Desde que terminou a época passada que achava que o Benfica necessitava de um substituto para Gabriel, alguém que tivesse a mesma agressividade e reacção na perda de bola, que tivesse a capacidade de segurar a bola e de fazê-la circular.
Quando terminou o mercado de transferências, na minha perspectiva, ficou essa lacuna por colmatar porque, á primeira vista, ninguém do plantel tinha o perfil de Gabriel.
No entanto o Bruno Lage resolveu colocar Taarabt a fazer a posição do Gabriel. Fiquei com sérias dúvidas se Taarabt teria capacidade física, mental e agressividade defensiva para jogar na posição.
Sempre reconheci a Taarabt qualidades técnicas para jogar no Benfica, tem boa relação com a bola mas sempre foi um jogador de ala ou terceiro médio, nunca um 8 porque nunca lhe reconheci agressividade e competência defensiva para desempenhar o papel de 8 num esquema de 4x4x2.
Acontece que face aos números de Taarabt no último jogo e forma agressiva e intensa como reage à perda da bola, faz-me acreditar que poderá estar ali o natural substituto de Gabriel no sistema de 442. As 7 recuperações de posse são um indicador e um número fantástico do brilhante trabalho que Taarabt fez a nível defensivo. Em termos ofensivo foi um recital de passes atrás de passes para os espaço entre-linhas do nosso adversário e mesmo na profundidade. Fantástico!!!
Só falta mesmo verificar se ele consegue manter este nível contra equipas mais fortes e penso que o próximo jogo com o Leipzig pode-nos dizer muito da capacidade de Taarabt para a posição.Para já, para o campeonato português, está perfeito!!
Eu agora só imagina o que seria uma equipa defrontar um Benfica com um trio de meio campo com Florentino, Gabriel e Taarabt... Florentino no equilíbrios, Gabriel a virar o centro de jogo como ninguém e Taarabt a fazer o seu jogo vertical, com bolas entre-linhas e na profundidade... Os adversários nem sabiam se deveria fechar a largura, se por dentro ou na profundidade, tal a variação de ataque que o Benfica poderia fazer... Na frente estaria o RDT...
Vamos ver com que equipa entra Lage no próximo jogo e ver como se comporta Taarabt caso jogue a 8 num meio campo a 2...
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Dr. Foca 82p · há 289 semanas
Sempre foi um problema de mentalidade e atitude, o que parece agora ter mudado radicalmente.
Com a qualidade técnica que tem e esta atitude é uma mais valia para qualquer equipa.
Contra equipas mais fortes também me parece que um 433, com Taraabt como terceiro médio pode ser uma boa opção, podendo ser uma boa variação táctica ao modelo actual, que possa fazer a face a problemas que nos vão sendo colocados por equipas de mais qualidade e melhor preparadas para a forma de jogar actual do Benfica.
Outra coisa que acho que está a faltar são extremos que possam dar mais profundidade, em jogos em que os laterais não possam subir com a mesma frequência.
Acho que isso pode ser conseguido com o Rafa à direita e ou o Cervi na esquerda.
Estou um pouco curioso em ver como se comporta a equipa contra o RB Leipzig e quais as soluções tácticas que o Lage apresentará para o jogo.
Rodolfo Dias 80p · há 289 semanas
Só depois podemos tirar as devidas ilações.
"Na frente estaria o RDT"? Bom, com essa dinâmica toda no meio campo seria "chato" não termos ninguém para marcar golos.
Rui Dias 101p · há 289 semanas
O principal dedo apontado a Rui Vitória era que tinha sorte, teve sorte por ter Lindelof, teve sorte por ter Nelson Semedo, teve sorte por ter Renato Sanches, teve sorte por ter Gonçalo Guedes, teve sorte por ter o Ederson, teve sorte por ter o Ruben Dias, teve sorte por ter o João Félix, depois foi o Lage que teve sorte de ter o Ferro ou o Florentino, certamente que vai ter sorte por ter o Adel ou o Jota.
A verdade é que cada vez mais o Benfica olha primeiro para dentro e só depois procura soluções no exterior. O Lage sempre fez questão de afirmar que o Adel contava e sempre foi óbvio que era na posição 8 que o queria. Nisso é muito fixo nas ideias, basta ver que ainda nunca colocou o Jota no lugar do Seferovic, sempre do RDT. O Benfica este ano tinha lacunas evidentes na frente de ataque com a saída do Jonas e João Félix. Contratou 3 avançados porque não tinha na formação nem no plantel garantias de qualidade. Cádiz, Vinicius e RDT para mim ainda estão longe de provar que não têm qualidade, até porque a equipa continua a ganhar de forma consistente.
O jogo de hoje é muito perigoso em várias vertentes. Estamos a falar do actual primeiro classificado da Bundesliga que ainda não perdeu esta temporada, no entanto a opinião pública é de que este é um adversário de Liga Europa. E portanto, façamos o que fizermos será sempre menosprezado.
Dr. Foca 82p · há 289 semanas
Isso é certinho!!!
Edu68 · há 289 semanas
Qualidade não falta neste plantel...
Rui Dias 101p · há 289 semanas
Nuno_Martins 105p · há 289 semanas
Agora parece-me que muitas vezes o pessoal não pensa em alternativas… mas cópias! E fica muitas vezes agarrado ao "ah e tal mas ele é isto ou aquilo" independentemente daquilo que depois acontece em campo. Porque originalmente era isto ou aquilo significa que não pode passar a ser bom noutro lugar qualquer? Não. Há que ver mais o que acontece e não ficar agarrado a ideias e narrativas pré concebidas.
Gostaria de ver em Portugal jogos com Taarabt e Gabriel. Na tua ideia dos 3 médios… ao retirares um jogador à frente da linha da bola estás a retirar a melhor qualidade de Taarabt...
nunorcduarte 40p · há 289 semanas
No 2o ponto, ai estou um pouco com o Pedro e tambem gostava de ver a tripla no meio campo. Quanto ao que dizes sobre ficar a falta um homem para abrir linhas de passe para explorar o ponto forte do Taraabt, la vem a questao do adaptar. Pizzi, Rafa, Raul, Gabriel, Grimado, Andre Almeida, tudo tem a ver com as dinamicas da equipa.
Rui Dias 101p · há 289 semanas
Luis · há 289 semanas
Voltando a Taarabt, tem que jogar sempre de frente para o jogo, ou seja, tem de ser 8. Passe entre linhas so resultam desta forma. Se estiver numa posicao mais avancada tera que receber de costas e perde-se dessa forma a sua maior qualidade... descobrir espacos com passes com conta peso e medida!
Para o jogo de logo a noite apostaria num 11 um pouco diferente...
Ody
Almeida Ruben Ferro e Nuno Tavares
Samaris Taarabt
Pizzi Jota Rafa
RDT
A entrada do Nuno seria porque acho que tera maior capacidade para ganhar os duelos fisicos com Sabitzer e Werner. Alem de que nao compromete em nada na capacidade tenica.
Samaris, porque acho que tem maior rotacao do que Fejsa na procura da bola... estando em forma. Se ainda estiver com os niveis apresentados no inicio da epoca, entao talvez seja melhor manter o Fejsa.
E Jota, porque acho que no actual plantel sera a par de Zivko o unico jogador com capacidade para fazer aquela posicao de 2 PL entre linhas. Define bem em espacos curtos, tem boa meia distancia, merce da sua excelente capacidade tecnica e em termos de passe sabe o que fazer com a redondinha.
Jogo nada facil contra o primeiro classificado da Bundesliga... so temos de mostrar competencia.
Como analise ao adversario, a formacao tactica mais usada e 3-4-3 veremos como vamos encaixar neste modelo. Sendo no plano parecido com a forma como o SCP jogou na supertaca, na realidade as movimentacoes dos medios fazem a diferenca com Forsberg a aparecer muitas vezes na costas a fazer um 3-3-4 no momento ofensivo.
joserrano23 29p · há 289 semanas
Para além de tudo o que já aqui foi dito, surpreendeu-me a capacidade de choque, protecção e bola e a saída a jogar.
Foram vários os lances que com adversários "em cima dele" este resistiu, protegeu a bola, rodou e saiu a jogar. Podem dizer que os jogadores do Gil são mais fracos mas o gajo fez isto uma série de vezes e isso não acontece por acaso.
Excelente jogo do Taarabt.
Mais logo teremos o jogo com a equipa que acho mais difícil do grupo. Espero que Lage não se deslumbre com os aspectos tácticos e monte uma equipa para ganhar e não para jogar xadrez com o Nagelsmann.
ps: apesar daquilo que muitas vezes parecem ser, e algumas até são, críticas ao Lage eu confio no nosso treinador apesar do resultado que possamos a vir a ter na CL.