Siga-nos no Facebook

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Benfica x Portomonense - Antevisão


Longe de convencer... assim vai o Benfica de JJ.
Prometia arrasar... teve reforços de indiscutível qualidade a juntar a um plantel a que, com BL, era exigida a perfeição... estamos muito a leste dessa perfeição... e como disse ao 3º/4º jogo da época (um jogo em que o Benfica criou muitas oportunidades mas não marcou o equivalente) não via grandes melhorias do Benfica a não ser a "venda do peixe" de JJ.

Dito isto... continuamos a ter o melhor plantel do campeonato e na minha opinião continuamos a ser favoritos em 95% dos jogos (não significa ganhar esses 95%). Alguém trocava o nosso pelo de algum rival? (não é um gajo deles que seja melhor d que um nosso... é 11 e plantel).

Este é um desses 95% de jogos... possivelmente nenhum adversário teria lugar no plantel do Benfica... e digo isto como sinal de respeito! 

Salientar ainda que há 5 jogadores infectados pela Covid 19...

Conferência de Imprensa


Convocatória
Guarda-redes: Odysseas e Helton;
Defesas: Vertonghen, Ferro, Otamendi, Grimaldo, Gilberto, Nuno Tavares e Todibo;
Médios: Weigl, Samaris, Taarabt, Rafa, Cervi, Everton, Chiquinho, Pedrinho e Diogo Gonçalves;
Avançados: Waldschmidt, Darwin e Ferreyra.

11 Inicial


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

domingo, 20 de dezembro de 2020

Gil Vicente vs. Benfica - Antevisão

Depois da vitória do Sporting entregue numa bandeja de ouro pela equipa de arbitragem, não nos resta outra coisa senão vencer o jogo e somar mais três pontos!

Como o Benfica anda a jogar, ou melhor, não anda a jogar, todos os jogos acabam por ser extremamente difíceis, pelo que este não será diferente. Prevejo um Gil bem fechadinho a tentar não deixar espaço em zonas interiores, a zona que o Benfica procura de forma muitas vezes patética parecendo por vezes que o único caminho para uma baliza ou para fazer golo é por ali.

No entanto, tenho esperança que a equipa entre forte e dinâmica, que jogue com fluidez e que não perca a bola a cada minuto ou a cada passe. Que procure também o jogo exterior  e a profundidade dos laterais para enviar cruzamentos para a área. Espero que os nossos laterais consigam dar a largura e profundidade que a equipa tão precisa para evitar que andemos o jogo todo a tentar furar por dentro.

Quero também pedir a JJ que quem jogar a seis não esteja mais tempo enfiado no bloco adversário e que esteja mais vezes no lado da bola a proteger a equipa das transições do adversário, ora ganhando a bola, ora fazendo uma falta que impossibilite que o adversário corra quase o campo todo até à nossa área sem que ninguém faça nada.



A minha equipa

Quero um Samaris mais posicional, a arriscar pouco no passe e a limpar o meio campo, com forte reacção à perda da bola, simplicidade no passe, agressivo e intenso como costuma ser. Que ocupe bem o espaço central de forma a matar as transições adversárias, se for necessário, em falta! Golos como o que sofremos com o Guimarães não podem voltar a acontecer!

Tirei Gabriel porque ter dois jogadores no meio campo que têm demasiadas perdas de bola é impensável, além do mais o Gabriel segura demasiado a bola quando a sua posição pede fluidez, que jogue a dois toques.

Tirei Everton porque Pedrinho tem estado bem e merece uma oportunidade no onze inicial e Everton precisa de descansar.

Tirei o Luca porque ultimamente pouco ou nada tem feito e Pizzi tem estado muito bem. Coloquei o Pizzi naquela posição porque é aquele em que ele expões menos a equipa defensivamente, é forte no último passe e tem boa finalização.


CARREGA BENFICA!!!!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

JJ e o racismo...

Ultimamente não temos conseguido fazer posts sobre algo mais que as antevisões e os rescaldos... hoje, junta-se a possibilidade e a oportunidade.

Como todos devem saber, aconteceu ontem um alegado incidente racista num jogo da LC. Alegado porque não se sabe ao certo o que se passou e porque há versões contraditórias.

Football journalist in Romania. Did work for Guardian, FourFourTwo, World Soccer, Josimar. Ballon d'Or for ROU. 

Mas para fins argumentativos, porque o que me interessa é o que vem a seguir, vamos “assumir” que a versão dos jogadores turcos é a correta.

JJ, treinador do Benfica foi questionado sobre a sua opinião sobre o incidente e... De homem do momento em Portugal, ser humano corajoso pela mudança, homem de família, amigo do seu amigo, cidadão modelo e capa de várias revistas enquanto treinador do SCP passou a mau caracter, machista e racista como treinador do Benfica. 

Resposta de JJ...

"Está muito na moda isso do racismo. Como cidadão tenho o direito de pensar à minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento. Hoje qualquer coisa que se diga contra um negro é racismo, mas o mesmo a um branco já não é"

Foi o que bastou para mais uma indignação dos benfiquistas "democratas" e dos comentadores que precisam de que exista "racismo" para poderem comentar o "racismo".


Podem criticar a forma do JJ se expressar sobre futebol ou as suas declarações, etc... considerar o homem racista é má fé... 

JJ (e 99,99% das pessoas no desporto) que toda a vida trabalhou e deu oportunidades a todas as pessoas de todas as cores e religiões... Agora tem de levar lições de quem só conhece "pretos" de os ver em filmes ou na NET, leva com "brancos" que nunca viram a "piroca" de um preto sem ser na NET a chamarem-no de racista. O Homem que insistia em Cortêz e quis contratar Ola Jonh entre muitos outros é chamado de racista?

Foi só deixar o Sporting e o Flamengo e voltar ao Benfica para passar a ser atacado diariamente por tudo o que diga ou faça... o grave no meio disto tudo são os que se dizem benfiquistas, que o atacam por não quererem o sucesso do Benfica.


Felizmente, posso dizer que topei muita desta gente hipócrita ainda eles não se tinham revelado...


Em 2018, cheirava a Eusébio... Podia cheirar a tantos outros mas cheirava a Eusébio. Porquê?
E sobre o GRANDE Eusébio... 


Pantera quê? Se fosse hoje era racismo!

Era esta gente, estes Adões e Vascos que ia dirigir o Benfica? Do que o Benfica se livrou... A petição para deixar de chamar pantera negra já andaria por ai a esta hora.

Para terminar...


Sintam-se, como sempre, á vontade para comentar... desde já aviso que para mim... 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Benfica 2 x 1 Paços - Rescaldo

Rescaldo atrasado... de uma excelente vitória! 


Contra uma equipa que irá ficar no top6/8 da classificação... vencemos no acreditar até ao fim... a dar uma azia dos diabos aos dragartos! Se o porto ganhasse no ultimo lance eu sei a azia com que ficava... por isso imagino a azia com que os rivais ficaram.


Sobre o jogo... Começou mal com a lesão de Grimaldo, no entanto o Benfica entrou num ritmo elevado, criando oportunidades de golo... Rafa e Darwin, Darwin e Pizzi falharam oportunidades claras (a de Pizzi foi um penalti em movimento)... entretanto aos 13m já Vlachodimos estava a salvar o golo do Paços!
Do nada surgiu o golo do Paços... e no minuto seguinte poderíamos ter sofrido o 2º (também um penalti em movimento! Devia ter sido anulado? Talvez... 


O Benfica continuou a tentar marcar e chegou a marcar um "golo á Pote" que foi corretamente anulado.
Na 2ª parte o Benfica continuou a procurar o golo. Com muita qualidade? Não. Mas mereceu empatar? Sim! Especialmente após o golo do empate o Benfica carregou e fez por merecer o golo da vantagem... Aqui as substituições foram estragando a equipa, especialmente a saída de Rafa.
No final, veio o melhor...


Há 10 anos era assim:


Em 2020, uns festejam... outros... (ainda há dúvidas daquilo que eu dizia antes das eleições? Que havia "benfiquistas" que desejavam a derrota do Benfica?)


Classificações
OV - 6 - Uma defesa a salvar o 0-1 e pouco mais apesar de o Paços ter ameaçado diversas vezes.
Gilberto - 6 - Melhor jogo com a camisola do Benfica. 1 assistência para Rafa e outra igual para Seferovic.
Otamendi - 6 - Parece algo afectado pelos erros que deram golo... é daqueles que tenta fazer mais do que tem de fazer para ultrapassar o erro o que resulta em outros erros. Levou um amarelo ridículo... tão ridículo como a troca de apoios a "dar" o corredor central ao jogador com bola.
Vertonghen - 7 - Exibição segura. Forte nos duelos aéreos e com passes limpos para os médios.
Nuno Tavares - 5 - Pior da defesa. Pior jogador a ter muitos minutos de jogo que vi no Benfica em muito tempo.
Weigl - 6 - Estava a fazer um bom jogo... mas sem bola é quase uma não presença!
Taarabt -7 - Bem a gerir o jogo da equipa... pena que nas 2ªs partes chega a um momento no jogo em que só faz disparates (torna-se um Gabriel... e se um é mau, dois é pior) e acumula perdas de bola atrás de perdas de bola.
Rafa - 8 - "Fora dela"... estava a ser o melhor em campo... apesar de em alguns contra ataques se ter precipitado estava a ser o jogador mais perigoso. Após a sua saída... a equipa caiu a pique.
Ewerton - 5 - Este sim não participou tanto no jogo como habitual.
Pizzi - 5 - Não esteve ao nível habitual a finalizar... ou o Benfica teria saído na frente. Apesar de que jogando mais á frente aparece mais vezes a finalizar (que é uma das suas melhores qualidades) perde influência no jogo e não tem uma "relação" tão boa com Darwin como LW.
Darwin - 5 - Umas atrapalhações com bola e um tiro de fora da área. A sua melhor qualidade é a capacidade de desmarcação em profundidade que liga bastante melhor com LW do que com Pizzi.
Gabriel - 4 - Inclui chutão para a área que resulta no golo de LW. Perdas de bola e passes para fora... Com Grimaldo ainda tem aquele passe por fora para encontrar o lateral, sem Grimaldo... 
Seferovic - 4 - Andou na sua luta habitual contra a bola!
LW - 6 - Colocado na esquerda não conseguiu desequilibrar... Salientar no entanto que não perdeu nenhuma bola... marcou o golo decisivo.
Chiquinho - 4 - Entrou para o lugar de Taarabt quendo este já estava numa de "Gabriel" ficando apenas um Gabriel em campo... no entanto Gabriel conseguiu continuar a ter mais influência no jogo do Benfica (normal, quando se perde a bola nenhum colega consegue ter influência) o que "matou" o jogo do Benfica!
Pedrinho - 2 - Se Rafa estava "fora dela"... que dizer de Pedrinho?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

domingo, 6 de dezembro de 2020

Benfica x Paços de Ferreira - Antevisão

Jogo contra a equipa surpresa do campeonato.
A equipa do Benfica parece vir a melhorar... mas estes jogos de LE são enganadores porque (na sua maioria) os adversários nesta fase são equipas de uma organização coletiva muito rudimentar e que o Benfica consegue (mesmo sem forçar) ultrapassar sem dificuldades de maior... as equipas do tugão se tiverem de jogar para o pontinho e fazer uso de todas as estratégias de anti-jogo, jogam e fazem.
Assim, espero um jogo bastante competitivo e difícil... e que no final a maioria dos benfiquistas festeje mais uma vitória!

Conferência de imprensa


Convocatória
Não foi revelada... ou pelo menos, eu não encontrei.
Se alguém encontrar, deixe o link para atualizar.

11 Inicial
Espero o 11 "tipo"...

Gostaria que a tendência a médio prazo trouxesse mais minutos ao Diogo, ao Weigl, ao Chiquinho.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Benfica x Lech Poznań - Antevisão

Jogo decisivo na fase de grupos da LE... Um empate e fica garantida a passagem á fase a eliminar. Todos aspirávamos a estar noutra competição, mas tendo em conta que tal não aconteceu... há que lutar por ir o mais longe possível na competição em que estamos.

Não gosto da LE... nem é por milhões nem por glamour... jogar à 5ª estraga completamente o planeamento da equipa (e o nosso)... implica jogos á 2ª, implica depois menos dias para voltar a jogar ao fim de semana, implica sair do ritmo de jogar - treinar - jogar de uma forma que a LC não obriga.

Espero que JJ aproveite este jogo para colocar 7/8 jogadores diferentes relativamente ao jogo do campeonato anterior... Diogo Gonçalves, Nuno Tavares, etc... embora não acredite que tal irá acontecer.

Conferência de imprensa

Convocados
Guarda-redes: Odysseas e Helton;
Defesas: Vertonghen, Jardel, Ferro, Otamendi, Grimaldo, Gilberto, Nuno Tavares e João Ferreira;
Médios: Weigl, Pizzi, Gabriel, Rafa, Cervi, Everton, Chiquinho, Pedrinho e Diogo Gonçalves;
Avançados: Seferovic, Waldschmidt, Darwin e Gonçalo Ramos.

11 Inicial
Não é o 11 que eu colocaria mas o que conto que JJ coloque... e nesse sentido não espero grandes novidades.





No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Marítimo 1 x 2 Benfica - Rescaldo

Excelente vitória do Benfica... num campo difícil, historicamente e a nível de relva... 

Em que aos 20m já havia lesões gravíssimas dos adversários... Que depois do 2º golo miraculosamente nunca mais se lesionaram.

Em que a arbitragem roubou 1 penalti descarado e conseguiu não amarelar nenhum jogador do Marítimo, mas que o foco vai ser uma falta a meio campo (vamos chegar ao dia em que vai ser discutido um lançamento).


Em jogos do porto ja vimos isto:


Guarda redes que socam a bola ou agarram a bola e na sequência do movimento embatem contra o atacante é penalti... Guarda redes que não tocam a bola e que fazem placagens a jogadores do Benfica? Siga!
Vocês perguntam "o que é preciso para ser assinalado um penalti a favor do Benfica?". Eu respondo: ninguém sabe! Ainda não foi marcado nenhum!

Em que os brunistas do Benfica já começavam a festejar... "O que adianta o Benfica se os sócios não concordam comigo?"... "Sofremos golo? Como benfiquista dos bons vou festejar contra o presidente!"


(mas hey... a maioria é que não quer união!)


A narrativa da CS no entanto é: "Vitória à rasca do Benfica pela margem mínima." Já os rivais foram goleadas por 1-0 e por EXATAMENTE o mesmo resultado que o Benfica. E noção???

O Benfica fez um bom jogo tendo em conta todas estas situações. Entrou forte a criar situações de golo... devido a um erro individual do Otamendi a equipa viu-se a perder 1-0... mas reagiu! Ainda na 1ª parte voltou a criar oportunidades e conseguiu empatar! Mais um abraço do Pizzi (e do Grimaldo)! Na 2ª parte, conseguiu chegar á vantagem bastante cedo e demonstrou alguma falta de confiança (que para mim é evidente desde esta altura do ano passado).

Classificações
Vlachodimos - 5 - Não fez uma defesa, o que diz bastante do controlo que o Benfica exerceu durante o jogo.
Gilberto - 5 - Excelente para demonstrar a injustiça das criticas a AA.
Otamendi - 3 - Está a ser o pior jogador da equipa que normalmente tem jogado! Tem acumulado erros em cima de erros. A CMTV teve um rodapé excelente a nível factual e a nível de significado oculto! 


Otamendi parece um bolo-rei... sem fruta não é a mesma coisa...

Vertonghen - 6 - Continuo a gostar bastante das exibições do belga. Quando o teu parceiro passa a bola ao adversário ou quando o Gr sai da baliza e se deixa antecipar... que culpa tens?
Grimaldo - 7 - Antes da lesão comentei diversas vezes que Grimaldo não parecia o mesmo... no entanto os jogos sem Grimaldo demonstram que a equipa é muito melhor com Grimaldo. 
Gabriel - 6 - Apesar dos passes falhados (já fazem parte do pacote) teve uma exibição sólida com algumas recuperações e uma boa ocupação do meio campo.
Pizzi - 8 - Fácil! Mais 1 para a conta! Os aziados continuarão a aziar! E isso diz muito... estar sempre contra o jogador com mais golos e assistências da equipa nos últimos anos... Esteve sempre em jogo, sempre a procurar ser solução e dar soluções.
Rafa - 7 - Muitas arrancadas a criar desiquilibrios. Muitas faltas sofridas. Não arrancou nenhum cartão ao adversário porque o árbitro queria beneficiar o Benfica com uma falta a meio campo... 
Ewerton - 8 - Mais um jogo a ser o jogador mais perigoso do Benfica... desta vez até com repercussão no resultado (que é o que se quer). Jogar com Grimaldo no corredor beneficia-o pois são dois desiquilibradores... 
LW - 5 - Não teve um jogo feliz. Começou com uma má recepção que deveria ter terminado com um remate para golo e nunca pareceu capaz de criar perigo. Teve menos bolas que Seferovic... o que demonstra bem o desinspirado que esteve a nivel de participação no jogo.
Seferovic - 5 - Não deu sequência a jogada quase nenhuma... Felizmente uma das poucas a que deu sequência originou o golo da vitória. Como todos sabem não sou adepto do jogador mas neste momento é o jogador com mais participações em golos.
Gonçalo - 4 - Mais uns minutos de jogo... No entanto a sua entrada coincidiu com a fase menos boa da equipa e ficou ainda mais abandonado depois da entrada de Samaris e saída de Seferovic.
Samaris - 3 - Entrada para fechar o meio campo... com Gabriel são a dupla que mais passes consegue falhar!
Diogo - 4 - Ajudou a que o Marítimo não criasse perigo na fase final do jogo.
Jardel - 2 - Entrou para ajudar a fechar o resultado.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi