defesa é mais rápido e mais fácil que o ataque, aliás, neste momento temos treinadores especializados no processo ofensivo e outros no processo defensivo, segundo, olhar para uma equipa e neutralizar o processo ofensivo não requer nenhum mestre da táctica, meter a equipa organizada atrás da linha da bola e esperar pelo contra ataque não é dificil, especialmente a jogar contra uma equipa que joga maioritariamente em processo ofensivo, isto até o Silas faz.

Depois este ano não temos nenhum jogador diferenciado como eram João Félix e Jonas, e quando no início de época tinhamos o ataque mais concretizador e Sef e RDT a abrir espaços para os médios facturarem, a CS e antis não descansaram enquanto não mandaram para baixo RDT e Sef, Seferovic como já tem anos neste futebol miserável respondeu aos críticos à letra.

Bruno Lage, apesar das loas que lhe foram feitas ainda não mostrou ter mais argumentos que RV, e este é o ano onde vai à pedra e tem que mostrar serviço, porque como disse anteriormente, não há Felix nem Jonas, desejo-lhe a maior sorte do mundo e vitórias.
Parece que o “normal” das goleadas e jogos de grande nível, passou a “normal “ em resultados arrancados a ferros e exibições pobres. Para além das lesões, o que obrigou a adaptações de jogadores a zonas ou posições pouco habituais, acho que Lage deu bastantes aulas de futebol aos adversários nas suas CI, explicou demais as rotinas defensivas e ofensivas do Benfica e o que pedia a cada jogador em termos de posicionamento. Talvez com este interregno no campeonato, lhe permita rever o manual do curso e reinventar, quem sabe, um antídoto para o seu próprio veneno. No entanto, nada de pânico! Apesar de tudo, apenas estamos a um ponto do primeiro lugar e na próxima jornada o Famalicão vai ao dragon, pra ficarmos mais folgados dos andrades.
4 respostas · activo há 287 semanas
Este comentário só fazia sentido em 1960 antes de se filmarem todos os jogos e antes dos treinadores serem profissionais, o facto dos treinadores nas CI tratarem de futebol como se fosse uma arte mágica não invalida que todos os treinadores hoje saibam como joga o adversário, e mesmo antes do vídeo enviavam-se olheiros aos jogos adversários.

Falar de futebol nas CI educa os adeptos e não os treinadores e demostra que a maior parte dos reporteres não faz puto ideia do que estão a relatar.
Acredita mesmo no que escreveu?
Falar de futebol em geral é uma coisa; falar da tática, dos posicionamentos da sua equipa, do que é dito aos jogadores, etc... isso é dar armas aos adversários.
Não se vê outro treinador dar tantos detalhes da sua equipa como Lage. E atenção, eu sou fan de Lage. Ele teve a capacidade de devolver o brio, a vontade, o querer, o bom futebol, os golos, o espetáculo, o 37... ao Benfica.
Claro que quem é treinador sabe como a outra equipa pode, eventualmente, jogar. É o seu papel. Mas não “ajudá-los” no planeamento desse antídoto para a forma de jogar do Benfica.
Educa adeptos e repórteres? Você está a falar de Portugal? Adeptos educados como os do porto por exemplo? Repórteres como os da CMTV, Sport TV ou Eleven ou comentadores dos painéis dos programas desportivos? Quando até entre Benfiquistas se vê essa falta de educação cívica, desportiva e emocional, receio que se transforme num sermão no deserto.
É bonito tentar mudar o futebol português mas... seria preciso que as pessoas quisessem realmente essa mudança. Assistiu ao novo roubo a que fomos vítimas no jogo de ontem? Pênalti, expulsão e amarelos estranhos e provocatórios?
Caro amigo, nos anos 60 não havia nada disto.
Lage ainda não mostrou ter mais argumentos que RV, e este ano sem Félix vamos ver. Tem a seu favor o maior ataque concertado ao Benfica já estar no fim, pelo menos em questões judiciais, porque extra 4 linhas ainda vemos o que vemos e os rivais directos estarem ligados ás máquinas a soro (VAR), o SCP então nem à liga europa deve ir. O que vai acabar por ser prejudicial ao glorioso na Champions (queda da competitividade interna)

Lage não dá armas aos adversários, pensar isso é não ter ideia de como funciona um clube de futebol profissional
https://www.youtube.com/watch?v=SajyDfR-rUY

Klopp aqui está a dar armas ao adversário? Ele meteu-se foi por um caminho que é giro em Inglaterra mas aqui quando começar a perder vai-lhe cair em cima e ser triturado pela CS, mais uma vez saudades das CS de RV onde não passava dos lugares comuns que davam pouca ou nenhuma margem á CS
Eu percebo o que ambos pretendem transmitir e para mim ambos acabam por ter fundo de razão.

Gosto da forma de estar de Bruno Lage, sincera e desprendida do politicamente correcto, mas tenho visto algo que vai além do normal e de forma desnecessária.
Uma coisa é eu explicar em conferência de imprensa uma estratégia de jogo, outra coisa é explanar rotinas habituais, terrenos que os jogadores pisam, o que pretende que façam etc etc... Se a estratégia de jogo é pensada para um determinado jogo, tudo o resto já é algo que não deve ser exposto.
Hoje em dia existem departamentos internos de avaliação dos adversários que tentam detectar tudo... como movimentos padrão, bolas paradas, desenvolvimento do processo ofensivo/defensivo e transições ofensivas/defensivas. Se em conferência de imprensa semana após semana damos trunfos ao adversário é garantido que o adversário irá melhor preparado.

"Conheces teu inimigo e conheces-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas." Sun Tzu
Deste jogo só retive a grande exibição de um promissor arbitro.

Viva o Benfica.
valeu pelo resultado porque as exibicoes do slb continuam pelas ruas da amargura...a jogadores que estao em baixo de forma e parece que BL tem dificuldade de ver isso...mas para mim o melhor deste jogo foi esse gfp arbitro de mer@ nao assinala um penalty descaradissimo sobre Rafa(hoje em guimaraes e marcado um penalty contra o PF com o jogador do pacos a por as maos nas costas do jogador do guimaraes e este atira-se para o chao e o arbitro marca penalty)depois expulsa Taarabt e nao ve a entrada assassina do jogador do set.que ia dando cabo do Rafa,nem o Var se dignou mandar o arbitro visionar o lance...este Tiago Martins ja vinha com a licao estudada.e preciso estar alerta porque arbitragens destas vao aparecer amiudadas vezes ao longo da epoca.quanto ao jogo na russia,o slb tem de jogar melhor do que ultimamente,porque senao vai de vela...talvez esse jogo nos traga uma grande exibicao do slb e que nos de a alegria duma vitoria...esperemos.
Um abraco
Antonio Martins
isso do pizzi sofrer com a saída do gabriel não se pode concluir isso gabriel só fez um jogo em agosto e o pizzi esteve bem em todo esse mês, excepto o jogo com os corruptos.
já sobre o florentino isso é verdade mas julgo que mera coincidência, alia basta ver o que sucedeu o ano passado pizzi fez também um grande mês de agosto e depois esteve os dois meses seguintes muito abaixo disso.

continuo a achar que mais do que uma menor qualidade no meio campo o que se verifica é uma falta de dinâmica nos quatro da frente, com excepção do rafa, porque ponta de lança tem sido uma desgraça desde o inicio da época segundo avançado não temos desde o inicio da época e a gota final foi a menor produção que o pizzi tem tido.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi