O que muitos têm tentado aconteceu!
Sim... O Benfica tem um grupo de sócios que é especialista na provocação e que utiliza as AG não para falar e/ou ser esclarecido mas para poder insultar diretamente o seu ódio de estimação.
Qual a necessidade de em outubro, com o sporting devastado e com eleições a 1 ano de ir armar confusão?
LFV farto dos insultos com que é brindado... "Apertou o pescoço a um sócio"... Segundo os jornais e diversas fontes individuais. Injustificável!
Desde já... Palavras são palavras... Violência é violência! Por muitos insultos que existam... Deveria responder com um "vocês não merecem o clube que têm"! A atitude que teve é indigna de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica!
Ainda para mais porque devia ser mais inteligente... Deveria perceber que tem a reeleição ganha e que isto é uma estratégia desesperada de um grupo de gente que já se rendeu á impossibilidade democrática de o afastar e já só tem estas opções de "guerrilha".
A única forma que a oposição imagina para tirar Vieira do Benfica é uma demissão ou um "impeachment"! E então... Já que os tribunais têm dado razão ao Benfica... "Bora lá montar uma cilada a ver se o gajo cai".
Vieira devia demitir-se? O clamor é esse! E eu concordo. Há uma linha que não se ultrapassa, independentemente das palavras ouvidas. No entanto, se tal acontecer... Já sabemos que vão surgir as desculpas que é um golpe de LFV.
Mas fica a sugestão... Se são assim tantos e têm uma opção alternativa tão melhor... Juntem assinaturas e solicitem uma AG com o ponto único de destituir a direção. Ou nem isso conseguem?
PS. Muito do que aqui está escrito pode mudar com o conhecimento mais claro do que se passou... Mudam os factos mudam as opiniões.
PS 2.
PS 3.
Link para imagens posteriores, julgo eu.
https://www.record.pt/multimedia/videos/amp/cmtv-divulga-imagens-do-momento-em-que-vieira-confronta-adeptos?__twitter_impression=true
PS 4.
Eliminado.
PS 5.
Relato dos acontecimentos
"Vamos lá pôr os pontos nos is acerca da AG de ontem. Por factos:
A AG decorreu com relativa normalidade e fluidez. À entrada, a única identificação pedida foi o cartão, que como não tem a fotografia do sócio, deu ao seu portador a capacidade de participar e de votar na Assembleia do clube. Se o Red Pass é - e bem - pessoal mas transmissível, o cartão de sócio não o deveria ser para assuntos relativos à gestão do clube.
Os trabalhos começaram com a apresentação do VP Nuno Gaioso, que durante 40 minutos resumiu, com o apoio de um PowerPoint cheio de texto e com tamanho de letra pequeno, as contas do clube. O volume do microfone era baixo e os sócios, cerca de 700 que ocupavam as cadeiras no piso do pavilhão e uma das bancadas, ouviram sem interrupções.
Aberto o primeiro período de questões, apenas 3 ou 4 sócios fizeram perguntas, mais ou menos pertinentes, que logo foram respondidas. Tudo sereno.
Seguiu-se a votação. Contas aprovadas com 78% de votos a favor.
LFV discursou pela primeira vez. Disse o expectável, já com o volume dos microfones a um nível mais aceitável. Os sócios ouviram, alguns assobiaram e outros bateram palmas. Normal.
Abriu-se o período de inscrições para debate de outros assuntos, tendo 23 sócios pedido a palavra.
As intervenções sucederam-se a bom ritmo, todos puderam dizer o que quiseram. Em comum, o tom crítico ao rumo do clube, à falta de ambição da equipa de futebol, à cada vez mais fraca experiência no Estádio e, claro, ao destino dado aos resultados financeiros do clube. O nome Jorge Mendes foi várias vezes mencionado, as comissões e eventuais interesses pessoais destacados acima dos do clube. Apesar das duras críticas, o tom sarcástico e humorado muitas vezes utilizado por alguns intervenientes acabaram por manter o ambiente entre os sócios relativamente calmo.
Para além das "críticas do costume", tantas vezes debatidas aqui no fórum e que os sócios que subiram ao palanque fizeram questão de mencionar (pedras da calçada, fábrica de jogadores para os outros, Europa como montra, subjugação a interesses de terceiros, alteração do símbolo, speaker, má comunicação do clube interna e externa) destaco ainda a intervenção de dois sócios relativamente às modalidades do clube. Um falou da bilhetica e dos preços, propondo um novo sistema de RedPass modalidades que entregou em mãos à Direcção e um outro que se mostrou muito crítico pela falta de investimento e consequentemente de títulos nas nossas modalidades.
Voltando às críticas e ao sarcasmo utilizados com frequência, deixo o exemplo do sócio que sugeriu "a criação de um RedPass Total, que desse para ver os jogos do Benfica, do Wolverhampton, do Mónaco, etc...". Corrosivo, mas bem humorado.
Até que chegou a vez de um sócio que, sem discurso ensaiado e a falar de cor, questionou o benfiquismo desprovido de interesses da Direcção. Mais uma vez em tom sarcástico, questionou a idoneidade do presidente e a opacidade de alguns negócios do Benfica. Subiu de tom e deixou no ar várias dúvidas, sem ultrapassar os limites nem utilizar linguagem ofensiva.
Até que LFV, depois de lhe dirigir impropérios, se levantou da mesa e foi na sua direcção de dedo em riste. Ao aproximar-se do sócio em cima do palanque, e sem reacção deste, agarrou-o pelos colarinhos e abanou-o enquanto gritava e continuava de dedo em riste. Acto contínuo, dirigiu-se para a bancada - onde estavam a maior parte dos seus críticos e as "vias de facto" quase chegaram.
Depois de vários minutos de troca de insultos e pedidos de demissão, foi exigido que o sócio terminasse a sua intervenção. Visivelmente abalado, o sócio voltou ao palanque, pediu desculpa aos presentes pelo transtorno que teria causado e voltou a tocar no tema "opacidade da gestão".
Seguiram-se meia dúzia de intervenções que, depois do que se passou, passaram praticamente ao lado. Este período de voz aos sócios terminou com uma das poucas intervenções de apoio e agradecimento à direcção (talvez 2 em 23), por um sócio mais antigo.
Seguiu-se novamente LFV, que chamou ao palanque o sócio para ir lá dizer-lhe aquilo que tinha dito e dar um exemplo do que achava pouco claro. O sócio foi e deu como exemplo o não sabermos qual a percentagem dos passes dos jogadores que são realmente do Benfica. LFV responde que 99,9999% são do clube e prosseguiu com duas mensagens: a primeira, que não entendia como é que só 78% dos sócios votaram a favor das melhores contas de sempre do clube; e a segunda, com a qual fechou a intervenção e a Assembleia, que não houve até hoje nenhum presidente do Benfica melhor do que ele próprio.
Fiz questão de seguir o sócio que foi abusado - acho a palavra certa, mais do que agredido - até sair do Estádio e assegurar que não seria apertado por ninguém, nomeadamente algum dos "seguranças à paisana" (passe o eufemismo) que saltaram aquando do momento de total loucura do LFV.
Saiu do estádio rodeado por 5 ou 6 amigos e sem problemas.
Bem. Isto foi o mais factual que consegui ser, agora que cada um tire as conclusões que quiser.
As minhas são:
1- Na AG do Benfica pode entrar e votar qualquer pessoa que tenha um cartão de sócio de um amigo, do avô, de um amigo de um amigo, de quem quer que seja.
2- As AGs deveriam ser marcadas para um sábado ao início da tarde, permitindo que os sócios de fora de Lisboa pudessem comparecer. A uma sexta feira às 20.30, salvo raras e louváveis excepções, apenas os sócios que vivem em Lisboa e arredores podem comparecer. É que o Benfica é de TODOS os sócios.
3- As contas do Benfica são as melhores de sempre, tudo bem, mas não chegam. Se queremos competir com os melhores da Europa temos de aumentar as nossas receitas e não é só com as transacções de atletas que o vamos conseguir, porque por um lado são extraordinárias e imprevisíveis e, por outro, enfraquecem directamente a competitividade dos nossos planteis.
As receitas operacionais são as que têm de aumentar e pelo menos para o dobro. Entre essas, as receitas de broadcasting já estão hipotecadas pelo contrato da NOS, logo só conseguiremos aumentar via receitas do Estádio (é triste ver a falta de oferta de entretenimento em dias em que não há jogo, para não falar de não se poder comer nada que não seja uma sandes fria e cansada durante os jogos ou sequer comprar uma camisola oficial e um cachecol; o tail-gating, que é a festa nas roulottes antes e depois do jogo, continua a ser um fenómeno económico que passa ao lado do clube, por exemplo) e via patrocinadores: porque raio não acompanhamos a internacionalização dos "grandes da Europa"? Porque não é o Benfica forte no Brasil? Porque não apostamos nas nossas ex-colónias (os povos não têm poder de compra mas as grandes empresas têm, se calhar até mais do que muitas das nossas, não?) e em mercados emergentes, como a Índia?
Se não temos cão, temos de caçar com a cabeça.
3- LFV perdeu a cabeça e muitos de nós, sócios, também. Culpa dele. E nossa.
4- Onde estavam ontem os heróis de teclado? O RGS? O BC? Pois é, amigos, se querem ser alternativa ao que quer que seja, saiam da toca e vão à Assembleia! Defendam o Benfica onde tem de ser defendido!
5- Obrigado aos sócios que fizeram suas as nossas palavras de preocupação.
6- É preciso que apareça urgentemente uma alternativa da "nova guarda". Alguém que tenha sofrido o Vietname dos anos 90 mas que não viva assustado por ele. Alguém credível, com tomates (parabéns ao sócio que fez a analogia com a Guloso) e que ambicione realmente projectar o Benfica para as glórias que merece. Um verdadeiro Benfica Europeu, que se bata dentro de campo com os Bayerns e os Barcelonas e não fica satisfeito com as goleadas aos Aves e Moreirenses.
Falo em "alternativa credível", por agora só isso já será uma evolução. Contem com muitos de nós, porque não vão estar sozinhos.
7- Portugal é demasiado pequeno para o Benfica e para esta gente.
E PLURIBUS UNUM. "
Texto escrito por EvoLoreno no Fórum SerBenfiquista
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Rodolfo Dias 80p · há 287 semanas
Temos na estrutura:
--jogadores que mandam calar os adeptos, mesmo com a derrota do clube
..treinador que manda acalmar os adeptos mais exaltados com a fraca exibição da equipa
--presidente que parte para a violência quando a pergunta é incómoda (pode ter sido ofensiva)
Três pilares essenciais na estrutura de um clube de futebol que andam com os nervos à flor da pele.
G G 84p · há 287 semanas
Sendo LFV na acção jamais será a mão no pescoço "de Brahimi" , será sempre a agressão "de Samaris"
Aguardo por esclarecimentos
ComTino · há 287 semanas
Benfiquistas independentemente de tudo que aconteceu nas últimas horas e dias parem para pensar, pois o resumo é:
-Sporting a arder e com soluções desesperadas!
-Benfica com ataques divisionistas, sendo ao presidente, à Direção e agora até ao treinado!
Advinhem lá quem é que, estando quase falido financeiramente e intervencionado, metido em tudo que é processos jurídicos, com falta de títulos nos últimos anos, com casos gritantes e arbitragem e interpretação em praticamente todos jogos, que todos conhecemos o modus operandi, com arquivamentos pela UEFA, mas neste momento a passar por entre os pingos da chuva, com os adeptos sempre em sintonia, com vitórias e contratações a resultar e a rir às gargalhadas?
Pois é...dá que pensar...
DrGhozePablito 50p · há 287 semanas
Se for verdade que LFV tocou no sócio temos que admitir que caiu na esparrela que nem um patinho...
O discurso do sócio foi escrito pelo Shadows?
Cris22 · há 287 semanas
Raramente tenho ido ao estádio da luz mas quando a equipa vem ao norte do país costumo ir e é uma festa, apoio não falta é equipa mesmo sem bilhete , centenas de pessoas vão ver o autocarro chegar e partir assim é que se vê o Benfica do povo como se viu em Moreira de cónegos.
Mas detalhadamente sobre o assunto acho que Vieira teve mal quando não pediu desculpa pelo sucedido não ao sócio em questão , porque esse devia ser logo EXPULSO e IMPEDIDO de voltar a estar numa assembleia, mas aos restantes sócios sim , que não são obrigados a assistir a cenas daquelas. Sobre o acto do Presidente sem mais informações, não o vou condenar, acho que violência não é a solução mas "QUEM NÃO SE SENTE, NÃO É FILHO DE BOA GENTE" lá diz o povo..
PS Nuno não dês ideias.. impeachment?? A sério ??
B. Slavador · há 287 semanas
F_Edu68 73p · há 287 semanas
Luís Filipe Vieira é uma figura pública e devia conter-se. Imaginemos que o Presidente da República apertava o pescoço a um dos seus críticos? Qual a imagem?
Isto é ouro para os bandidos do Norte...
Ver Melho · há 287 semanas
Segunda feira já sabemos mais pormenores de fontes fidedignas (lol).
Dr. Foca 82p · há 287 semanas
Se sao assim tantos que reúnam as assinaturas para uma AG destitutiva!
Farto destes palhaços que não merecem o clube que têm!
Francisco · há 287 semanas
Concordo com muitos textos teus mas agora estou em desacordo. Ontem tive na assembleia e o que vi foi um Benfica com vitalidade e com sentido crítico o que é fundamental numa democracia. Não pode como disse num Twitter pagarmos cotas e dizermos Yes Sir a tudo o que que o presidente faz é atenção dou lhe muito mérito no Benfica actual.
Agora o presidente não se pode comportar como um garoto, ele é o Presidente do Benfica, se não estava a gostar das críticas, pedia palavra e exigia que o sócio justifica se as suas palavras. Ponto
Agora partir para a agressão,virar se para os sócios, eu inclusive, mandar para o cara****,ameaçar de porrada não é condizente com o cargo que ocupa. Por isso eu disse que se fosse um homem que não tivesse agarrado ao poder pedia a demissão.... Simples.se depois quisesse voltar a concorrer são outros quinhentos mas já se tinha demitido.
Em relacao ao comentário do sócio já disse que está com um parágrafo a mais. Mas o engraçado é que para mim foi feito com sentido crítico mas com ironia, mas lá está em democracia temos que respeitar as opiniões.
Mais preocupado fico eu com a crítica ao Rui Costa dos reforços cirúrgicos e ele a rir se quando devia era encher se de vergonha e atenção que ele foi um dia meus idolo
Desculpa pelo texto tão longo. Abc
Carrega Benfica
Pedro Simões 51p · há 287 semanas
Quem encontrar que envie para o blogue para irmos actualizando o tema...
Antonio Martins · há 287 semanas
Um abraco
Antonio Martins
Benfica1904 · há 287 semanas
Estive na AG e posso dizer que antes da mesma pensava que não iria ter tanta presença de sócios o que não aconteceu (o que é de saudar) e bastante participação.
Participação dos consórcios muitas vezes podem ser incorrectas ou cruéis, mas devem ser sempre ouvidas, pois o Benfica sempre foi um Clube em que todos os socios, adeptos e simpatizantes podem falar.
Sei que no caso especifico, foi uma situação que pode ter sido mal interpretado, mas mesmo que não tivesse sido e o consorcio tivesse dito o que disse (não corresponde ao texto indicado - esse texto foi dito por outro consórcio antes) nunca um Presidente ou outro do Órgão Social do Nosso Clube pode agredir um sócio/adepto ou simpatizante e é uma situação grave. Presidente deveria ter ponderado e na altura chamado o consórsio e pedido desculpa apesar de não concordar com a opinião dele pois é assim que se vive num mundo civilizado.
Deve primeiramente informar qual o texto correcto que originou esta situação, pois a pessoa (Jovem) ficou incomodada e pelo que me indicou não era intenção ter provocado isto.
Sempre pelo Benfica acima de tudo, Hoje temos jogo e gritar bem alto pelo Nosso Benfica
David Gonçalves · há 287 semanas
SLB4EVER · há 287 semanas
Viva o Glorioso!!! Carrega BENFICA!
Antonio Martins · há 287 semanas
Um abraco
Antonio Martins
RGS · há 287 semanas
Rui Dias 101p · há 287 semanas
Temos aqui nos comentários dois sócios que dizem ter estado na AG mas nenhum diz abertamente e directamente o que aconteceu. Falar de vídeos da CMTV só pode ser brincadeira.
Quanto ao resto, recuso-me a fazer qualquer tipo de juízo de valor. Estou cansado e farto de ver isto no meu clube. Deixei de ir ao NGB para deixar de ser bombardeado com conversas demagógicas e populistas, mentirosas e de insinuações. Digo e volto a dizer, há uma franja de adeptos que não merece o clube que tem. Merece o clube que ganhava bola. Não merece o clube que em 6 anos ganhou 5 campeonatos e mais troféus do que todos os outros juntos. Parecemos o Sporting no comportamento.
Temos credibilidade. Temos tamanho. Temos sucesso financeiro. Temos sucesso desportivo. E mesmo com isto tudo ainda andamos a insultar a pessoa que conseguiu isso tudo.
Partiu para o confronto físico? Não devia. Mas estes que agora dizem que é uma vergonha o Presidente do Benfica partir para a violência são os mesmos que gostavam de dar umas chapadas a muitos árbitros, ao JM ou ao Presidente do clube que apoiam... A hipocrisia tem destas coisas.
Seja como for, cansado de ter gente desta no meu clube. Mudem para o Sporting que ali é que é bom. Nem fazem nem deixam fazer.
Paulo A Santos · há 287 semanas
Já agora, se tiverem disponibilidade vejam bem quem é o pseudo-sócio e quais as suas ligações ao Benfica...e a sua companhia.
Abraço.
Filipe · há 287 semanas
Pedro Simões 51p · há 287 semanas
Rui Dias 101p · há 287 semanas
A única coisa que retiro disto é que 21 das 23 pessoas que falaram na AG criticaram a direcção mas houve 78% de pessoal que votou a favor...
Luís Fernando Costa · há 287 semanas
carlos · há 287 semanas
Chakraindigo · há 287 semanas
Estou preocupado pela omissão do presidente da Mesa da AG, que, ao não retirar a palavra a quem discursava, nem fazer qualquer reparo, avalizou essas intervenções, como não sendo difamatórias dos elementos da direcção.
Assim como não devia ter deixado, sem fazer o seu papel, que o presidente Vieira se tenha levantado do lugar a insultar o sócio que discursava, e o agarrou pelo pescoço.
Na verdade, não foi uma agressão, foi uma intimidação, a que se seguiu uma discussão com parte da Assembleia, com umas caralhadas à mistura, e em que me pareceu que houve ameaças de parte a parte.
Fui-me embora porque me senti triste com aquele espectáculo, e parece-me que neste momento a oposição ao presidente é mais organizada, tanto pelo episódio das tarjas, como pela maioria esmagadora das intervenções, que foi sempre no sentido critico.
No entanto, apesar de alguns excessos, não me pareceu, nem ao Luis Nazaré, que tivesse sido ultrapassado uma barreira de não retorno.
Eu estive em muitas assembleias quentes, algumas com agressões entre sócios, mas foi a primeira vez que assisti a um elemento da direcção, ainda por cima o presidente, a sair do seu lugar e dirigir-se com intuitos agressivos a um consócio no uso e usufruto dos direitos que lhe confere o seu papel de associado.
Por aqui me fico, há quem queira considerar isto um pequeno fait-divers, talvez os mesmos que pensam que fez muito bem o presidente em dizer a a alguns sócios que não merecem o clube que têm, ou então que vão para o caralho.
Aviso já que nem vou debater este caso com ninguém, cada um que atribua a gravidade que entender a este assunto.
Quem liga alguma coisa aos estatutos, que me parece serem cada vez menos, que leia o artigo 18º dos mesmos.
Viva o Benfica.
PS_ uma boa intervenção do Nuno Gaioso, apesar de mal se ouvir.