Siga-nos no Facebook

domingo, 8 de setembro de 2019

Selecção do Ronaldo vs Selecção do Bernardo



Ponto prévio: sou fã da selecção. Sou fã do meu país. Gosto muito de ver jogos da selecção e não tenho o repúdio que muitos benfiquistas têm para com a selecção, muito por causa da forma como a Federação Portuguesa de Futebol trata o nosso clube. Passa-me completamente ao lado esse tipo de brigas quando oiço A Portuguesa a entoar antes do jogo ou quando celebro um golo da equipa das nossas quinas. Esqueçam. É o nosso país. São os nossos que ali estão a jogar e a dar o litro.

Quem já leu comentários meus sobre a selecção ou sobre Ronaldo sabe que sou crítico do mesmo. É um tremendo jogador, provavelmente o melhor finalizador/matador da história do futebol Mundial. No entanto, irrita-me profundamente que seja dono da selecção. De há uns tempos para cá a selecção são os amigos do Ronaldo. Só assim se explica as contínuas chamadas à selecção do Nani, Quarema, Moutinho, Adrien, Cedric, Fonte, etc. Fomos Campeões da Europa com os amigos do Ronaldo, sei bem disso, mas todos sabem também de como esse Europeu foi completamente atípico não só pelo aumento do número de equipas como também pelos próprios resultados em si. O único jogo que fizemos contra algo parecido com uma equipa foi com a França e estou convicto que só vencemos esse jogo porque o Ronaldo saiu lesionado.

De um ponto de vista objectivo, pelo menos para mim, a equipa joga neste momento melhor sem Ronaldo. Basta olhar para os jogos da selecção no apuramento para a Final-4 da Liga das Nações. Uma equipa na sua verdadeira ascensão. Vem a Final-4 e parecemos uns coxos com Ronaldo em campo. E só mesmo o dono da equipa para fugir aos jogos de apuramento e depois aparecer na Final-4 para jogar. Essa atitude vinda de um Capitão para mim deixa muito a desejar. Mas quanto às questões de liderança fica para outro dia.

Aquilo que falta perceber ao Ronaldo e a quem manda na selecção é que o Ronaldo já nem o melhor jogador português é, quanto mais o melhor jogador do Mundo. É inconcebível que o João Félix não seja titular da selecção, e só acontece porque o ego do Ronaldo é grande demais para aceitar ter alguém com o mediatismo que o João tem ganho. Verificou-se o mesmo com o Bale no Real Madrid. Tenho para mim que enquanto o Ronaldo lá andar a coisa para o Félix será complicada. Neste momento tanto o Bernardo como o Félix são mais jogadores que o Ronaldo. São 34 anos. Já não é um menino. Faz parte da vida. Já não marca 40 golos num campeonato. Marca 20. Nos últimos 3 anos foi assim, o pessoal é que andou distraído porque ia sendo levado às costas do Florentino no Liga dos Campeões Real.

O que se verifica na selecção é duma trapalhada tão grande que chegamos ao cumulo de ter o William Carvalho a jogar como segundo médio. Temos a comunicação social a enaltecer a grande capacidade do William Carvalho de fazer passes. Eu volto a dizer, temos a imprensa portuguesa a publicitar a capacidade do William Carvalho de passar a bola. Para quem, para o Danilo? Ou para o José Fonte? Portugal neste momento só vence jogos porque tem jogadores de GRANDE qualidade em quase todas as posições e não será a sabotagem do Ronaldo ou do Santos que consegue esconder esse facto. 

Quem tenha visto este jogo contra a Sérvia ainda está para perceber que sistema táctico aquela equipa joga. Em que posição joga o William Carvalho? E o Bruno Fernandes? E o Gonçalo Guedes? O Bernardo já todos percebemos que tem de ficar encostadinho à linha para não ofuscar muito o Ronaldo. O Bruno coitado andou a maior parte do tempo a fazer sombra ao Bernardo e a tentar fugir do William Carvalho, o Gonçalo nem sabe bem, apenas que deve defender aquilo que o Ronaldo não defende e quando não tiver bola ficar colado ao lateral direito adversário. O Ronaldo? Esse é não passar do meio campo para trás. Com o Bruno Fernandes e Bernardo Silva em campo, com Pizzi no banco, andamos a jogar com o William Carvalho a fazer de segundo médio. Com o Rafa no banco andamos usar o Gonçalo Guedes como.... falso extremo esquerdo? Who knows. É penoso ver tremendos jogadores a jogarem num sistema que eles não têm a mínima noção do que fazer em campo de tão arbitrário que é.

Esta selecção já deveria ser do Bernardo Silva. Provavelmente o melhor jogador português da actualidade. E em breve será do João Félix. Talvez devessem começar a pensar nisso quando fazem o 11 e deixar de lado os amigos do Ronaldo e deixar de lado a ideia absurda de jogar para o Ronaldo. Ver o William com o Danilo em campo e ver que se mete o Moutinho e se tira o Bruno para "assistir" até arrepia de tão contra-futebol isto é. 

Por fim, é com muito orgulho que vejo que em 25 convocados estão 12 que são jogadores do Benfica ou que passaram pela formação do clube. Há uns anos riram-se ou fizeram pouco de quando LFV disse que queria o Benfica como a espinha dorsal da selecção nacional. Ao contrário de muitos eu nunca achei que isso fosse para acontecer num curto prazo. Eu nunca vi isso um objectivo a curto prazo, mas sim a longo prazo, principalmente com o investimento feito no Seixal que estava a ser feito. São muitos anos desde a última vez que o Benfica tinha tantos jogadores seus na selecção. Se calhar se o William ou o Fonte não tivessem lugares cativos, fossem mais os jogadores na equipa titular do Benfica. E isto porque o Moutinho ainda não percebeu que já está reformado ou porque todos estão a assobiar para o lado sem querer admitir que o Florentino é já melhor que o Danilo e o William juntos.

Já agora, alguém reparou no facto do João Félix ser suplente do Gonçalo Guedes? Ahahah Deduzo que fosse para ter piada.

Comentários (31)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Concordo em absoluto!! O culto ridículo a Ronaldo é completamente absurdo, parolo e bacoco, houve um o Rui Pedro Bráz que nem admitia outra coisa que ele ser considerado o melhor jogador UEFA!! É triste!!!
1 resposta · activo há 289 semanas
Infelizmente não poderei comentar sobre o jogo de ontem... Não tinha visto a etapa de 6a da vuelta e há prioridades!

Eu sou "adepto" de CR7... Acho-o um jogador extraordinário... Que perdeu magia pela transformação que foi impondo ao seu futebol! É um exemplo de profissionalismo.
Infelizmente devido á mentalidade tuga foi criado esse sentimento do CR+10 camelos... Mas acho que cada vez menos isso acontece devido á afirmação internacional de todos os outros jogadores, que não existiu em determinada fase do percurso de CR na seleção.
Esta época correndo "normalmente"... JF ou BS estarão ambos no top 10 mundial dos prémios individuais... Serão ambos campeões e estarão nas meias da Champions.
8 respostas · activo há 289 semanas
Nunca mais chega o dia do Ronaldo se reformar e levar consigo o adjunto para termos finalmente e verdafeiro selecionador, mas ja faltou mais.
Era so fazer a equipa com base nos 5 titulares Portugueses do Benfica menos AAlmeida.

Ferro, RDias, Florentino, Rafa, e Pizzi.

Patricio. Cancelo, Guereiro, BSilva, Felix e ronaldo.

Ai se fosse o melhor selecionador que ate hoje tivemos, HCoelho, com esses craques todos o que ele nao faria. HCoelho pulha os melhores, nao os da ronaldete nem de que Clube fosse e davamos show!

Forza Raul, Vitoria sempre, carrega Benfica!!!
1 resposta · activo há 289 semanas
Não concordo com quase nada do que dizes no post! Excepto que o Félix devia ser titular !
Mas no lugar do Bruno Fernandes!
O Guedes já mais do que justificou o lugar!
A seleção não é do Ronaldo nem do Bernardo! É nossa!
3 respostas · activo há 289 semanas
O Ronaldo é um grande jogador, e todos os grandes jogadores têm o seu lugar na selecção.

Não obstante o Fernando Santos ter ganho o que ganhou, se calhar precisamos é de um treinador, mas como sou adepto da meritocracia aceito que FS continue.

As selecções são um caso muito especifico, não se pode mudar tudo de repente, há uma "entourage" que funciona, e as peças têm de ser mexidas com cuidado.
As pequenas coutadas e cumplicidades que se criam funcionam, e compete ao seleccionador verificar quando é que se torna necessário mudar de rumo.

Quanto à questão da coutada Ronaldo, se ela não existe parece que existe.

Mas também parece que é aceite por todos, manda a verdade. E tendo em conta a importancia de Ronaldo na história recente do fuetbol mundial, até se compreende. Os jogadores respeitam e reverenciam o Cristiano.

Agora repara na selecção sérvia, Kolarov, Matic, Tadic, Milinkovic, Katic, Jovic, etc etc... será que não é uma boa selecção? Porque não têm sucesso?

A ditadura dos resultados é que dá poder, e por isso FS vai continuar de pedra e cal na selecção.
1 resposta · activo há 289 semanas
Ronaldo continua a ser um enormíssimo jogador, não me custa a aceitar que a selecção será Ronaldo mais 10. Quem de bom senso conseguiria colocar Ronaldo no banco? Para ser substituído por quem? O problema é precisamente esses 10 e quem os escolhe.
PS.tive quase para não comentar este post, não dá azo a que se fale de Vieira.
1 resposta · activo há 289 semanas
Ronaldo é um grande jogador (apesar de achar que não é o melhor do mundo há muito tempo) mas na selecção tem de ser mais um. Actualmente temos uma das melhores selecções do mundo, se não a melhor... mas se jogarmos em equipa e aproveitarmos bem o fabuloso meio-campo que podemos ter e a frente de ataque móvel que pode existir (com Ronaldo a fazer parte).
2 respostas · activo há 289 semanas
Só discordo num aspecto: não acho que seja incompatível uma seleção com os novos grandes talentos e o Ronaldo. Acho que seria bom para todos, portugueses, fãs de futebol, fãs de CR7, fãs de Bernardo, fãs de Félix, benfiquistas,...se simplesmente jogassem como uma seleção e não como a equipa do Ronaldo. O golo que CR7 marca é bem exemplificativo do que penso: uma máquina imensa de talento a construir para o melhor finalizador do mundo concluir....e ainda tem uns bons anos pela frente para o fazer, não nos enganemos.
Ronaldo como finalizador desta seleção ficaríamos na história...
1 resposta · activo há 289 semanas
Tal como tu eu também sou fã das nossas seleções, mas discordo de algumas das tuas análises.

Não consigo dizer se ganhamos o Euro com os amigos de Ronaldo porque Ronaldo quer, ou se ganhamos com os amigos de Ronaldo porque Fernando Santos quer... mas ganhamos!
Se existia esse tipo de influência (desde já não acredito), actualmente não é a seleção dos amigos de Ronaldo.

Depois discordo também de que Ronaldo já seja suplementar na seleção. É o melhor jogador da nossa história, com títulos colectivos e individuais como nenhum outro, portanto é sempre um acréscimo de qualidade e experiência a qualquer equipa ou seleção do mundo. A seleção sem Ronaldo pode ganhar algumas coisas interessantes, mas tenho a certeza que perde muito mais do que ganha.

João Félix esta a percorrer o seu caminho, tal como Ronaldo o fez quando tinha a sua idade, mas terá que trabalhar e mostrar que merece um papel mais preponderante da seleção. Pode aproveitar muito, tal como todos os outros, do facto de ter um jogador de eleição como Ronaldo no balneário, nos treinos e nos jogos.

Actualmente a nossa seleção entrar em campo com Ronaldo ou sem Ronaldo é diferente para pior aos olhos de todos. Aos nossos olhos (grande maioria dos adeptos), aos olhos dos adversários e aos olhos dos nossos jogadores.
2 respostas · activo há 289 semanas
Esse sentimento bem tuga de menosprezar aquele que tem sucesso, seja desvalorizando, seja enaltecendo feitos de outros é algo que nunca vou conseguir compreender.
Parece que nem sabem ver e perceber um jogo de futebol. Mostrem-me um golo do CR a passe do Bernardo em que CR estivesse parado à espera da bola. Haja a santa paciência para tanta ignorância!!! A qualidade do passe é ótima sim, mas sem a visão de jogo, aceleração, movimentação e capacidade de finalização em qualquer situação de CR, qualquer passe médio passa logo a ser um excelente passe. Veja-se a forma como Modric, Di Maria, Ozil, Rooney e outros se destacavam tendo CR como destinatário dos seus passes e veja-se a forma como perderam esse destaque quando deixaram de "servir" CR, simplesmente porque nenhum era tão decisivo ou completos quanto ele.
Bernardo é um ótimo jogador e está certamente no top 50 mundial, talvez até mesmo no top 25, mas é também verdade que se tem destacado tanto no Manchester City porque tem Aguero, Sane, Sterling, De Bruyne, David Silva, Gabriel Jesus...uma equipa de luxo, bem melhor que o Real ou a Juventus.
Bernardo é um ótimo jogador e já fazia falta a esta seleção termos um jogador com as suas características desde que CR deixou de driblar e ir atrás buscar bola, desde que perdemos o Rui Costa e depois o Deco.
Mas Bernardo não decide muitos jogos sem ter avançados de qualidade a quem servir e pouco menos será um bom finalizar, pelo contrário. Já CR consegue perfeitamente decidir jogos sem Bernardo.
Se CR não receber um bom passe de Bernardo para a desmarcação, vai marcar de cabeça com algum cruzamento do lateral, se não houver cruzamentos, vai fugir aos defesas e marcar de longe ou à entrada da área, se for bloqueado em falta, vai marcar de livre, se falhar, vai entrar em drible pela esquerda e chutar para o poste do lado direito em arco, etc. CR decide com ajuda ou sem ajuda.
Ainda nos últimos 2 jogos, com a Servia e com a Lituania, muito se enalteceu o papel de Bernardo pelos seus passes para Ronaldo marcar, mas alguém comentou os excelentes passes de CR para a desmarcação de Bernardo ou Félix, que os falharam?
Por mais que isso doa aqueles portugueses que só se sentem bem quando conseguem desvalorizar, nem que seja um pouco, o sucesso daqueles que se destacam acima dos outros, seja diminuindo os seus feitos, seja enaltecendo os feitos menores de outros, CR é ainda o melhor jogador da seleção portuguesa e o seu ganha pão.
E não me venham com a história da final contra a França, porque sem Ronaldo nem tínhamos passado a fase de grupos ou vencido Gales nas meias finais e mesmo no jogo contra a França, passamos o jogo todo encostados às cordas e só ganhamos por muitaaaa sorte.
Na Liga das nações, aquela competição fabulosa, que metade das grandes equipas encarava inicialmente como a mesma coisa que amigáveis, Portugal safou-se sim, mas não foi sempre a melhor equipa como se apregoa....2 vitórias e 2 empates à rasca, com uma média de 1 golo por jogo sem CR, contra a pior Itália da sua história (20.º no ranking FIFA à data) e contra a Polónia (18.º do ranking FIFA). Já a Suiça, que CR destroçou era 9.ª no ranking.
Como diz o próprio Bernardo, ter CR na equipa facilita muito o seu trabalho!
Essa história da seleção ser do Ronaldo, haja a santa paciencia...pura teoria da conspiração. Ronaldo tem mais do que se preocupar e caso se preocupasse só ia querer bons jogadores que lhe metessem a bola como deve ser.
A liga das nações é uma prova experimental e inicialmente ninguém dava grande coisa por aquilo, daí que os selecionadores a usaram para fazer experiências. Alguns dos jogadores que alegas serem protegidos de Ronaldo e que deixaram de ser convocados com a sua ausência, está simplesmente relacionada com a perda de titularidade e preponderância dos mesmos nas suas equipas ou campeonatos.

Acorda para a vida, porque nesta matéria estás a deixa-rte consumir e cegar pelo sentimento português do sermos obrigados a pensar pequenino e a valorizar apenas o que é pequenino ou não levanta muito a cabeça.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi