Siga-nos no Facebook

terça-feira, 27 de julho de 2021

Muito, muito trabalho pela frente!!!


Sinceramente, não vi qualquer tipo de evolução na equipa do Benfica, além de continuarem as lacunas apontadas desde a época passada.

A equipa tem um futebol de posse aborrecido, sem grande dinâmica, cheio de tabelas em "cabines telefónicas", sem criar grandes situações de perigo, equipa lenta e muitas vezes previsível. O único que abana com o jogo é o Rafa com as suas arrancadas. Não há uma única diagonal em ataque organizado, tirando Rafa, não há ninguém que vá para cima do adversário, tudo bola no pé, com passinhos e mais passinhos.

Continuamos com problemas no meio campo e não se iludam aqueles que acham que João Mário é o tal oito, para mim não é! É um desperdício ter JM naquela posição quando jogando na direita ou atrás do ponta de lança renderia o dobro, foi a jogar assim que fez uma grande época tendo assinado pelo Inter.

Nas laterais continua a mesma desgraça... O Grimaldo é muito forte a atacar mas fraco a defender e atleticamente não é o lateral que o Benfica precisa. Alternativas? Não há!! E nem me falem no Gil Dias para a posição...

Na lateral direita, neste momento, só temos Gilberto que nem numa equipa do meio da tabela seria titular... O A. Almeida não se sabe como vai regressar e o Diogo é uma adaptação que para o nosso campeonato até pode ficar a ideia que serve mas na Champions, se formos, terá dificuldades. Portanto, uma lacuna que não foi colmatada e que acredito que não seja.

No meio campo fomos só buscar o JM que, como disse acima, não é o oito que um Benfica forte precisa, no entanto, é o melhor que temos para a posição. Não sendo perfeito, é um claro upgrade a Taarabt, Gabriel ou Pizzi! Depois da chegada do Meité para a posição seis, já não acredito que venha o Al Musrati, infelizmente! Não consigo entender como não se vai buscar um jogador daqueles por 20 milhões... Se calhar, se viesse duma segunda divisão espanhola até 30 milhões se dava se fosse necessário.

Na frente é uma salganhada de avançados e entretanto, ao que parece, vai-se buscar outro avançado ao Brasil... Ninguém entende isto...

Entretanto, para um extremo desequilibrador é que não há dinheiro, o que faz pensar que teremos uma espécie de tiki-taka medíocre e sem "sal" nenhum. Quando for preciso desequilibrar, não há ninguém...

Estamos a uma semana do primeiro jogo da Champions e a indefinições são demasiadas para uma equipa do nível do Benfica. A evolução da equipa, até agora, foi zero... A minha única esperança é que eu esteja totalmente errado e que a equipa entre em campo no próximo jogo com um futebol positivo, agressivo, intenso, com velocidade, qualidade e assertividade.

Por agora, tenho imensas reservas sobre a equipa...




No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Comunicado: Renúncia de mandato de LFV

"A Direção do Sport Lisboa e Benfica informa que recebeu do Presidente da Mesa da Assembleia Geral a carta de renúncia ao mandato enviada por Luís Filipe Vieira.

A Direção reunirá amanhã, sexta-feira, durante a manhã, para formalizar as necessárias alterações à sua composição, de acordo com os estatutos.

A Direção do Sport Lisboa e Benfica apela à união de todos os Benfiquistas em torno dos objetivos comuns e na salvaguarda dos superiores interesses do Clube."

Espero que a postura de LFV seja esta daqui para a frente! Sereno e sem andar na praça pública com comentários ao estilo Bruno de Carvalho! Que se defenda das acusações de que é alvo fora do Benfica, como todos os Benfiquistas esperavam de um presidente numa altura destas.

Esta medida de LFV surpreendeu muita gente que pensava que LFV iria resistir a tudo isto! Ainda bem que Vieira percebeu que esta era a melhor forma de sair com o mínimo de dignidade!

No futuro veremos se é culpado ou não mas o importante agora é o Benfica, o importante agora é estarem todos focados na preparação da época. As eleições virão a seu tempo!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Mercado: Bem-vindo João Mário





Um enorme contratação!! Jogador com uma capacidade técnica acima da média onde a bola não chora nos seus pés! Jogador com uma capacidade de tomada de decisão enorme, qualidade de passe soberba e inteligência na ocupação dos espaços.

Agora a questão principal... Onde irá jogar João Mário? Seja num 442 ou 3x4x3, para mim, João Mário não é, nunca foi, um segundo médio de excelência. O João Mário de 2015/2016 foi superior ao de 2020/2021, ou seja, rendeu bem mais a jogar pela direita, com movimentos para dentro, do que a jogar a oito. Aceito que no campeonato Português até posse jogar nessa posição, mas para um Benfica forte na Europa, nunca poderá jogar naquela posição. O João Mário é um jogador muito forte técnica e tacticamente mas é pouco dado a duelos e naquela posição terá de fazer muitos duelos, principalmente numa Champions.

Espero que JJ não invente muito! Foi a jogar pela direita no Sporting de JJ que levou João Mário para o Inter...

Vão lá buscar o Al Musrati e um oito em condições para começarmos a ficar com uma equipa muito, mas muito interessante mesmo...

Ah... E não se esqueçam do defesa esquerdo...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 13 de julho de 2021

O poder não caiu à rua, para tristeza de alguns

 

"O plenário dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica esteve reunido esta tarde. Foi analisada em pormenor a situação do Clube e de todo do grupo Benfica, em clima de coesão e unidade.

Comum a todos os intervenientes a preocupação de defender os interesses da instituição acima de quaisquer outros.

Ficaram unanimemente identificados os objetivos de curto prazo a que se torna imperativo dar resposta:

- Preparação da época desportiva no futebol;

- Qualificação para a Champions League;

- Preparação da época desportiva nas diversas modalidades;

- Garantir a normalidade na gestão;

- Assegurar um adequado fecho do mercado de contratações e vendas;

- Conclusão, com sucesso, do empréstimo obrigacionista em curso;

- Unidade no universo Benfiquista.

Foi sublinhado que a Direção do Sport Lisboa e Benfica está seriamente empenhada em garantir que esses objetivos sejam alcançados, pelo que terá uma atuação intransigente em relação às matérias abordadas.

Nessa perspetiva irá trabalhar, com dedicação, firmeza e sentido das responsabilidades para garantir a estabilidade e tranquilidade necessárias a fim de que as prioridades definidas sejam resolvidas com sucesso no tempo estritamente indispensável.

O Presidente da Direção, Sr. Rui Costa, sublinhando a unanimidade de todos os vice-presidentes, informou o plenário que, finda essa missão, irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios.

O ato eleitoral deverá ocorrer até ao final do corrente ano.

O plenário faz um apelo à união e ao sentido de responsabilidade de todos os benfiquistas na construção de um Benfica cada vez maior.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

António Pires de Andrade"

Todos aqueles que andaram a insultar, a denegrir, a enxovalhar e a colocar em causa o Benfiquismo de o Rui Costa, para já, levaram uma chapada de luva branca!!!

Aquilo que sempre disse que deveria ser feito, vai acontecer! Espero sinceramente que tudo corra como plasmado neste comunicado!

O poder cair na rua nunca seria solução numa fase critica como esta, onde se prepara um época inteira, além do jogo importantíssimo de acesso à Liga dos Campeões!!

Ainda assim, estou expectante para saber o que fará Vieira! Espero sinceramente que perceba, por muito injusto que possam estar a ser com ele e que até seja inocente, que o nome do Benfica não pode andar associado a este processo, a não ser como assistente do mesmo por ser, eventualmente, parte lesada, e que se deverá afastar do Benfica até que tudo fique esclarecido.

As ameaças de morte ao filho de Rui Costa mostra bem uma fação de adeptos do Benfica que têm de ser automaticamente banidos quando são identificados. O Benfica não precisa deles para nada! O Benfica não são eles!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sábado, 10 de julho de 2021

Rui Costa, és presidente mas...


Tenho o Rui Costa como uma pessoa minimamente culta e inteligente e, como tal, tenho a convicção que ele entende que o cargo que ocupa agora é temporário, ou seja, está somente em substituição do presidente que pelo motivo que todos sabemos não pode exercer a sua função.

O que acho triste no discurso de Rui Costa foi ter feito uma única declaração sobre Luís Filipe Vieira, quase como que o facto de ele estar a anunciar-se presidente fosse por motivos de saúde ou outro qualquer e não aquele que todos sabemos.

Estou convicto, e assim o espero, que Rui Costa entenda o que é o Benfica e caso o Vieira não exerça definitivamente ao cargo para que foi eleito como espero, se quiser ser presidente do Benfica terá de ir a eleições! Ele não pode esquecer que acompanha Vieira há muito tempo e, como tal, muitos Benfiquistas acham que ele foi, digamos, cúmplice dele, nem que seja por omissão dos esquemas.

No entanto, e nesta fase critica da época, aceito o Rui Costa neste momento como presidente temporário de forma a preparar a época que aí vem mas espero que em Outubro haja eleições porque, na minha opinião, Vieira não tem condições para continuar como Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Uma palavra para aqueles que não param de insultar Rui Costa ou de o chamarem de cúmplice de Vieira, que era impossível ele desconhecer o que Vieira andava a fazer. Aceito o argumento, não os insultos, mas não podem achar que Rui Costa tinha de saber de tudo e foi conivente e cúmplice e depois achar que Rui Gomes da Silva, que também ele acompanhou Vieira durante alguns anos, defendendo-o com unhas e dentes na TV, tem condições para ser presidente do Benfica e que não sabia de nada do que se passava.

Se Rui Costa não tem condições para ser presidente porque fez parte da equipa de Vieira, então Rui Gomes da Silva também não tem!! Chama-se coerência!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Mercado: Nuno Tavares sai e R. Vinagre no Sporting


No meio deste triste episódio na história gloriosa do Benfica, a preparação do plantel para a próxima época parece continuar.

Desta vez saiu N. Tavares para o Arsenal. Eu sinceramente não entendo o futebol actual ou então não estou a fazer uma avaliação correcta do Nuno. Para mim, em termos físicos e atléticos tem tudo para ser um lateral moderno, é rápido e possante mas em termos técnicos deixa muito a desejar. A recepção de bola é um desastre e a tomada de decisão é medonha. Estou curioso para saber os valores da transferência.

Depois da saída do nosso lateral esquerdo que era a alternativa a Grimaldo, fica claro que precisamos de ir ao mercado buscar um lateral esquerdo. Entretanto o Sporting já garantiu o R. Vinagre, um lateral esquerdo Português que esteve muito bem a época passada no Famalicão. Era um dos jogadores que eu tinha referenciado como uma alternativa interessante para o nosso lado esquerdo. É jovem, português, de qualidade e adaptado ao futebol português. Uns vão buscar aqueles que se destacram na época anterior no campeonato português e nós vamos buscar aqueles que ninguém imagina. Espero que saibam o que estão a fazer...

Somos os primeiros a entrar em campo com o jogo de acesso á Champions mas ainda não fomos buscar ninguém para as posições que estamos efectivamente deficitários. Estamos perante mais uma novela com o João Mário, espero que a sina não seja esta. Espero que sejamos mais "agressivos" no mercado e que fechemos os negócios de forma mais céleres, afinal estamos  anos à frente da concorrência e certamente os alvos estão mais que identificados, espero é que não andemos com um saco de "caramelos" a tentar ir buscar jogadores para o tal "Benfica de dimensão Europeia".

Depois de Fábio Cardoso, agora foi R. Vinagre, entretanto, deixem fugir também este...




No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Calendário Época 2021/2022 - mais do mesmo...

Aqui fica o calendário para a época 2021/2022:




Em Setembro de 2020 escrevi um texto intitulado "Liga: O sorteio das coincidências" e eis que após mais um "sorteio" a regra mantém... O Benfica jogar com os seus dois directos rivais nas últimas 5 jornadas. É só coincidências... 

Espreitem para verem a quantidade de vezes que isto aconteceu... E não me venham com a lenga-lenga de que "ah e tal isso quer dizer que eles também jogam connosco, vale para eles também". Amigos, o Sporting joga connosco e fica por aqui, o Porto igual e nós jogamos COM OS DOIS NAS ÚLTIMAS CINCO JORNADAS, entendem a diferença?

Continuem a pensar que isto são tudo coincidências... 

Aliás, até o grande Miguéns no seu texto "Sorteio? Ai, ai..." questiona o que se passa nestes, na minha opinião, pseudo-sorteios.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Demissão sim mas...




Luís Filipe Vieira tem o direito à presunção de inocência e vai ter oportunidade para se defender das acusações de que for alvo mas terá de o fazer fora do Benfica. Daqui a uns anos até pode ser ilibado de tudo mas neste momento não pode arrastar o Benfica para este processo!

Aliás, caso se verifique que tentou, de alguma forma, prejudicar o Benfica, ou que o tenha mesmo feito, o Benfica deveria solicitar ser assistente no processo. Nos estatutos estão previstas sanções para quem utilizar indevidamente recursos do clube.

A demissão é o caminho mais lógico e que praticamente todos os sócios e adeptos pedem mas temos de ter a tranquilidade para pensar bem as coisas.

Não podemos esquecer que estamos em plena preparação para a próxima época e que teremos de jogar um acesso à Champions em que o nosso apuramento é fundamental.

O que acontece se Vieira se demite amanhã? Podemos continuar a vender e a comprar jogadores ou entramos numa espécie de gestão corrente e não se pode comprar e vender ninguém até novo presidente tomar posse após eleições? Qual será a melhor solução neste momento? Será que Vieira pode sair da SAD e nomear, por exemplo, Rui Costa para presidente da administração da SAD, demitindo-se depois do Benfica Clube e irmos a eleições podendo Rui Costa continuar a preparação da época?

Luís Filipe Vieira não quis perceber que o seu tempo no Benfica tinha chegado ao fim, não quis perceber que o cerco se apertava em relação aos seus negócios e dividas e que isto poderia acontecer.

Vieira só tem um caminho... A demissão mas o Benfica vem sempre em primeiro lugar e o importante nesta fase é garantir que a preparação da época é feita conforme planeada de forma a dar estabilidade à equipa.

Quem tem conhecimentos nestas matérias que diga algo por favor!


quarta-feira, 7 de julho de 2021

Mercado: João Mário




Gosto do jogador e espero que venha! Digo já que espero que não seja o nosso 8 porque João Mário não é um 8!!

Quanto à eventual transferência e negociações, mais uma ingenuidade de Vieira...

"Se Luís Filipe Vieira confiava que o facto de na última época não ter exercido o seu direito preferencial sobre Nuno Santos, então no Rio Ave, viabilizando o seu ingresso nos leões, agora esperava igual atitude de Frederico Varandas. Na realidade, o líder leonino avisou o presidente das águias de que continua a acreditar que a cláusula é válida, que o Inter terá de indemnizar o Sporting em 30 milhões de euros caso João Mário assine pelo Benfica e avisou que irá até às últimas instâncias para defender o direito que considera legítimo."
O presidente que diz que está dez anos à frente da concorrência deixou "comer de cebolada"...

Mais um "abre olhos" que nem seria preciso face à experiência que Vieira já tem no cargo. Pura ingenuidade achar que no futuro o Sporting teria um comportamento igual...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Obrigado Cervi!!


Foi-se embora mais um campeão pelo Benfica!!

Da minha parte fica um enorme obrigado pela sua dedicação e profissionalismo!!

A minha opinião técnica de Cervi é que é um jogador tecnicamente muito forte mas nunca se conseguiu soltar, nunca conseguiu ser consistente! Sempre disse e mantenho, o pior elogio que um extremo pode receber é dizerem que defende bem e que podia jogar a defesa esquerdo, isto significa que não tem qualidade para jogar a extremo.

Temos de meter uma coisa na cabeça, raça e crer não chegam para serem jogadores do Benfica! É preciso fazer a diferença e neste aspecto, na sua posição, Cervi não fez a diferença!! Muito menos seria o defesa esquerdo que precisamos! Temos de perceber que alguém com 1,66m, na minha opinião, terá pouca hipóteses de ser um defesa esquerdo moderno!

Obrigado Cervi pelas conquistas!!

2 Campeonatos
1 Taça de Portugal
2 Supertaças


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Mercado: Gil Dias e Rodrigo Pinho

 Antes demais, desejar a ambos os jogadores o maior sucesso!! O sucesso deles poderá ser o sucesso do Benfica também!!

Quanto ao Gil Dias, a contratação é uma autêntica incógnita!! Nos últimos anos não tem feito grandes épocas e esta época no Famalicão, na minha opinião, não terá feito uma época tão conseguida assim que lhe valesse uma ida para um dos grandes.

Para mim, esta é a grande surpresa deste defeso! Penso que irá jogar numa das alas, como alternativa a Rafa ou Everton. Se for para jogar como ala esquerdo no esquema de três centrais, só vendo mas mantenho sempre a minha opinião... O Benfica se quer um defesa/ala esquerdo que vá ao mercado buscar um, não ande em adaptações ou a apostar em jogadores que "podem fazer a posição".


Em relação ao Rodrigo Pinho, é uma aposta no escuro à imagem do Gil Dias! O jogador só em meia época, aos 29 anos, é que mostrou alguma veia goleadora. Na última metade da época pouco jogou em virtude de uma lesão que, penso, o levou a uma cirúrgia. Portanto, além de ser uma incógnita, chega ao Benfica com uma lesão no joelho em que tem de ser operado, ou seja, vai perder a pré-época, portanto, tenho sérias dúvidas que Rodrigo Pinho consiga afirmar-se no Benfica. No entanto, a minha fé Benfiquista diz-me que podemos estar perante um Lima e que terá sucesso no clube.

Apesar de achar que estes dois jogadores não encaixam no prometido Benfica Europeu, tenho de realçar o facto de o Benfica ter olhado para o mercado interno e espero que continue a olhar e que vá buscar jogadores que estiveram em alta a época passada em posições que estamos claramente deficitários.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi