Todos nós nos lembramos do "erro" constrangedor que foi o sorteio da Liga de 2018-2019 e depois de nesse mesmo sorteio a repetição do mesmo ter dado o dérbi à mesma jornada, todos ficámos com aquela sensação no estômago de que nos tinham enganado mais uma vez.
A verdade é que probabilisticamente falando era possível suceder o que sucedeu, mesmo que seja uma probabilidade muito pequena. A verdade é que para ganhar o Euromilhões a probabilidade também é curta e há sempre alguém que o vai ganhando.
Posto isto, sempre fiquei com a ideia de que no sorteio da Taça da Liga o Benfica calhava sempre em grupos piores do que os demais. E quando fico com a pulga na orelha tento arranjar dados que me façam perceber se há motivos para desconfiar ou não. Fui verificar todas as edições da Taça da Liga já disputadas (ao todo são 13) e comparar os sorteios de cada um dos três grandes com as edições anteriores da 1ª e 2ª Liga para perceber se há alguma verdade na ideia de que os grupos do Benfica têm adversários geralmente mais fortes.
Realizei duas análises distintas. A primeira observando apenas os adversários de forma directa. Que classificação tiveram na época anterior e perceber qual das equipas apanhou equipas com pior classificação. Do meu ponto de vista os resultados são esclarecedores:
* Não está mencionado o facto do Sporting ter jogado contra o Porto num dos grupos, devido ao 7º lugar alcançado num dos campeonatos.
Fazendo uma leitura desta tabela é fácil perceber.
- O Benfica nas 13 edições de Taça da Liga já apanhou, na primeira fase de sorteio, 8 (!!!!) equipas que ficaram entre os primeiros 5 classificados da 1ª Liga do ano anterior. O Sporting teve esse "feito" 4 vezes e o Porto teve.... zero. Aliás, se olharmos à quantidade de vezes que as três equipas jogaram contra um top 6 do ano anterior podemos ver que o Benfica jogou 8 vezes, o Sporting 5 e o Porto 2.
- Se olharmos à quantidade de equipas da 1ª Liga que os clubes apanharam a diferença não me parece substancial, embora voltemos a ver o Porto com menos equipas. Se juntarmos isso ao facto de nunca ter apanhado uma equipa do top 5, percebemos a diferença de competição.
- Outro número que salta à vista é a quantidade de equipas que os três clubes apanharam no top 10 ou abaixo da 2ª Liga profissional. O Porto apanhou 9 equipas com classificação igual ou pior que o 10º lugar da 2ª Liga, inclusivamente apanhando 3 equipas acabadas de subir à 2ª. O Benfica para termo de comparação apenas apanhou 2 equipas abaixo do 10º classificado e uma dessas acabada de subir.
A análise feita directamente à classificação mostra uma tendência bem vincada. As equipas que jogam contra Porto têm classificações da época anterior muito inferiores às do Benfica.
Fazendo agora um pequeno jogo de números e atribuindo pontos às classificações. Ou seja, o primeiro classificado da 1ª Liga fica com 1 ponto, o 2º com dois e assim sucessivamente. Isto para ver qual será a maior soma de entre os 3 grandes e assim perceber qual é a diferença de competição.
*Coloco valores por equipa e por época porque o Benfica teve menos 1 equipa no grupo na época que a 1ª Liga passou a ter 18 equipas com a subida do Boavista e enviesa a análise feita aos números absolutos.
Para os mais distraídos pode parecer que não, mas a diferença é abismal. Estamos a falar apenas de 13 edições da prova. Ter menos de 120 pontos que o Porto é brutal, mesmo contabilizando menos 1 equipa. Por época é quase mais 10 pontos, o que significa jogar com equipas em média 3 posições abaixo. Podemos reparar que no caso da comparação Sporting - Porto, essa diferença é substancialmente inferior.
Para finalizar fizemos a comparação entre as três equipas nas 13 edições.
Podemos verificar que o Benfica em 8 das 13 edições foi o clube que apresentou a menor soma de classificações dos seus adversários. 3 vezes aconteceu ao Porto e 2 aconteceu ao Sporting. A diferença é mais uma vez tremenda.
A pergunta que se impõe é, será sorte? Ou azar? Em termos probabilísticos os resultados deveriam ser muito mais próximos se de um sorteio não viciado se tratasse. O nível de diferença entre as três equipas deveria ser a apresentada entre Porto e Sporting.
Posto isto, o que vos parece? Bolas quentes ou frias?
Quentes ou frias o Benfica leva 7 títulos em 12 possíveis com o clube atrás sendo o Sporting com 2.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
F_Edu68 73p · há 287 semanas
É muita sorte destes gajos, ou muito azar nosso? Eu acho que há mafia no sorteio, assim como há no VAR que cada vez mais são uns desavergonhados de tanto ajudarem o mesmo clube a manter-se "vivo"!.
Rui Dias 101p · há 287 semanas
Nhaga da Costa · há 287 semanas
As suspeitas já têm muitos anos e os factos comprovam-nas.
O facto da Liga se situar no Porto, com os antecedentes que todos conhecemos, não causa admiração. Admiração seria se a criminalidade organizada não fizesse alguma coisa para obter vantagens extra desportivas.
Já no AD ficou exposto e denunciado pelas autoridades como falsificavam, com programas informáticos "mexidos", nas escolhas e nas classificações do árbitros. O responsável foi acusado e condenado.
Não é difícil para um programador "trabalhar" o algoritmo de modo a obter um resultado com uma tendência favorável às suas intenções.
Isto só se resolve quando a PJ entrar em campo, apreender o programa e verificar com a ajuda de pessoal especializado a forma como o algoritmo está montado.
Rui Dias 101p · há 287 semanas
Aquilo que muitas vezes pode passar despercebido à maioria dos adeptos é a vantagem que isto traz. Por exemplo, no ano do Vilas Boas no Porto, que o Porto venceu a Taça UEFA/Liga Europa. O Porto à sexta jornada do campeonato ia com 9 pontos de avanço sobre o Benfica e 10 sobre o Sporting, depois de 4 jornadas iniciais do mais vergonhoso que possa haver em termos de arbitragens. Calhou com 2 equipas da segunda divisão na Taça da Liga. E na Taça de Portugal só calhou com uma equipa da 1ª divisão nas meias finais, quando apanhou o Benfica. Será que estar constantemente folgado não ajuda na campanha que se faz?
ComTino · há 287 semanas
Nhaga da Costa · há 287 semanas
Antigamente, nos anos 8o e 90, havia isso tudo que descreveste com o VB, mais o doping que era de utilização generalizada. Para além de arbitragens escandalosas. Por isso ganharam tanto no estrangeiro.
O próprio Mourinho tirou partido disso.
O ano passado tentaram fazer o mesmo, com a colocação de todos os jogos difíceis do Benfica fora de casa na 2ª volta, para ficarem descansados para a Champions. Saíram-lhes os planos furados. O Benfica apareceu com o Lage e o Félix e foram humilhados na Champions, porque não conseguiram descansar tanto como esperavam.
Esperemos que este ano aconteça algo parecido, de modo a ficarem em 3º ou 4º lugar.
Sem as ajudas que já tiveram estariam agora ao lado dos lagartos. Ontem teriam empatado. O Corona devia ter sido expulso.
G G 84p · há 287 semanas
Não sei se é mera coincidência ou se é sorte ou azar, mas é um facto!
Rodolfo Dias 80p · há 287 semanas
Que também controlam a UEFA com as put@s do Teles? Abriram uma sucursal do Calor da Noite em Nyon?
Tonel · há 287 semanas
Rui Dias 101p · há 287 semanas
Chakraindigo · há 287 semanas
O blogue Influencia Arbitral vai desmascarando como pode, e com numeros, a vergonha por trás das arbitragens protectores de certos arbitros ao FCPorto, que toda a gente conhce.
É um estudo dos ultimos 12 anos, onde está demonstrada a "parcialidade" de arbitros como Pedro Proença, e todos os da AFPorto, com o super ladrão e o suores a dias nà cabeça.
A questão dos sorteios já vem de longe, nos anos 90 toda a gente ouviu falar adas bolas metidas no congelador.
A mudança da Liga para o Porto foi um prego colocado na credibilidade do futebol.
Neste momento, o Sporting é um dos maiores culpados desta situação, porque escolheu um lado batoteiro para se aliar, em vez de defender a sua posição.
Viva o Benfica.