Siga-nos no Facebook

sábado, 28 de setembro de 2019

LFV agride sócio em AG - EM ACTUALIZAÇÃO

Desde já e sem qualquer reticência CONDENAR a atitude de LFV.

O que muitos têm tentado aconteceu!



Sim... O Benfica tem um grupo de sócios que é especialista na provocação e que utiliza as AG não para falar e/ou ser esclarecido mas para poder insultar diretamente o seu ódio de estimação. 
Qual a necessidade de em outubro, com o sporting devastado e com eleições a 1 ano de ir armar confusão?

LFV farto dos insultos com que é brindado... "Apertou o pescoço a um sócio"... Segundo os jornais e diversas fontes individuais. Injustificável!

Desde já... Palavras são palavras... Violência é violência! Por muitos insultos que existam... Deveria responder com um "vocês não merecem o clube que têm"! A atitude que teve é indigna de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica!

Ainda para mais porque devia ser mais inteligente... Deveria perceber que tem a reeleição ganha e que isto é uma estratégia desesperada de um grupo de gente que já se rendeu á impossibilidade democrática de o afastar e já só tem estas opções de "guerrilha".

A única forma que a oposição imagina para tirar Vieira do Benfica é uma demissão ou um "impeachment"! E então... Já que os tribunais têm dado razão ao Benfica... "Bora lá montar uma cilada a ver se o gajo cai".

Vieira devia demitir-se? O clamor é esse! E eu concordo. Há uma linha que não se ultrapassa, independentemente das palavras ouvidas. No entanto, se tal acontecer... Já sabemos que vão surgir as desculpas que é um golpe de LFV.

Mas fica a sugestão... Se são assim tantos e têm uma opção alternativa tão melhor... Juntem assinaturas e solicitem uma AG com o ponto único de destituir a direção. Ou nem isso conseguem?

PS. Muito do que aqui está escrito pode mudar com o conhecimento mais claro do que se passou... Mudam os factos mudam as opiniões.

PS 2.

PS 3.
Link para imagens posteriores, julgo eu.
https://www.record.pt/multimedia/videos/amp/cmtv-divulga-imagens-do-momento-em-que-vieira-confronta-adeptos?__twitter_impression=true

PS 4.
Eliminado.

PS 5.
Relato dos acontecimentos

"Vamos lá pôr os pontos nos is acerca da AG de ontem. Por factos:

A AG decorreu com relativa normalidade e fluidez. À entrada, a única identificação pedida foi o cartão, que como não tem a fotografia do sócio, deu ao seu portador a capacidade de participar e de votar na Assembleia do clube. Se o Red Pass é - e bem - pessoal mas transmissível, o cartão de sócio não o deveria ser para assuntos relativos à gestão do clube.

Os trabalhos começaram com a apresentação do VP Nuno Gaioso, que durante 40 minutos resumiu, com o apoio de um PowerPoint cheio de texto e com tamanho de letra pequeno, as contas do clube. O volume do microfone era baixo e os sócios, cerca de 700 que ocupavam as cadeiras no piso do pavilhão e uma das bancadas, ouviram sem interrupções.

Aberto o primeiro período de questões, apenas 3 ou 4 sócios fizeram perguntas, mais ou menos pertinentes, que logo foram respondidas. Tudo sereno.

Seguiu-se a votação. Contas aprovadas com 78% de votos a favor.

LFV discursou pela primeira vez. Disse o expectável, já com o volume dos microfones a um nível mais aceitável. Os sócios ouviram, alguns assobiaram e outros bateram palmas. Normal.

Abriu-se o período de inscrições para debate de outros assuntos, tendo 23 sócios pedido a palavra.

As intervenções sucederam-se a bom ritmo, todos puderam dizer o que quiseram. Em comum, o tom crítico ao rumo do clube, à falta de ambição da equipa de futebol, à cada vez mais fraca experiência no Estádio e, claro, ao destino dado aos resultados financeiros do clube. O nome Jorge Mendes foi várias vezes mencionado, as comissões e eventuais interesses pessoais destacados acima dos do clube. Apesar das duras críticas, o tom sarcástico e humorado muitas vezes utilizado por alguns intervenientes acabaram por manter o ambiente entre os sócios relativamente calmo.

Para além das "críticas do costume", tantas vezes debatidas aqui no fórum e que os sócios que subiram ao palanque fizeram questão de mencionar (pedras da calçada, fábrica de jogadores para os outros, Europa como montra, subjugação a interesses de terceiros, alteração do símbolo, speaker, má comunicação do clube interna e externa) destaco ainda a intervenção de dois sócios relativamente às modalidades do clube. Um falou da bilhetica e dos preços, propondo um novo sistema de RedPass modalidades que entregou em mãos à Direcção e um outro que se mostrou muito crítico pela falta de investimento e consequentemente de títulos nas nossas modalidades.

Voltando às críticas e ao sarcasmo utilizados com frequência, deixo o exemplo do sócio que sugeriu "a criação de um RedPass Total, que desse para ver os jogos do Benfica, do Wolverhampton, do Mónaco, etc...". Corrosivo, mas bem humorado.

Até que chegou a vez de um sócio que, sem discurso ensaiado e a falar de cor, questionou o benfiquismo desprovido de interesses da Direcção. Mais uma vez em tom sarcástico, questionou a idoneidade do presidente e a opacidade de alguns negócios do Benfica. Subiu de tom e deixou no ar várias dúvidas, sem ultrapassar os limites nem utilizar linguagem ofensiva.

Até que LFV, depois de lhe dirigir impropérios, se levantou da mesa e foi na sua direcção de dedo em riste. Ao aproximar-se do sócio em cima do palanque, e sem reacção deste, agarrou-o pelos colarinhos e abanou-o enquanto gritava e continuava de dedo em riste. Acto contínuo, dirigiu-se para a bancada - onde estavam a maior parte dos seus críticos e as "vias de facto" quase chegaram.

Depois de vários minutos de troca de insultos e pedidos de demissão, foi exigido que o sócio terminasse a sua intervenção. Visivelmente abalado, o sócio voltou ao palanque, pediu desculpa aos presentes pelo transtorno que teria causado e voltou a tocar no tema "opacidade da gestão".

Seguiram-se meia dúzia de intervenções que, depois do que se passou, passaram praticamente ao lado. Este período de voz aos sócios terminou com uma das poucas intervenções de apoio e agradecimento à direcção (talvez 2 em 23), por um sócio mais antigo.

Seguiu-se novamente LFV, que chamou ao palanque o sócio para ir lá dizer-lhe aquilo que tinha dito e dar um exemplo do que achava pouco claro. O sócio foi e deu como exemplo o não sabermos qual a percentagem dos passes dos jogadores que são realmente do Benfica. LFV responde que 99,9999% são do clube e prosseguiu com duas mensagens: a primeira, que não entendia como é que só 78% dos sócios votaram a favor das melhores contas de sempre do clube; e a segunda, com a qual fechou a intervenção e a Assembleia, que não houve até hoje nenhum presidente do Benfica melhor do que ele próprio.

Fiz questão de seguir o sócio que foi abusado - acho a palavra certa, mais do que agredido - até sair do Estádio e assegurar que não seria apertado por ninguém, nomeadamente algum dos "seguranças à paisana" (passe o eufemismo) que saltaram aquando do momento de total loucura do LFV.
Saiu do estádio rodeado por 5 ou 6 amigos e sem problemas.

Bem. Isto foi o mais factual que consegui ser, agora que cada um tire as conclusões que quiser.

As minhas são:

1- Na AG do Benfica pode entrar e votar qualquer pessoa que tenha um cartão de sócio de um amigo, do avô, de um amigo de um amigo, de quem quer que seja.

2- As AGs deveriam ser marcadas para um sábado ao início da tarde, permitindo que os sócios de fora de Lisboa pudessem comparecer. A uma sexta feira às 20.30, salvo raras e louváveis excepções, apenas os sócios que vivem em Lisboa e arredores podem comparecer. É que o Benfica é de TODOS os sócios.

3- As contas do Benfica são as melhores de sempre, tudo bem, mas não chegam. Se queremos competir com os melhores da Europa temos de aumentar as nossas receitas e não é só com as transacções de atletas que o vamos conseguir, porque por um lado são extraordinárias e imprevisíveis e, por outro, enfraquecem directamente a competitividade dos nossos planteis.
As receitas operacionais são as que têm de aumentar e pelo menos para o dobro. Entre essas, as receitas de broadcasting já estão hipotecadas pelo contrato da NOS, logo só conseguiremos aumentar via receitas do Estádio (é triste ver a falta de oferta de entretenimento em dias em que não há jogo, para não falar de não se poder comer nada que não seja uma sandes fria e cansada durante os jogos ou sequer comprar uma camisola oficial e um cachecol; o tail-gating, que é a festa nas roulottes antes e depois do jogo, continua a ser um fenómeno económico que passa ao lado do clube, por exemplo) e via patrocinadores: porque raio não acompanhamos a internacionalização dos "grandes da Europa"? Porque não é o Benfica forte no Brasil? Porque não apostamos nas nossas ex-colónias (os povos não têm poder de compra mas as grandes empresas têm, se calhar até mais do que muitas das nossas, não?) e em mercados emergentes, como a Índia?
Se não temos cão, temos de caçar com a cabeça.

3- LFV perdeu a cabeça e muitos de nós, sócios, também. Culpa dele. E nossa.

4- Onde estavam ontem os heróis de teclado? O RGS? O BC? Pois é, amigos, se querem ser alternativa ao que quer que seja, saiam da toca e vão à Assembleia! Defendam o Benfica onde tem de ser defendido!

5- Obrigado aos sócios que fizeram suas as nossas palavras de preocupação.

6- É preciso que apareça urgentemente uma alternativa da "nova guarda". Alguém que tenha sofrido o Vietname dos anos 90 mas que não viva assustado por ele. Alguém credível, com tomates (parabéns ao sócio que fez a analogia com a Guloso) e que ambicione realmente projectar o Benfica para as glórias que merece. Um verdadeiro Benfica Europeu, que se bata dentro de campo com os Bayerns e os Barcelonas e não fica satisfeito com as goleadas aos Aves e Moreirenses.
Falo em "alternativa credível", por agora só isso já será uma evolução. Contem com muitos de nós, porque não vão estar sozinhos.

7- Portugal é demasiado pequeno para o Benfica e para esta gente.

E PLURIBUS UNUM. "

Texto escrito por EvoLoreno no Fórum SerBenfiquista

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi