Siga-nos no Facebook

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Weigl: Ver para crer

Como sabem não é habitual comentarmos noticias de jornal ou especulações sobre contratações. No meu caso não atribuo a mínima credibilidade a 100% das especulações de contratações que saem na nossa CS... O BF já saiu?
 
Mas como a noticia da contratação de Weigl é abrangente e não tem aqueles contornos de novela… julgo ser digna de nos debruçarmos sobre ela.
 
 
Não acredito até o gajo estar cá! Simples. No meu quadro mental (para a decisão do jogador)… não faz sentido… Um titular de uma grande equipa, de um campeonato de top, com 24 anos, a receber bem e com possibilidade de receber boas propostas em campeonatos de top… Pode ser a excepção que confirma a regra.
 
 
Para a realidade portuguesa, conseguir um jogador como Weigl é inacreditável…
 
Na minha opinião, enquanto de dificuldade de contratação, é uma contratação de nível superior a Aimar, Casillas…
ATENÇÃO, não é melhor jogador do que qualquer um desses foi no seu auge! Não é isso que estou a dizer! Mas nem Casillas nem Aimar vieram para o tugão aos 24 anos! Sem lesões! Quando eram titulares do seu clube!
Muita boa gente teve de estar a dormir para o Benfica conseguir o jogador… isto não é scouting… isto é uma contratação daquelas "impossíveis". Se o Benfica consegue ir buscar este jogador (e depende sempre da vontade do jogador), realmente, está muito melhor do que eu pensava financeiramente… provavelmente só possível em janelas de inverno (contratações das quais não sou adepto) devido á aproximação do final do contrato. 
 
 
Como jogador, entra direto no top 5 de jogadores da liga (sem ordem: Pizzi, Chiquinho, Taarabt, Bruno Fernandes, Rafa)… sem sequer ter jogado! O "desespero" dos anti nos programas da noite de ontem demonstra bem… ´
 
Claro que como em tudo… há criticas… dos mesmos que pediam investimento!
 

 
Vocês acreditam na noticia?
Têm uma perspetiva tão positiva sobre o jogador?

PS. Malta acho que já está confirmado! Pelo menos o BD já fez um Twitt a dar os parabéns ao Benfica!
 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 29 de dezembro de 2019

Momentos da década

Em todos os finais de ano vão-se debatendo os momentos do ano... Este ano em especial vão-se discutindo os momentos da década (e se a década termina ou não).

Fica um apanhado de vídeos com alguns momentos extra campo...






E dentro de campo...


Os vídeos seleccionados pelo podcast Visão Vermelha.

Em minha opinião acrescentaria ainda:





Os golos de Maicon, Kelvin e Ivanovic... E falhanço do Brian Ruiz... Também merecem destaque na década benfiquista.

E vocês? O que destacariam nesta década?

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

#Benfiquistão

Tiveram todos uma boas festas? Espero que sim...

Voltamos ao activo com uma lista de agentes do Benfiquistão recolhida por ai...
Presidente da FPF: Fernando Gomes, adepto e ex-dirigente do FCP.
Vice-Presidente da FPF: Tiago “Cachecol do Porto”, adepto do FCP.
Presidente da Liga: Proença, um ex-árbitro adeptos do SCP.
Presidente da AG da Liga: um vigarista encartado e adeptos fanático do FCP.
Directora executiva da Liga, Sonia Carneiro, adepta do FCP.
Directora Executiva da Liga, Helena Pires, adepta do FCP.
Comissão de Instrução, Claudia Viana, adepta do FCP.
Vice presidente da Liga: Um tal Santos ex-presidente da CMPenafiel e adepto do FCP.
Presidente do CA: Fontelas, adepto do SCP com o filho a jogar na sua formação e a ex-mulher secretária do Proença na Liga.
Vice-Presidente da CA: Paulo Costa, ex-árbitro envolvido no AD e adepto do FCP.
Presidente da APAF, Luciano Gonçalves assumido adepto do SCP, com o filho e a filha a jogarem nas equipas de formação do SCP e a trabalhar numa empresa que tem o SCP como cliente.
TAD. Dominado por magistrados sportinguistas.
O presidente do Conselho de Justiça é do FCP.
Daniel Pereira, director das provas na AEA e com acento no Comité de Atletismo da Fifa é adepto do SCP.

Secretário de Estado do Desporto:
João Paulo de Loureiro Rebelo, adepto do SCP.
O líder da ADOP é do SCP ou FCP. (o anterior, que foi deposto, era do SLB)

Treinadores das seleções jovens:
Sub-21 - Rui Jorge (ex-Porto e Sporting);
Sub-20 - José Oliveira (ex-Porto);
Sub-19 - Hélio Sousa (ex-Setúbal);
Sub-17 - Rui Bento (ex-Benfica e Sporting);
Sub-16 - Emílio Peixe (ex-Sporting e Porto;
Sub-15 - Filipe Ramos (ex-Sporting).

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Feliz Natal Companheiros


Um Feliz Natal para todos os Benfiquistas e não Benfiquistas que nos visitam diariamente, fazendo deste espaço um sitio único na web !

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Sérgio Conceição agride - As imagens!



Frontal? Ou uppercut?

Parabéns ao autor (desconhecido).

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Antevisão e Rescaldo - Sorteio da Taça de Portugal



Depois de uma publicação extremamente interessante, importante e elucidativa a vários níveis sobre os Estatutos do nosso Clube voltamos ao desporto. Durante este fim de semana soubemos que deixámos de estar em todas as frentes e foi com alguma frustração que nos vimos arredados de lutar por um troféu esta época. A Taça da Liga é provavelmente o troféu menos importante do calendário futebolístico em Portugal mas é uma competição que o Benfica sempre prezou e que sempre respeitou. Prova disso é ser líder destacado no que a vitórias na competição diz respeito. Seja como for, isto não é o Campeonato da Europa de Futebol e portanto 3 empates em 3 jogos não chega e vimo-nos eliminados num grupo que não era difícil e no qual poderíamos e deveríamos ter feito muito mais. Foi uma prova que sempre mostrámos que seria para dar descanso aos mais utilizados e para dar minutos aos menos utilizados. Não digo para dar oportunidades aos menos utilizados porque não acredito que jogarem 11 jogadores que nunca jogaram juntos uma oportunidade. É para dar minutos de descanso a alguns e minutos de jogo a outros. Não passámos. Objectivo falhado. Até ao momento temos 3 provas concluídas, 1 vencida e 2 eliminações. No final se farão as contas.

Esta publicação terá duas partes. Uma antevisão e um rescaldo sobre o sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, segunda competição nacional e uma prova que tem muita tradição em Portugal. Tem sempre um sabor especial viver aqueles momentos no Jamor antes do jogo e certamente não haverá equipa em Portugal que não sonhe estar nessa Final.

Antevisão

À entrada para este sorteio temos oito equipas. Serão sorteados não só os quartos de final, como as meias finais. Se bem me lembro este ano continuamos a ter as meias finais com duas mãos e os quartos apenas com um jogo. As equipas são as seguintes:
  • Benfica (Liga NOS)
  • Varzim (LigaPro)
  • Académico de Viseu (LigaPro)
  • Famalicão (Liga NOS)
  • Canelas 2010 (Campeonato de Portugal)
  • Paços de Ferreira (Liga NOS)
  • Rio Ave (Liga NOS)
  • FC Porto (Liga NOS)
São 5 equipas da primeira divisão (Liga NOS), duas equipas da segunda (LigaPro) e uma equipa da terceira (Campenato de Portugal). A sabedoria popular diria que a melhor equipa para apanharmos era a equipa amadora do Campeonato de Portugal. Contudo essa equipa é o Canelas. Equipa famosa pelos actos de violência enquanto subia dos distritais para os campeonatos nacionais e conhecida por ser a equipa dos Super Dragões. Olhando para a equipa mais concretamente percebemos que esta equipa nada tem a ver com a que andava pelos distritais. Vê-se uma equipa com muito mais jogadores brasileiros e com muito menos membros dos Super Dragões. Vê-se que, por exemplo, o Macaco em 15 jogos do Campeonato só jogou em 3 e tem um total de 100 minutos realizados. Tem 44 anos. Acho que está tudo dito. A única preocupação em jogar contra uma equipa como o Canelas é a possível viagem e estadia em Gaia com tudo o que isso implica. O Canelas por exemplo é das piores equipas em termos ofensivos da sua série e encontra-se em 8º lugar. Muito longe dos lugares de subida. Tem 17 golos marcados em 15 jogos.

No que às equipas da LigaPro podemos verificar que tanto o Viseu como o Varzim estão muito próximos na tabela classificativa. São duas equipas que estão no top10 da Segunda Liga Portuguesa, com 5 e 6 vitórias em 13 jogos respectivamente. No caso do Varzim tem um dos melhores marcadores da segunda Liga, o Leonardo Ruiz (com 8 golos) emprestado pelo Sporting. E o Académico de Viseu tem um dos jogadores com mais assistências da Segunda Liga, Luisinho com 4 assistências para golo.

Da Liga NOS, retirando o Porto, temos 3 equipas que podem trazer problemas se o jogo for em sua casa. Paços e Rio Ave são sempre equipas complicadas quando visitadas. O Famalicão é a grande surpresa da época, recém promovido teve um inicio de campeonato forte e que mesmo perdendo algum gás continua nos primeiros lugares da Liga.

Interessante, ou talvez não, é o facto de tirando o Benfica, todas as equipas são do Norte. O que significa que a haver uma saída nestes quartos de final será sempre complicada. De um ponto de vista objectivo se o adversário não for o Porto teremos sempre obrigação de passar, e caso seja o Porto na Luz teremos sempre de partir como favoritos.

O sorteio ideal seria apanhar o Canelas na Luz. E o sorteio mais complicado seria o Porto no Dragão. Como eu acho que isto está tudo combinado, acredito que Benfica e Porto terão caminhos separados até à final. Acredito que o Canelas não irá defrontar nenhum dos dois porque tenho a sensação que a Federação não quer esse tipo de publicidade. Caso apanhem o Benfica e aconteça algum problema haverá sempre muita conversa desnecessária e caso apanhem o Porto a mesma coisa. Será que vai haver decoro?

Previsão?

Caminho 1

Rio Ave - Benfica e Famalicão - Paços

Caminho 2

Porto - Varzim e Canelas - Viseu


Rescaldo

O sorteio acabou e curiosamente aquilo que eu previ é praticamente aquilo que saiu. Caricato? Nem por isso. Para quem acha que o sorteio está à partida definido e que de sorteio não tem nada era isto o expectável. Vejamos então como ficou sorteado.

Caminho 1

Benfica - Rio Ave e Famalicão - Paços

Caminho 2

Viseu - Canelas e Porto - Varzim

Objectivamente acertei todos os jogos à excepção da ordem do Benfica e do Canelas. O Benfica calhou com todas as equipas da Liga NOS e o Porto calhou com todas as equipas das ligas secundárias e joga em casa tanto nos quartos como no jogo decisivo das meias finais. O único prémio de consolação para o Benfica é que nos quartos de final tem a decisão dos mesmos na Luz. De resto... pior era impossível a não ser apanhar o Porto no Dragão. Mas isso nem o Porto queria. Sorteio perfeito para o Porto e mau, a roçar o pior possível para o Benfica. Acho que está tudo dito quanto ao sorteio.

Em relação à Taça, temos todas as condições para vencer o troféu, tendo o maior obstáculo numa possível final com o Porto. Aquilo que podemos perceber é que se o Benfica quiser vencer a Taça terá de jogar com os melhores nos 4 jogos que faltam enquanto o Porto poderá brincar com o plantel e mesmo assim ter larga vantagem sobre o adversário.

Conclusão

Vergonhoso sorteio. Nem se deram ao trabalho de disfarçar. Confesso que tinha alguma esperança que disfarçassem os favorecimentos aos azuis. Cá estamos para a luta!

Contra tudo e contra todos.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Estatutos - debate e propostas

Como princípio geral para todo o texto tenho que quem vota são as pessoas e devem poder expressar as suas opções pelo voto o mais livremente possível devendo a opção expressa ser respeitada independentemente do gosto pessoal individual e não classificando o que não for do "meu" gosto como anti democrático.

Como escreveu o RPGDias "Isto de ser democrata é difícil, temos que aceitar as decisões dos outros quando não concordamos com elas. " Eu acrescento, especialmente... especialmente quando não concordamos com elas!
A isto relembro uma precaução que todos devemos ter, mas que muitos esquecem por questões pessoais... Umas vezes as nossas ideias ganham e outras vezes perdem... Normal! Se quisermos poder total quando as nossas ideias ganham temos de perceber que vai chegar o dia em que as nossas ideias vão perder e aí o poder total vai estar ao serviço das ideias que não gostamos... assim como o inverso... se não queremos dar poder ás ideias que não gostamos e queremos obstaculizar essas ideias, temos de perceber vai chegar o dia em que as ideias que gostamos serão também obstaculizadas.


Este post, mais do que o debate acerca do "as is" visa mais o debate de um "to be" que seja mais "e pluribus unum"... we the people of Benfica!
Para que todos possam dar o seu contributo, além dos estatutos, de algumas opiniões expressas no post que deu origem a este e da minha opinião, coloco também algumas alternativas á situação atual.

1. Legitimidade democrática dos estatutos
Os estatutos referem na SECÇÃO II – Assembleia Geral, que: 
Artigo 49º
Atribuições

1. A Assembleia Geral é o órgão em que reside o poder supremo do Clube, sede de debate e votação dos interesses gerais do SPORT LISBOA E BENFICA com os limites legais e estatutários;
(...)
Artigo 50º
Competências
1.
Compete à Assembleia Geral, sem prejuízo do prescrito em outras normas estatutárias e na lei, apreciar, discutir e deliberar sobre os interesses gerais do Clube, nomeadamente:a) Velar pelo cumprimento dos Estatutos e aprovar as respectivas alterações;
(...)
Artigo 56º
Modo de funcionamento

3. As Assembleias Gerais, salvo as de âmbito eleitoral, só podem funcionar em primeira convocação com a presença da maioria absoluta dos sócios com direito de voto, quando tal não se verificar funcionarão meia hora depois, em segunda convocação, qualquer que seja o número de sócios presentes se o aviso convocatório assim o determinar, excepto se a lei ou os Estatutos impuserem uma maioria qualificada para alguma das deliberações constantes da ordem de trabalhos e o número de sócios presentes não assegurar esse “quorum”; 
(...) 
Artigo 57º
Deliberações e referendo
1. Salvo disposição em contrário da lei ou dos presentes Estatutos, as deliberações da Assembleia Geral são tomadas por maioria absoluta dos votos dos associados presentes, podendo, sempre que a Mesa o determine, ser a votação efectuada por meios electrónicos, designadamente, nos actos eleitorais;

Os estatutos foram, são e serão alterados pelos sócios em AG… estão legitimados independentemente de serem votados por 10, 183 ou 100mil sócios! Quem está contra os estatutos teve a oportunidade de manifestar a sua opinião no local e momento certo… votando contra as alterações… tal como quem esteve a favor e votou fez! (Chakra: "Sabes quantos associados votaram e aprovaram estes estatutos?
183 (Cento e oitenta e três) !!! Isto segundo me disse um sócio que esteve presente, pois eu infelizmente não estive presente, e não houve debate publico sobre este assunto. Eu sou um dos responsaveis por estes estatutos.")
Atenção que isto não significa que não se possa discordar do que foi aprovado mas disso a classificar como antidemocrático vai uma distância demasiado grande…
Proposta:
1) Quanto a este ponto, vejo apenas a possibilidade de se exigir uma participação mínima, em % do total de sócios com direito a voto, para que as alterações se tornem vinculativas;
ou
2) Manter a situação actual e respeitar a opção das pessoas por se absterem ou não participarem.

2. Atribuição de votos
Segundo os estatutos, na mesma secção:
Artigo 51º
Constituição e atribuição de número de votos aos sócios
1.
A Assembleia Geral é constituída pelos sócios efectivos e correspondentes com mais de um ano de filiação associativa cabendo-lhes, em todas as votações salvo expressa indicação estatutária, o seguinte número de votos:
a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa e até cinco anos – Um Voto;b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – Cinco Votos;c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – Vinte Votos.d) Aos sócios efectivos com mais de vinte cinco anos de filiação associativa são atribuídos Cinquenta Votos.

Recordo as posições contraditórias e extremamente legitimas da Marta Costa da Cruz: "É impensável os sócios terem o mesmo número de votos. Sou sócia há quase 40 anos e não admito ter o mesmo número de votos do que pessoas que são sócios há 5 ou 10 anos. Simplesmente deixava de ser sócia." e do F_Edu68: "Caro Nuno, desculpe a minha questão mas, serei eu mais Benfiquista do que o Nuno apenas porque eu tenho o direito a 50 votos e o Nuno menos?" (embora o tema não seja obviamente o "benfiquismo")

Não se trata de ser mais benfiquista ou menos benfiquista… tal como não faz sentido a comparação com as eleições do país, com uma pessoa um voto (Ghozé: "Um sócio, um voto, só faria sentido se fôssemos todos sócios à nascença e só houvesse um clube, o Benfica.")... Aqui a progressão poderá ser demasiado "grande" a partir dos 10 anos de filiação, mas percebe-se claramente a intenção de premiar os sócios mais antigos.

Proposta:
1) Diminuir o numero máximo de votos aos sócios com mais anos de filiação.
e/ou
2) Aumentar o numero de escalões.
e/ou
3) Terminar a distinção de votos entre sócios efectivos e correspondentes.
ou
4) Manter a valorização elevada dos sócios efectivos  mais antigos.

2.1 Atribuição de votos a casas e filiais
Artigo 52º
Número de votos das Filiais, Casas do Benfica e DelegaçõesAs Filiais, Casas do Benfica e Delegações a que se refere o Capítulo VIII dos presentes Estatutos poderão tomar parte nas reuniões da Assembleia Geral, representadas por um delegado, devidamente credenciado, cabendo-lhes o seguinte número de votos:a) Filiais e Delegações – Vinte Votos;b) Casas do Benfica – Cinquenta Votos. 
Quem vota são pessoas, associadas do clube.
Revejo-me totalmente na opinião do Chakra: "Faz sentido uma entidade colectiva, as Casas, Delegações e Filiais, que sem duvida são muito importantes para o benfiquismo, ter direito a votos, exercidos por uma pessoa? (…) Faz sentido as Casas do Benfica terem direito a 50 votos? É quase como se uma parte da estrutura do Benfica votasse em causa própria." (...) "Os votos deviam ser um exclusivo de quem mantém quotas pagas, e é maior de idade. Por isso é que o voto é secreto, e é uma decisão individual, não faz sentido uma entidade colectiva "votar". "
Proposta:
1) Extinguir os votos das filiais e das casas.
ou
2) Diminuir os votos das filiais e das casas para o equivalente a um dos escalões intermédios.
 ou
3) Manter a situação atual.

3. Limitação de mandatos
Os estatutos são omissos relativamente a este tema e deste modo conclui-se que não existe limitação de mandatos.
Eu, por principio, sou contra... sempre... em qualquer tipo de eleição! O único beneficio que normalmente é apontado é algo que que a forma correta de resolução é a judicial e não a eleitoral...
Como escreveu Fuzo: "Em Portugal o PM não tem limitação de mandatos. O PR tem. Ambos os casos são legitimos. O importante, são as eleições."

Propostas:
1) Limitar o numero de mandatos a 3 (com mandatos de 4 anos, 12 anos como máximo parece-me  um ciclo de liderança razoável)
ou
2) Não limitar mandatos.

4. Elegibilidade
SECÇÃO I – Admissão e Classificação
Artigo 11º
Sócios efectivosSão sócios efectivos os sócios de idade superior a dezoito anos que contribuam para o desenvolvimento permanente das actividades do Clube, usufruindo da generalidade dos direitos e estando sujeitos aos deveres estatutários e regulamentares. 
(...)
Artigo 17º
Direitos dos Sócios

1. São direitos dos sócios:
d) Ser eleito para os órgãos sociais; 
(...) 
2. Os direitos consignados no número anterior estão sujeitos às seguintes condições:
c) Os previstos na alínea d) só aproveitam aos sócios efectivos com mais de dez anos ininterruptos de filiação associativa, naquela qualidade, concomitantes com a data da eleição, sem prejuízo de outros prazos especificamente consignados nos presentes Estatutos;

SECÇÃO III – Direcção
Artigo 59º
Atribuições 

A Direcção é o órgão de governo do SPORT LISBOA E BENFICA, tendo por primordial função promover e desenvolver em geral as actividades associativas, praticar actos de gestão e administração, representação e disposição, adequados à realização dos fins do Clube. Artigo 61º
Constituição
1.
A Direcção é constituída pelos seguintes membros:a) Presidente;b) Quatro ou seis Vice-Presidentes efectivos;c) Dois Vice-Presidentes suplentes.2. O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição;

Aqui entra o grande cavalo de batalha dos críticos da actual direcção (Ghozé: "Quando leio que o malandro do Vieira alterou os estatutos para se perpetuar no poder, eu pergunto: mas está lá escrito que só o Vieira se pode candidatar?"mas não só (Chakra "o principal, é a aberração de se promover o afastamento de pessoas jovens e válidas a uma candidaturas à presidência do nosso clube. Um sócio com 42 anos de associado, e 42 anos de idade não se pode candidatar, um associado com 43 anos de idade e 25 anos de sócio já pode. É uma obrigação estatutária desleal para os princípios democráticos, insultuosa para a juventude benfiquista, e altamente discriminatória. O que desqualifica um jovem de 30, 35 anos, com 10 ou 15 anos de sócio como uma possibilidade de ser presidente do nosso clube?". Ao que o RPGDias (sem ser como resposta direta) contrapõe "E não me venham dizer que não pode concorrer quem quiser, pois as limitações são superiores às da eleição do presidente da República. O Benfica tem cerca de 260 mil sócios, não me digam que ficam todos fora dos parâmetros exigidos pelos estatutos?"
Eu concordo com ambos. Por principio acho que desde que um sócio possa votar deveria poder candidatar-se, simples! No entanto, a limitação colocada à elegibilidade num universo de sócios tão grande não é um factor tão limitativo como argumentado.

Propostas:
1) O presidente deverá apenas ser sócio efectivo.
ou
2) O presidente deverá ser sócio efectivo com mais de dez anos ininterruptos de filiação associativa, naquela qualidade, conforme restantes órgãos sociais.
ou
3) Manter as condições atuais.

---------------------------------------------

Ficamos a aguardar as vossas contribuições para o debate esperando que este seja tão bom ou melhor do que o excelente realizado no post anterior sobre este tema!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Benfica 2 x 1 Braga - Rescaldo


Excelente jogo contra uma boa equipa da nossa liga... Vitória natural.

O Benfica entrou bem no jogo... Embora, como é normal, nos primeiros minutos o adversário consiga ir tapando buracos. Após um passe longo do Gr, o Braga recuperou e sem ataque rápido conseguiu marcar através de um autogolo de Ferro.
O Benfica reagiu imediatamente e após 2/3 bolas na zona de finalização consegue marcar num apoio frontal do Vinícius para a Pizzi, que aproveita o espaço criado pela desmarcação de ruptura de Chiquinho, e de fora da área faz o 20o (?) golo da época.
Durante o resto da primeira parte o Benfica manteve o controlo do jogo e ia sempre chegando com relativo perigo á área do Braga, incluindo uma bola no poste... Aliás, a escrever de cor, não consigo recordar uma situação de perigo do Braga durante o jogo todo!
O Benfica entrou forte na 2a parte e, tal como antes e depois do 1o golo, sentia-se uma superioridade natural do Benfica e que o golo iria acabar por surgir... Vinícius no final diz que a equipa sentiu que o golo ia acabar por aparecer (algo deste género)... E o "resumo" do jogo é mesmo esse, a naturalidade e clareza da vitória do Benfica.
A equipa recuou a tentar controlar o jogo (segundo BL não foi indicação do treinador)... Intenção confirmada pela entrada de Samaris para o lugar de Cervi, ficando Gabriel e Taarabt como interiores em 433 ... Apesar do recuo do terreno Zlobin não foi sequer incomodado e dava a sensação de que a qualquer momento poder acontecer o 3-1.

Não sendo jogo de campeonato não há classificações dos jogadores... Destaco Trincão... 15M era ontem... Depois lá se vê se resulta ou não.

Benfica x Braga - Antevisão

Oitavos de final da taça de Portugal… contra o pior adversário possível.

Opiniões?
Deixo a conferência e a minha aposta para o 11 inicial…

Conferência de imprensa


Único destaque que faço hoje á conferência é a explicação por BL daquilo que eu e o Rui temos tentado "explicar" relativamente a RDT (podendo também entroncar na alteração que BL reconhece na equipa… deixar de jogar com 2 Av).
"Estamos a jogar com quantos avançados? Se meter o Raul a diferença é de três milhões. Meto 17 milhões no banco ou fora da convocatória. É o equilíbrio. O mais importante é que todos trabalhem bem, independentemente do valor que custaram. Não é fácil encontrar um ponta-de-lança que chegue ao Benfica e que se afirme. Temos dois num passado recente, o Jonas e o Vinícius. Todos os outros precisaram de tempo para se adaptar. Estamos confiantes. Todos têm que continuar a trabalhar para, na oportunidade, mostrarem o seu valor."
BL explica… 3 jogadores para, atualmente, 1 lugar… para quem quiser ver isto pelo lado de qualificar como flop… algum seria SEMPRE flop.

11 inicial



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O Patinho Feio Pizzi



Começou no Bragança, passou pelos sub-19 do Sporting de Braga, andou emprestado pelo Ribeirão e Covilhã até que fez uma grande época ao serviço do Paços de Ferreira e despertou o interesse do Atlético de Madrid. Nesta altura era extremo, fez dois jogos pela equipa principal do Braga e viajou para Madrid onde numa primeira época nunca se impôs como titular e no final da mesma acabou emprestado. Depois de uma grande época na Liga Espanhola no Deportivo onde apontou 8 golos chamou a atenção do Benfica que o contratou na época de 2013-2014 com o intuito de empréstimo para o Espanyol. Na altura, com 24 anos, foram pagos 6M€ por 50% do passe e com o empréstimo falava-se no quê? Maroska. Atlético de Madrid, Jorge Mendes, Benfica, Vieira... avaliar um jogador que não pegou no Atlético por 12M€, só pode ser mais uma forma de sacar dinheiro ao Benfica.

Mas no ano seguinte, e com o Mestre da Táctica ao leme do Benfica Pizzi faz mais de 30 jogos e vê-se pela primeira vez não como extremo mas como segundo médio, uma espécie de box-to-box no 4-4-2 de Jesus. Se com Jesus num plantel com Enzo, Gaitan, Samaris, Salvio ou Jonas era complicado jogar-se e arranjar minutos (31 jogos perto de 1900 minutos), foi com Rui Vitória na época de 2015-2016 que Pizzi agarrou o estatuto de imprescindível, desde então que Pizzi tem sido o Capitão deste barco que é a equipa do Benfica. A contar com esta época já são 254 jogos disputados pelo nosso clube e 64 golos marcados. 


O jogo de Pizzi não passa apenas por ter capacidade goleadora. Só para o campeonato já leva pelo Benfica 53 assistências para golo o que o torna facilmente o jogador mais influente da nossa primeira Liga com 103 participações directas em golos nas últimas 6 temporadas. Hoje fala-se muito sobre o médio mais influente da Europa, mas em Portugal não é o médio mais influente mas sim o jogador mais influente. São 50 golos e 53 assistências. No ano passado, quando todos falavam numa época absolutamente fantástica de Bruno Fernandes eram poucos aqueles que referiam o mesmo de Pizzi. Ora, para o campeonato o Bruno Fernandes participou directamente em 33 golos do Sporting, Pizzi participou directamente em 32 golos do Benfica. E Bruno Fernandes era o único que jogava no Sporting, o Pizzi tinha a companhia do João Félix, por exemplo, ou do melhor marcador do campeonato.

Se no ano passado só para o campeonato fez 13 golos e 19 assistências, este ano o Pizzi pretende bater todos os recordes. E já os bateu. Na verdade só em meia época já vai com 11 golos marcados na Liga Portuguesa, 18 no total. Para o campeonato também já é o melhor assistente com 7 passes para golo, tornando-se sem grandes dificuldades até ao momento como o jogador mais influente do campeonato com 18 participações directas em golos. No entanto, isto parece não convencer os exigentes jornalistas da comunicação social. Se por esta altura já todos falavam em Bruno Fernandes como o próximo Zidane, daqueles jogadores diferenciados que dificilmente ficariam por Portugal, faltando apenas saber por quantos milhões o Sporting o ia vender, Pizzi continua paulatinamente sem publicidade jornalística. Se por esta altura no ano passado todos falavam na brilhante época a nível de golos que Bruno Fernandes fazia, esta época nada se fala sobre o facto do Pizzi estar a fazer melhor. E não me venham com a conversa da idade do Pizzi, Zidane e Rui Costa foram para Real Madrid e Milan quando tinham 30 anos.

Ora vejamos números.



























Pizzi é portanto o médio mais goleador das principais ligas europeias. 
























E quanto a influência directa em golos estamos também conversados. 

Estamos portanto uma das melhores épocas realizadas por um médio a actuar no futebol europeu. Mas mais do que números, Pizzi joga muito e é amado por poucos. É uma espécie de patinho feio desde há muitos anos. Não é um extremo que tenha qualidade técnica no um contra um, nem é um médio com uma capacidade de recuperação grande, mas é provavelmente dos poucos jogadores que vi em Portugal nos últimos anos perceber exactamente o que as dinâmicas da equipa precisam em cada momento do jogo em vários sistemas diferentes e jogando em posições diferentes. A capacidade de passe longo, a coragem que tem de fazer os passes a rasgar, a capacidade no passe curto com tabelas próximas da área, a capacidade que tem de aparecer no local certo para finalizar, o posicionamento em campo que mesmo não tendo uma grande cultura defensiva facilita imenso na hora de controlar linhas de passe e jogadores adversários, fazem dele um jogador único, diferenciado. Na generalidade, não me lembro de ter visto o Pizzi jogar mal ou ter influência directa num desaire do Benfica. Muitas vezes tem a sua capacidade limitada devido à forma física, na realidade foi um dos jogadores mais utilizados pelo Benfica nos últimos 5 anos (contando este ano) já fez mais de 17 mil minutos ao serviço do Benfica, tendo tido duas épocas acima dos 4200, nessas duas épocas jogou 107 jogos ao serviço do Benfica tendo feito uma média de mais de 79 minutos por jogo. Verdadeiramente impressionante. A primeira delas, a época do inédito tetracampeonato.

Mas o Pizzi é mais que isso. Pizzi é mais que golos e assistências, é mais que fazer jogar. É o primeiro a festejar um golo dum companheiro. É o primeiro a dar a cara numa derrota. É o primeiro a ir agradecer a um apanha bolas pela influência num golo. Pizzi é um exemplo daquilo que um jogador deve ser. É o exemplo daquilo que um companheiro deve ser. Acima de tudo é o exemplo de veterano que o Benfica deve querer ter dentro do seu balneário. A par de jogadores como Luisão, Jonas, Samaris ou Salvio por exemplo. Curiosamente muitos dos jogadores que foram criticados por uma parte dos nossos adeptos. RedPass Relvado? O Benfica pagou 14M€ por Pizzi no total. Muitos na altura, mesmo depois de uma época tremenda ao serviço do Benfica (primeira de Rui Vitória), disseram que era uma vergonha, que era mais uma encomenda do Jorge Mendes para o Atlético. 14 milhões por o jogador mais influente da Liga Portuguesa dos últimos 5 anos? 14 milhões pelo médio mais influente da Europa aos 30 anos? Para mim provavelmente o melhor negócio de Vieira dos últimos anos. E não me venham com a treta do que era o jogador na altura. Ninguém compra um jogador de 23 ou 24 anos por aquilo que ele vale no momento apenas. Compra por aquilo que pode valer. E Pizzi vale bem mais que 14M€ para o Benfica. Nada me daria mais prazer que vê-lo terminar a época com valores estatísticos superiores aos de Bruno Fernandes, não pelo Bruno Fernandes que mostra ser bastante amigo do Pizzi, mas sim por todos aqueles exigentes que nunca mostraram o devido respeito pelo Pizzi.


Liderança é fundamental em todas as empresas, em todos os locais de trabalho e em todos os sectores da sociedade. E é isso que o Pizzi é. Um Líder. Dentro e fora do campo. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Sorteio Liga Europa: Benfica vs Shakhtar Donetsk


Dia de sorteio.
Sorteio em que esperávamos não estar… mas foi o possível para uma equipa fora das big 5.
Connosco para a Liga Europa caiu o "nosso exemplo"... o Ajax.

Sorteio Benfica
O sorteio ditou que o Benfica vai defrontar o Shakhtar Donetsk… outro do relegados da LC…


O nosso registo contra os ucranianos é o seguinte:



 
Sorteio Geral
Das equipas tugas…
 
 
Sorteio Liga dos Campeões
Para quem quiser ficar a conhecer e comentar...
 
 
Opiniões?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 14 de dezembro de 2019

Benfica 4 x 0 Famalicão - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. São 13 vitórias em 14 jogos. Num jogo que poderia ser difícil mas que mostrou uma equipa a carburar a todo o gás contra outra incapaz de a travar. Ouvia nos comentários pós-jogo a pergunta de onde estava este Benfica no inicio do campeonato e não entendo a pergunta. Não marcamos 10 golos nos primeiros dois jogos da época? O Benfica passou uma fase menos boa em termos exibicionais mas isso é perfeitamente natural ao longo duma época, o importante nas equipas grandes é quando encontram esses maus momentos consigam ir ganhando e mantendo os objectivos intactos. Não conseguimos manter-nos na Liga dos Campeões e pusemos em causa a Taça da Liga mas continuamos com um registo verdadeiramente impressionante em Portugal. Nos últimos 3 jogos para o campeonato marcámos 12 golos. O Benfica é neste momento a equipa com mais golos marcados, com menos golos sofridos, com os dois melhores marcadores do campeonato, com o jogador com mais assistência, equipa com mais vitórias, com menos derrotas e com menos empates. É de longe a melhor equipa em Portugal quer ao nível de estatísticas quer ao nível de exibições e jogo jogado. O melhor momento do Benfica (agora) é melhor que qualquer outra equipa e o pior Benfica está longe do pior das outras equipas em Portugal para melhor.

Quanto às exibições, não vou entrar pela teoria do Bruno Lage sobre o relvado, de facto faz muita diferença, mas aquilo que temos assistido é o contrário daquilo que eu defendia. Gabriel e Taarabt. Impressionante a capacidade destes dois jogadores no meio campo. Taarabt neste jogo fez 12 recuperações de bola. Doze. Inacreditável. Gabriel transformou-se por completo e para mim é ele a principal diferença neste onze. Tem conseguido jogar como médio defensivo. Não como Tino ou Samaris ou Fejsa mas um jogador que tem conseguido fazer a posição, algo que eu não acreditava. A verdade é que estes dois em campo transformaram as exibições da equipa e o facto de haver continuidade no onze ajuda muito. Outra coisa que é fundamental nesta dupla é ter o Cervi também em campo. Ajuda muito no meio campo. Não sei se será a mesma coisa quando o Rafa chegar, mas ficarei tremendamente contente se for novamente contrariado e a equipa continue a carburar como está neste momento. A pressão alta feita por toda a equipa é fantástica.

Outra coisa que consigo retirar sobre este inicio de época é que o plantel "grande" tem sido fundamental. A quantidade de lesões que a equipa tem tido só mostra que tudo pode acontecer e que ter 26 ou 27 jogadores de alto nível não é de todo um problema ou pelo menos não deve ser. Espero que em Janeiro o Benfica consiga colocar o Zivkovic nalgum lado e de resto, podem ficar cá todos porque acrescentam.

1ª Parte

Uma excelente primeira parte que mostrou uma equipa a querer resolver rápido. O golo tardou mas a equipa apresenta níveis de confiança altos e não demonstrou grande ansiedade. Pressão alta, ocasiões de golo e capacidade dos jogadores para fechar espaços e não dar grandes hipóteses ao Famalicão. A equipa forasteira teve um remate perigoso antes do Benfica inaugurar o marcador, mas fora isso a parte foi toda do Benfica.
Chegámos ao golo naturalmente e com mérito. Mais um golo do Vinicius, que continua a mostrar ser um matador. 

2ª Parte

Se a primeira tinha mostrado qualidade, a segunda foi apenas um atropelar. O golo chegou cedo por Pizzi e desde aí foi só perceber por quantos íamos vencer e se iríamos sofrer algum golo nalguma desatenção. Pizzi outra vez a mostrar que está cá para lutar pela Bota de Prata. Sinceramente são duas partes sem grande história tal não foi a superioridade demonstrada pelo Benfica que cada vez mais domina e controla os jogos com mais facilidade. Nesta segunda parte, e jogo no geral, gostei de ver a capacidade que a equipa teve de controlar o jogo defensivamente. Não dando muitos espaços entre linhas que era algo que andava a acontecer. Ajuda Gabriel e Taarabt terem mais minutos juntos no meio campo e estabilizarem.

Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10) 

Odysseas (6) - Jogo com apenas uma intervenção digna de registo ainda na primeira parte e uma saída algo lenta que quase era expulso. Fora isso, jogo tranquilo e sem grandes problemas.

Tomás Tavares (7) - Jovem jogador que vai ganhando confiança. Fez um jogo tranquilo com um ou outro bom apontamento. Defensivamente perdeu o primeiro lance do jogo para o Fábio Martins e depois disso nunca mais foi ultrapassado pelo mesmo.

Rúben Dias (6) - Seguro, confiante e um líder dentro do relvado. Está feito um senhor jogador e só tem melhorado com a época. Não teve praticamente trabalho esta tarde.

Ferro (6) - Voltou às melhores exibições, com qualidade, segurança e tranquilidade. Como o seu companheiro no eixo da defesa não teve praticamente trabalho neste jogo.

Grimaldo (7) - Muito mais liberdade para subir quando tem Cervi na sua frente. Um sobe e desce constante, grande qualidade na recuperação e na capacidade de fazer a diferença na frente. Excelente partida do nosso lateral.

Gabriel (8) - Não há como negar, cada vez mais vai absorvendo as rotinas de jogar naquela posição. O Benfica não joga com um médio defensivo e um jogador na sua frente, joga com dois lado a lado na recuperação e na construção de jogo. E que muito anda a jogar este meio campo. Muito se deve ao Gabriel. 

Taarabt (9) - Doze. Foram essas as vezes que recuperou a bola. Tanto ele como o Gabriel na pressão alta é inacreditável de se ver. Capacidade física, vontade, garra e qualidade técnica. Não foi de todo este o tipo de jogador que o Benfica contratou há uns anos, mas que bom ver a forma como ele trabalha dentro de campo. A sua história no Benfica dá um filme. Transformação fascinante! Jogão de Taarabt.

Cervi (7) - Dirão muitos que é um extremo que não sabe atacar só sabe defender e que isso não interessa ao Benfica. Sempre fui defensor de Cervi, sempre fui daqueles que disse que dava ao Benfica algo que nenhum outro extremo dava ao plantel e que deveria ficar. Até tinha razão. Dá enorme liberdade ao Grimaldo e acho que ajuda e muito ter um extremo como Cervi quando se tem uma dupla como Gabriel e Taarabt no meio. Excelente jogo. Tem ele marcado aquele golo na primeira parte e receberia um 8.

Pizzi (9) -  Não tivesse o Pizzi em campo e o Taarabt era o melhor jogador para mim neste jogo. Mas quando está Pizzi a coisa complica-se. Está numa forma incrível. Vai com 19 golos marcados nesta época, 18 pelo Benfica. Já é a melhor marca da carreira e ainda só estamos em Dezembro. Para além dos 18 golos tem 9 assistências. Aquele 3º golo é qualquer coisa. A qualidade no primeiro toque neste jogo foi incrível. É o melhor jogador do campeonato, assim como o foi na época passada. É muito bom andarem todos entretidos a tentar vender o Bruno Fernandes por 70M€ que assim ninguém se lembra que a cláusula de rescisão do Luís Fernandes é de 45M€.

Chiquinho (8) - Grande jogo por parte do Chiquinho. Outro que soube aproveitar de forma fantástica a oportunidade de mostrar aquilo que vale. No inicio da época todos o contaram como daqueles para emprestar. Mais uma maroska. Daqueles que nunca vestiria a camisola do Benfica. É trabalhador, tem técnica e cada vez mais conhece as dinâmicas da equipa. Com três assistências talvez merecesse mais na nota, não dei mais porque para mim só uma das assistências vale realmente como assistência.

Vinicius (8) - Hoje menos activo mas mostrou novamente que é matador. Teve 2 ou 3 oportunidades para marcar, marcou um golo. Fosse ele o Bryan Ruiz e não tinha marcado. Mais um bom jogo de mais uma maroska do Benfica. Últimos 4 jogos do campeonato marcou 6 golos.

Seferovic (3) - Entrou, trabalhou o que pôde mas não alterou muito. Teve minutos para poder fazer mais mas de facto não é um grande jogador. 

Jota (2) - Teve poucos minutos para jogar, talvez merecesse mais. Jogo 3-0 aos 63 minutos poderia ter dado para mais minutos. Seja como for, entrou numa altura que já não havia jogo e pouco ou nada pôde mostrar.

Caio Lucas (4) - Entrou, correu, fintou e marcou. O tempo não deu para mais. É o que se exige. Boa entrada.


Apontamentos Finais

O Benfica está bem e recomenda-se. Provavelmente a melhor altura para apanhar o Braga para a Taça. Cada vez mais entrosados, com um relvado a ajudar e com quase nenhuma lesão a apoquentar a equipa mostra saúde e fio de jogo. Não há muito mais a dizer a não ser que foi um excelente jogo por parte do Benfica com Pizzi e Taarabt num patamar superior mas com toda a equipa a exibir-se em bom plano.
Para quem falou no Rui Costa, árbitro da partida, podemos dizer que teve duas ou três decisões de dúvida que não penalizou o Benfica, o que significa que esteve longe daquilo que eram as expectativas. Um bom jogo da equipa de arbitragem, com alguns pequenos erros para cada lado.

Venha o Braga e depois o Setúbal para terminar o ano de 2019. Acredito na passagem à próxima fase da Taça de Portugal se não houver muita invenção. Quanto à Taça da Liga, estamos longe de depender de nós.


Benfica x Famalicão - Antevisão


O Benfica está a passar a sua melhor fase da época a nível exibicional.
BL estabilizou um 11 depois de lesões em 3 dos jogadores actualmente titulares... e 2 lesões em jogadores que idealmente fariam parte do 11. 
O calendário está a permitir uma sucessão de jogos não intercalados por pausas e pausas e mais pausas para jogos da equipa da FPF.
Apanhamos nesta jornada, uma das melhores equipas no inicio de campeonato e atual 3º classificado... uma equipa que antes da fase atual nos iria causar extremas dificuldades... mas ao dia de hoje consigo ter muito mais confiança para este jogo do que teria há um mês.
Sobre este jogo digo exactamente o mesmo que disse sobre o jogo contra o Rio Ave... Jogo mais importante da época devido á perda de pontos do rival na jornada anterior... extremamente importante não deixar ao rival a sensação de poder recuperar! 

Conferência de imprensa


Não foi uma conferência centrada no jogo... espero que isso não signifique uma eventual desvalorização da importância do mesmo.

Convocatória
Repetem-se os 18 convocados para o jogo anterior.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ivan Zlobin e Odysseas;
Defesas: Tomás Tavares, Nuno Tavares, Jardel, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo;
Médios: Samaris, Taarabt, Pizzi, Gabriel, Chiquinho, Caio e Cervi;
Avançados: Seferovic, Jota e Vinícius.

11 Inicial
Se quanto á convocatória não há alterações... espero que o mesmo aconteça relativamente ao 11.


Ps. Temos um post anterior de debate sobre um comentário interessante... não deixem de comentar lá também.


Tem a palavra: Fernandes

Como já muitas vezes referimos... O blog Universo Benfiquista, e os seus autores, tem todo o gosto na sua interactividade com os leitores. 
Já há algum tempo que não salientávamos comentários dos leitores... desta vez calhou a "honra" a um comentário (e continuação), no post do Pedro Simões... 

Comentário 1
Trocava dois ou três campeonatos por um candidato que nas próximas eleições se comprometesse a limitar os mandatos (via AG).
Numa altura em que não eleições os benfiquistas deviam estar a discutir a revisão dos estatutos para terminar com a bandalheira actual, em que os presidentes fazem o que querem e podem ficar eternamente no cargo, como se isso tivesse algo de democrático. 50 votos contra 1, como se isso tivesse algo de democrático.
Aprender com o que se faz noutros países, e ter os valores (palavra usada e abusada por tantos) do clube defendidos nos estatutos.
Discutir qual afinal deve ser o poder dos sócios antes, durante e após as eleições. Que informações as futuras direcções devem disponibilizar. Que valores éticos devem as direcção respeitar. Como controlar as finanças, em vez de continuar a passar cheques em branco.
Discutir o essencial e deixar de lado o acessório. Defender os interesses do Benfica independentemente de quem passa pela direcção.

Comentário 2
Quero democracia onde uma pessoa não vale 50. Serei maluco? E já agora gostava de saber que instituição no mundo inteiro funciona assim. Fico à espera de resposta.
A ideia que milhares de pessoas se vão inscrever é risível. Mais uma vez, gostava de saber onde isso já aconteceu na história das votações mundiais. O que é realidade é no Sporting ter ganho as eleições o candidato com menos sócios a votar nele, e ter ganho uma AG com menos sócios a votar. Isso é que são factos.
"Não vejo qualquer interesse em limitar mandatos." Portanto não vê qualquer interesse numa regra básica da democracia moderna no mundo inteiro, incluindo em alguns clubes de futebol, e defesa das instituições em todo o mundo. Claramente também nunca se perguntou se o poder corrompe, e se o poder absoluto corrompe absolutamente.
Como é óbvio estou a falar de modernizar todos os estatutos, está explícito em cada palavra da mensagem que escrevi, mas que não leu... Transparência, gestão, mecanismos de controlo financeiro, AG's, etc. etc. etc.
Claro que não é preciso os estatutos dizerem nada, é seguir a lei, que tão bem tem protegido os clubes portugueses, e siga pra frente. Para quê informar os sócios? Afinal, são só os supostos donos do clube. E acho engraçado que se comente isso ignorando que além da SAD existe o clube, existe a SGPS, existem n empresas. Por isso dava jeito pensar melhor no assunto. E mesmo os R&C da SAD, que leio há anos, podiam ser mais completos. Por isso no Sporting até divulgam informação fora do R&C, mas lá está, mais informação para os sócios para quê? Se calhar o melhor caminho é a ignorância. Sempre resultou tão bem ao longo da história das instituições e da democracia.
"O essencial é que o Benfica" ganhe. Lamento, mas para mim o Benfica deve estar acima do "ganho, por isso os adeptos que comam e calam". O Benfica é mais que pontapé na bola, o Benfica é uma grande instituição e deve ser gerido com ética e transparência. O Benfica deve respeitar ao máximo os seus sócios. No Benfica os sócios não devem existir apenas para passar cheques em brancos de 4 em 4 anos.
É legitimo achar que o Benfica é uma organização que existe para ganhar, a mal ou a bem, e o resto que se lixe. Da minha parte sou mais ambicioso, gostava de ver um clube muito diferente para melhor dos restantes clubes portugueses. Um clube que promova valores básicos do século XXI:
- Democracia.
- Intervenção cívica.
- Transparência.
- Inclusão.
- Ética.
- Combate real à violência, racismo, e discursos de ódio.
Palavras vazias para mim é atacar os rivais e assobiar para o lado quando é na nossa casa. Mas se calhar talvez seja eu que estou errado, e o Benfica está bem assim.
Não sou o dono da verdade, apenas acho que o Sport Lisboa e Benfica de Cosme Damião e tantos outros, merece melhor. MUITO MELHOR.

Opinião Nuno Martins
Antes de mais agradecer o comentário e a participação... não é por não concordar com quase nada que não agradecemos. Concordar ou não com opiniões... faz parte...
Como nota geral sobre os comentários digo apenas que, na minha opinião, estão cheios de achismos sobre o mundo que não são correspondidos pela realidade.
Relativamente ao 1º comentário:
Sobre o trocar campeonatos por promessas eleitorais... é uma falsa equivalência pois são coisas diferentes e sem a mínima relação.  Aliás, mesmo a votação num determinado candidato que prometesse tal, não implicaria a concordância com tal promessa. Mesmo que LFV (não é segredo o meu voto) prometesse uma limitação de mandatos... isso não dependeria directamente dele e eu votaria contra essa alteração! 
Critica aos estatutos como "bandalheira" porque não se concorda com os mesmos... simultaneamente apelando á democracia... ou seja, a democracia é boa quando o resultado é o que gostamos? Se não gostarmos... é "bandalheira"?
O que se faz noutros países e em que países? Nas big 5... só em Espanha persiste o modelo de associativismo existente em Portugal. No mundo? Nos USA NÃO existe associativismo! Como se vai percebendo ao longo dos comentários, não se percebe que mundo é o mundo tantas vezes referido?
Terminando com o slogan/banalidade (classificação minha) "Defender os interesses do Benfica independentemente de quem passa pela direcção." Uau... O que é isso? (como disse o Rui Dias) Veja-se a assembleia da republica... todos, sem excepção, ali dizem que estão ali para defender os interesses do país! Cada um à sua maneira e de acordo com as suas ideias. 

Relativamente ao 2º comentário:
São colocadas algumas questões.
Relativamente aos votos não serem todos iguais em valor... "que instituição no mundo inteiro funciona assim. Fico à espera de resposta." No próprio comentário está um exemplo! O Sporting. Ou... tcharam... o nosso país... com o método de hondt para eleger deputados para a AR. Ou... os USA, com o colégio eleitoral! 
"A ideia que milhares de pessoas se vão inscrever é risível. Mais uma vez, gostava de saber onde isso já aconteceu na história das votações mundiais." Jacinto Leite Capelo Rego rui-se ... Tantas certezas absolutas completamente erradas. Aconteceu em TODOS os partidos políticos tugas... 
Sobre a limitação de mandatos uma "regra básica da democracia moderna no mundo inteiro"... apenas outro caso de mundividência curta... Em todo o mundo há cargos com limitação de mandatos e cargos sem limitação de mandatos! Não há uma "regra básica". É ver novamente os exemplos dos deputados em Portugal ou dos congressistas ou senadores nos USA. Pelo simples motivo que a limitação de mandatos é uma limitação à liberdade de expressão dos sócios... que se quiserem e não estiverem satisfeitos com quem têm elegido podem votar numa alternativa (se há coisa que me irrita é a noção que terceiros sabem melhor do que quem vota onde esse alguém deveria votar e que então deve-se colocar limites ao voto). Mas a democracia quando não é a nosso favor... não é democracia, como já tínhamos visto anteriormente. 
No paragrafo acerca da informação aos sócios e gestão surge uma confusão de conceitos... Quantidade de informação vs qualidade de informação... vs qualidade de gestão! Viva o BdC... que até publicava não sei o quê no jornal do clube... só nunca apareceu foi o batuque ou muitas outras coisas. Sobre a informação, já dizia Goebbels que o melhor era dar tanta informação que não permitisse ao receptor pensar sobre a informação recebida.

"O Benfica é mais que pontapé na bola, o Benfica é uma grande instituição e deve ser gerido com ética e transparência. O Benfica deve respeitar ao máximo os seus sócios. No Benfica os sócios não devem existir apenas para passar cheques em brancos de 4 em 4 anos.
É legitimo achar que o Benfica é uma organização que existe para ganhar, a mal ou a bem, e o resto que se lixe. Da minha parte sou mais ambicioso, gostava de ver um clube muito diferente para melhor dos restantes clubes portugueses." 
Dass... CONCORDO TOTALMENTE! E se há sitio da net em que se diz que o Benfica é mais do que ganhar é aqui! NUNCA aqui leram que "o meu Benfica" não é este ou aquele porque perdeu! Aqui SEMPRE leram, lêem e lerão que o que nos envaidece é ser do Benfica! PONTO!

Fica aberto o debate (independentemente da publicação da antevisão).

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

RGS: O Messias Chegou!!!

O RGS deu uma entrevista, mais uma, ao Bancada e eu não consegui resistir em ir lá tirar alguns excertos daquilo em que se transformou o RGS, outrora uma opção até credível para ser candidato a presidente do Benfica.

Eu acho que ele pensa mesmo que é uma espécie de Messias e que nos vai ensinar o caminho da Glória Europeia, o caminho da verdade e da fé, porque ao ler e ouvir o que diz e escreve é preciso mesmo muita fé...

Aqui vai:
“Não houve um momento em que decidi ser oposição, mas um processo evolutivo. O anúncio da ‘parceria estratégica’, em junho de 2016, os erros que nos fizeram perder o penta, a não aposta na Europa nas épocas seguintes a 2016. - Foi um processo evolutivo que demorou sete anos... O Vieira viu uma luz ao fim de uma noite, RGS demorou sete anos até ver a luz da oposição, que é o mesmo que dizer que se acabou o tacho...
Nos últimos (quase) três anos, Rui Gomes da Silva manifestou preocupação, discordou da estratégia e teceu críticas, - Entre 2009 e 2016 o RGS não tinha qualquer tipo de preocupação, estava tudo a correr lindamente e nessa altura tínhamos um projecto Europeu à altura de RGS...
Rui Gomes da Silva teme mesmo que o Benfica deixe de pertencer aos adeptos. “Claro que temo!”, exclama, desmentindo qualquer dramatização do discurso. - Privou com Vieira durante sete anos e nestes anos todos nunca temeu nada... Ou melhor, se calhar temia... Aquilo que lhe aconteceu em 2016... Queria mais e melhor tacho mas Vieira fez o que ele mais temia... Meteu-lhe uns "patins"...
“Não quero ser o Valencia de Portugal, mas acho que se – nós, os sócios – não nos impusermos, um dia acabaremos sem o Benfica, por decisão de uma maioria levada pelos cantos de sereias futebolísticas” - O tal Valência que despachou a equipa "farol" de RGS no que a projecto europeu diz respeito? Acabaremos sem o Benfica? Porquê? Este Vieira é diferente daquele com que conviveu alegremente entre 2009 e 2016? Então além de Messias também é o Nostradamus do Benfica? Será o RGS um profeta? Será um vidente? Será o D. Sebastião que nos vai salvar das garras do Vieira, esse malfeitor desde 2016?
O ‘ex-vice’ fala em "conivência" de pessoas que rodeiam Vieira, “conivência de todos os que, ocupando cargos eletivos, não usam as prerrogativas do mesmo para defenderem o Benfica”. - Por falar em conivência... Não foi aqui a excelência que foi conivente com o Veieira durante sete anos? Ou esses anos todos foram dourados e só desde 2016 é que Vieira virou demónio? Mas já sei a sua resposta... É tão previsível... Esteve lá mas sempre defendeu o Benfica... Os que lá estão agora é que são uns malandros...
“Nunca tive medo de ter razão. E se, durante um pequeno período de tempo, não virem a razão que tenho, isso será por uma boa causa. O que não será o caso, aqui, já que são muitos os que estão contra. Tantos que a Direção não arrisca colocar a questão numa Assembleia Geral do Benfica” - Lá está o Messias... Não é preciso ver a razão, é preciso é ter fé naquilo que ele diz... Muitos contra? Isso quantificado é quê? Vinte por cento? Oitenta por cento? Um por cento? Assembleia para questionar o quê? Se queremos ir a eleições? Está assim com tanta pressa? Mas compreendo que queira uma assembleia... É que agora que vamos em primeiro com quatro pontos de avanço, conseguimos o apuramento para a Liga Europa, estamos em prova na Taça da Liga e na Taça de Portugal, nada melhor que uma assembleia geral, pois isto está tudo um caos...
Será Bruno Lage o treinador que o ex-dirigente pretende na liderança técnica do Benfica?

“É uma boa pergunta, mas se as eleições não forem antecipadas, temo que o Seixal mostre outra luz ao presidente, ao primeiro ou segundo mau resultado da equipa… Mas nunca esquecerei o que devo a Lage, em função da vitória da época passada. E se tivermos isso em contraponto com o desejo de quem o escolheu, que era ficar à frente do Sporting…”. - Sim... O Rui Vitória foi embora logo a seguir ao primeiro e segundo mau resultado... Não esqueces o que deves ao Lage? Depois do que insinuaste dele? Eu, no lugar do Lage, se tu fosses para presidente, pedia a demissão no dia seguinte... então manterias um treinador que é um pau-mandado e conivente com o Vieira? quanto ao ficar á frente do Sporting... É a mesma coisa que pedirem ao Lage para passar aos oitavos da Champions e ele ganhá-la... É uma chatice... Ficou á frente do Sporting e de todos os outros... O problema disto tudo é que, imagine-se, foi o Vieira que escolheu o Lage... Não sei se foi uma luz ou não... Mas também sei que o Lage não era a primeira opção... Mas também não era a sua, portanto, vale o que vale...
“Estou muito preocupado. Mas o que me preocupa mais, olhando para quem está no Benfica hoje, é o facto de darem a ideia de fim de festa, de um ‘salve-se quem puder’, a lembrar o abandono de cidades em vésperas de chegada das tropas de libertação. Há sempre cenas destas nos filmes da II Guerra Mundial, da Guerra do Vietname, de todas as guerras”, conclui, antecipando uma mudança de ciclo na Luz. - Aí está!!! O armagedão está a chegar mas eis que chega o Messias, o Salvador, o D. Sebastião montado numa sombra de espada em riste para salvar o que resta deste Benfica moribundo que não consegue ganhar um penta, que só ganhou cinco campeonatos em seis anos, sem falar em Taças da Liga, Supertaça e Taça de Portugal... Mas chegou o salvador, aquele que nos irá devolver à glória Europeia, aquele que levará o Benfica ao Olimpo do futebol Europeu, finalmente o Benfica será temido por esse Mundo fora, tudo graças ao Messias Salvador RGS...
O último candidato que usou um blogue para se promover teve menos votos que os votos em branco... Nem a ver outros exemplos o RGS aprendeu... Agora aguente... Passem na página dele no Facebook e contem os comentários a favor do que diz... Podem contá-los porque uma mão chega...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi